Quake IV quase a sair!

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Hunter » segunda 24 out 2005, 11:35

tambem concordo.se chamas a isso antigo,gostava de saber o que consideras um pc recente............mas enfim... [:0]
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ColJP
Beginner
Mensagens: 46
Registado: quinta 03 jun 2004, 10:01
Localização: Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por ColJP » segunda 24 out 2005, 13:05

È antigo, tem mais de dois anos, doa a quem doer está totalmente ultrapassado!

Neste momento estou a trabalhar com um P4 3.0c Ghz HT, 2 Gigs DDR 400 RAM e uma 6800GT 256MB AGP e TAMBÉM já estou ultrapassado pelo PCI Express e as Geforce 7800...

Ainda consigo jogar Quake 4 e Doom 3 em Ultra Quality a mais de 60 fps, mas FEAR por exemplo, já não...

E não vale a pena chorar, PC gaming é mesmo assim!

Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » segunda 24 out 2005, 13:38

pedropaulo - 24/10/2005 12:33 PM
ColJP - 24/10/2005 11:23 AM

Pois...estão verdes, não prestam!

Nem toda a gente pode ter um topo de gama, e acima de tudo nem toda a gente GOSTA de FPS frenéticos a 100/120fps em MP...

Bom no Quake IV é o SP, tal como o Doom 3, se eu consigo uma framerate de 60 em High Quality já fico contente. De qualquer modo não fui eu que fiz os clips, foram feitos por Colon num AMD XP2200+ @1.8GHZ, 266MHZ FSB, 1GB PC2100 RAM e uma nVidia 6800 128MB e é só para demonstrar que se pode jogar Q4 numa máquina antiga.
E desde quando é que um pc com um giga de memoria e uma 6800 é antigo?
Tal como me disseram, o quake 4 pesa mt menos na máquina que o doom3, e hoje depois de levantar nos correios o quake 4, lá o instalei(e cheeguei tarde ao trabalho eheh) realmente o jogo pesa muito menos, loadings muito rápidos(amd xp2200) com uma radeon 9600xtg, 1 gb mem. é fluido e mantenho as 60 fps estáveis(pus como limite)

Trouxe o jogo para o escritório para fazer uam experiência, instalar o quake 4 numa máquina( a da minha empregada que é usada para word e facturação) com as seguintes specs: : xp 2000, 512 mem 400mhz e uma maravilhosa placa com a designação de gforce 4 mx440 de 64 mb.
Resultados : Instalou(esta parte acho que é graças ao dvdrom, pois com leitor de cd não daria eheh), e vai de arrancar, relativamente rápido, 10 secs para o menu(o que é perfeitamente natural pois no máximo não corre o jogo mas menu deveria entrar eheh), e vai de lançar um mapa MP que puxa menos, tendo sido o escolhido o longest day(antigo longest yard ou q3dm17 no quake 3, o mapa quase rail only ou em que normalmente em 2 jogadores bons..o primeiro a conseguir a rail é quem ganha.. [:D]), tendo o pc corrido o jogo com uma média de 12 fps a 15 fps, o que realmente me deixou estupefacto pois pensei que nem sequer daria para jogar, logicamente a resolução esolhida foi a minima(640) e low detail.
O que quero dizer...é que com uma gf3 boa, ou gf4 boa, o jogo cai correr com umas valentes 40/50 fps ou até mais dando para jogar muito bem online e contra o PC, sendo que com este pc da experiência as frames baixaram para as 10 e logicamente aidna mais injogavel que as 10/15 do mapa de mp, e sem o detalhe que o jogo exige para uma boa experiência.

Não deixa de haver esperança para alguns que pensavam não poder jogar.

Em relação a Aventura e ao pouco que joguei(o trabalho chama) em casa que foram cerca de 15 minutos, a fluidez de jogo é ao bom velho estilo que os motores da id sempre habituaram, com uma boa aim, e até já gosto, amanhâ mando um relatório.

Servidores em PT por enquanto naõ há [:(], pelos visto devem receber os jogos quando as lojas os receberem, e até lá somente quem mandou vir de fora vai mandar os tiritos online..coisa que no entanto a nível de ping não é problema de maior pelo que já vi, o que embora aidna hoje andemos atrás dos Europeus a nível de conexões..nos vamos safando melhor podendo já jogar lá fora com pings de 50 ms, talvez seja desta que lutemos de igual para igual em clanbases,etc..

moff

Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » segunda 24 out 2005, 13:45

ColJP - 24/10/2005 11:23 AM

Pois...estão verdes, não prestam!

