Videojogos, Cinema, Literatura....

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Anonymous Hacker

Mensagem por Anonymous Hacker » quarta 04 jun 2003, 22:39

Não sei s é korrecto xamar-s aos videojogos uma forma de arte, pk reparem...utiliza a pintura, as historias do cinema e uma forma de literatura, os argumentos...
Penso eu q o videojogo é uma obra retirada de varias artes, logo seria injusto individualiza-la...
A arte dos videojogos será puramente a arte gráfica, os desenhos, as histórias e o melhor exemplo será propriament jogos komo Final Fantasy.

---[§] "Paranoya is something that hurts my brain it's off my head that rips my face and breaks my chains" [§]---
Agent S
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: terça 29 abr 2003, 17:46
Localização: Portugal

Mensagem por Agent S » quarta 04 jun 2003, 23:21

Tudo é passivel de ser considerado Arte íncluindo os videojogos, o que não quer dizer que todos o devam ser, uns são e outros não, assim como há filmes que são arte e outros não, há estações de Metro que consideradas arte e outras não, há toscos de cimento que são considerados arte e outros não, etc... O que diferencia aquilo que deve ser considerado arte do que não deve ser é muito subjetivo e polémico mas acho que não se deve dizer por ex. que os videojogos bons são todos arte e os maus não.Por ex. o RicardoRocha mencinou o Syberia como sendo uma obra de Arte concordo em absoluto com ele mas já o Halo por ex. não considero uma obra de arte apesar de ter jogado muito mais vezes e me divertido muito mais do que o Syberia, a razão que me leva a dizer isto é um pouco complexa e dificil de explicar mas como já disse a arte muito subjetiva e polémica.

Do you hear that, Mr. Anderson?
That is the sound of inevitability.
It is the sound of your death. Goodbye, Mr. Anderson.
- Agent Smith -
Do you hear that, Mr. Anderson?
That is the sound of inevitability.
It is the sound of your death. Goodbye, Mr. Anderson.
- Agent Smith -
Avatar do Utilizador
mrBlonde
Junior
Mensagens: 65
Registado: segunda 06 jan 2003, 10:43
Localização: Naçon do Norte
Contacto:

Mensagem por mrBlonde » quinta 05 jun 2003, 12:24

"Continua a pairar a ideia e, na minha opinião, correcta, de que a cultura adquire-se num bom livro, onde há inúmeras informações fidedignas e que nos permitem um aumento considerável na nossa cultura geral."

Só li até á parte em k generalizas e dizes k todos os livros têm informações fidegignas LMAO devias ler nietzsche para rir um bocadinho...
Essa ideia que paira são 600 anos (desde a prensa de gutenberg) em que o livro era a unica fonte de conhecimentos. Isso é uma grande vantagem a qualquer outra forma de comunicação.


"Na minha opinião, o único jogo que joguei e que, permitia aprender alguma coisa de realmente útil, foi o Age of Mythology, onde as informações históricas fidedignas reinavam e davam interesse ao jogo."

E Age of Mythology... bem basta dizer k eles desenharam a ilha da Atlantida na costa Portuguesa e ela parece ter o tamanho da itália.
Além k a cultura Norse presente no jogo é supostamente mais recente k a grega ou egipcia. Mas tb gostei do jogo. Estes não são os melhores argumentos, mas históricamente perfeito o jogo não é.

"Se os videojogos fossem úteis e realmente necessários, existiria na escola uma disciplina ( ainda que facultativa ) denominada História e Evolução Prática dos videojogos."

Se a educação sexual fosse realmente necessária ela já era ensinada em todas as escolas e não era só um projecto em papel.

Como disse é uma arte/indústria (tal como o cinema pode ser considerado), mas é recente demais.
Por isso os pais têm medo k os filhos vejam "the ring" e ouçam marilyn manson e joguem GTA3 mas se estiveres a ler "main kumpf" é completamente inocente e aceitável.

***mesmo k a torrada ficasse com a parte barrada para cima, será k comias?***
"I felt like putting a bullet between the eyes of every Panda that wouldn't screw to save it's species"
Jack (Edward Norton) in Fight Club
The Blademaster

