Emulação e Roms

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Avatar do Utilizador
bravojohny
Senior
Mensagens: 165
Registado: domingo 02 mai 2004, 20:25
Localização: Coimbra
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por bravojohny » sábado 02 out 2004, 13:00

Pois, eu nem sei qual é o regime de protecção dos jogos mais antigos da época de 80/90, mas se formos latos nas consequências até as roms de jogos para NES, SNES podem estar numa situação ilícita, pois o software encontra-se reproduzido por uma via não autorizada.
Avatar do Utilizador
VIANA
Junior
Mensagens: 66
Registado: quarta 30 abr 2003, 23:26
Localização: Viana do Castelo

RE: Emulação e Roms

Mensagem por VIANA » sábado 02 out 2004, 13:06

Como já se disse, a emulação é legal, os roms é que não, a não ser que se tenha o jogo original. De qualquer forma das consolas em vida útil, nenhuma delas está emulada pois é praticamente impossível, é necessário ter pcs ainda mais potentes para conseguir a emulação de consolas como PS2 x-BOX e gamecube, apesar de serem mais fracas do que qualquer pc actualizado. Apesar de tudo já existe um emulador gameboy advance que corre os jogos na perfeição, e aí sim a nintendo já está a perder uns bons cêntimos.
"... there's final hits and there's final hits..." Mark "Rentboy" Renton (Ewan McGregor)
Avatar do Utilizador
Carreira 2
Veteran
Mensagens: 621
Registado: quarta 29 jan 2003, 14:30
Localização: Será estou no planeta Terra?

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Carreira 2 » domingo 03 out 2004, 9:51

Se não fosse a emulação uma boa parte dos jogos de arcade que nos marcaram já tinham estintos.
A grandes jogos de arcade que nunca foram convertidos para as consolas e pc e graças a emulação podem jogar a vontade(gastrar um euros virtuais).
[8D]

Benfica forever [:D]

DV3603
Melhor site de guias: http://www.gamefaqs.com
Novos membros [-o< por favor leiam a Constituição Forista :minigun:
http://humorgames.cjb.net/
http://www.mortalkombat.com
http://www.mortalkombatonline.com/
Connosco quem quiser, contra nós quem puder!!(DV):twisted:
DV3603
Avatar do Utilizador
Sylver
Senior
Mensagens: 197
Registado: sábado 28 fev 2004, 12:36
Localização: Montijo
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Sylver » domingo 03 out 2004, 10:04

Teoricamente torna-se possivel o uso de qualquer jogo como abandoware (dentro e fora da emulação), a partir do momento que este passa a ser descontinuado pela editora e não representa meio de lucro para ninguém. excepto se esse jogo for protegido por alguma lei, com direitos de autor que perduram depois mesmo disso. [xx(]

e sim, sem os emuladores muita gente (incluindo eu) nao teria exprimentado jogos que jamais chegaram a portugal, por ex a SNES
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

RE: Emulação e Roms

Mensagem por viriato_iceview51 » domingo 03 out 2004, 10:21

Sim mas, retomando. Como voces entao fariam tendo em conta que a Nintendo, por exemplo, remeteu a venda uns velhos classicos NES e ate SNES para a GBA. Jogos esses que nao me duvida que alguns de voces nao possedam: Zelda, Mario Bros. e etc. Que explicacao e que arranjam para tal?
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Sylver
Senior
Mensagens: 197
Registado: sábado 28 fev 2004, 12:36
Localização: Montijo
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Sylver » domingo 03 out 2004, 11:08

Viriato_iceview51 - 3/10/2004 11:21 AM

Sim mas, retomando. Como voces entao fariam tendo em conta que a Nintendo, por exemplo, remeteu a venda uns velhos classicos NES e ate SNES para a GBA. Jogos esses que nao me duvida que alguns de voces nao possedam: Zelda, Mario Bros. e etc. Que explicacao e que arranjam para tal?
desculpa, perdi-te. n precebo nem o q disses-te nem onde queres chegar [B)]
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

RE: Emulação e Roms

Mensagem por viriato_iceview51 » domingo 03 out 2004, 12:03

Como muitos de voces sabem, a Nintendo relancou nao a muito tempo, para a GBA os velhos classicos da Nintendo! Como o Tetris, Mario Bros., The Legend of Zelda, entre outros.

