Videojogos, Cinema, Literatura....

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por Mort » terça 03 jun 2003, 22:53

Os videojogos são uma forma de arte?
Estarão ao mesmo nível do cinema e da literatura?
Aparentemente alguma crítica de cinema não concorda, usando os videosjogos como marca da posição mais baixa que os filmes podem atingir. E os jogadores? O que é que acham, preferem um filme ou um um jogo? Um livro ou um jogo? Ou não vos faz diferença?

"'You know what the greatest tragedy is in the whole world?' said Ginger, not paying him the least attention. 'It's all the people who never find out what it is they really want to do or what it is they're really good at. It's all the sons who become blacksmiths because their fathers were blacksmiths. It's all the people who could be really fantastic flute players who grow old and die without ever seeing a musical instrument, so they become bad ploughmen instead. It's all the people with talents who never even find out. Maybe they are never born in a time when it is possible to find out.'"
Daniel
Junior
Mensagens: 68
Registado: terça 20 mai 2003, 16:49
Localização: Portugal

Mensagem por Daniel » terça 03 jun 2003, 23:23

Quanto à primeira pergunta, claro que acho que os videojogos são arte, não é qualquer um que cria um "mundo" em 3D, não é qualquer um que programa esse "mundo", criar um jogo não é como criar um mapa para esse jogo que já vem com um editor de mapas, é cria-lo de raiz, e além disso também tem que haver a ideia para o jogo, portanto se me perguntarem qual a melhor forma de arte, "cinema, literatura, ou videojogos?", a minha resposta é sem dúvida, "videojogos". Quanto à minha preferência entre essas 3 "artes" é muito simples:
Videojogos: Não há dia que passe sem que eu jogue no mínimo 5 horas.
Cinema: Consigo passar perfeitamente sem cinema embora goste bastante de ver certos filmes. E até há filmes que considero mesmo "obrigatórios".
Literatura: [xx(] Na minha vida só li um livro, que nem chegava às 100 páginas. (Um aparte, embora tenha lido muito pouco já escrevi dois livros [não editados, é claro])
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » terça 03 jun 2003, 23:30

citação: Inicialmente enviada por Daniel
Quanto à minha preferência entre essas 3 "artes" é muito simples:
Porquê as aspas?

"'Never build a dungeon you wouldn't be happy to spend the night in yourself,' said the Patrician (...). 'The world would be a happier place if more people remembered that.'"
Daniel
Junior
Mensagens: 68
Registado: terça 20 mai 2003, 16:49
Localização: Portugal

Mensagem por Daniel » terça 03 jun 2003, 23:37

citação: Inicialmente enviada por Mort

Porquê as aspas?
É mania minha... mas porquê tanta admiração?!
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » terça 03 jun 2003, 23:46

citação: Inicialmente enviada por Daniel

É mania minha... mas porquê tanta admiração?!
Porque as aspas normalmente são utilizadas para indicar que a palavra usada não é a correcta.

"This is Art holding a Mirror up to Life. That's why everything is exactly the wrong way around."
Daniel
Junior
Mensagens: 68
Registado: terça 20 mai 2003, 16:49
Localização: Portugal

Mensagem por Daniel » terça 03 jun 2003, 23:54

citação: Inicialmente enviada por Mort
Porque as aspas normalmente são utilizadas para indicar que a palavra usada não é a correcta.
Haaa, ok. Desculpa. Já agora qual é a tua opinião em relação ao tema do tópico que criaste?!
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » quarta 04 jun 2003, 0:24

citação: Inicialmente enviada por Daniel

Haaa, ok. Desculpa. Já agora qual é a tua opinião em relação ao tema do tópico que criaste?!
Pessoalmente, considero os jogos uma forma de arte. Realmente têm vantagens tanto sobre o cinema, como sobre a literatura, alguns são de certa forma forma uma mescla destas duas formas de arte, embora não consigam capturá-las na sua totalidade. E aí residem as desvantagens dos videojogos principalmente em relação à literatura, mas também em relação ao cinema. Não coloco nenhuma delas acima das outras.[|)]

"'When you've been a wizard as long as I have, my boy, you'll learn that as soon as you find anything that offers amazing possibilities for the improvement of the human condition, it's best to put the lid back on and pretend it never happened.'"

Nulmas

Mensagem por Nulmas » quarta 04 jun 2003, 8:18

Também considero os videojogos uma forma de arte, mas não o coloco acima nem abaixo das outras duas...

