Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Onimusha
Beginner
Mensagens: 36
Registado: segunda 26 set 2005, 19:08
Localização: Lisboa

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Onimusha » terça 27 set 2005, 22:52

Eis uma moça q sabe do q gosta e n se intimida facilmente.
E escreve até q os dedos lhe doam!
A minha experiência/vício c os jogos começou c 6 anos, no longínquo ano de 1979 (a maior parte dos vossos pais ainda n namoravam), c um jogo electrónico q se recarregava c luz solar ou artificial. Lindo!
A partir daí, c mesadas gastas nas arcades, foi sempre a abrir.
Q saudades do primeiro ghost'n'goblins.
E há-de haver alguém aqui q tenha jogado no spectrum. C aquele barulho infernal e c imenso suspense para ver se passado meia hora o jogo «entrava» ou dizia load error.



Onimusha[/i]
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por pedropaulo » terça 27 set 2005, 22:53

Elaryad - 27/9/2005 11:38 PM

Boa noite a todos(as), (se existirem "as" a lerem-nos)!

Aqui vai uma opinião de uma mulher, simplesmente baseada no que li nos vossos primeiros posts e no que realmente acho do assunto.

Cá em casa o mundo dos videojogos sempre esteve presente, desde as consolas piratas que imitavam os cartuchos do Spectrum, até ao Game Boy/Game Gear (ainda os tenho), depois a coisa parou porque a malta não gostava muito de consolas que se ligassem a TV, e visto que ainda não havia possibilidade para adquirir uma, além do mais a TV cá em casa era para a família, embirrava-se com a TV, enfim, passámos ao PC e por aí em diante. O PC como consola por excelência.

Os elementos femininos da família batiam horas a jogar durante tardes inteiras, algumas noites, até chegarmos ao fim dos respectivos jogos. Um dos nossos membros manteve-se ligada ao Game Boy por muitos e muitos anos acabando os jogos que eu até nem cheguei a acabar. Eu acabava uns, ela acabava outros, era a minha Mãe, claro. O meu Pai incutiu-me o gosto pelo Pinball (quantas horas passava ele em frente àquela máquina arcade...).

Não sei se é de família ou não, mas o meu primo e tio tambem jogavam imenso. E foi com eles que conheci as consolas que se ligavam a TV como a Sega Saturn, a Super Nintendo, a PS1, as consolas dessa geração e da seguinte, no fundo.

A situação extra-familiar em relação aos jogos nunca foi boa. Antigamente os jogos eram algo de elite, não havia dinheiro por isso a malta não jogava. Só algumas sortudas na pré-adolescencia tinham a possibilidade de comprar um Spectrum novinho com joguinhos e tudo e depois um Amiga (tu sabes quem és!!).

Concordo com algumas opiniões da vossa parte sobre a futilidade das miúdas. Até hoje estive a conversar sobre isso com uma pessoa. Irrita-me essa questão das roupas e calçado. Claro que não ando nua nem descalça na rua, mas também prefiro comprar um jogo ou um livro a comprar um par de calças. Se puder comprar os dois, melhor! Acho que pura e simplesmente, sendo homem ou mulher, cada pessoa tem as suas prioridades. Mas também concordo que homem e mulher são diferentes e a maioria das raparigas não são, de todo, como a maioria dos rapazes (ainda bem). Claro que há excepções, mas acredito que a partir de uma certa idade os videojogos começem a desinteressar às raparigas. Preocupam-se mais com o seu corpo, a sua sexualidade, a sua aparência, as suas relações sociais, as relações familiares, etc, até chegarem a praticar outros hobbies que não contemplam os jogos.

E depois há a questão da indiscutível pressão masculina nesta área. As raparigas intimidam-se porque vêem que os rapazes podem gozá-las por também partilharem de um passatempo em que eles sao os reis e senhores. Eles, muitas vezes, têm o preconceito de que a rapariga joga tão bem no PC ou na consola como joga bem futebol ou ao berlinde. Muito no geral, por fim podem acontecer duas coisas: ou elas acabam por esquecer os jogos porque deixaram de fazer parte da sua evolução pessoal, ou continuam a jogar e não dizem nada a ninguém!

