Processadores : O futuro

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » segunda 04 abr 2005, 15:46

O site www.hexus.com tem uma analise ao Pentium 4 Extreme Edition 480. Baseado em Dual Core
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por viriato_iceview51 » segunda 04 abr 2005, 18:49

Eu vejo-vos muito preocupados com o facto de o Cell ser um processador hiper complicado (8 processadores para repartirem o trabalho)...

Mas esperem um pouco, sera que nos nao estavamos a pensar a mesma coisa quando os x86 estavam a subir em potencia com um sistema como o DOS?

O que quero dizer, e' que com o hardware tambem o software evolui e neste caso falo do middleware e do low end software que e' utilisado para construir precisamente esses middleware. Ja muitos devem saber que jogos como GTA e Unreal, utilizaram entre outros a plataforma Renderware que consegue gerir muitas das coisas a nivel de Hardware sem que o programador se preocupe. Um pouco como um OS que consegue repartir diversas taxas pelos ciclos de relogio do processador, algo impossivel de fazer com o DOS.

Pois hoje em dia a mesma coisa esta a acontecer, existem um pequeno grupo de companhias aqui no Reino Unido que ja se debrucaram sobre esse aspecto, e tem desenvolvido uns concepts muito interessantes. Como a de escrever um programa que possa repartir automaticamente tudo aquilo que o programador escreve, pelos diferentes processadores. Por exemplo o programador escreve uma linha de codigo em que inclui a manipulacao de vertex shaders, fisica, e efeitos de luz. E o programa vai atribuir o trabalho ao CPU para esse efeito, sem que o programador tenha que se preocupar em programar para cada processador especifico para o trabalho. Como acontece com o Cell que contem 8, para trabalhos diferentes!

E ainda nao se sabe de quantos Cell's a PS3 sera constiuida...

Portanto, se essas companhias conseguem meter em pratica muitos desses concepts, entao o problema da evolucao da arquitectura dos processadores ja tem solucao.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » segunda 04 abr 2005, 21:38

hihi pois... nem seker tinha pensado nisso não! [:)] Mas sim o k dizes faz TODO o sentido sim senhor.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » terça 05 abr 2005, 20:16

Não sabia disso. isto pode acelerar bastante a adopção do Dual Core. Alias, já referi que o motor Unreal 3 vai usar multiplos threads. No entanto não vai deixar de ser um pouco mais complicado para os programadores.

Uma coisa q me preocupa é o facto de a Intel ir cobrar mais 80 dolares por 1 CPU dual core do que pelo CPU single core á mesma velocidade. S adicionarmos o IVA a estes 80...o aumento já passa 1 pouco os 95. Mas acho que o aumento de desempenho compensa...mais lá á frente, quando o multi thread for regra.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » quinta 19 mai 2005, 15:46

E então nada de noticias novas por estas bandas?... [:p] [:o)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » terça 24 mai 2005, 20:53

Newtomic - 19/5/2005 4:46 PM

E então nada de noticias novas por estas bandas?... [:p] [:o)]
Posso dizer que a AMD anunciou que planeia lançar o K9 no final de 2007 com 4 nucleos. Esta tecnologia veio para ficar.

O PPU (physics processing unit) da Ageia tambem tem a capacidade de processar varios threads. Vai aparecer como uma placa ad-on PCI com 128Mb d GDDR3. Há rumores de que a Nvidia e a ATI possam estar de olho neste novo mercado.

Varios analistas de Hardware já compararam os Athlon X2 com o Pentium 840 e 840EE, e os Pentium 4 levaram a maior coça da sua vida. Em dezenas de testes de jogos, multimédia, calculos cientificos,etc os Athlon 64 X" ganham quase em todos, e em muitos ganham por larga margem.
Os athlon 64 X2 não tem fraquezas comparado com os P4 dual core. Não há motivos para não escolher AMD.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Triper » terça 24 mai 2005, 22:11

Winjer - 24/5/2005 9:53 PM
Newtomic - 19/5/2005 4:46 PM

E então nada de noticias novas por estas bandas?... [:p] [:o)]
Posso dizer que a AMD anunciou que planeia lançar o K9 no final de 2007 com 4 nucleos. Esta tecnologia veio para ficar.

O PPU (physics processing unit) da Ageia tambem tem a capacidade de processar varios threads. Vai aparecer como uma placa ad-on PCI com 128Mb d GDDR3. Há rumores de que a Nvidia e a ATI possam estar de olho neste novo mercado.

