Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Onimusha
Beginner
Mensagens: 36
Registado: segunda 26 set 2005, 19:08
Localização: Lisboa

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Onimusha » quinta 29 set 2005, 22:04

Plataformas mais woman profile?

Só se for pq a violência é mais provável se alguém se esborrachar no chão, ao saltar de um precipício para o outro.



Onimusha[/i]
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por MadnessJonny » quinta 29 set 2005, 22:07

Elaryad - 29/9/2005 10:06 PM
MadnessJonny - 28/9/2005 9:57 PM
Elaryad - 28/9/2005 9:11 PM

Reparei que muitas pessoas se referem ao jogo The Sims como para raparigas.
Confesso que é um jogo que não me interessa minimamente mas já o joguei e gostava de me dedicar a construir casas, visto encontrar alí um veículo para a minha criatividade (ou a criatividade dentro do limites do jogo) porque gosto de arquitectura. Aborreci-me.

Acho que é um jogo mais direccionado para raparigas. Enquanto que penso que jogos como Singles 1 e 2 já são mais para rapazes (porque também não estou a ver uma rapariga a jogar algo em que o principal objectivo é levar alguém para a cama, ou se calhar muito me engano...), embora eu também não tenha pachorra para jogar até aparecer o sexo porque se o quiser ver existem outros meios mais acessíveis e menos entediantes, ehehe!

Adiante!

De certeza que existem raparigas que não gostem muito de videojogos mas que gostem de jogar The Sims. Alí podem viver algo que é verossímil, ou seja, que até poderiam viver no dia-a-dia. Logo, o jogo aproxima-as mais do seu mundo. É bom para aquelas que não gostam de extravazar os seus limites.

Fiquem bem
Na minha opinião o Sims não deve ser encarado como "... um jogo mais direccionado para raparigas" mas sim um jogo TAMBÉM direccionado para raparigas, e de uma atitude para a outra a distância ainda é grande.
A verdade é que, na altura em que o The Sims foi lançado, e perante um mundo em que imperava outros estilos mais violentos tais como os FPS e os RPG´s que não estão ao alcance dos menos audazes, a ideia base do jogo era simplesmente original. Nunca se havia feito nada do genero até à altura.

Como é sabido e normalmente compreendido, nem todas as raparigas/mulheres têm a mesma predesposição para andar aos tiros aos aliens como a maioria dos homens tem. No início até podem achar alguma piada e dar um tirinhos mas acabarão por largar o jogo. Outras nem lhes passará pela cabeça perderem o seu tempo com jogos que nao acham minimamente apelativos.

Portanto quando pela primeira vez é lançado um jogo em que a violência tá riscada da lista, a "pouca vergonha" é levada de uma forma descontraída e natural e que ainda por cima a ideia base está associada a uma realidade que elas tão bem conhecem, é completamente normal que seja um jogo que as cative.

Há que dar os meritos à equipa da Maxis que fez não só um trabalho original (porque assim como os sims há outros jogos tb muito originais) mas sobretudo por ter conseguido atingir o lugar no topo de vendas com a sua fantástica ideia. O exemplo vivo de que uma boa ideia suportada por uma equipa com vontade pode chegar muito longe...

VONTADE POWER!!!
Certo!

E um dos objectivos é mesmo esse, criar variedade no matter what, seja para que tipo de público for direccionado.

"Na minha opinião o Sims não deve ser encarado como "... um jogo mais direccionado para raparigas" mas sim um jogo TAMBÉM direccionado para raparigas, e de uma atitude para a outra a distância ainda é grande."

Dou-te razão, embora tenha ficado absorvida pela minha antipatia em relação ao jogo, é evidente que de um jogo "direccionado para", a um jogo "também para", vai muito, o que também se relaciona com o que explicaste a seguir. No entanto esse mercado de jogos "também para" raparigas é um pouco limitado, isto, claro está, seguindo os padrões da minha discussão. Quando entram estereótipos e certos preconceitos em assunto (como no caso dos gostos das raparigas) eu não gosto de me alongar muito.