Nem toda a gente pode ter um topo de gama, e acima de tudo nem toda a gente GOSTA de FPS frenéticos a 100/120fps em MP...

Bom no Quake IV é o SP, tal como o Doom 3, se eu consigo uma framerate de 60 em High Quality já fico contente. De qualquer modo não fui eu que fiz os clips, foram feitos por Colon num AMD XP2200+ @1.8GHZ, 266MHZ FSB, 1GB PC2100 RAM e uma nVidia 6800 128MB e é só para demonstrar que se pode jogar Q4 numa máquina antiga.
EM singleplayer concordo com o COljp, não é preciso mais do que 60 fps, o doom3 foi desenvolvido para tal e o quake 4 do mesmo modo, com 60 fps consegue-se ter o que o jogo dá, não é preciso ter mais.
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » segunda 24 out 2005, 13:46

ColJP - 24/10/2005 10:05 AM

Só uma vista de olhos por Quake IV num "low end computer":

http://www.streamload.com/colon_crapspr ... ctive2.wmv

http://www.streamload.com/colon_crapspr ... angar1.wmv

[:D]


Nada mau!

ColJP
News Editor
The RavenGames Network:
http://www.ravengames.com
http://www.ravenforums.com
http://www.ravenclans.com
Está porreiro, ele só têm que utilizar mais o straf [:p] [:D] [;)], ficar prostrado de frente para eles não está com nada [;)]

Ele gravou so videos com que programa? fraps?
Quero ver se faço alguns.

p.s. - ao segundo 47 deste video, por onde sai o gajo que marra..se entrares aí, tens armor e ammo[;)].
por acaso descobr isem querer neste pc co mas 10 fps...cai al para dentro sem querer ehehe
Última edição por Simple em segunda 24 out 2005, 14:31, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
ColJP
Beginner
Mensagens: 46
Registado: quinta 03 jun 2004, 10:01
Localização: Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por ColJP » segunda 24 out 2005, 14:10

Finalmente, alguém que já têm o jogo!

[:D]
Avatar do Utilizador
ColJP
Beginner
Mensagens: 46
Registado: quinta 03 jun 2004, 10:01
Localização: Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por ColJP » segunda 24 out 2005, 14:11

Finalmente, alguém que já têm o jogo!

[:D]

Para além do aspecto gráfico o que eu acho do Q4 é:

- Falta boa música, Q2 era famoso pelo seu soundtrack, Q4 simplesmente não têm nenhum e é pena!

- Detesto proteger NPC, odeio "mission based" gameplay!

- Pouca liberdade de movimentos

- Muito escuro

-Shotgun sem flashlight

-Tudo o resto é Quake II até ao fim!

Não estou nada desiludido, só espero por um servidor luso e modo coop (como o OpenCoop do Doom 3), é que jogar sempre nos states é um bocado chato.

[;)]
Última edição por ColJP em segunda 24 out 2005, 14:24, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » segunda 24 out 2005, 14:23

ColJP - 24/10/2005 3:11 PM

Finalmente, alguém que já têm o jogo!

[:D]

Para além do aspecto gráfico o que eu acho do Q4 é:

- Falta boa música, Q2 era famoso pelo seu soundtrack, Q4 simplesmente não têm nenhum e é pena!

- Detesto proteger NPC, odeio "mission based" gameplay!

- Pouca liberdade de movimentos

- Muito escuro

-Shotgun sem flashlight

-Tudo o resto é Quake II até ao fim!

Não estou nada desiludido, só espero por um servidor luso e modo coop (como o OpenDoom 3), é que jogar sempre nos states é um bocado chato.

[;)]
Desiludido?! nem por sombras! a Aventura é porreira e vai dar para jogar já, o MP é o que mais esperava e o meu maior medo era não ser fiel ao quake 3, com ojá vi qeu está lá e no ponto, vai render!
Ao contrário do que muitos pensam, isto vai dar muito animo e vai ter muita afluência, o pessoal queria outra vez um quake mp rápido e moderno, o que interessa num jogo é a fluidez e jogabilidade, o resto são adereços, muitos inclusi´ve reduzem a qualidade gráfica a insignificancia com modelos fluor,etc.. ou osp [;)] [:p] [:D] para melhor targeting ehhe.
Este com o aproximar das competições desconfio que leve o mesmo tratamento, fico a espera das conversões de alguns mapas tdm de quake 3, noemadamente os utilizados nas competições online, e gostava de ver o um remake do q3dm7 , adoro este mapa para tdm, mapa muito bom de jogar e de ddar a volta ao resultado..para ambas as equipes e relativamente grande, embora pouco usado na competição, mas mt bom para as armas.
Avatar do Utilizador
ColJP
Beginner
Mensagens: 46
Registado: quinta 03 jun 2004, 10:01
Localização: Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por ColJP » segunda 24 out 2005, 14:27

Foi o Nelson que disse que nós iamos ficar desiludidos, não eu!

