A PSP não liderará...

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
ravemjr
Beginner
Mensagens: 35
Registado: segunda 29 dez 2003, 11:14
Localização: Portugal
Contacto:

A PSP não liderará...

Mensagem por ravemjr » sábado 06 nov 2004, 20:30

Não sou um velho do restelo. Apenas trago factos.

Vim aqui para expressar o quao errado o Pedro Amaro estava quando disse que a PSP vai liderar o mercado das consolas.
Em termos de qualidade grafica posso concordar, ou pelo facto de os seus jogos online serem melhores em termos de qualidade.
Mas discordo completamente do facto de dizerem que:
-A N-Gage não poderá entrar em competição com estes pesos pesados;
-A DS ficará submissa para com a PSP.

O conceito de portabilidade

Uma consola portatil deve trazer o intuito de poder realizar em parte a tarefa de uma consola de casa, só que em qualquer lado.
Vamos analizar as características de cada consola, nesse sentido:
N-Gage:
-Bateria dura 150-200h em standby. A jogar dura 3-6h. Carrega em 1h 35m;
-Memoria removivel. Por serem cartoes de memoria, sao pequenos e faceis de transportar;
-Multiplayer Bluetooth. Jogar a dois até 10m de distancia;
-Leitor de MP3 e Rádio incorporados(apenas no original). Se os sons do jogo nao agradam, entao pode-se ouvir rádio enquanto se joga (há a alternativa de fazer o download de leitores MP3 ou OGG Vorbis);
-Porta USB(apenas no original). O N-Gage pode funcionar exctamente como um flash pen drive. Basta inserir e o MMC transforma-se numa drive;
-Leitor de video. A consola traz o REAL Player, mas também se encontram outras opções para download, como o Smart Movie.
-Multiplayer ONLINE, EM QUALQUER LUGAR. Decidi destacar este pois é aqui que está a grande aposta dos prócimos jogos;
-Internet Explorer. Atraves de um browser pode-se aceder A QUALQUER site, ou até ir ao messenger ou IRC.
Nintendo DS:
-Bateria dura 6-10h de jogo. Carrega em 4h;
-Multiplayer sem fios. Tem a vantagem de so ser preciso um dos jogadores ter o cartao;
-Multiplayer Online. Dependente de Hotspots WiFi;
-Pictochat. Programa de chat que aproveita as capacidades sem fios da consola.
Sony PSP:
-Bateria até 4-6h. Rumores dizem que com os jogos mais exigentes so dura 2h;
-Uma PS2 portátil. Com gráficos estado da arte nas consolas portáteis;
-Leitor de musica. Atraves dos memory sticks, podem-se transferir as nossas musicas favoritas e ouvi-las quando quisermos.
-Leitor de Video. Muita gente dedicar-se-ia mais ao cinema se tivesse tempo para vê-los, e com a PSP poderá fazê-lo em qualquer lugar.
-Multiplayer Online. Também através de hotspots.

Akiller feature
N-Gage: A comunidade
Nunca houve uma grande comunidade no que consta a Gameboy's ou outras consolas portáteis. A N-Gage muda tudo. Criada uma conta, o utilizador acaba obter um passe para entrar nos foruns, para fazer downloads de Demos para as consolas, participações em questionários, ou outras atividades relacionadas com a consola e, o mais importante, jogar Online. Neste preciso momento, só há um jogo a suportar jogabilidade Online, e nem é muito atractivo: Tiger Woods 2004. Mas depois de Novembro, tudo vai mudar com a chegada de novos jogos desenhados para rebentarem as contas telefonicas com o GPRS. Worms: Com rankings online para equipas e missoes. Mas também trará o que todos anseiam. Um jogo Online de equipas relativamente facil de controlar. Pocket Kingdom: Até os Gameboy's gostavam de ter um Pokémon Online, embora as "crianças" [;)] não reconhecessem este melhoramanto. O PK trará-nos a missao de ter o melhor reino, num mundo que fervilha, mesmo enquanto dormimos. Pathway to Glory: O "bébé" da Nokia. Este trará combates Online entre 4 jogadores, ainda com a opção de falar em Tempo-Real(!) com um microfone. E a dedicação ao aprefeicoamento de tecnicas não deixará de ser reconhecido: ao fim de cada mes, a Arena premeia o Jogador do Mes, e distribui medalhas aos vencedores do Shadow Racing.


