Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
SOIL
Beginner
Mensagens: 37
Registado: terça 05 ago 2003, 19:04

Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por SOIL » terça 10 fev 2004, 22:19

É uma curiosidade que já nem é novidade nem recente. Contudo, só após consulta a vários fóruns, me apercebi que no nosso país muitos consumidores têm uma opinião bastante negativa acerca desta software & hardware house. Já cheguei a constatar casos em que alguns users dos referidos fóruns se consideravam "anti-nintendo" (será que isso existe?...).

Afinal pergunto-me: porquê? Qual terá sido o acto tão vil que a big N fez para cativar este sentimento tão destrutivo em alguns portugueses?

As únicas explicações que encontro apontam nos pokemons, mais pelo fenómeno que se originou em torno deles do que pelo jogo em si. Mas afinal terão sido assim tão oportunistas?... ao longo da história já me apercebi de várias "modas" deste género, e não me lembro de muitas terem tido este impacto negativo...
Quer me parecer que essa mesma popularização que se originou em torno do jogo levou a que muitos começassem a conferir um caracter infantil à empresa. Acho que é talvez a razão principal pela qual tanta gente não simpatiza com a Nintendo: a sua reputação infantil.

A minha segunda explicação, prende-se com o facto de ter sido ela a criadora dos videojogos como os conhecemos, logo, um alvo a abater pelas várias concorrentes que tem tido ao longo dos últimos 15 anos. Se atentarmos num passado recente, foi talvez uma das causas que originou a "queda" da Sega (entre aspas porque ela está bem viva [;)] ): o facto de serem companhias a mais no mesmo mercado, após a entrada da Microsoft no mesmo.

Ainda assim essas explicações que encontrei não me esclarecem a dúvida... é-me difícil entender como é possível existir um sentimento de ódio perante algo que sempre tem tido um comportamento correcto dentro do segmento em que está inserido. Ainda se andassem a inicia guerras e a matar pessoas inocentes, eu compreenderia a razão para esse sentimento. Agora assim... ainda por cima sobre algo tão insignificante como o mundo dos videojogos, perante os problemas de hoje em dia... não consigo entender. Daí considerar que uma solução seria a Nintendo se afastar desta concorrência com a Sony e a Microsoft, não procurando grandes lucros, mas sim os suficientes para continuar a lançar poucos mas inovadores títulos.

Na minha opinião, tendo começado a jogar videojogos desde que comprei o meu Spectrum 128k, e até hoje tendo adquirido consolas de todas as marcas presentes no nosso mercado, à excepção da x-box (que ainda tenho esperanças de vir a ter [:D] ), acho que a Nintendo tem desempenhado um papel fundamental na criação, desenvolvimento e inovação, quer dos videojogos em si, quer nas consolas onde eles se jogam. Ainda hoje a vejo desempenhar um importante papel, ao lançar grandes jogos, dos quais não vou falar visto todos este fórum serem conhecedores atentos desses mesmos.

Fico com a dúvida...
Última edição por SOIL em terça 10 fev 2004, 22:20, editado 1 vez no total.
Whilst thou fight? Or die trying?...

Procuro (compro ou troco) Tenho (vendo ou troco)
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por PeddieKitsune » terça 10 fev 2004, 22:37

Grande post, SOIL.
Concordo contigo quando tu dizes que a Nintendo é, mais do que nunca, vista como uma empresa mais dedicada a productos para crianças (e a distribuidora em Portugal não ajuda... Não estou a criticar a acção da Concentra em relação à Nintendo, mas é só ver o nome da empresa: "Concentra: productos para crianças, S.A."), mas acho que esse pensamento, junto aos sentimentos de ódio em relação à Nintendo, derivam da falta de conhecimento do trabalho e da filosofia da empresa sediada em Quioto. Esse pensamento de que a Nintendo é uma empresa dedicada a crianças pode ter sido reforçado pela série Pokémon, mas não me parece que os de ódio tenham aumentado (ou passado a existir) com a criação do franchise mais vendido no mundo.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por pedropaulo » terça 10 fev 2004, 22:38

Ótimo post! Esta questão também sempre me causou um pouco de incómodo. Eu pessoalmente sou adepto da nintendo. Quero lá saber das tácticas de venda ou marketing que segundo alguns são desajustadas, desde que me continuem a dar bons jogos serei sempre um adepto da N. Dois pormenores, apesar do relativo fracasso da n64 vejam só o apoio que deram aos possidores da consola com jogos memoráveis, coisa que a sega nunca fez ,e depois a nintendo foi fundada em 1889!obviamente nessa altura não produzia jogos de consola...

http://www.nintendo.com/corp/history.jsp

Wesker
Senior
Mensagens: 116
Registado: domingo 10 ago 2003, 11:10
Localização: Portugal , com muito orgulho !!
Contacto:

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por Wesker » terça 10 fev 2004, 22:43

Na minha opinião as pessoas não gostam da Nintendo porque Nntendo teve algumas medidas impopulares como por exemplo : a Nitendo 64 usar cartuchos enconto as rivais ja usavam CD´s ou GC não ser uma multifunções como as rivais .