Também acho que não, ainda não acabei o SP por isso não posso falar á vontade mas pelo MP e pelo que jogei da campanha este jogo vai dar trabalho por muito tempo!

[;)]
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » segunda 24 out 2005, 14:47

ColJP - 24/10/2005 3:27 PM

Foi o Nelson que disse que nós iamos ficar desiludidos, não eu!

Também acho que não, ainda não acabei o SP por isso não posso falar á vontade mas pelo MP e pelo que jogei da campanha este jogo vai dar trabalho por muito tempo!

[;)]
Não me referia a ti [;)], aproveitei o post porque o que ia dizer estava no contexto.
Referia-me a opinião geral, IMHo sempre foi um jogo dificil, e quem não está para tentar jogar bem, muda para outras andanças, sempre foi a maior razão para muitos não andarem no quake 3 online, ninguém gosta de entrar nos servidores e ser "violado" vezes sem conta, têm uma curva de aprendisagem muito lenta no MP, e muitos não estão para isso e viraram-se apra outros jogos MP, um jogo que a partida anula o campismo e metade do mundo online é logo posto de parte eheh, os mapas são be mocnstruidos e acampar ali é quase o equivalente a um jogador que não acampe teoricamente em outros jogos.
È como no CTf e teres um bomb site no CS onde estão 2 Terroristas a guardar a bomba e como T vais ter que matar os 2 T's e fazer defuse..
No ctf com 2 gajos a defender a bandeira uma equipe pode muito bem perde-la até mesmo quando oflagcarrier está na base a espera que recuperem a flag da equipe..defendido pela equipe toda pode perder contra 1 da outra equipe, as variaveis são muitas, para ambos os lados e 10 de health querem dizer muito e a´te a arma em si e rapidez de entrada na zona, saida, tudo em geral portanto.
Noutros jogos ou melhor a grande maioria isto não acontece, não é constante a adrenalina, é aqui que o quake ganha aos pontos.
20 minutos intensos que podem acabar 0 a 0 numa partida de ctf renhidos até ao último momento [;)] um tdm com flag de ouro(isto já doi bastante..senod contado aos segundos...por vezes e ja´me aconteceu..o ponto é feito com o homem que acabou de fazer spawn de metralhazita..)
È isto que espero [;)] [:D] [:p] [:D] e foi isto que já percebi também no quake 4, e tal como eu é isto que muitos esperavam, e por mais negativas qeu até possam vir a ser as reviews, é isto que os jogadores de quake queriam e têm jogado no quake 3 que mesmo ao fim deste tempo todo anda aí.

Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Knight » segunda 24 out 2005, 15:04

Bem, eu joguei e acabei o Quake 2 à apenas 2 anos e gostei imenso. É daqueles jogos que apesar de ser um pouco repetitivo me dava sempre vontade de avançar mais um pouco, por isso acho então que vou dar uma hipótese ao Quake 4, mas apenas depois de experimentar a demo. É que a minha gráfica é uma modesta ATI 9200 [:I]
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Hunter » segunda 24 out 2005, 18:45

bem,se numa geforce 4mx de 64mb o jogo corre,na minha geforce 4mx de 128 mb o jogo tambem devera correr,e com esperança que seja um pouco melhor...acho que vou arriscar.... o meu p4 2.6 ghz e os 512 ram devem dar para poder dar uma "curva" com o jogo. [8D]
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Knight » terça 25 out 2005, 14:09

Tenho um Sempron 2400+, 512 MB, ATI 9200 SE 128MB com overclock. Não tenho muitas esperanças, mas se a demo correr bem acho que compro o jogo.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
ColJP
Beginner
Mensagens: 46
Registado: quinta 03 jun 2004, 10:01
Localização: Porto
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por ColJP » terça 25 out 2005, 16:10