Mensagem por The Blademaster » quinta 05 jun 2003, 13:19

citação: Inicialmente enviada por Mort
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Desculpem vir intrometer-me na vossa animadíssima discussão mas gostaria realmente de deixar a minha opinião num tópico que me agrada imenso. Posso estar errado, mas hoje em dia, os videojogos não são considerados arte coisíssima nenhuma. Continua a pairar a ideia e, na minha opinião, correcta, de que a cultura adquire-se num bom livro, onde há inúmeras informações fidedignas e que nos permitem um aumento considerável na nossa cultura geral. Sempre foi assim, e, se os temas dos videojogos não mudarem, assim será. Na minha opinião, o único jogo que joguei e que, permitia aprender alguma coisa de realmente útil, foi o Age of Mythology, onde as informações históricas fidedignas reinavam e davam interesse ao jogo. Prova de que a maioria da sociedade tem a minha opinião, é o facto de os exames finais que entram em vigor para o próximo ano, sobre cultura geral, não possuirem uma única pergunta acerca de videojogos ou mesmo informática. Se os videojogos fossem úteis e realmente necessários, existiria na escola uma disciplina ( ainda que facultativa ) denominada História e Evolução Prática dos videojogos. [xx(]

The Blademaster


Em relação à opinião geral da sociedade sobre os videojogos concordo contigo. Mas de resto...
Cultura não é sinónimo de arte. Qualquer informação contribui para um aumento do nível de cultura independentemente da sua origem. Agora em relação a essa ideia que pedagogia equivale a arte, what?!?!, será que o calculus do anton, ou o do apostol, são considerados obras de arte? Em que museus é que estão expostos?[|)]
Em relação aos exames, possuem alguma pergunta sobre a sétima arte, ou sobre a nona? Desde quando é que a arte é suposto ser útil? Posso estar enganado, mas parece-me que estás um pouco confundido.[|)]

"'Why is it all Mr Dibbler's films are set against the background of a world gone mad?' said the dwarf.
Soll's eyes narrowed. 'Because Mr Dibbler,' he growled, 'is a very observant man.'"

Para tua informação, sim, os exames vão ter perguntas de cinema, especialmente sobre os grandes clássicos. Já me informei. Quanto ao ponto da cultura, não sou eu quem está confuso, mas tu. A única informação que contribui para a tua cultura, é aquela que interessa saber, e que te pode adiantar alguma coisa. A arte, toma hoje em dia como valores de fundamentação, a cultura, o mundo, e procura dar algo ao homem. Conheces o quadro de Picasso, Guernica? Pois bem, ele reflecte não só os sentimentos do autor, como importantes informações históricas sobre a guerra civil espanhola. Também o cinema procura cada vez mais fundamentos verídicos, enredos que tenham como base, acontecimentos históricos ou, de algum modo, ligados a factos verídicos. Não me parece que actualmente seja essa a orientação dos videojogos...

The Blademaster
Anonymous Hacker

Mensagem por Anonymous Hacker » quinta 05 jun 2003, 13:49

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster
citação: Inicialmente enviada por Mort
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Desculpem vir intrometer-me na vossa animadíssima discussão mas gostaria realmente de deixar a minha opinião num tópico que me agrada imenso. Posso estar errado, mas hoje em dia, os videojogos não são considerados arte coisíssima nenhuma. Continua a pairar a ideia e, na minha opinião, correcta, de que a cultura adquire-se num bom livro, onde há inúmeras informações fidedignas e que nos permitem um aumento considerável na nossa cultura geral. Sempre foi assim, e, se os temas dos videojogos não mudarem, assim será. Na minha opinião, o único jogo que joguei e que, permitia aprender alguma coisa de realmente útil, foi o Age of Mythology, onde as informações históricas fidedignas reinavam e davam interesse ao jogo. Prova de que a maioria da sociedade tem a minha opinião, é o facto de os exames finais que entram em vigor para o próximo ano, sobre cultura geral, não possuirem uma única pergunta acerca de videojogos ou mesmo informática. Se os videojogos fossem úteis e realmente necessários, existiria na escola uma disciplina ( ainda que facultativa ) denominada História e Evolução Prática dos videojogos. [xx(]

The Blademaster


Em relação à opinião geral da sociedade sobre os videojogos concordo contigo. Mas de resto...
Cultura não é sinónimo de arte. Qualquer informação contribui para um aumento do nível de cultura independentemente da sua origem. Agora em relação a essa ideia que pedagogia equivale a arte, what?!?!, será que o calculus do anton, ou o do apostol, são considerados obras de arte? Em que museus é que estão expostos?[|)]
Em relação aos exames, possuem alguma pergunta sobre a sétima arte, ou sobre a nona? Desde quando é que a arte é suposto ser útil? Posso estar enganado, mas parece-me que estás um pouco confundido.[|)]

"'Why is it all Mr Dibbler's films are set against the background of a world gone mad?' said the dwarf.
Soll's eyes narrowed. 'Because Mr Dibbler,' he growled, 'is a very observant man.'"



