Videojogos, Cinema, Literatura....

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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por NCalvin » sexta 28 jan 2005, 14:55

RicardoRocha - 28/1/2005 2:29 PM

Não concordo, NCalvin. É verdade que os jogos que referes fizeram parte de uma cultura muito própria e eram inconfundíveis. Mas isso não significa que hoje exista outra cultura, ou mesmo culturas, diferente dessa, mas tb bastante específica e distinta o suficiente de tudo o resto (pelo menos, o suficiente pra se chamar cultura). Existe a cultura do GameBoy, a cultura do Counter Strike, a cultura Playstation, e cada uma delas têm uma série de elementos, icones e comportamentos sui generis, que permitem identificar os seus adeptos dos das outras culturas. Talvez sejam subculturas, subprodutos desse mundo dos anos 80, mas essa dificuldade distintiva que deriva da interrelação entre as diferentes artes e culturas é hoje comum a todas as culturas.
sim, mas só estava a falar a nível de uma estética distintiva dos jogos, mais nada :-) os jogos japoneses têm uma estética que não é própria dos jogos, é do manga e do animé; os ocidentais vão buscar referências estéticas aos comics americanos ou à BD franco-belga, ao cinema e à animação (Disney, Pixar, etc.). Ou então pura e simplesmente tentam ser o mais realistas possíveis. Aquela "originalidade" dos primeiros tempos já é um objecto raro...
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por Simple » sexta 28 jan 2005, 16:26

NCalvin - 28/1/2005 12:21 PM
paquito - 28/1/2005 11:52 PM

cá pra mim os jogos km verdadeira forma d arte ainda estão para vir... ou assim espero [:D] , no entanto há jogos k já são considerado arte, ou pl menos já ouvi dizer k jogos km o pac-man ou space invaders fazem parte d arte pop ds anos 80 (posso tar errado n é propriamente a mh area...). Agr há sequencias ns jogos k são consideravelmente artisticas, a cena d medal of honour - semelhante ao resgate do soldado ryan (só faltou tb ganharem um oscar!), algms partes ds historias da serie final fantasy, a arte em jogos km syberia ou akeles k a cryo costumava fazer (ms ai há uma parceria artistica entre design grafico e manual). Ms d kk ds maneiras ainda tamos a uma ou duas decadas pl menos d s começar a considerar videojogos km arte (idade da industria acabar d amadurecer).
Ms n fundo depende td d perspectiva...
a vantagem de jogos como o Space Invaders, o Defender, o Pac-Man, o Tetris e outros jogos que de facto entraram na cultura pop é que tinham uma estetica unica. aquilo sao videojogos e nao se pode confundir com mais nada. hoje em dia a estetica dos videojogos é cada menos distintiva. podem ser jogos como podiam ser filmes, animaçoes, BD ou outra coisa qq... esteticamente falando, perderam o "charme" q tinham
Não acho que tenham perdido o charme que tinham, para mim, uns marcam mais que outros independentemente do jogo em si, ou se é graficamente/estéticamente melhor ou pior, agora em relação a jogos antigos, que na altura joguei, um remake ou jogo parecido, terá tanto ou mais impacot que o original, isto porque quando o joguei, imaginei/disse para os meus botôes, como seria bom se fosse assim ou assado ou tivesse isto ou aquilo, um exemplo é o doom3, sempre desejei jogar um doom3 assim, lembro-me tão bem de falar com amigos meus e discutirmos o que seria uma atmosfera mais imersiva, monstros mais detalhados, um som excelente.
O problema está penso eu, no facto em que ha´jogos que marcam e realmente se se fizer uma sequela somente com melhorias gráficas mas tal e qual, não pegue tão bem, pois só têm uma nave um pouco masi bem desenhada e se adapte (falando de jogos mesmo muito antigos) a telemoveis, ou plataforma do género.
Embora todos tenhamos todos gostado do primeiro POP(tirando acaba-lo em 60 minutos salvo erro eheh), foi uma maravilha o sands of time, ou este POP WW, pois foi uma evolução ou recriação bastante "original" do mesmo.
Lembro-me de delirar com o wing commander e de desejar naves mais detalhadas e um universo detalhado, e mais livre..e eis que sem me aperceber saiem algusn do género recentemente(freelancer está excelente).
Um universo qeu parou um bocado que merecia um novo simulador era o starwars, adorei o tiefighter, pena não o conseguir correr agora..
Havia um outro que saiu mais tarde mas não atinava com a aventura daquilo, pois lançava-se somente missões aleatórias e siga para bingo..
Já tardam em lançar um jgoo desses mas mais forte qeu os que tÊm saido sobre o EP1 - phantom menace.