A excêntricidade excita-me
Muitos consideraram a ideia de ter dois ecran de ser disparatada, até para o consumo da bateria. No entanto anda tudo a reclamar por originalidade no mundo dos videojogos, e a Nintendo responde mais uma vez. Dois ecrãs, touch screen c/caneta, programa de chat embutido na consola...tudo novas ideias! Pensem em FPS nas consolas que finalmente poderão ser controlados em condições! Ter um HUD separado do ecran de visao significa melhor visao de jogo e até o próprio HUD poderá ser mais detalhado. E quem diz HUD separado poderá dizer mais perspectivas, ou um ecrã de controlo de tacticas. Pensem também que com este sistema poderam jogar os velhos exitos da N64. Rezem por um novo Golden Eye, e também para que ele tenha suporte para jogar Online.

O iPod dos gamers
A PSP está para os gamers como o iPod está para os amantes da musica: premiada pela qualidade. Se a DS traz gráficos da N64, então a PSP arrasa, com gráficos da consola mais vendida do momento: a PS2. Jogar Mario 64 era bom, mas muitos preferem desafiar um amigo a uma endurance no GT (desde que tenham cabos AC [:D]) ou levar um romance digital como MGAcid de viagem. E se o utilizador nao ficar satisfeito com o jogo que acabou de comprar, não precisará de cometer esse erro, pois a Sony vai disponibilizar Demos para download gratis. Mas nem só de gaming vive o ser humano, e é por isso que a PSP traz mais dois passatempos: Ouvir música e ver filmes. Poderá importar um walkthrough em video, vê-lo e em seguida por a estratégia em prática.

Cabe-vos decidir, mas eu fico-me com a minha N-Gage. É barata, tem o video e MP3 da PSP, garante-me uma boa comunidade(os produtores dos jogos aparecem ocasionalmente nos forums para responder a perguntas), tem Multiplayer Online em qualquer lado, e também a possibilidade de usar um hotspot(atraves de um adaptador Bluetooth) e porque não preciso de um bolso extra para trazê-lo.

E para os amantes da PSP só vos digo que os graficos não importam assim tanto, muito menos numa portátil: lembrem-se da Game Gear.
"What d'ya mean I ain't kind? Just not your kind!"
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por pedropaulo » sábado 06 nov 2004, 21:14

Bom post. Esta questão já foi abordada e continua a ser, muitas vezes nos parametros de psp vs ds. A meu ver parece-me uma interpretação algo simplista da questão. Cada consola apresenta os seus trunfos e no que diz respeito a jogos e ao ambiente que os rodeia a DS é a mais talhada para o sucesso. Surge no entanto um factor que que condiciona a liderança da Nintendo, convem lembrar nem sempre quem lidera é o que apresenta mais qualidade, o qual é a crescente fusão entre jogos, multimédia e portabilidade. Neste campo a Sony têm realmente mais vantagens apresentando uma solução que vai além do tradicional conceito de jogos incorporando capacidade de musica e reprodução de video entre outras. Nada que já não esteja presente e esteve em consolas actuais e anteriores, porém é a qualidade com que ela se apresenta, e refiro-me á capacidade tecnologica da psp, que marca a diferença neste campo.
Pelas primeira impressões e reacções da industria e publico quer uma quer outra terão amplo sucesso a nivel comercial e ,voltando á questão do simplismo, poderão coexistir sem serem concorrentes directas algo que parece ter passado ao lado de muitas opiniões relacionadas com o assunto. Com a inovação ou reinovação se preferirem da DS e potencial criativo superior á PSP, e com capacidades actractivas quer de estética, técnicas e "in", da Sony o mercado pode bem ser suficiente para abranger ambas as plataformas.
No entanto devido á maquina de marketing da Sony creio que será realmente esta a liderar. Liderança em que frentes é uma questão bem mais abrangente e complexa principalmente porque os jogos como os conhecemos estão cada vez mais distantes do que, eu pessoalmente , gostaria que eles fossem. A crescente massificação e introdução dos mesmos como meios meramente lúdicos é para mim algo de muito desapontante, não porque sejam massificados, mas sim porque o serão pisando muitos do adjectivos que os tornaram algo de tão valioso para muita gente.
A escolha cabe realmente a cada um , ou talvez não, porque a parcela de pessoas que vêm os jogos para além do ecrã é ainda muito pequena deixando em aberto um mercado vasto que a sony já demonstrou saber aproveitar.
Avatar do Utilizador
SuperMocho84
Senior
Mensagens: 220
Registado: sábado 22 mai 2004, 9:34