Em geral, o que procuro são boas histórias (ou estórias, como preferirem) e estas três formas de artes fornecem-nos isso...

Sou jogador viciado, cinéfilo e leitor viciado...
Avatar do Utilizador
kvk
Senior
Mensagens: 389
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por kvk » quarta 04 jun 2003, 8:53

É claro que como noutras formas de arte há arte boa e arte má....
citação: Inicialmente enviada por Mort
citação: Inicialmente enviada por Daniel

Haaa, ok. Desculpa. Já agora qual é a tua opinião em relação ao tema do tópico que criaste?!


Pessoalmente, considero os jogos uma forma de arte. Realmente têm vantagens tanto sobre o cinema, como sobre a literatura, alguns são de certa forma forma uma mescla destas duas formas de arte, embora não consigam capturá-las na sua totalidade. E aí residem as desvantagens dos videojogos principalmente em relação à literatura, mas também em relação ao cinema. Não coloco nenhuma delas acima das outras.[|)]

"'When you've been a wizard as long as I have, my boy, you'll learn that as soon as you find anything that offers amazing possibilities for the improvement of the human condition, it's best to put the lid back on and pretend it never happened.'"

"A delayed game is eventually good, a bad game is bad forever" - Shigeru Miyamoto
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

Mensagem por riminuro » quarta 04 jun 2003, 10:05

Não existe arte má! O que existe é um mundo de ofertas, e é dentro desse mundo que se encontra o mau, o bom e o artístico! Isto é, a arte não é boa, nem má, é subjectivamente especial, destacando-se do resto por qualquer coisa inovadora, diferente, especial e que nos toca particularmente. Um videojogo pode promover a violência, mostrar corpos em decomposição e, no entanto ser arte. Outro pode até basear-se na vida de um grande artista (DaVinci Battles!) e ser lixo. Acima de tudo, a arte é pessoal, parte da percepção individual. Pessoalmente, já joguei determinados jogos que não hesito em classificar como obras de arte. Caso mais recente: Syberia.

Ricardo "Baltar" Rocha
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Agent S
Novato||Novata
Mensagens: 19
Registado: terça 29 abr 2003, 17:46
Localização: Portugal

Mensagem por Agent S » quarta 04 jun 2003, 10:33

Eu considero os videojogos uma forma de arte exatamente ao mesmo nível dos filmes dos livros e de outras, pessoalmente não tenho preferências em relação a nenhuma, acho que são artes diferentes que se complementam uma ás outras.


Do you hear that, Mr. Anderson?
That is the sound of inevitability.
It is the sound of your death. Goodbye, Mr. Anderson.
- Agent Smith -
Do you hear that, Mr. Anderson?
That is the sound of inevitability.
It is the sound of your death. Goodbye, Mr. Anderson.
- Agent Smith -
Avatar do Utilizador
mrBlonde
Junior
Mensagens: 65
Registado: segunda 06 jan 2003, 10:43
Localização: Naçon do Norte
Contacto:

Mensagem por mrBlonde » quarta 04 jun 2003, 16:45

...Bem acho k hollywood passa por uma crise de originalidade, portanto eles (os criticosszzjjje a ge hum...) fazem bem em não comparar o entertenimento de um filme com a diverssão de um jogo.
O caso mais obvio é o do "policia branco parceiro/policia negro", quantas vezes temos de ver o mesmo argumento com actores e piadas diferentes :x
Mas um filme como... (um qualquer, cujo nome eu tirei de um chapéu) o Matrix Reloaded é um bom exemplo dos bons filmes que ainda se fazem, pensando bem, os filmes de DVD valem o "bang for the buck" 30€ sejam bons ou maus, e muitos jogos k não valem nada, são tão ou mais caros.