Ou uma ou outra coisa, os preconceitos de quem não compreende este passatempo (que depois até acaba por ser mais que isso) são grandes e eu não ando para aí a partilhar com as minhas conhecidas que jogo cenas no PC e que até leio revistas e participo em fóruns sobre o tema. Com as amigas partilha-se, mas essas são mais neutrais.
A única que partilhou imensas novidades comigo e com quem vou partilhando conhecimentos mútuos foi aquela que teve um Spectrum e um Amiga que, para minha infelicidade, nunca cheguei a ter em casa (sua velhaca!).

Por isso rapazes, não desesperem, elas andam aí! ;)
Excelente post. E uma perspectiva feminina para esclarecer alguns pontos.
Bemvinda.
Onimusha
Beginner
Mensagens: 36
Registado: segunda 26 set 2005, 19:08
Localização: Lisboa

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Onimusha » terça 27 set 2005, 22:59

A Elyarad fez-me sentir uma nostalgia...
Onimusha[/i]
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Newtomic » terça 27 set 2005, 23:56

Cyrax - 27/9/2005 8:45 PM

Se disseres que o jogo foi feito a pensar nas mulheres tudo bem, agora acho que o jogo teve sucesso em ambos os sexos, conheço pessoal masculino que joga (ou melhor, jogou, pois não tem paciencia para manter aquela vida) sims! [:D]
Pelo menos o meu irmao e eu adoravamos jogar esse jogo, era so mesmo para rir, desde construir casa completamente pimbas até matar as pessoas e decorar as casas com urnas era motivo para jogar! [:D] [:D]
Nota k nunca disse k não foi um sucesso entre os 2 sexos Femenino/Masculino; Mas k o publico alvo "directo" foi o Femenino, disso não tenho nenhuma duvida, e pra provar isso só te posso dizer que...

...As minhas irmãs, k moram na mesma casa k eu, nem são muito de jogar, mas ao "The Sims" (este agora acho k já nem lhe tocam mas pronto) e ao "The Sims 2" jogam e até bastante, agora não tanto por causa das aulas, mas 3.7GB de "The Sims" e 2.9GB de "The Sims 2" provam k "elas" (sexo Femenino) é k são o publico alvo, pois eu apesar de já ter feito muitas coisas tanto num jogo como no outro é porke elas me pedem ou tal como tu disseste pra curtir, pois eu jogar só por jogar e levar akilo a sério, não me pareçe hehe! [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Newtomic » quarta 28 set 2005, 0:19

Citando o post da Elaryad ...

Antes de tudo o resto devo dizer-te k te devo um pedido de desculpas, pois tal, e já vi k, como entendes não é muito normal aparecerem novos user's "bem-falantes", e como se isso não bastasse do sexo não GERAL neste tipo de fórum então é uma coisa muito rara, dai a minha tal confusão! [:D] (Por isso penso k me desculpas numa boa. seguindo...)

--- Li atentamente o teu post, admito k + atento até do k no GERAL leio os outros, não devido ao facto de te dever um pedido de desculpas, mas por estar mesmo à espera, já há muito tempo, de um post do sexo oposto ao meu, hehe!
--- Notei no entanto k não gostava de estar no teu lugar, pois não falar com ninguem (excepto com uma amiga segundo o k percebi) sobre um passatempo k ADORO era para mim uma coisa k não sei se conseguiria suportar durante muito tempo, mas não deixo no entanto de dizer k não o deverias fazer, alias até acho k deverias tentar fazer ver a algumas das tuas "amigas" k jogar não é necessáriamente uma coisa de Homens ou melhor, de putos-nerd's, e k até pode ser um bom passatempo k em muitos casos melhor k outros bem + aborrecidos e monotonos.
--- Depois à uma coisa a tua Mãe JOGA! [:0] Sem kerer ofender gostava de saber +/- k idade tem ela, é k mulheres a jogar são muuuiiitttooo poucas e, com a idade (k desconheço) + avançada (não interpretem este avançada mal [xx(]) eu não sei de nenhuma mesmo.

Hummm e de momento nada + tenho a dizer, a não ser tal como já tinha dito k espero sinceramente k não DESAPAREÇAS, mas sim e plo contrário k permaneças e k sejas bastante participativa. [;)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Newtomic » quarta 28 set 2005, 0:21

Onimusha - 27/9/2005 11:52 PM

Eis uma moça q sabe do q gosta e n se intimida facilmente.
E escreve até q os dedos lhe doam!
A minha experiência/vício c os jogos começou c 6 anos, no longínquo ano de 1979 (a maior parte dos vossos pais ainda n namoravam), c um jogo electrónico q se recarregava c luz solar ou artificial. Lindo!
A partir daí, c mesadas gastas nas arcades, foi sempre a abrir.
Q saudades do primeiro ghost'n'goblins.
E há-de haver alguém aqui q tenha jogado no spectrum. C aquele barulho infernal e c imenso suspense para ver se passado meia hora o jogo «entrava» ou dizia load error.