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por SuperMocho84 » sábado 06 nov 2004, 21:43

A minha experiência neste mundo dos videojogos (e já são alguns anos) diz-me que as previsões sobre que consola vingará geralmente saem furadas. Mesmo assim arrisco: parece-me que a Sony só perderá o trono das consolas "domésticas" se acontecer algo de muito, mas mesmo muito grave. Por isso, em relação as estas, acho que a PlayStation 3 irá derrotar a X-Box 2.
Em relação ao mercado das portáteis, a vitória é mais incerta. Deixo já de lado a N-Gage. Simplesmente não a consigo ver como uma consola (curiosamente nem como um telemóvel!). Sobram a DS e a PSP. Penso que tanto uma como a outra têm argumentos interessantes, mas acho que a máquina de marketing Sony não vai deixar os créditos por mãos alheias.

P.S Eu tenho uma teoria: Normalmente, as consolas menos "capazes" tecnologicamente vencem:

GAME BOY derrotou gamegear
MEGA DRIVE derrotou super nintendo
PSONE derrotou saturn e n64
PS2 derrotou dreamcast, x-box e gamecube.

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por Newtomic » sábado 06 nov 2004, 21:50

Mocho - 6/11/2004 9:43 PM

A minha experiência neste mundo dos videojogos (e já são alguns anos) diz-me que as previsões sobre que consola vingará geralmente saem furadas. Mesmo assim arrisco: parece-me que a Sony só perderá o trono das consolas "domésticas" se acontecer algo de muito, mas mesmo muito grave. Por isso, em relação as estas, acho que a PlayStation 3 irá derrotar a X-Box 2.
Em relação ao mercado das portáteis, a vitória é mais incerta. Deixo já de lado a N-Gage. Simplesmente não a consigo ver como uma consola (curiosamente nem como um telemóvel!). Sobram a DS e a PSP. Penso que tanto uma como a outra têm argumentos interessantes, mas acho que a máquina de marketing Sony não vai deixar os créditos por mãos alheias.

P.S Eu tenho uma teoria: Normalmente, as consolas menos "capazes" tecnologicamente vencem:

GAME BOY derrotou gamegear
MEGA DRIVE derrotou super nintendo
PSONE derrotou saturn e n64
PS2 derrotou dreamcast, x-box e gamecube.
Teoria interessante... [8)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
ravemjr
Beginner
Mensagens: 35
Registado: segunda 29 dez 2003, 11:14
Localização: Portugal
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por ravemjr » sábado 06 nov 2004, 22:29

Mocho - 6/11/2004 9:43 PM

...Deixo já de lado a N-Gage. Simplesmente não a consigo ver como uma consola (curiosamente nem como um telemóvel!)...

PS2 derrotou dreamcast, x-box e gamecube.
Devo defender o meu bebe [:D]
Que não a vejas como uma consola é uma questão, mas que nem a vejas como um telemovel é pura cegueira!
Um telemovel com Symbian 60, e as capacidades de um 6600, à excepção da camara, tem de ser visto como um topo de gama! Isso é despreso a mais [:(!]
Quanto a não parecer uma consola, deves esperar pela primeira geração de jogos (estes ultimos nem faziam parte da primeira)
Quando vires que uma comunidade é realmente importante para uma consola, render-te-as. Nada bate o prestígio de seres o melhor, de seres reconhecido, e nada melhor do que o poderes fazer em qualquer lado.

Quanto à tua teoria, é verdade. Já vi dizerem que a MD e melhor que a SNES, mas tenho a certeza que o processador era mais rapido.
E seguindo a tua teoria, a N-Gage vencerá, pois é inferior à DS, à PSP, e até à Gizmondo!