Mas se pensar numa espécie de mercado em que existam jogos que poderão cativar mais as raparigas vêm-me mais ideias à mente, como por exemplo, os de plataformas!
Concordo. É por acaso algo que já havia reparado. De facto o gosto feminino parece recair bastante sobre as plataformas.
Porquê? Bem se pensar-mos bem podemos chegar lá analisando os outros generos:

FPS- Apesar de ser um estilo considerado de eleição por parte do grupo masculino, penso que a fracção feminina no geral não se vê muito cativada por este género. Será devido à sua natureza violenta? Talvez, na certeza porem de que a maior parte das raparigas não gosta de ver cabeças a explodir e sangue a jorrar em todas as direções.

RPG- Sim, talvez seja o meu genero preferido. Para elas talvez seja o que menos gostam. Os rpg´s na sua maioria, devido ao facto de serem jogos muito envolventes, necessitam de mais tempo do k outros jogos. Ao contrario de outros generos não pudemos apenas ligar o jogo para "fazer uma partidinha".

Simulação desposto- Embora o football esteja cada vez mais em voga no seio das raparigas a verdade é k mts ainda estão de costas voltadas para o desporto rei. E quem gosta de jogar um desporto onde nem seker sabe as regras? Em analogia, seria tão divertido para elas (as k n sabem/gostam de football) jogar um PES como seria pa nos jogar uma simulação do jogo da malha...

Simulação de carros- Aqui acredito k muitas delas também são fãs. não tanto como a maioria dos rapazes, mas conduzir uma bela de uma bomba é sempre um boa experiência seja em k planeta for! Elas já estão fartas da celebre piadola "mulher ao volante perigo constante" e começam ja de "tenra" idade a mostrar fibra ao volante [:P]

assim sendo, dos generos mais comuns já só lhes resta as plataformas como método geral de entertenimento feminino [:)]

JOGO DA MALHA POWER!!!
Última edição por MadnessJonny em quinta 29 set 2005, 22:11, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Chris » quinta 29 set 2005, 22:44

Madness Johnny, viste como eu sabia que ias perceber.. E quando me conheceres ainda vais mudar mais de opinião... Eu não comecei logo a insultar-te por me teres chamado um "puto estupido" aí a conversa teria seguido outro rumo e andavamos aqui à batatada um com o outro.. Assim ficou tudo calmo e tudo se resolveu. Somos users exemplo para os mais "novos" :D hehe
hax face
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por riminuro » sexta 30 set 2005, 8:20

Pessoal, quando falei "neste meio" não me referia ao fórum, mas ao universo dos videojogos em geral. E se pensarem bem, com certeza que concordarão que uma das razões que afastam as mulheres "deste meio", é o facto de "neste meio" abundarem palermas machistas e retrógrados, que por um lado se espantam e por outro se excitam com presenças femininas. Julgo que não será o caso do fórum, porque quando se tratam de jogadores experientes e conscientes como nós [;)], as conversas mantêm o nível, tirando uma ou outra exaltação ou elementos de fora que aparecem com o único intuito de perturbar a serenidade. E prometo que vou, finalmente, dar ao meu amorzinho a morada do fórum, embora, a partir desse momento, saiba que vou ter de me refrear nos comentários... [B)]
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
-Sergio-
Senior
Mensagens: 451
Registado: terça 09 ago 2005, 19:51
Localização: Algures, banido.....

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por -Sergio- » sexta 30 set 2005, 9:30

ChrizCorr - 29/9/2005 9:26 PM

Obrigado pelo elogio. Tambem foi um prazer conhecer-te.
Eu quando disse aquilo das hormonas vi logo que não ia dar bem e pus la JK (Just Kidding). Mas pronto, vou tentar ser mais óbvio. Ou então não digo mas é mais nada! [B)] (Just Kidding)
És um puto estupido.
"Melhor jogo de sempre: Final Fantasy VII."
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por MadnessJonny » sexta 30 set 2005, 15:59

ChrizCorr - 29/9/2005 11:44 PM

Madness Johnny, viste como eu sabia que ias perceber.. E quando me conheceres ainda vais mudar mais de opinião... Eu não comecei logo a insultar-te por me teres chamado um "puto estupido" aí a conversa teria seguido outro rumo e andavamos aqui à batatada um com o outro.. Assim ficou tudo calmo e tudo se resolveu. Somos users exemplo para os mais "novos" :D hehe
tens razão, e à que dar um bom exemplo aos mais novos seguidores da Mega Score [:D]

e para quem seja "novitos" nesta andanças aqui vai o primeiro concelhos dos vossos "tios" Madnessjonny e ChrizCorr: nunca se exaltem e evitem fazer juízos das pessoas baseadas em apenas alguns meros posts [;)]