Para tua informação, sim, os exames vão ter perguntas de cinema, especialmente sobre os grandes clássicos. Já me informei. Quanto ao ponto da cultura, não sou eu quem está confuso, mas tu. A única informação que contribui para a tua cultura, é aquela que interessa saber, e que te pode adiantar alguma coisa. A arte, toma hoje em dia como valores de fundamentação, a cultura, o mundo, e procura dar algo ao homem. Conheces o quadro de Picasso, Guernica? Pois bem, ele reflecte não só os sentimentos do autor, como importantes informações históricas sobre a guerra civil espanhola. Também o cinema procura cada vez mais fundamentos verídicos, enredos que tenham como base, acontecimentos históricos ou, de algum modo, ligados a factos verídicos. Não me parece que actualmente seja essa a orientação dos videojogos...

The Blademaster
De facto n é essa orientação dos videojogos e tal komo referi anteriorment nao axo q os videojogos possam ser considerados arte devido ao facto de implementar e unir outras.
Mas se realment tivesse de apontar jogos q nos dessem informações e a tal "kultura", talvez o Medal of Honour na segunda guerra mundial, a kultura a nivel de armamento em jogos komo Raven Shield e outros poermenores acrescentados só para dar algum efeito de realismo noutros jogos.

---[§] "Paranoya is something that hurts my brain it's off my head that rips my face and breaks my chains" [§]---
Daniel
Junior
Mensagens: 68
Registado: terça 20 mai 2003, 16:49
Localização: Portugal

Mensagem por Daniel » quinta 05 jun 2003, 14:42

Já que se fala de jogos e de disciplinas escolares em que se obtém cultura, aproveito para dizer que a maior parte dos conhecimentos que adquiri de história, de mitologia e inglês (não são tão pouco quanto isso) foi obtida em jogos. (Essesncialmente em RPGs)
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

Mensagem por riminuro » quinta 05 jun 2003, 15:39

Já somos dois, Daniel! Já para não falar na recriação que fazia nos jogos de estratégia depois das minhas aulas de geopolítica e geoestratégia. Era a prof. a falar das movimentações e eu a imaginar o meu exército a avançar (talvez por isso tenha sido a minha nota mais baixa daquele ano...) Ou seja, não só é artístico como tem utilidade prática. Já agora, nunca ouviram falar d'"A Arte da Guerra", de Sun Tzu? Pois é, a arte pode tb ser violenta e destrutiva. A morte é tão artística como a vida, trata-se de considerações estéticas e não éticas.

Ricardo "Baltar" Rocha
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » quinta 05 jun 2003, 17:14

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Para tua informação, sim, os exames vão ter perguntas de cinema, especialmente sobre os grandes clássicos. Já me informei.

Genial, este governo é excelente, bem, graças a deus que os meus não tinham. Francamente onde é que isto vai parar? Estou curioso, vai existir alguma disciplina onde se leccione cinema?
Já agora, os exames também vão ter perguntas sobre a nona arte? Ou vai deixar de ser arte?
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Quanto ao ponto da cultura, não sou eu quem está confuso, mas tu. A única informação que contribui para a tua cultura, é aquela que interessa saber, e que te pode adiantar alguma coisa.

É? Brilhante, e qual é o critério usado para discernir a informação útil da inútil?
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

A arte, toma hoje em dia como valores de fundamentação, a cultura, o mundo, e procura dar algo ao homem.

Mas a cultura não é arte? Então, fundamenta-se em si própria num ciclo infindável?
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Conheces o quadro de Picasso, Guernica? Pois bem, ele reflecte não só os sentimentos do autor, como importantes informações históricas sobre a guerra civil espanhola.

Claro que conheço, mas o que o quadro reflecte é a impressão do autor sobre a guerra civil. Quais informações históricas?? Nem sequer é possível compreender que se trata da guerra civil a menos que já te tenham pré-contextualizado. E a Gioconda, que informações históricas é que te dá, ou o auto-retrato de Van Gogh? E o trabalho de Monet?

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Também o cinema procura cada vez mais fundamentos verídicos, enredos que tenham como base, acontecimentos históricos ou, de algum modo, ligados a factos verídicos. Não me parece que actualmente seja essa a orientação dos videojogos...

The Blademaster
O que é que queres dizer com isso, que antes o cinema não era arte?
Que qualquer filme que não seja baseado em factos não é arte? Não sei se tens consciência disso, mas se o que estás a afirmar estivesse correcto o Louvre tinha que ser esvaziado.