Varios analistas de Hardware já compararam os Athlon X2 com o Pentium 840 e 840EE, e os Pentium 4 levaram a maior coça da sua vida. Em dezenas de testes de jogos, multimédia, calculos cientificos,etc os Athlon 64 X" ganham quase em todos, e em muitos ganham por larga margem.
Os athlon 64 X2 não tem fraquezas comparado com os P4 dual core. Não há motivos para não escolher AMD.
a nível de uso doméstico a amd parece que veio para deitar abaixo o pentium e a nível profissional nem se fala visto que pelo que eu leio(pc guia ser fonte do estudo para não blá blá isto e aquilo) a amd é o rei, a rainha e todas as outras peças do tabuleiro de xadrez:
motherboard profissional suporta 8 processadores amd até 3000+(i remeber so)(64 bits incluido)(também dá só 32 bits, depende da motherboard) e 8 módulos de ram e já agora- placa gráfica 3d blaster etcd. 640 ram + aceleração coreldraw e outras tretas só para pros do ramo=
8 x 3000+ =24000+ au esta doeu
8 x 1024 = 8192 de ram puxa que eu queimei-me
640 de ram na gráfica e é uma placa de ultima geração.

->não acredito!(procurem no google e passem-se)

preço: só a gráfica custa 2000 dólares + processadores e ram e outras peças fundamentais - morri de tanto me queimar

AMD veio para ficar e por enquanto ninguem a bate nem vai bater durante largos anos,anos,anos,anos,anos.....
recomendação : comprem amd and have fun

--------------
Triper at his best! [8D]
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » quinta 26 mai 2005, 12:52

Uma questão para os por a pensar:

A ageia já disse os preços de lançamento do seu PPU. Vai custar entre 250 e 300 Dolares (depois acresce IVA, etc..) dependendo da versão.
A questão é se isto vai ter algum sucesso ou se vai ser um falhanço?
Podemos fazer uma analogia com o surgimento das placas aceleradoras 3D.

A favor:
-Promete efeitos de fisica incriveis.
-Diminuir a carga sobre o CPU, e logo aumenta a peformance.
-É uma placa PCI. Por isso é facil de instalar. Tanto como uma plac ade som.(espero eu)
-Já tem o apoio de grandes empresas de software para implementar a tecnologia nos seus jogos. Um bom exemplo é a EPIC e o motor Unreal 3.
-Pode permitir uma jogabilidade diferente pois pode permitir uma nova interação nos jogos.

Contra:
-O preço é muito elevado e provavelmente não vai compensar o aumento de desempenho.
-Com lançamento dos Dual Core ficamos com um CPU disponivel para estes calculos. E assim este PPU fica um pouco redundante.
-Ainda não há jogos a usar esta tecnologia. E mesmo os primeiros jogos que vão esta tecnologia ainda não a vão usar em toda a sua potencialidade, tanto a nivel de de grafico como de jogabilidade.
-As placas graficas 3d substituiram as 2D (que dependiam do CPU para renderizar a imagem e depois apenas a enviava para o monitor) com facilidade porque davam bons aumentos de performance e melhor qualidade de imagem. Para o utilizador a mudançade para uma placa 3D era simple pois bastava comprar uma destas quando a sua velha 2D estivesse desactualizada.
Mas isto não acontece com este PPU. Nem a performance, nem a qualidade grafica vão melhorar tanto.

Pessoalmente acho que este PPU com este preço vai ser um falhanço. Se o preço fosse de cerca d 100 euros até acreditava que os gamers mais serios considerassem comprar uma.
Esta solução funcionaria melhor se fosse incluida on-board numa motherboard ou numa placa grafica.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Newtomic » quinta 26 mai 2005, 13:25

Eu por acaso tb não concordo k seja vendida como uma placa totalmente nova, pensei k fossem era implementar isso nas VGA's ou assim. Já OnBoard tb não me agrada. [B)] Bem ker dizer e com esse preço então é mesmo para eskeçer! [:I]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
000-snooker_player
Veteran
Mensagens: 625
Registado: sábado 09 out 2004, 9:46
Localização: Alhandra

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por 000-snooker_player » quinta 26 mai 2005, 13:33

um à parte e se nao for indiscriçao: Winjer trabalhas no ramo de informatica ou nalguma revista ou axim?
playing online:
Age of Empires 2-->Alexander II
Football Manager
Chaser-->Stifmeister
Mohaaa-->Stifmeister
Quake III Arena-->Ilusion
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por Winjer » quinta 26 mai 2005, 14:31

Newtomic: um dos rumores que andam por aí é que a Nvidia e a ATI podem entrar neste mercado. E tal como tu muitos esperam que esta tecnologia seja aplicada em placas graficas. Eu sou um desses.

Snooker_player: Não trabalho em nenhuma revista nem estou ligado á informatica a nivel profissional. Sou apenas um curioso deste assunto. Porque perguntas?
Última edição por Winjer em quinta 26 mai 2005, 21:36, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Processadores : O futuro

Mensagem por pedropaulo » quinta 26 mai 2005, 15:41

250 e 300 E hein? Realmente esperava que fossem bastante mais baratas tendo em conta que até agora tanto quanto sei apenas o unreal engine tira partido dessa tecnologia. Quando , e se, tais placas se tornarem necessarias certamente a Ati e a Nvidia arranjarão soluções onboard quer seja nas mobo ou mesmo nas graficas.
Realmente é um preço demasiado alto.
Bloqueado