Ora que eu saiba, existem entre vos, pessoas que dispoem de emuladores para jogarem os velhinhos jogos da NES ou da SNES. Portanto onde eu quero chegar e' que, alguns dizem que e' de direito jogarem jogos de consolas ja mortas, sobretudo quando estes nao constituem nenhuma fonte de lucro para as respectivas empresas. Sobretudo quando se trata de ROMS.

Agora, tendo em conta que a Nintendo quer fazer dos antigos jogos da NES e SNES fonte de lucro por intermedio da GBA, eu gostaria de saber que voces tem a dizer sobre isto? Acham que e' ainda correcto dispor desses jogos nos vossos emuladores, ou simplesmente e' melhor apagarem-nos dos discos duros e pensarem em comprarem um GBA e o respectivo jogo de que dispoem...

[Orange]U Get Me?!!![/color] [:I] [;)]
Última edição por viriato_iceview51 em domingo 03 out 2004, 12:07, editado 1 vez no total.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Sylver
Senior
Mensagens: 197
Registado: sábado 28 fev 2004, 12:36
Localização: Montijo
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Sylver » domingo 03 out 2004, 13:46

Viriato_iceview51 - 3/10/2004 1:03 PM

Como muitos de voces sabem, a Nintendo relancou nao a muito tempo, para a GBA os velhos classicos da Nintendo! Como o Tetris, Mario Bros., The Legend of Zelda, entre outros.

Ora que eu saiba, existem entre vos, pessoas que dispoem de emuladores para jogarem os velhinhos jogos da NES ou da SNES. Portanto onde eu quero chegar e' que, alguns dizem que e' de direito jogarem jogos de consolas ja mortas, sobretudo quando estes nao constituem nenhuma fonte de lucro para as respectivas empresas. Sobretudo quando se trata de ROMS.

Agora, tendo em conta que a Nintendo quer fazer dos antigos jogos da NES e SNES fonte de lucro por intermedio da GBA, eu gostaria de saber que voces tem a dizer sobre isto? Acham que e' ainda correcto dispor desses jogos nos vossos emuladores, ou simplesmente e' melhor apagarem-nos dos discos duros e pensarem em comprarem um GBA e o respectivo jogo de que dispoem...

[Orange]U Get Me?!!![/color] [:I] [;)]
agora sim, completamente [;)]

ora aí está uma boa pergunta... teoricamente os jogos que jogamos nos emuladores estao mortos e enterrados, mas por outro lado existe uma versao quase igual de onde provém o lucro...logo esses jogos ainda sao lucrativos para alguém, retirando-lhes o titulo de abandonware... mas nao sao lucrativos na versao original

OUCH! sobrecarga cerebral. [:p]
vou responder sinceramente... não faço ideia! sao conceitos que quanto a mim se anulam mutuamente, logo eles são ao mesmo tempo legais e ilegais. n posso concluir nada. se alguém conseguir responder melhor, be my guest, tb estou curioso...
Avatar do Utilizador
Carreira 2
Veteran
Mensagens: 621
Registado: quarta 29 jan 2003, 14:30
Localização: Será estou no planeta Terra?

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Carreira 2 » domingo 03 out 2004, 16:04

E verdade que a nintendo lançou agora velhas glórias para GBA.
Mas uma coisa é jogar uma conversão para uma consola e outra e jogar o roms do jogo oringal da NES.
E varias conversões que fazem modeficam um bocadinho os graficos.
Não é dos roms que a nintendo perde dinheiro mas si da sua politica de consolas; por exemplo a nintendo lançou a GameCube e os jogos que saiem para ela são muito poucos a comparar com outras consolas, alias o GameBoy sempre foi a salvação...... [8D]

Benfica Forever
DV3603 [:D]
Melhor site de guias: http://www.gamefaqs.com
Novos membros [-o< por favor leiam a Constituição Forista :minigun:
http://humorgames.cjb.net/
http://www.mortalkombat.com
http://www.mortalkombatonline.com/
Connosco quem quiser, contra nós quem puder!!(DV):twisted:
DV3603
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por GBrito » domingo 03 out 2004, 16:48

Acho que a resposta é simples.
Se os jogos forem abandonware, é legal joga-los num emuladors. Se não forem, são ilegais.

Ou seja, se a nintendo ou qq outra companhia tiver jogos antigos que quer reconverter ou reiditar, não deve deixa-los passar a abandonware. deve renovar sempre os seus direitos sobre eles.