Ainda joguei umas quantas x's num Spectum, e o seu ruido inconfundivel hehe! [:D]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Chris » quarta 28 set 2005, 0:27

Newtomic, eu sou teu amigo e tal mas tens de parar de fazer 3 post seguidos. Até parece que nao tens mais nada para fazer. [:p] [:D]
hax face
-Sergio-
Senior
Mensagens: 451
Registado: terça 09 ago 2005, 19:51
Localização: Algures, banido.....

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por -Sergio- » quarta 28 set 2005, 10:19

Newtomic - 27/9/2005 6:59 PM
-Sergio- - 27/9/2005 6:29 PM
ChrizCorr - 27/9/2005 6:28 PM

Gostava que me dissesses qual foi o publico alvo do Sims... E tambem quantas copias foram vendidas...
Publico alvo? Mulheres não foram. Que tal, aqueles que gostam de estratégia? Além disso era um tipo de jogo novo e foi bem aceite pela critica, obviamnete que os leitores dessas revistaswebsites, gostando das criticas, compraram o jogo. O jogo bateu recordes por todo o mundo.
lol [:D] haha! -Sergio- desta x enganaste-te REDONDAMENTE, pois o Publico "alvo" do jogo The Sims e respectivas sequelas/expanções foi sim as MULHERES/RAPARIGAS/POVO-FEMENINO. [;)]
UAU, eu conheço RPG's, FPS's, não sabia que havia jogos chamados Simuladores da Vida Real.

Olhem, no Gamespot dizem que é estratégia

http://www.gamespot.com/finder/findgames.html

Se o Sims era um jogo destinado ao povo feminino, além de ter errado completamente o obejctivo, deviam era despedir o gestor da Maxis.

"Melhor jogo de sempre: Final Fantasy VII."
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por riminuro » quarta 28 set 2005, 12:08

Da minha experiência, o The Sims teve mesmo como alvo o público feminino, a começar pela minha namorada que é capaz de perder horas e horas com aquilo, bem como as namoradas de vários amigos meus. Depois, basta ver a comunidade dos Sims, os foruns, os detalhes incluidos em cada expansão.Até é provável que existam, em termos absolutos, mais homens do que mulheres a comprar e jogar o The Sims, mas se relativizarmos este número tendo em conta a percentagem global de homens e mulheres videojogadores, acho que chegaremos à conclusão de que as mulheres são mesmo o "target" do jogo e do marketing associado a este.

PS: Se começarem a aparecer mais mulheres por aqui, pode ser que convença a minha querida jogadora a participar também! Por acaso, há mais de um ano que ela me anda a perguntar qual é o site, mas como tinha medo de algumas reacções mais "famintas", if you know what I mean... [:p]
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Chris » quarta 28 set 2005, 17:54

Scorpion, no offense mas tens de começar a pensar para além daquilo que a gamespot diz.. Sejam eles mega-super-hiper experientes, a tua própria opinião devia ser a mais importante. E a tua opinião deve ser formada com base no raciocínio.. Para mim é lógico que os Sims foram criados a pensar nas mulheres.
hax face
Avatar do Utilizador
Elaryad
Novato||Novata
Mensagens: 11
Registado: segunda 26 set 2005, 17:39
Localização: Lisboa

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Elaryad » quarta 28 set 2005, 20:02

Newtomic - 28/9/2005 1:19 AM

Citando o post da Elaryad ...

Antes de tudo o resto devo dizer-te k te devo um pedido de desculpas, pois tal, e já vi k, como entendes não é muito normal aparecerem novos user's "bem-falantes", e como se isso não bastasse do sexo não GERAL neste tipo de fórum então é uma coisa muito rara, dai a minha tal confusão! [:D] (Por isso penso k me desculpas numa boa. seguindo...)