[edit]
Penso as vezes que o problema é mais o sobrecarregar dos consumidores por parte das editores com uma formula que tenha tido sucesso recentemente, quando apareceram os jogos com cell shading ou sei lá o quÊ, começou a vir tudo assim, depois entra-se noutro tipo de "atitude" gráfica, e vai de correr atrás..tudo para ficar com os ossos, do gigante que teve sucesso, ou seja..para ver se sacam mais alguma coisa de quem tenha gostado de um determinado tipo de jogo e que não tendo ficado satisfeito com esse jogo vá comprar algo descaradamente idêntico que aidna por cima trás mais esta funcionalidade ou aquela..
Isto vêm sobrecarregar o mercado, e mudar as têndencias dos jogadores ou pô-los em pousio, a espera de uma nova revolução ou produto diferente..
Quem é mais exigente queixa-se disto e com razão...
Já lembra o Rambo quadno saíu, depois o Comando para aproveitar a formula, e também os 10 mil filmes seguintes com não sei quanots actores do género que mais uma vez..matam sempre pelo menos metade da população mundial que tÊm uma bomba ultra perigosa na qual é só carregar no off com um fragmento de uma granada cuspida a 70 metros pra desligar quando faltava 0,000000000001 cagagésimos de segundo para arrebentar com o planeta Terra e quintas nos arredores..tudo isto porque raptaram a filha, o filho, a mulher(em que a amante é ajuda o salvador da pátria e as tais quintas nos arredores), o cão ou o papagaio.
Aliás..aidna hoje no canal lusomundo action se pode ver filmes destes que pelos vistos têm sucesso nem que seja por ser numa "mata diferente"..
MEto-me para aqui a divagar e dps perco o fio a meada..já ca volto eheh.
Última edição por Simple em sexta 28 jan 2005, 16:39, editado 1 vez no total.
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por Simple » sexta 28 jan 2005, 16:49

RicardoRocha - 28/1/2005 2:29 PM

Não concordo, NCalvin. É verdade que os jogos que referes fizeram parte de uma cultura muito própria e eram inconfundíveis. Mas isso não significa que hoje exista outra cultura, ou mesmo culturas, diferente dessa, mas tb bastante específica e distinta o suficiente de tudo o resto (pelo menos, o suficiente pra se chamar cultura). Existe a cultura do GameBoy, a cultura do Counter Strike, a cultura Playstation, e cada uma delas têm uma série de elementos, icones e comportamentos sui generis, que permitem identificar os seus adeptos dos das outras culturas. Talvez sejam subculturas, subprodutos desse mundo dos anos 80, mas essa dificuldade distintiva que deriva da interrelação entre as diferentes artes e culturas é hoje comum a todas as culturas.
Tratam-se tb de culturas diferentes não podendo ser a comparação tão linear assim, no que respeita aos jogos dos anos 80, podes ter uma cultura qeu adora esses jogos por serem retro, por marcarem essa geração, ou pela nostalgia, mas fala-se de um todo ou de um bolo onde pertencem muitos jogos, penso qeu se possa comparar a um tipo de música de uma dada época que tÊm o seu tipo de "seguidores" ou fÂs.
Nos tempos de hoje, embora haja essa cultura ou geração de um determinado jogo, deveria-se mudar o nome para comunidade, pois é um grupo de pessoas qeu se une em volta de um só jogo que pela sua essência permitida por varios factores vai fazer com que dure muito tempo,( mods, tecnologia e o multiplayer,entre outros).
Onde acho qeu é igual, é no sentimento que as pessoas qeu entram a cada geração ou jogo neste mundo irão ter daqui a uns anos na época em que os jogos de agora estiverem num factor temporal equivalente ao que os jogos dos anos 80 estão hoje.

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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por NCalvin » sexta 28 jan 2005, 16:51

estou a falar de estetica, nao de graficos...
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por Newtomic » domingo 30 jan 2005, 1:39

Simple - 28/1/2005 4:26 PM
NCalvin - 28/1/2005 12:21 PM
paquito - 28/1/2005 11:52 PM