Só é legal jogar em emuladores jogos que tenhamos comprado ou que "já não tenham dono"
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por DaF » domingo 03 out 2004, 18:50

Mais um tópico sobre emulação, ao criador apenas tenho uma coisa a dizer de facto existe algo perfeito que corre todos os jogos PS2, chama-se PS2 e é vendida por uma companhia chamada Sony (talvez já tenhas ouvido falar).

Seriamente acho que quando se fala de emuladores e roms nem vale a pena entrar em discussões se é legal ou não. Eu não tenho problemas em admitir que tenho uma vasta colecção de jogos NES e Mega Drive. E agora digam-me onde está o mal disso? O que é que queriam que eu fizesse? Fosse vasculhar o eBay e comprar todos os jogos que me marcaram a juventude? E claro também tenho um emulador para a playstation que uso para jogar uns jogos (em CDs) emprestados (maioritariamente originais) e mais uma vez pergunto onde está o mal disso?

Falasse da reedição dos jogos da Nintendo mas sinceramente acredito que é um argumento inválido. A maneira mais fácil de correr um jogo emulado é com um PC e mesmo assim tem muito que se lhe diga como é que tal sistema pode tirar vendas as reedições para o GBA?

Digam o que quiserem, para mim a emulação é uma parte importante da cultura dos jogos, diria mesmo essencial como foi demonstrada neste fórum quando foi mencionado o Paradise Café, um jogo spectrum que eu e outros membros do fórum puderam experimentar graças ao uso de emuladores. Volto a repetir, onde está o mal disso?

E acerca dos sistemas actuais, emuladores existem e até correm um joguito ou dois pelo menos até o menu antes de crasharem mas, com a complexidade das consolas dos dias de hoje só depois de “mortas” é que se irá conseguir jogar seja o k for num emulador (um bom exemplo disso são os emuladores de Saturn (dava tanto jeito, é chato ter que tirar o bicho da caixa para poder jogar guardion herous de vez em quando) e Dreamcast, que só agora estão a começar a correr jogos).

Concluindo, a emulação é boa, e desafio seja quem for a provar o contrario.

Referencias:
NGemu
Futurama
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

RE: Emulação e Roms

Mensagem por GBrito » domingo 03 out 2004, 19:25

Existe uma grande diferença entre a emulação ser boa e ser legal...

Copiar jogos e vende-los tambem é bom para quem o faz, e desafioqq um a provar o contrario...
Avatar do Utilizador
Carreira 2
Veteran
Mensagens: 621
Registado: quarta 29 jan 2003, 14:30
Localização: Será estou no planeta Terra?

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Carreira 2 » domingo 03 out 2004, 21:49

Apoio totalmente a tua opinião DragonSoull......
Dou-te 20 Valores [;)]

VG 1-2 SLB

Benfica Forever [:D]
DV3603
Última edição por Carreira 2 em domingo 03 out 2004, 21:54, editado 1 vez no total.
Melhor site de guias: http://www.gamefaqs.com
Novos membros [-o< por favor leiam a Constituição Forista :minigun:
http://humorgames.cjb.net/
http://www.mortalkombat.com
http://www.mortalkombatonline.com/
Connosco quem quiser, contra nós quem puder!!(DV):twisted:
DV3603
COCAS
Novato||Novata
Mensagens: 16
Registado: quarta 05 jan 2005, 13:09

RE: Emulação e Roms

Mensagem por COCAS » terça 25 jan 2005, 14:42

o pior é quando falámos de GTA:SA emulado




[;)] Cuidem-se
Avatar do Utilizador
Dark_Apprentice
Senior
Mensagens: 214
Registado: terça 29 abr 2003, 18:00
Localização: Na 5ª dimensão

RE: Emulação e Roms

Mensagem por Dark_Apprentice » segunda 07 fev 2005, 15:47

Olha.... dou-vos um Brain teaser....
eu tenho um GBA com um flash cart
e tb tenho uma NES (enterrada num sotão) com vários jogos... incluindo o Zelda, Mario (os 3), excite bike, entre outros..
isso quer dizer que tenho o direito de os jogar nos emuladores, certo?
então se eu tiver um emulador de NES para o GBA, jogar essas perolas do passado é legal ou ilegal?
"there's only two days of the year you can't do anything about... yesterday and tomorrow!"
Bloqueado