--- Li atentamente o teu post, admito k + atento até do k no GERAL leio os outros, não devido ao facto de te dever um pedido de desculpas, mas por estar mesmo à espera, já há muito tempo, de um post do sexo oposto ao meu, hehe!
--- Notei no entanto k não gostava de estar no teu lugar, pois não falar com ninguem (excepto com uma amiga segundo o k percebi) sobre um passatempo k ADORO era para mim uma coisa k não sei se conseguiria suportar durante muito tempo, mas não deixo no entanto de dizer k não o deverias fazer, alias até acho k deverias tentar fazer ver a algumas das tuas "amigas" k jogar não é necessáriamente uma coisa de Homens ou melhor, de putos-nerd's, e k até pode ser um bom passatempo k em muitos casos melhor k outros bem + aborrecidos e monotonos.
--- Depois à uma coisa a tua Mãe JOGA! [:0] Sem kerer ofender gostava de saber +/- k idade tem ela, é k mulheres a jogar são muuuiiitttooo poucas e, com a idade (k desconheço) + avançada (não interpretem este avançada mal [xx(]) eu não sei de nenhuma mesmo.

Hummm e de momento nada + tenho a dizer, a não ser tal como já tinha dito k espero sinceramente k não DESAPAREÇAS, mas sim e plo contrário k permaneças e k sejas bastante participativa. [;)]

Olá Newtomic!

Não é necessário pedir desculpas por uma coisa dessas e até agradeço o comentário que fizeste.
Quanto a não aguentares estar no meu lugar, basta só pensares que as pessoas têm personalidades diferentes. Tu precisas de partilhar ou desabafar sobre os teus gostos, e eu prefiro usufruir dos meus, sozinha, ou com mais uma ou duas pessoas.
E depois também há a questão que referiste a seguir sobre a minha família. Aqui em casa tenho uma pessoa que ouve as minhas opiniões sobre jogos/revistas e outros acontecimentos ligados a este mundo. Acredita que assim a minha posição é até bastante priveligiada :)
Quanto à idade da minha Mãe, tem menos de 50 e mais de 40. Agora ela já não joga aqueles jogos que andam aí na berra. Joga jogos antigos ou que estejam disponíveis para download na net. Claro que os cracks ficam por minha conta e ela não se cala enquanto eu não os arranjar.

Mais uma vez obrigada pelo teu interesse!
Última edição por Elaryad em quarta 28 set 2005, 20:03, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
Elaryad
Novato||Novata
Mensagens: 11
Registado: segunda 26 set 2005, 17:39
Localização: Lisboa

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Elaryad » quarta 28 set 2005, 20:11

Reparei que muitas pessoas se referem ao jogo The Sims como para raparigas.
Confesso que é um jogo que não me interessa minimamente mas já o joguei e gostava de me dedicar a construir casas, visto encontrar alí um veículo para a minha criatividade (ou a criatividade dentro do limites do jogo) porque gosto de arquitectura. Aborreci-me.

Acho que é um jogo mais direccionado para raparigas. Enquanto que penso que jogos como Singles 1 e 2 já são mais para rapazes (porque também não estou a ver uma rapariga a jogar algo em que o principal objectivo é levar alguém para a cama, ou se calhar muito me engano...), embora eu também não tenha pachorra para jogar até aparecer o sexo porque se o quiser ver existem outros meios mais acessíveis e menos entediantes, ehehe!

Adiante!

De certeza que existem raparigas que não gostem muito de videojogos mas que gostem de jogar The Sims. Alí podem viver algo que é verossímil, ou seja, que até poderiam viver no dia-a-dia. Logo, o jogo aproxima-as mais do seu mundo. É bom para aquelas que não gostam de extravazar os seus limites.

Fiquem bem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por Chris » quarta 28 set 2005, 20:53

Ora aí está o que eu não percebo.. Quando vejo um filme ou jogo um jogo, eu quero é ver e fazer coisas que nunca posso na vida real! Matar alguém ( [:p]), destruir galáxias, usar super poderes, magia, dragões, Chocobos, tudo o que nunca na vida conseguirei fazer. Agora ver telenovelas e jogar jogos "verosemelhantes" não tem piada NENHUMA, se é algo que posso fazer na realidade, alguma vez seria suficientemente preguiçoso/burro/noob de fazê-lo na realidade?! Os anti-sociais são os que veêm novelas e esquadrões G... Abaixo a TVI e a SIC.
Última edição por Chris em quarta 28 set 2005, 20:55, editado 1 vez no total.
hax face
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por MadnessJonny » quarta 28 set 2005, 20:57

Elaryad - 28/9/2005 9:11 PM

Reparei que muitas pessoas se referem ao jogo The Sims como para raparigas.
Confesso que é um jogo que não me interessa minimamente mas já o joguei e gostava de me dedicar a construir casas, visto encontrar alí um veículo para a minha criatividade (ou a criatividade dentro do limites do jogo) porque gosto de arquitectura. Aborreci-me.