Conclusão...perdi-me...não ha conclusão x)

***mesmo k a torrada ficasse com a parte barrada para cima, será k comias?***
"I felt like putting a bullet between the eyes of every Panda that wouldn't screw to save it's species"
Jack (Edward Norton) in Fight Club
The Blademaster

Mensagem por The Blademaster » quarta 04 jun 2003, 20:48


Desculpem vir intrometer-me na vossa animadíssima discussão mas gostaria realmente de deixar a minha opinião num tópico que me agrada imenso. Posso estar errado, mas hoje em dia, os videojogos não são considerados arte coisíssima nenhuma. Continua a pairar a ideia e, na minha opinião, correcta, de que a cultura adquire-se num bom livro, onde há inúmeras informações fidedignas e que nos permitem um aumento considerável na nossa cultura geral. Sempre foi assim, e, se os temas dos videojogos não mudarem, assim será. Na minha opinião, o único jogo que joguei e que, permitia aprender alguma coisa de realmente útil, foi o Age of Mythology, onde as informações históricas fidedignas reinavam e davam interesse ao jogo. Prova de que a maioria da sociedade tem a minha opinião, é o facto de os exames finais que entram em vigor para o próximo ano, sobre cultura geral, não possuirem uma única pergunta acerca de videojogos ou mesmo informática. Se os videojogos fossem úteis e realmente necessários, existiria na escola uma disciplina ( ainda que facultativa ) denominada História e Evolução Prática dos videojogos. [xx(]

The Blademaster
Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » quarta 04 jun 2003, 20:55

citação: Inicialmente enviada por mrBlonde
...Bem acho k hollywood passa por uma crise de originalidade, portanto eles (os criticosszzjjje a ge hum...) fazem bem em não comparar o entertenimento de um filme com a diverssão de um jogo.
O caso mais obvio é o do "policia branco parceiro/policia negro", quantas vezes temos de ver o mesmo argumento com actores e piadas diferentes :x
Mas um filme como... (um qualquer, cujo nome eu tirei de um chapéu) o Matrix Reloaded é um bom exemplo dos bons filmes que ainda se fazem, pensando bem, os filmes de DVD valem o "bang for the buck" 30€ sejam bons ou maus, e muitos jogos k não valem nada, são tão ou mais caros.

Conclusão...perdi-me...não ha conclusão x)

***mesmo k a torrada ficasse com a parte barrada para cima, será k comias?***
O teu post está um bocado confuso[|)], mas é engraçado teres referido o matrix reloaded, o qual é desvalorizado por alguma crítica como sendo apenas um jogo.
Em relação ao custo dos dvd's e dos jogos, há que considerar que por 10-15€ podes comprar livros que são melhores do que muitos dvd's.[|)]


"You only had to look into Teatime's mismatched eyes to know one thing, which was this: if Teatime wanted to find you he would not look everywhere. He'd look in only one place, which would be the place where you were hiding."

Mort
Junior
Mensagens: 52
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal

Mensagem por Mort » quarta 04 jun 2003, 21:57

citação: Inicialmente enviada por The Blademaster

Desculpem vir intrometer-me na vossa animadíssima discussão mas gostaria realmente de deixar a minha opinião num tópico que me agrada imenso. Posso estar errado, mas hoje em dia, os videojogos não são considerados arte coisíssima nenhuma. Continua a pairar a ideia e, na minha opinião, correcta, de que a cultura adquire-se num bom livro, onde há inúmeras informações fidedignas e que nos permitem um aumento considerável na nossa cultura geral. Sempre foi assim, e, se os temas dos videojogos não mudarem, assim será. Na minha opinião, o único jogo que joguei e que, permitia aprender alguma coisa de realmente útil, foi o Age of Mythology, onde as informações históricas fidedignas reinavam e davam interesse ao jogo. Prova de que a maioria da sociedade tem a minha opinião, é o facto de os exames finais que entram em vigor para o próximo ano, sobre cultura geral, não possuirem uma única pergunta acerca de videojogos ou mesmo informática. Se os videojogos fossem úteis e realmente necessários, existiria na escola uma disciplina ( ainda que facultativa ) denominada História e Evolução Prática dos videojogos. [xx(]

The Blademaster
Em relação à opinião geral da sociedade sobre os videojogos concordo contigo. Mas de resto...
Cultura não é sinónimo de arte. Qualquer informação contribui para um aumento do nível de cultura independentemente da sua origem. Agora em relação a essa ideia que pedagogia equivale a arte, what?!?!, será que o calculus do anton, ou o do apostol, são considerados obras de arte? Em que museus é que estão expostos?[|)]
Em relação aos exames, possuem alguma pergunta sobre a sétima arte, ou sobre a nona? Desde quando é que a arte é suposto ser útil? Posso estar enganado, mas parece-me que estás um pouco confundido.[|)]

"'Why is it all Mr Dibbler's films are set against the background of a world gone mad?' said the dwarf.
Soll's eyes narrowed. 'Because Mr Dibbler,' he growled, 'is a very observant man.'"
Bloqueado