Usa isto em autoexec.cfg:

seta image_usePrecompressedTextures "1"
seta image_useCompression "1"
seta image_downSizeLimit "256"
seta image_ignoreHighQuality "1"
seta image_downSizeBumpLimit "256"
seta image_downSizeSpecularLimit "64"
seta image_downSizeBump "1"
seta image_downSizeSpecular "1"
seta image_downSize "1"
seta image_lodbias "0"
seta image_preload "1"
seta r_useCachedDynamicModels "1"
seta r_skipBump "1"
seta r_skipPostProcess "1"
seta r_skipParticles "0"
seta r_skipSpecular "1"
seta r_skipNewAmbient "1"
seta r_multiSamples "0"
seta r_shadows "0"
seta r_useOptimizedShadows "1"
seta r_useTurboShadow "1"
seta g_projectilelights "0"
seta g_skipParticles "0"
seta g_decals "0"
seta g_muzzleFlash "0"
seta g_doublevision "0"
seta g_showPlayerShadow "0"
seta image_anisotropy "0"
seta ui_showGun "0"
seta image_filter "GL_LINEAR_MIPMAP_NEAREST"


copia e cola no autoexec.cfg


ColJP
News Editor
The RavenGames Network:
http://www.ravengames.com
http://www.ravenforums.com
http://www.ravenclans.com
Avatar do Utilizador
Simple
Veteran
Mensagens: 605
Registado: terça 20 jan 2004, 15:26
Localização: A passar por um router qq lagado
Contacto:

RE: Quake IV quase a sair!

Mensagem por Simple » quarta 26 out 2005, 9:32

BEm, aqui vai a minha primeira opinião em relação ao jogo:

Single player:
Gosto da tensão do jogo e por razões pessoais adorei o momento em que apanhei o primeiro "gladiator" ou se vÊ o "rapaz" a aparecer, no quake 2 com um destes "gladiators" apanhei um dos maiores cagaços da minha vida e em videojogos eheh..
Vou efectuar algumas comparações com o doom3 durante esta minha opinião, em primeiro lugar, a jogabilidade(aiming, movimentação do boneco, a suavidade, fluidez... )está ao nível dos motores da Id, para mim a melhor software house neste sentido.
OS níveis não são tão claustrofóbicos como no doom( gosto de ambos mas o ambiente e jogo também é outro), Já ouvi muitas opiniões a dizer que é muito igual ao doom em cenários, mas isso deve ser por somente terem visto screenshots. Mal se entra no Q4, sente-se o peso da batalha e a envolvência necessária para pensarmos que não estamos sozinhos naquilo.
Passamos (até a data) a maior parte com colegas marines..e se não tivermos cuidado(já experimentei repetir alguns trechos de missões quando morrem colegas marines) eles morrem e acabamos a fazer uma missão sozinhos quando a sua ajuda por vezes é importante no sentido em que facilita um reload ou pelo menos alivia a ansiedade de fazermos algumas partes sozinhos..entre outras coisas..convém também não acertar neles..(com o lança granadas..já limpei um ou dois..)..de modo que opto por me lançar a frente deles quando prevejo alguma situação complicada dando os primeiros tiros para mts vezes eles finalizarem(penso eu)..embora por vezes seja impossivel de evitar mesmo pois o colega entra mesmo primeiro e mesmo assim (quick save antes da situação e quickreload logo depois de ele morrer) se consiga evitar que morra se tivermos a arma certa a mão, pelo menos contra o primeiro adversário(fiz isto meia duzia de vezes para ver se dava, nesta altura ja´tento sempre evitar que morram).
AS armas estão muito porreiras e a metralha vêm muito forte mesmo comparada co mo quake 3, em que já tinha força a mais para a arma que era, esta então e falo mais no sentido do Multiplayer, será mais importante no sentido de sobreviver após um spawn, em contrapartida no MP o Rocket launcher está mais fraco e também masi lento( a la quake 2).
OS loadings no Sp são muito rápidos( e saliento que não tenho uma máquina por aí além, xp2200, 1 gb e ati9600xtgu), em que ajuda também os mapas ou trechos de missões embora muitos serem relatiamente masi curtos que por exemplo no doom. Facilita no sentido em que não temos que esperar um tempão e sair da atmosfera do jogo..
È sempre bom sabermos que vamso fazer o jogo com pessoal ao lado, e neste sentido está muito bom, mesmo com as missões de reconhecimento em que temos que ir abrir uma porta ou desbloquear algo para os colegas passarem ou entrarem.
È aqui que se nota a tensão de ja´estarmos habituados aos colegas, pois quando nos mandam sozinhos fazer algo, é sempre complicado de avançar tão a vontade e já passamso a vida a olhar para trás, para cima, para trás, para os lados..para tás...heehhe pois já não ha´ninguém a proteger as costas.
Há lá uns cromos strogg que marram bem...e por vezes quando é necessária a lanterna(pistola e na Metralha somente) aparecem e se mudamos para a outra ficamso as escuras(muito raras as situações no entanto).
A arquitectura dos mapas é mais robotizada ou melhor, está no que quando jogamos quake 2 imaginariamos com um motor grafico melhor, muito boa para mim portanto e bem detalhada.
OS strogg mediante o tipo de soldado que são, protegem-se bem escondendo-se ou naõ(os gladiator com o escudo e por serem mais fortes optam por fazer frente a frente..(que nem o video que estámais atrás..so por dizer que quem o fez..naõ é um gladiator heeh)
OS soldados "rasos" dos strogg trabalham bem em conjunto mediante a situação e pelo que vi escondem-se bem quando necessário(fogem bem das granadas...tendo eu que normalmente mandar uma para eles e outra para uma hipotética zona de fuga/desvio se os quero apanhar a primeira). Reparei também que quando são muitos optam pro preencher relativamente bem as zonas melhroes de ataque, naõ se aproximando muito(os rasos) e por vezes lixam-nos aquele ponto estratégico em que nos pomos mediante a avaliação do cenário apra lhes ir acertando(gostei disto). Num nível mais dificil a pontaria deles e´capaz de complicar be mas coisas.
Numa dada parte em que tive que fazer 8 ou 9 reloads..pois estava com 2 de health...e dps fiz um quick save..assim.. vi-em a rasca com uma parte do mapa (com umas torres..) pois com o quick load os strogg não nasciam no mesmo sitio..e primeiro que me calhasse bem..foi complicado..também devido a somente ter 2 de health..e bastando espirrarem para morrer..
A parte que menos gostei fo ia parte de andar num tanque,não gosto muito disso nos jogos fps..mas sempre destressa um pouco..e dá para ter assim uma ideia do mundo onde estamos, e para ver realmente que este motor da id dá para cenários muito grandes mesmo....(coisa que muitos diziam que não..blah blah blah...a resposta está aqui e envergonha outros jogos..e sem ser precisa a dita máquina brutal vulgo PC do futuro.