"TIOS" POWER!!!
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Chris » sexta 30 set 2005, 16:07

MadnessJonny - 30/9/2005 4:59 PM

tens razão, e à que dar um bom exemplo aos mais novos seguidores da Mega Score [:D]

e para quem seja "novitos" nesta andanças aqui vai o primeiro concelhos dos vossos "tios" Madnessjonny e ChrizCorr: nunca se exaltem e evitem fazer juízos das pessoas baseadas em apenas alguns meros posts [;)]

"TIOS" POWER!!!
Hehehe, aprendam que agente nao dura sempre.. E já agora, não estou a falar so para os novos.. Há aqui veteranos que se exaltam facilmente, tenham calma e ignorem os parvalhões quando os encontram, tal como fariam num bar/disco à noite. [;)]
Ou então esmagem-lhes a cabeça com uma cadeira e estripem-nos com uma garrafa partida, tambem seria opção.. (ESTOU A BRINCAR [:p])
hax face
Avatar do Utilizador
Golden Echo
Expert
Mensagens: 1244
Registado: quinta 15 set 2005, 13:10
Localização: Beja

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Golden Echo » sexta 30 set 2005, 18:24

pessoal
vocês estão a ver as raparigas a jogar jogos como , gta, call of duty, fifa, jogos de carros, etc. etc. etc?
a razão pelo qual as raparigas jogam pouco, é porque há poucos jogos destinados a elas
vejamos uma coisa:

que jogos poderão as raparigas jogar?
-sims
-alguns jogos de estratégia
-talvez jogos como o spider-man, quarteto fantástico etc.
-alguns de plataforma (poucos mas há)
- o eye toy

e que jogos jogam os rapazes?
Guerra: centenas de jogos de guerra
carros: mais uma porrada deles para cada tipo de competição
desporto: mais uma porrada deles
etc.

percebem, acho que não é muito dificil de concluir...
-Sergio-
Senior
Mensagens: 451
Registado: terça 09 ago 2005, 19:51
Localização: Algures, banido.....

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por -Sergio- » sábado 01 out 2005, 9:19

Jogos para raparigas nunca dão lucro, por isso não há mais jogos destinadas para elas.
"Melhor jogo de sempre: Final Fantasy VII."
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Hunter » sábado 01 out 2005, 9:46

poderá nao dar lucro,mas acho que elas teem o mesmo direito que os rapazes....... nao quero com isto dizer que agora quero que o mercado seja invadido por jogos tipo barbie e teletubies,mas acho que tambem merecem uns jogos destinados para elas
Última edição por Hunter em sábado 01 out 2005, 9:47, editado 1 vez no total.
-Sergio-
Senior
Mensagens: 451
Registado: terça 09 ago 2005, 19:51
Localização: Algures, banido.....

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por -Sergio- » sábado 01 out 2005, 10:06

Hunter - 1/10/2005 10:46 AM

poderá nao dar lucro,mas acho que elas teem o mesmo direito que os rapazes....... nao quero com isto dizer que agora quero que o mercado seja invadido por jogos tipo barbie e teletubies,mas acho que tambem merecem uns jogos destinados para elas
Como por exemplo??? Gostos para elas? A campeã de Quake era uma mulher. As mulheres que se preocupem menos com as novelas e 1ªs companhias e joguem mais. Em vez de lerem 7 livros por semana, lêm 4 e jogam mais. [xx(]
"Melhor jogo de sempre: Final Fantasy VII."
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Hunter » sábado 01 out 2005, 10:13

nao duvido disso... aqui a atrasado postei o exemplo de duas vizinhas minhas que jogam ate muito bem doom 3... so que sou da opiniao que o mercado tambem deva ter alguns jogos destinados ao publico feminino...
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por MadnessJonny » sábado 01 out 2005, 21:51

Hunter - 1/10/2005 11:13 AM

nao duvido disso... aqui a atrasado postei o exemplo de duas vizinhas minhas que jogam ate muito bem doom 3... so que sou da opiniao que o mercado tambem deva ter alguns jogos destinados ao publico feminino...
embora elas tenham de facto todo o direito de terem jogos destinados a elas a verdade é que um jogo destinado apenas a raparigas é um jogo que muito dificilmente terá sucesso comercial. E, assim como noutras industrias, é isso que importa para as Editoras. Não estou a ver nenhuma editora aveturar-se numa secção de mercado k prevê que não lhe irá dar lucro, e ninguem os pode censurar por isso, afinal de contas estão a fazer o seu trabalho e esperam recolher frutos...

c´est a vie...