Acho que é um jogo mais direccionado para raparigas. Enquanto que penso que jogos como Singles 1 e 2 já são mais para rapazes (porque também não estou a ver uma rapariga a jogar algo em que o principal objectivo é levar alguém para a cama, ou se calhar muito me engano...), embora eu também não tenha pachorra para jogar até aparecer o sexo porque se o quiser ver existem outros meios mais acessíveis e menos entediantes, ehehe!

Adiante!

De certeza que existem raparigas que não gostem muito de videojogos mas que gostem de jogar The Sims. Alí podem viver algo que é verossímil, ou seja, que até poderiam viver no dia-a-dia. Logo, o jogo aproxima-as mais do seu mundo. É bom para aquelas que não gostam de extravazar os seus limites.

Fiquem bem
Na minha opinião o Sims não deve ser encarado como "... um jogo mais direccionado para raparigas" mas sim um jogo TAMBÉM direccionado para raparigas, e de uma atitude para a outra a distância ainda é grande.
A verdade é que, na altura em que o The Sims foi lançado, e perante um mundo em que imperava outros estilos mais violentos tais como os FPS e os RPG´s que não estão ao alcance dos menos audazes, a ideia base do jogo era simplesmente original. Nunca se havia feito nada do genero até à altura.

Como é sabido e normalmente compreendido, nem todas as raparigas/mulheres têm a mesma predesposição para andar aos tiros aos aliens como a maioria dos homens tem. No início até podem achar alguma piada e dar um tirinhos mas acabarão por largar o jogo. Outras nem lhes passará pela cabeça perderem o seu tempo com jogos que nao acham minimamente apelativos.

Portanto quando pela primeira vez é lançado um jogo em que a violência tá riscada da lista, a "pouca vergonha" é levada de uma forma descontraída e natural e que ainda por cima a ideia base está associada a uma realidade que elas tão bem conhecem, é completamente normal que seja um jogo que as cative.

Há que dar os meritos à equipa da Maxis que fez não só um trabalho original (porque assim como os sims há outros jogos tb muito originais) mas sobretudo por ter conseguido atingir o lugar no topo de vendas com a sua fantástica ideia. O exemplo vivo de que uma boa ideia suportada por uma equipa com vontade pode chegar muito longe...

VONTADE POWER!!!
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

RE: Porque há tao poucas mulheres a jogar?

Mensagem por MadnessJonny » quarta 28 set 2005, 21:07

ChrizCorr - 28/9/2005 9:53 PM

Ora aí está o que eu não percebo.. Quando vejo um filme ou jogo um jogo, eu quero é ver e fazer coisas que nunca posso na vida real! Matar alguém ( [:p]), destruir galáxias, usar super poderes, magia, dragões, Chocobos, tudo o que nunca na vida conseguirei fazer. Agora ver telenovelas e jogar jogos "verosemelhantes" não tem piada NENHUMA, se é algo que posso fazer na realidade, alguma vez seria suficientemente preguiçoso/burro/noob de fazê-lo na realidade?! Os anti-sociais são os que veêm novelas e esquadrões G... Abaixo a TVI e a SIC.
Quando "Matar alguém ( [:p]), destruir galáxias, usar super poderes, magia, dragões, Chocobos," se torna algo tão quotidiano nos jogos como assoar quando estás constipado há um ponto em que eu digo: "não! Estou farto de matar, estou farto de disputar o primeiro lugar com o carro azul e já marquei golos no fifa que dão pro resto da vida do liedson! Preciso de algo novo!!!"

A verdade é que a maior parte dos jogos partem todos da mesma base: matar. Ora matamos porque queremos vingança, ora matamos porque somos maus, ora matamos porque simplesmente não temos mais nd para fazer, etc. Não quero discutir a maneira como te divertes à frente de uma consola ou pc, mas eu não consigo jogar sempre à mesma coisa! assim como não consigo comer carne de vaca todos os dias à refeição, é bom sim senhor, mas o que é demais enjoa!!!

NOVIDADES POWER!!!
Bloqueado