Mas principal factor é a "Concentra" , está distribuidora quer cabar com todo bom nome da Nintendo em Portugal !!! [:(] [:(!] [:(!]


P.S : Soil, Bom post !!!! [;)]
Última edição por Wesker em terça 10 fev 2004, 22:47, editado 1 vez no total.
Sassil - Balkan Church!!!! Bennocarl (Level 12) from FF XI -online- ... :P

Balkan Church <- http://11demaiode2005.spaces.live.com/
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por pedropaulo » terça 10 fev 2004, 22:48

Mas a sega abandonou várias vezes os seus "fãs" e não se vê o mesmo sentimento "anti" que existe em relação á Nintendo, Creio que a marca o facto de a marca estar associada a jogos infantis, como referiu o soil, explica parte do problema. Outra parte é simplesmente ignorância de quem não conhece os jogos que se tornaram obras primas dentro do genero e são em grande parte responsáveis pela qualidade do mercado dos videojos. Já agora corrijam-me se estiver enganado mas a nintendo, a excepção deste ano fiscal, nunca apresentou prejuizo em anos anteriores.
SOIL
Beginner
Mensagens: 37
Registado: terça 05 ago 2003, 19:04

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por SOIL » terça 10 fev 2004, 22:49

Pedro Paulo: a minha opinião é tal e qual a tua. Nunca me guiei pela opinião dos outros para fazer decisões, muito menos nos videojogos [:D] desde que eles continuem a chegar a minha casa!

Contudo é um pouco incómodo notar que Portugal começa a ficar muito mal servido no que toca à distribuição... é que já chegou ao ponto de querer comprar um jogo e não poder porque está esgotado... a Concentra está a fazer uma actuação condenável...

Wesker, acho que isso não é explicação para que se odeie a empresa... pode-se não gostar, mas odiar? É um sentimento demasiado forte... ainda estou sem explicações [B)]
Whilst thou fight? Or die trying?...

Procuro (compro ou troco) Tenho (vendo ou troco)
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por pedropaulo » terça 10 fev 2004, 22:59

Concordo contigo em relação á distribuiçao dos jogos. Já tive que comprar no estrangeiro jogos para a gc. O "odio" a marca só pode, como em todos os casos onde o sentimento existe, provir da ignorância e da falta de visão. Não quero com isto condenar as outras consolas ou jogos mas é importante que quando critiquem a nintendo, e é um direito que vos assiste, lembre-se de zelda,mario,goldeneye,perfect dark e outros jogos que marcaram a história da industria.
SOIL
Beginner
Mensagens: 37
Registado: terça 05 ago 2003, 19:04

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por SOIL » terça 10 fev 2004, 23:05

Na minha opinião, a crítica a algo só é viável quando se pode provar que se sabe fazer melhor. Como este é um caso difícil de concretizar...
Whilst thou fight? Or die trying?...

Procuro (compro ou troco) Tenho (vendo ou troco)
devilmaster

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por devilmaster » terça 10 fev 2004, 23:31

Eu não odeio a Nintendo eu só preferia ter uma PS2 a uma Nintendo concordo que ela fabrica bons jogos e a sua consola é bastante boa mas não me cativa n sei pq....
Viriato_iceview51

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por Viriato_iceview51 » terça 10 fev 2004, 23:57

Voltando ao facto de a Nintendo ser considerada como uma marca infantil. Na verdade tal imagem não vem desde a "crise" dos pokémons. Mas sim do facto de a Sega ter criado uma personagem (falo concerteza do Sonic) que por si tinha um look mais cool, veja-se pela pose dele na caixa dos jogos, ou mesmo pelo seu olhar (um olho maior que o outro) que lhe dá um aspecto de personagem mais sério mais na moda.

Para além de que o marketing da Sega, nessa época - tempos da Megadrive -, era centrado nesse facto. Chegando mesmo indirectamente a rebaixar o Mário, e a própria imagem da Nintendo dando-lhe um aspecto de empresa infatil.

Agora tendo em conta que a Megadrive vendeu mais na Europa que a Super Nintendo, a mentalidade desses mesmos gamers que na época eram jovens adolescentes e jogavam a Megadrive por essas mesmas razões, hoje já são mais adultos mas a mentalidade deles não mudou. E isso deve-se em parte à propaganda que ainda existe em torno disso. Para além de que o irmão mais novo, desses mesmos, vão querer jogar ou comprar a consola que o irmão mais velho tem que é uma Xbox ou uma PS2.

