-----SoRHunter - 27/10/2005 3:47 PM
Compreendo o que queres dizer: o custo que a MS tem com o jogo não é reflectido no preço final da revista, mas é suportado pela MS. No entanto, a MS não é lançada para as bancas todos os meses com o intuito de alegrar os pobres jogadores portugueses com as novidades do mundo dos videojogos: é lançada para obter lucro. [Com certeza concordas comigo NCalvin: não havendo lucro, fim da MS].
O objectivo do jogo é o aumento das vendas da revista, as quais, pelo efeito quantidade, vão pagar as custas com o licenciamento do jogo junto das editoras. Como tal, o consumidor final [o tipo que paga a revista] tem direito a todo o conteúdo, a revista e o jogo, com a qualidade que é publicitada.
Se o consumidor acaba por não ler a revista, é por isso que o pessoal aí na MS perde o sono? Ou têm mais a preocupação da viabilidade económica da vossa publicação?
Quando a Mega Score foi lançada foi sem oferta nenhuma. Um ano depois decidimos que era bom para os leitores poderem jogar um pouco dos jogos que nós testávamos, por isso passamos a incluir um CD com demos. Mas como o Calvin disse, é como um jogo de poker. Assim outros começaram a oferecer um jogo completo para nos passarem à frente. E nós respondemos. É efectivamente a lógica do mercado. Mas a Mega Score, ou a RGB, não é uma instituição de caridade. É lógico que para a empresa funcionar precisa de ter lucros com a venda das revistas, caso contrário cortam-nos a luz e fechamos a porta.
Mas desengane-se aquele que acha que o CD que se se oferece serve para aumentar os lucros. Não, nada disso, serve sobretudo para manter as receitas.
Pelo que consegui depreender dos teus posts, se a Mega Score deixar de oferecer o jogo, serás um daqueles que deixarão de comprar a revista, estou enganado? Então a lógica é esta. Não é preciso um curso de economia (se bem que agora até dá muito jeito).
Um exemplo: uma conceituada marca de carros oferece 3 leitores de DVDs na compra de um novo modelo. Será porquê? Para ter mais lucros? Nada disso, é para tentar recuperar a quota de mercado.
Os supermercado fazem ofertas tipo "Pague 2 e leve 3". Achas que vão ter mais lucros por isso? Não. Se reparares, o preço unitário de cada peça é invariavelmente mais caro, se comprares as 3 peças soltas. que o preço da promoção.