cá pra mim os jogos km verdadeira forma d arte ainda estão para vir... ou assim espero [:D] , no entanto há jogos k já são considerado arte, ou pl menos já ouvi dizer k jogos km o pac-man ou space invaders fazem parte d arte pop ds anos 80 (posso tar errado n é propriamente a mh area...). Agr há sequencias ns jogos k são consideravelmente artisticas, a cena d medal of honour - semelhante ao resgate do soldado ryan (só faltou tb ganharem um oscar!), algms partes ds historias da serie final fantasy, a arte em jogos km syberia ou akeles k a cryo costumava fazer (ms ai há uma parceria artistica entre design grafico e manual). Ms d kk ds maneiras ainda tamos a uma ou duas decadas pl menos d s começar a considerar videojogos km arte (idade da industria acabar d amadurecer).
Ms n fundo depende td d perspectiva...
a vantagem de jogos como o Space Invaders, o Defender, o Pac-Man, o Tetris e outros jogos que de facto entraram na cultura pop é que tinham uma estetica unica. aquilo sao videojogos e nao se pode confundir com mais nada. hoje em dia a estetica dos videojogos é cada menos distintiva. podem ser jogos como podiam ser filmes, animaçoes, BD ou outra coisa qq... esteticamente falando, perderam o "charme" q tinham
Não acho que tenham perdido o charme que tinham, para mim, uns marcam mais que outros independentemente do jogo em si, ou se é graficamente/estéticamente melhor ou pior, agora em relação a jogos antigos, que na altura joguei, um remake ou jogo parecido, terá tanto ou mais impacot que o original, isto porque quando o joguei, imaginei/disse para os meus botôes, como seria bom se fosse assim ou assado ou tivesse isto ou aquilo, um exemplo é o doom3, sempre desejei jogar um doom3 assim, lembro-me tão bem de falar com amigos meus e discutirmos o que seria uma atmosfera mais imersiva, monstros mais detalhados, um som excelente.
O problema está penso eu, no facto em que ha´jogos que marcam e realmente se se fizer uma sequela somente com melhorias gráficas mas tal e qual, não pegue tão bem, pois só têm uma nave um pouco masi bem desenhada e se adapte (falando de jogos mesmo muito antigos) a telemoveis, ou plataforma do género.
Embora todos tenhamos todos gostado do primeiro POP(tirando acaba-lo em 60 minutos salvo erro eheh), foi uma maravilha o sands of time, ou este POP WW, pois foi uma evolução ou recriação bastante "original" do mesmo.
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por Newtomic » domingo 30 jan 2005, 1:44

NCalvin - 28/1/2005 4:51 PM

estou a falar de estetica, nao de graficos...
eheheh! Eu percebi perfeitamente o k kisestes dizer com a tua 1ª intervensão! [;)]
E por acaso tb concordo, pois acho k os JOGOS estão a cada dia k passa a perder akilo k fazia deles algo unico, (não sei explicar bem o k ao certo mas...), e k não era para as "MASSAS"; mas como hoje em dia cada vez se pensa + em atingir uma maior fatia de mercado acho k é por isso k se está a perder a esencia dos JOGOS como eles existiram nessa altura. [:)]
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por riminuro » segunda 31 jan 2005, 10:24

Essa vertente economicista já existia nos anos 80. Os jogos tinham uma estética "charmosa", pk a tecnologia não dava pra mais. Porque é que o charme não pode ser construido com milhões de polígonos e texturas ultra-realistas? Além disso, aposto k hoje em dia existem, em termos absolutos, mais produções independentes, artísticas e de culto do que nakela altura, em k tudo era menos. Quem acha k os jogos de hoje não têm charme ou são apenas mainstream, deixe de jogar Halo, Half Life e GTA e pesquise o muito de bom k se faz pra lá das massas! Aliás, NCalvin, com a tua experiência, tenho a certeza k encontras por aí charme aos pontapés, embora como os jogos são afinal o teu trabalho, acredito k esse charme seja mais difícil de apurar ;)
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RE: Videojogos, Cinema, Literatura....

Mensagem por GBrito » segunda 31 jan 2005, 10:43

RicardoRocha - 31/1/2005 10:24 AM

Essa vertente economicista já existia nos anos 80. Os jogos tinham uma estética "charmosa", pk a tecnologia não dava pra mais. Porque é que o charme não pode ser construido com milhões de polígonos e texturas ultra-realistas? Além disso, aposto k hoje em dia existem, em termos absolutos, mais produções independentes, artísticas e de culto do que nakela altura, em k tudo era menos. Quem acha k os jogos de hoje não têm charme ou são apenas mainstream, deixe de jogar Halo, Half Life e GTA e pesquise o muito de bom k se faz pra lá das massas! Aliás, NCalvin, com a tua experiência, tenho a certeza k encontras por aí charme aos pontapés, embora como os jogos são afinal o teu trabalho, acredito k esse charme seja mais difícil de apurar ;)


Embora concorde com a parte em que dizes que existem jogos actuais com alguma originalidade em termos estéticos, uma outra parte de mim não deixa de concordar com o NCalvin.
"Antigamente", não só se fazia melhor com menos, como se fazia de forma mais arrojada.
Basta considerares por exemplo um "punk" de finais de 70 (principios de 80), arranjado a rigor (crista etc).
Se o colocares nos meandros da sociedade actual, rapidamente te aprecebes que sobressaí muito mais do que os supostos estilos radicais que existem actualmente.
A estetica actual é mais "limpinha", mais arrumada, no fundo mais conformada. O que não quer dizer que não exista originalidade.
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