Vim aqui para expressar o quao errado o Pedro Amaro estava quando disse que a PSP vai liderar o mercado das consolas.
Em termos de qualidade grafica posso concordar, ou pelo facto de os seus jogos online serem melhores em termos de qualidade.
Mas discordo completamente do facto de dizerem que:
-A N-Gage não poderá entrar em competição com estes pesos pesados;
-A DS ficará submissa para com a PSP.
O conceito de portabilidade
Uma consola portatil deve trazer o intuito de poder realizar em parte a tarefa de uma consola de casa, só que em qualquer lado.
Vamos analizar as características de cada consola, nesse sentido:
N-Gage:
-Bateria dura 150-200h em standby. A jogar dura 3-6h. Carrega em 1h 35m;
-Memoria removivel. Por serem cartoes de memoria, sao pequenos e faceis de transportar;
-Multiplayer Bluetooth. Jogar a dois até 10m de distancia;
-Leitor de MP3 e Rádio incorporados(apenas no original). Se os sons do jogo nao agradam, entao pode-se ouvir rádio enquanto se joga (há a alternativa de fazer o download de leitores MP3 ou OGG Vorbis);
-Porta USB(apenas no original). O N-Gage pode funcionar exctamente como um flash pen drive. Basta inserir e o MMC transforma-se numa drive;
-Leitor de video. A consola traz o REAL Player, mas também se encontram outras opções para download, como o Smart Movie.
-Multiplayer ONLINE, EM QUALQUER LUGAR. Decidi destacar este pois é aqui que está a grande aposta dos prócimos jogos;
-Internet Explorer. Atraves de um browser pode-se aceder A QUALQUER site, ou até ir ao messenger ou IRC.
Nintendo DS:
-Bateria dura 6-10h de jogo. Carrega em 4h;
-Multiplayer sem fios. Tem a vantagem de so ser preciso um dos jogadores ter o cartao;
-Multiplayer Online. Dependente de Hotspots WiFi;
-Pictochat. Programa de chat que aproveita as capacidades sem fios da consola.
Sony PSP:
-Bateria até 4-6h. Rumores dizem que com os jogos mais exigentes so dura 2h;
-Uma PS2 portátil. Com gráficos estado da arte nas consolas portáteis;
-Leitor de musica. Atraves dos memory sticks, podem-se transferir as nossas musicas favoritas e ouvi-las quando quisermos.
-Leitor de Video. Muita gente dedicar-se-ia mais ao cinema se tivesse tempo para vê-los, e com a PSP poderá fazê-lo em qualquer lugar.
-Multiplayer Online. Também através de hotspots.
Akiller feature
N-Gage: A comunidade
Nunca houve uma grande comunidade no que consta a Gameboy's ou outras consolas portáteis. A N-Gage muda tudo. Criada uma conta, o utilizador acaba obter um passe para entrar nos foruns, para fazer downloads de Demos para as consolas, participações em questionários, ou outras atividades relacionadas com a consola e, o mais importante, jogar Online. Neste preciso momento, só há um jogo a suportar jogabilidade Online, e nem é muito atractivo: Tiger Woods 2004. Mas depois de Novembro, tudo vai mudar com a chegada de novos jogos desenhados para rebentarem as contas telefonicas com o GPRS. Worms: Com rankings online para equipas e missoes. Mas também trará o que todos anseiam. Um jogo Online de equipas relativamente facil de controlar. Pocket Kingdom: Até os Gameboy's gostavam de ter um Pokémon Online, embora as "crianças"
![Old Wink [;)]](./images/smilies/old_wink.gif)
A excêntricidade excita-me
Muitos consideraram a ideia de ter dois ecran de ser disparatada, até para o consumo da bateria. No entanto anda tudo a reclamar por originalidade no mundo dos videojogos, e a Nintendo responde mais uma vez. Dois ecrãs, touch screen c/caneta, programa de chat embutido na consola...tudo novas ideias! Pensem em FPS nas consolas que finalmente poderão ser controlados em condições! Ter um HUD separado do ecran de visao significa melhor visao de jogo e até o próprio HUD poderá ser mais detalhado. E quem diz HUD separado poderá dizer mais perspectivas, ou um ecrã de controlo de tacticas. Pensem também que com este sistema poderam jogar os velhos exitos da N64. Rezem por um novo Golden Eye, e também para que ele tenha suporte para jogar Online.
O iPod dos gamers
A PSP está para os gamers como o iPod está para os amantes da musica: premiada pela qualidade. Se a DS traz gráficos da N64, então a PSP arrasa, com gráficos da consola mais vendida do momento: a PS2. Jogar Mario 64 era bom, mas muitos preferem desafiar um amigo a uma endurance no GT (desde que tenham cabos AC
![Old Big Smile [:D]](./images/smilies/old_bigsmile.gif)
Cabe-vos decidir, mas eu fico-me com a minha N-Gage. É barata, tem o video e MP3 da PSP, garante-me uma boa comunidade(os produtores dos jogos aparecem ocasionalmente nos forums para responder a perguntas), tem Multiplayer Online em qualquer lado, e também a possibilidade de usar um hotspot(atraves de um adaptador Bluetooth) e porque não preciso de um bolso extra para trazê-lo.
E para os amantes da PSP só vos digo que os graficos não importam assim tanto, muito menos numa portátil: lembrem-se da Game Gear.