" 'It is always useful to face an enemy who is prepared to die for his country,' he read. 'This means that both you and he have exactly the same aim in mind.' "
The Blademaster

Mensagem por The Blademaster » quinta 05 jun 2003, 17:39


Estás a delirar, concerteza... eu nunca disse que o cinema não era arte... simplesmente a arte procura cada vez mais novas orientações, como no caso do cinema. Já dá para perceber. Digam o que disserem, acho que os videojogos não são arte, cultura, e muito menos algo de necessário à sociedade. São sim, formas de entretenimento como qualquer tipo de arte, mas que não podem ser entendidos como tal porque não possuem uma aplicação prática que os torne realmente imprescindíveis. Mesmo com os videojogos a darem, actualmente, o tudo por tudo, as pessoas continuam a não prescindir um bomlivro em detrimento de um igualmente bom videojogo. E não venhas com a desculpa que os jovens de hoje só jogam, praticamente não lendo. Por alguma coisa esta geração é chamada a geração negra. Todos depositam o seu tempo em futilidades, em vez de o utilizar para aprender alguma coisa. Se hoje em dia o país já tem baixos níveis de produtividade, quero ver quando esta geração tomar as rédeas. O que vale é continuar a haver gente que tem noção do que presta e do que são futilidades... [xx(]

The Blademaster
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » quinta 05 jun 2003, 20:47

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Estás a delirar, concerteza... eu nunca disse que o cinema não era arte... simplesmente a arte procura cada vez mais novas orientações, como no caso do cinema. Já dá para perceber. Digam o que disserem, acho que os videojogos não são arte, cultura, e muito menos algo de necessário à sociedade. São sim, formas de entretenimento como qualquer tipo de arte, mas que não podem ser entendidos como tal porque não possuem uma aplicação prática que os torne realmente imprescindíveis. Mesmo com os videojogos a darem, actualmente, o tudo por tudo, as pessoas continuam a não prescindir um bomlivro em detrimento de um igualmente bom videojogo. E não venhas com a desculpa que os jovens de hoje só jogam, praticamente não lendo. Por alguma coisa esta geração é chamada a geração negra. Todos depositam o seu tempo em futilidades, em vez de o utilizar para aprender alguma coisa. Se hoje em dia o país já tem baixos níveis de produtividade, quero ver quando esta geração tomar as rédeas.


Não, não estou a delirar, não é culpa minha se não te apercebes das implicações que decorrem das tuas afirmações. Qual é a aplicação prática do cinema, das esculturas, da literatura, da pintura, da música? Estás a dizer que são imprescíndiveis à sociedade??? Eu não vou entrar numa discussão sobre o impulso à ciência da computação ou à indústria informática que advém dos jogos, porque não é isso que define se eles são ou não arte, mas se fossem avaliados segundo o teu critério do que é arte, então é definitivo que o seriam.
Não falo pelos jovens de hoje, falo por mim, mas sendo um ávido leitor, não posso deixar de discordar contigo, muitas vezes coloco bons jogos acima de bons livros.
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster


O que vale é continuar a haver gente que tem noção do que presta e do que são futilidades... [xx(]

The Blademaster
É interessante que afirmes isso, já que quando te questionei sobre esse mesmo ponto não respondeste, porquê? És um dos que não tem noção?
E de qualquer forma a arte é fútil, pelo menos segundo os teus padrões, ainda não te tinhas apercebido?

"There are many reasons for being friends with someone. The fact that he's pointing a deadly weapon at you is among the top four."
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

Mensagem por riminuro » sexta 06 jun 2003, 10:16

Desculpa lá, BladeMaster, mas o tempo que gastaste a escrever mais de 250 posts dava para ler vários livros! Já afirmei e volto a repeti-lo: a arte não é boa nem má, não tem de cumprir nenhuma função específica, não tem de informar... uma tela não cumpre nenhuma função senão uma função estética. Desse ponto de vista, um jogo pode ser mais interessante. Já um prédio que seja uma obra prima da arquitectura é arte útil. Mas a arte quase sempre surge da futilidade, já que a sua criação implica uma disponibilidade e entrega que não se encontra quando tem que se trabalhar vinte horas por dia para se sobreviver! A arte, pela sua subjectividade, só é definível dentro de certos limites. Isto é, um calhau no meio da rua nunca será arte, mas esse mesmo calhau trabalhado por um escultor pode ser considerado lixo por uns e arte por outros. Com os jogos é exactamente a mesma coisa, pelo que não é razoável afirmar que nenhum jogo arte, muito menos pelas razões que invocas!!

Ricardo "Baltar" Rocha
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Daniel
Junior
Mensagens: 68
Registado: terça 20 mai 2003, 16:49
Localização: Portugal

Mensagem por Daniel » sexta 06 jun 2003, 12:42

Já que se refere aqui que certos jogos são arte e outros não seria curioso dizermos 3 jogos que consideremos arte, e 3 jogos que não consideramos arte, independentemente se gostamos dele ou não.