E para acabar, a PS2 não derrotou inteiramente nem a Xbox nem a Dreamcast.
A Dreamcast foi derrotada pela Saturn (e pela Sega of Japan, que dificultou a saída de um BOM jogo Sonic a 3D para o sistema).
A Xbox perdeu para a PS2, mas não foi derrotada, pois comecou mais tarde.
"What d'ya mean I ain't kind? Just not your kind!"
Avatar do Utilizador
Sylver
Senior
Mensagens: 197
Registado: sábado 28 fev 2004, 12:36
Localização: Montijo
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por Sylver » sábado 06 nov 2004, 23:10

ravemjr - 6/11/2004 10:29 PM
A Dreamcast foi derrotada pela Saturn (e pela Sega of Japan, que dificultou a saída de um BOM jogo Sonic a 3D para o sistema)
repeta lá isto... tipo ou te enganaste ou eu n tou a ver bem a DC contra a saturn... explain plz
Avatar do Utilizador
SuperMocho84
Senior
Mensagens: 220
Registado: sábado 22 mai 2004, 9:34

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por SuperMocho84 » sábado 06 nov 2004, 23:10

Não atino com isto...
Última edição por SuperMocho84 em sábado 06 nov 2004, 23:33, editado 1 vez no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperMocho84
Senior
Mensagens: 220
Registado: sábado 22 mai 2004, 9:34

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por SuperMocho84 » sábado 06 nov 2004, 23:36

ravemjr - 6/11/2004 10:29 PM
Mocho - 6/11/2004 9:43 PM

...Deixo já de lado a N-Gage. Simplesmente não a consigo ver como uma consola (curiosamente nem como um telemóvel!)...

PS2 derrotou dreamcast, x-box e gamecube.
Devo defender o meu bebe [:D]
Que não a vejas como uma consola é uma questão, mas que nem a vejas como um telemovel é pura cegueira!
Um telemovel com Symbian 60, e as capacidades de um 6600, à excepção da camara, tem de ser visto como um topo de gama! Isso é despreso a mais [:(!]
Não é desprezo. Como consola não me convence (não é pelos jogos), é mais a máquina em si. Como telemóvel é feia e pouco práctica.


Quanto a não parecer uma consola, deves esperar pela primeira geração de jogos (estes ultimos nem faziam parte da primeira)
Quando vires que uma comunidade é realmente importante para uma consola, render-te-as. Nada bate o prestígio de seres o melhor, de seres reconhecido, e nada melhor do que o poderes fazer em qualquer lado.

Não acredito numa comunidade N-Gage muito expressiva. A ver vamos, posso estar enganado.


Quanto à tua teoria, é verdade. Já vi dizerem que a MD e melhor que a SNES, mas tenho a certeza que o processador era mais rapido.
E seguindo a tua teoria, a N-Gage vencerá, pois é inferior à DS, à PSP, e até à Gizmondo!
Não, segundo a minha teoria vencerá a DS, porque como leste acima, não considero a N-Gage uma consola...[:D]


E para acabar, a PS2 não derrotou inteiramente nem a Xbox nem a Dreamcast.
A Dreamcast foi derrotada pela Saturn (e pela Sega of Japan, que dificultou a saída de um BOM jogo Sonic a 3D para o sistema).
Sim, a Saturn também teve " alguma culpa no cartório", pois traiu a confiança dos que nela apostaram como sua máquina de eleição, manchando o nome Sega. Mas o insucesso da Dreamcast (e a sua prematura morte) não deveu-se só a isso: a PS2 chega ao mercado e consegue, graças a uma campanha de marketing como só a Sony o sabe fazer, vender muito mais que a Dreamcast, que até a esse momento até estava a safar-se bem. Aí, a PS2 derrotou por K.O. a Dreamcast.


A Xbox perdeu para a PS2, mas não foi derrotada, pois comecou mais tarde.
O começar mais tarde também é um dos factores que explica o 2º lugar da X-Box, mas não é o único, porque se fosse, a PS2 tinha sido derrotada pela Dreamcast, visto que a consola da Sony começou mais tarde. A inexperiência da Microsoft e os sentimentos anti-Bill Gates também têm de ser considerados. O peso que o nome PlayStation já possui no mercado e o facto de a Sony vender mais máquinas e mais jogos que a Microsoft derrotaram efectivamente a X-Box, porque o objectivo quando a consola verde entrou neste mercado foi o de alcançar a liderança e destronar a Sony. Se não o conseguiu é porque perdeu, não?
Última edição por SuperMocho84 em sábado 06 nov 2004, 23:49, editado 1 vez no total.
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperMocho84
Senior
Mensagens: 220
Registado: sábado 22 mai 2004, 9:34