MERCADO POWER!!!
N1gh7m4r3
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 8
Registado: sábado 01 out 2005, 9:19
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por N1gh7m4r3 » domingo 02 out 2005, 8:11

Boas ppl [;)]
N1gh7m4r3
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 8
Registado: sábado 01 out 2005, 9:19
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por N1gh7m4r3 » domingo 02 out 2005, 8:11

Boas ppl [;)]

Só queria aqui deixar algumas ideias sobre os jogos e as raparigas.

É verdade que os jogos não são dedicados para elas, como alguem disse aqui no forum não dá grande lucro as raparigas não têm paciência para jogar, perferem ver televisão, ler um livro, passear com as amigas, passar uma tarde ao telefone, etc... e quem as pode censurar por issu?? Ninguém, gostos não se discutem, cada um é como cada qual e não vale a pena termos ideias de que as mulheres algum dia vão ADORAR os jogos porque enquanto os jogos forem como são elas jamais irão envolver-se ao nivel dos rapazes, a culpa não e delas e da natureza.

E após este momento de reflexão vou deixar aqui algumas ideias sobre vários géneros de jogos e as raparigas.

First Person Shooters (FPS) - Este é daqueles géneros que requerem bastante atenção ao que se está a fazer (jogos de qualidade) caso contrário esperanos um belo "HeadShot" [:p]. Depoiz ainda existe a questão da violência mas o grande prooble é mesmo o tempo e atenções requeridas para jogar bem estes jogos, niguem gosta de entrar num jogo on-line e ser completamente humilhado.

Role Playing Games (RPG) - Aqui o tempo necessário para os terminar e enorme (quem se lembra de FFVII??) e elas não querem perder o seu tempo num jogo enorme que requer bastante atenção e comprenção de todos os seus aspectos. São jogos que acredito que elas gostem dos argumentos e do grafismo mas a jogabilidade não faz o seu estilo, falando na generalidade.

Massive MultyPlayer On-Line RPG's (MMORPG) - Aqui entra um estilo bastante controverso, é um RPG, é On-line, é enorme, requer bastante tempo e compreenção dos seus promenores, requer prática e pode ser violento, resumindo defenitivamente não é para raparigas. ERRADO!! [:p] É um dos estilos que elas podem gostar de jogar e muito ora vejamos: É um estilo maioritariamente social onde se elas tiverem duvidas, persisarem de ajuda ou simplesmente queiram um simples "chat" podem-no fazer a quase qualquer momento, depois existe a questão dos/as amigos/as que também possam querer jogar (como eu disse elas gostam de passear e de conversar, que tal passear com os amigos numa noite de inverno... em frente ao PC? A mim soa-me bem [:)]).

P.S. - A minha namorada joga WoW comigo e com os nossos amigos/as, temos uma Guild TuGa (Souls of DarknesS) com mais de 40 membros, 14 são raparigas (sim todos os membors estão activos).

Plataformas - Sim um estilo do qual elas em geral gostam, divertidos, giros, grafismo apelante (ou não [xx(]), jogabilidade simples que não requer muita aprendizagem nem muito tempo.

Simuladores (Desporto) - Em geral não gostam, todos sabem que as raparigas são boas desportistas mas a niveis virtuais não é um jogo apelativo para elas.

Automobilismo/Rally - Outro estilo "bacano" para elas embora não dure assim muito tempo. Não sei o porquê mas em geral fartam-se. Não gostam de construir automoveis nem de comprar peças, só jogos mais Arcade
Última edição por N1gh7m4r3 em domingo 02 out 2005, 8:49, editado 1 vez no total.
Bloqueado