Arte:
-Syberia
-MoHAA
-Cossacks (e espanções)

Não Arte:
-GTA: Vice City
-Soldier of Forte 2: Double Helix
-Postal 2
The Blademaster

Mensagem por The Blademaster » sexta 06 jun 2003, 17:49

citação: Inicialmente enviada por Mort
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Estás a delirar, concerteza... eu nunca disse que o cinema não era arte... simplesmente a arte procura cada vez mais novas orientações, como no caso do cinema. Já dá para perceber. Digam o que disserem, acho que os videojogos não são arte, cultura, e muito menos algo de necessário à sociedade. São sim, formas de entretenimento como qualquer tipo de arte, mas que não podem ser entendidos como tal porque não possuem uma aplicação prática que os torne realmente imprescindíveis. Mesmo com os videojogos a darem, actualmente, o tudo por tudo, as pessoas continuam a não prescindir um bomlivro em detrimento de um igualmente bom videojogo. E não venhas com a desculpa que os jovens de hoje só jogam, praticamente não lendo. Por alguma coisa esta geração é chamada a geração negra. Todos depositam o seu tempo em futilidades, em vez de o utilizar para aprender alguma coisa. Se hoje em dia o país já tem baixos níveis de produtividade, quero ver quando esta geração tomar as rédeas.


Não, não estou a delirar, não é culpa minha se não te apercebes das implicações que decorrem das tuas afirmações. Qual é a aplicação prática do cinema, das esculturas, da literatura, da pintura, da música? Estás a dizer que são imprescíndiveis à sociedade??? Eu não vou entrar numa discussão sobre o impulso à ciência da computação ou à indústria informática que advém dos jogos, porque não é isso que define se eles são ou não arte, mas se fossem avaliados segundo o teu critério do que é arte, então é definitivo que o seriam.
Não falo pelos jovens de hoje, falo por mim, mas sendo um ávido leitor, não posso deixar de discordar contigo, muitas vezes coloco bons jogos acima de bons livros.
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster


O que vale é continuar a haver gente que tem noção do que presta e do que são futilidades... [xx(]

The Blademaster


É interessante que afirmes isso, já que quando te questionei sobre esse mesmo ponto não respondeste, porquê? És um dos que não tem noção?
E de qualquer forma a arte é fútil, pelo menos segundo os teus padrões, ainda não te tinhas apercebido?

"There are many reasons for being friends with someone. The fact that he's pointing a deadly weapon at you is among the top four."
Ah,ah, estava a referir-me a ti...

The Blademaster
TNG

Mensagem por TNG » sexta 06 jun 2003, 18:42

citação: Inicialmente enviada por Daniel
Já que se refere aqui que certos jogos são arte e outros não seria curioso dizermos 3 jogos que consideremos arte, e 3 jogos que não consideramos arte, independentemente se gostamos dele ou não.

Arte:
-Syberia
-MoHAA
-Cossacks (e espanções)

Não Arte:
-GTA: Vice City
-Soldier of Forte 2: Double Helix
-Postal 2
Q? Estas a escolher jogos que são violentos e mostram sangue como "não arte" (seja lá o que isso for) pq? Então s o MoH:AA tivesse mais uma corzinha vermelha deixava d ser arte? [B)]
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » sexta 06 jun 2003, 19:14

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster
citação: Inicialmente enviada por Mort
citação: Inicialmente enviada por The Blademaster


O que vale é continuar a haver gente que tem noção do que presta e do que são futilidades... [xx(]

The Blademaster


É interessante que afirmes isso, já que quando te questionei sobre esse mesmo ponto não respondeste, porquê? És um dos que não tem noção?
E de qualquer forma a arte é fútil, pelo menos segundo os teus padrões, ainda não te tinhas apercebido?

"There are many reasons for being friends with someone. The fact that he's pointing a deadly weapon at you is among the top four."


Ah,ah, estava a referir-me a ti...

The Blademaster
Ah, obrigado pelo elogio, é bom sinal que saibas reconhecer que eu sei distinguir o que presta do que são futilidades [:D]. Ao menos isso...

"Matters in hand. He'd put matters in hand all right. If he closed his eyes he could see the body tumbling down the steps. Had there been a hiss of shocked breath, down in the darkness of the hall? He'd been certain they were alone. Matters in hand! He'd tried to wash the blood off his hands. If he could wash the blood off, he told himself, it wouldn't have happened. He'd scrubbed and scrubbed. Scrubbed till he screamed."
Bloqueado