Agora o fenómeno Pokémon, não creio que possa ser considerado como uma infatilidade, que para além do mais ele começou por ser antes de tudo um jogo. O problema hoje em dia é que as pessoas julgam os jogos pela sua aparência e não pela maneira como ele foi concebido. Veja-se não é mais adulto jogar-se um jogo onde arrancas cabeças a torto e a direito que um jogo onde o objectivo é meter blocos uns em cima dos outros para fazer linhas. Hoje em dia se às pessoas tivessem que escolher entre um Starcraft e um Pikmin, eles escolheriam obviamente um Starcraft e lá está por causa da aparência mesmo se o conceito é o mesmo.

Mas esquecemo-nos que jogos com a aparência "adulta" todos conseguem fazer. Agora peçam a todos os editores que façam jogos com a aparência infantil estilo Mario e veremos se é fácil, e a ver se eles vão ter o mesmo impacto que aqueles feitos pela Nintendo. Por acaso temos um bom exemplo, um certo Crash Bandicoot que bem tentou mas nada conseguiu.
SOIL
Beginner
Mensagens: 37
Registado: terça 05 ago 2003, 19:04

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por SOIL » quarta 11 fev 2004, 1:01

Viriato_iceview51 - 10/2/2004 11:57 PM
Veja-se não é mais adulto jogar-se um jogo onde arrancas cabeças a torto e a direito que um jogo onde o objectivo é meter blocos uns em cima dos outros para fazer linhas.
E aí está uma frase que realmente dá que pensar.
Whilst thou fight? Or die trying?...

Procuro (compro ou troco) Tenho (vendo ou troco)
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por NCalvin » quarta 11 fev 2004, 10:55

SOIL - 11/2/2004 10:49 PM

Contudo é um pouco incómodo notar que Portugal começa a ficar muito mal servido no que toca à distribuição... é que já chegou ao ponto de querer comprar um jogo e não poder porque está esgotado... a Concentra está a fazer uma actuação condenável...
[B)]
estás a falar de que jogos? Para GameCube? Distribuídos pela Concentra? É que as outras distribuidoras em Portugal não lançam a maior parte dos jogos GC porque pura e simplesmente não vendem. Ou por outra, vendem 5, 6, com sorte 20 unidades...
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por riminuro » quarta 11 fev 2004, 11:03

A culpa é obviamente da Concentra, pk ao fazer uma má (nula?) publicidade ao hardware, este não vende, logo, como se poderá vender software, se não há um parque de consolas instalado? Repito: A CULPA É DA CONCENTRA!
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por NCalvin » quarta 11 fev 2004, 11:05

Viriato_iceview51 - 11/2/2004 11:57 PM
Hoje em dia se às pessoas tivessem que escolher entre um Starcraft e um Pikmin, eles escolheriam obviamente um Starcraft.
eu por acaso escolhia o Pikmin, mas é melhor nao dizer mais nada se não caem-me em cima outra vez com a historia do Starcraft... ;-)
blitzkrieg
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

RE: Qual a causa para que tanta gente odeie a Nintendo?

Mensagem por blitzkrieg » quarta 11 fev 2004, 12:58

NCalvin - 11/2/2004 11:05 AM
eu por acaso escolhia o Pikmin, mas é melhor nao dizer mais nada se não caem-me em cima outra vez com a historia do Starcraft... ;-)
LOL.
Mas nem toda a gente faria isso. A maior parte dos meus colegas "não-jogadores" quando viram o Pikmin disseram que aquilo era muito "bonequinhos" e que preferiam ver outros jogos. É a simples influencia da imagem. Por isso é que quando emprestei a GC a um destes ele gostou precisamente dos jogos que mais tinha criticado: Pikmin e Smash Bros.

A Nintendo tem bons jogos, alguns deles bastante mais inovadores ou diferentes das restantes ofertas do mercado. O contributo da N64 então foi enorme - foi a consola de teste aos jogos 3D e a conceitos que jogamos hoje em dia! É clara a influencia de Banja Kazoiee (N64) em Jak&Dexter (PS2), é clara a influência de Zelda (N64) em Beyond Good&Evil (multiplataforma), etc...
O caso é que poucos aceitam o papel importante que a empresa ainda tem e o departamento de publicidade da nintendo também não é muito eficiente em combater a má imagem! O que falta é dar a conhecer os jogos, acho isso ainda mais importante do que combater a imagem infantil. Até porque a PS2 pode ser considerada muito mais infantil - pergunte-se a uma criança que consola quer e ela diz: Playstation.

Em relação ao territória português... he he... Ainda por cima temos também a concentra! E isso reflecte-se claramente nas vendas - a GameCube cá por Portugal anda mesmo mal.
Bloqueado