Multiplayer:
4 membros do meu cl já o têm, tudo vindo de fora, o preço saíu quase o mesmo com portes pois o que interessava era ter o mais rápido possível [;)]..o jogo não vêm com manuais traduzidos mesmo..pelo menos os titulos anteriores..(tirando o autocolante ranhoso que vêm colado na capa..com erros ortográficos normalmente..

PIngs, lags,etc...
Quando se cria um servidor próprio o "jogo" detecta quantos jogadores se poderão ligar a nós e quantos jogadores o nosso PC aceita..
No meu caso dava para 5,e todos com bom ping(eu então eheh..ping 0 se jogasse) numa média de 40/50/60 indo as vezes aos 70..o que naó é mau para um servidor cazeiro dedicado para a internet com uma linha normal de 2 mb(clix no caso).
Curioso que com sapo já não é be ma mesma coisa e os pings sobem um pouco lagando-se também mais isto com linha de 2 mb, pois com a de 8 mb de um dos membros do meu clâ..ficou excelente tb.

Mapas: São porreiros e o the edge está excelente! as saudades qeu eu tinha deste mapa, com algumas alterações porreiras que visam deter campistas, havendo passagens onde antes não existiam, tornado também o mapa mais rápido.
EM relação aos q2 e q3, os bonecos cresceram ou então os mapas dimiuiram no tamanho, quando experimentarem verão isso, especialmente me mapas que conhecem e jogaram com outras versões de quake(2 e 3).
AS armas aparecem mais equilibradas entre si, e considero a nova LG melhor que a anterior, está parece-me mais precisa(é a arma que mais detestava no quake 3...)e agora já gosto de a utilizar.
a shotgun está poderosa, dá muita pica, e a metralha com zoom, faz maravilhas contra os jogadores com rail mais zarolhos eheheheh...acresce aqui o facto em que a metralhadora vêm com muita potencia comparada com as outras , o que na minha opinião é na boa, tal como expliquei antes.

Em servidores estrangeiros naõ se laga com oem outros jogos de outras software houses, ams isso já é apanágio do código de rede da id.
OUtro jogo que acho também ter um bom códgio de rede é o Battlefield 2(EA/dice) pois para um jgoo com tanto tráfego/hora, em servidores estrangeiros conseguem-se bons pings sem PL.
O pior jogo em codigo de rede neste momento é o CS-s /hl2..entra um cromo lagado ..laga os outros todos..entre outras situações..
E para um motor hipotéticamente mais leve..pesa-me muito mais na máquina qeu um doom3 ou quake 4 e mesmo bf2 com mapas gigantes.

Recomendo o jogo sem dúvida, e na minha opinião a dupla Id/Raven, acertaram na formula.

Masi tarde e com mais tempo darei a minha opinião sobre tdm e ctf, que aidna não experimentei..
Bloqueado