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por SuperMocho84 » sábado 06 nov 2004, 23:47

Finalmente consegui meter isto como eu queria. Lá aprendi a mexer nos Quotes...muitos editares depois... [xx(]
Imagem
NCalvin
Redacção
Mensagens: 1126
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Lisboa
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por NCalvin » domingo 07 nov 2004, 2:18

concorde-se ou não, excelente post e óptimo tópico. realmente os leitores da MS são de outra cepa... :-)
ravemjr
Beginner
Mensagens: 35
Registado: segunda 29 dez 2003, 11:14
Localização: Portugal
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por ravemjr » domingo 07 nov 2004, 10:28

SylverDragon - 6/11/2004 11:10 PM
ravemjr - 6/11/2004 10:29 PM
A Dreamcast foi derrotada pela Saturn (e pela Sega of Japan, que dificultou a saída de um BOM jogo Sonic a 3D para o sistema)
repeta lá isto... tipo ou te enganaste ou eu n tou a ver bem a DC contra a saturn... explain plz
Yep, como o mocho disse: "A Saturn traiu os fans da Sega..."

Mas mocho, quanto à expressividade da ARENA, já se vêem muitas pessoas, e todos os dias ha registos novos.
Dá lá um salto e vê...
Forums activos, perguntas e duvidas respondidas em segundos, discussões acerca do gaming em geral...Só faltava mesmo era um Moderator mais activo [:p]
Como telemóvel é feia e pouco práctica.
É feia? Por acaso até tem um bom formato, tanto o QD quanto o original.
Pouco prática? Há alguma coisa mais prática que uma pendrive que lê videos, musica, imagens, envia ficheiros através da internet sem fios, e até dá as horas [:D] ?
Não, segundo a minha teoria vencerá a DS, porque como leste acima, não considero a N-Gage uma consola..
Opiniões. Para mim é uma consola, pois no fundo, toda a gente compra porque tem jogos.
concorde-se ou não, excelente post e óptimo tópico. realmente os leitores da MS são de outra cepa... :-)
Hehe, thankz man [:D]
Já tinha saudades deste forum, e não me arrependi de recuperar a minha pass para vir intervir.
Gostava de ver a QD e o Original mais desenvolvidos em Portugal.
Felizmente já nem tenho que encomendar os jogos do UK, pois a Fnac ja os disponibilisa.
"What d'ya mean I ain't kind? Just not your kind!"
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por PeddieKitsune » domingo 07 nov 2004, 13:41

Realmente a discussão está muito acima da média, mas acho que devia estar a ser desenvolvida no tópico "PSP v DS vs QD". [;)]
Eu acho que, tal como a Microsoft, a Nokia também revelou alguma inexperiência com a primeira NGage. Muito incómodo para falar ao telefone, ter de tirar a bateria para mudar de jogo, bem são erros de principiante. Mas acho que é de louvar a atitude de comunidade que a Nokia quer desenvolver, sendo pioneira em termos de consolas portáteis. Mas acho que o facto de ter lançado uma consola igual em termos técnicos mas mais prática (a QD), pareceu-me estar a trair de certa forma as pessoas que tinham comprado a primeira NGage. Tal e qual como o caso GBA-GBA SP. Essa teoria está certa, Mocho, mas não acho que vá voltar a funcionar desta vez. Desta vez acho que vai vencer a PSP.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por pedropaulo » domingo 07 nov 2004, 16:20

A imagem vende. E no campo dos jogos e das consolas esta é uma verdade absoluta, aliás como em quase todos os sectores. A mestria da Sony, vejamos como conseguiram passar a mensagem de que a PS2 era a consola mais avançada no mercado, lembram-se dos chips que não poderiam ser vendidos ao Médio Oriente devido ao seu possivel uso em armamento, demonstra a nova ordem nas vendas de consolas e jogos. Fenómenos como a globalização as comunicações em massa, caso de parcialidade e desconhecimento de causa de certos sectores da imprensa, manipulação e rumores espalhados prepositadamente na sociedade consumidora são agora factores importantissimos no sucesso de determinado produto.
O modo como essas mensagens são transmitidas, recordo-vos em relação ás primeiras consolas a quase ausencia dos meio que hoje existem de promoção, são fundamentais sobrepondo-se por vezes á qualidade do produto em si.
Obviamente que quando se tem um catalogo vastissimo como a Sony abrangendo quase todos os tipos de jogos, e isto não surge por acaso, a noção de qualidade é ofuscada pela quantidade.
Aqui reside parte do meu desencanto pelo rumo da industria, apostas em vender o maximo proporcionando o intertenimento fácil e muitas vezes acéfalo são hoje uma máxima das editoras. Se livros e filmes e os seus autores vêm a sua qualidade recompensada em certames e por especialistas na matéria, os jogos e seus criadores terão de de sujeitar á tirania do consumo, ou seja só es tão bom quanto o que vendes.
Fugi ao assunto e não quero que intrepretem isto como uma desvalorização do papel da Sony ou de outras empresas no jogos mas é um dado adquirido que a sony irá liderar por algum tempo mais todos os sectores da industria e a PSP não será excepção. Aliás creio até que esta nova aposta da Sony abriu um novo campo de batalha e consumo que certamente será dominado por quem o primeiro abriu.
A N-Gage por ter tido uma relativa incapacidade de se desnvicular da imagem de fabricante de telemoveis, erros de concepção do produto e a meu ver um mau aproveitamento dos factores de promoção que atrás referi não terá pelo menos a medio prazo uma quota de mercado que viabilize a aposta de publico e criadores na sua plataforma.
Para finalizar refiro que a comunidade que apoia uma consola não é suficiente para determinar a liderança e muitas vezes o sucesso do produto. A Nintendo têm uma comunidade bastante vasta e nos EUA são um pilar do entretenimento e mesmo assim perderam, evitando no entanto a derrota final, no confronto com a Sony.
Última edição por pedropaulo em domingo 07 nov 2004, 16:22, editado 1 vez no total.
blitzkrieg
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Portugal
Contacto:

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por blitzkrieg » segunda 08 nov 2004, 0:05

Grande conversa [:)].

Falando dos resultados de vendas da N-Gage (não sei bem como andará a QD), para mim é tipo um paradoxo da indústria, isto é, veio abalar muitas das condições que se considerava necessárias para uma consola actualmente ter sucesso.
Primeiro, o apelo ao jogador casual, que segundo consta constitui a maior parte do mercado e logo capaz de fazer toda a diferença nas vendas de um sistema, devia ser facilmente conseguido pela aposta da Nokia: um aparelho que junta rádio/leitor mp3 com um bom telemóvel e jogos com possibilidades multiplayer é quase o que a Sony pretende fazer na PSP, só que a N-Gage não lê filmes...
Em segundo lugar temos o marketing que tantas e tantas vezes é considerado a fonte de sucesso da PS1. No caso da N-Gage não faltou publicidade (ainda que um pouco abstracta) ao producto e toda a gente conhecia os anúncios que diziam "foi aqui que...". Além disso a consola era facilmente encontrada nas lojas de telemóveis para mandar umas jogadas.
Então como é que a N-Gage não convenceu?
Seria por não se definir nem como telemóvel nem como consola? Mas será que alguém liga a um mero problema de definição?
Ou será que se publicitou como consola quando o deveria ter feito como telemóvel que é um utensílio muito mais espalhado e "aceite" na população?
Não encontro nenhuma explicação que me convença.
000-Scorpion
Veteran
Mensagens: 931
Registado: quarta 29 out 2003, 11:56
Localização: Queres saber onde moro...o que tu queres sei eu!

RE: A PSP não liderará...

Mensagem por 000-Scorpion » segunda 08 nov 2004, 15:06

A Dreamcast foi derrotada porque era inferior ás novas consolas nomeadamente, perdeu com a PS2. Não me venham com essa de ter perdido com a Saturn. Já agora, foi derrotada então pela PS1. Ou seja, as pessoas sentiram-se bem com a Sony, ficaram com a Sony.
"Melhor jogo de sempre: FFVII."

"A única coragem é falarmos na primeira pessoa."
"Toda a gente tem de morrer, mas eu sempre acreditei que seria feita uma excepção no meu caso. E agora?"
"Arrependo-me muitas vezes de ter falado, nunca de me ter calado."
Bloqueado