videojogos........ 8ªarte???

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por PeddieKitsune » segunda 17 out 2005, 21:02

Death Crow - 17/10/2005 9:48 PM

Peddie, se me permites eu pesquisei sobre arte e aqui vai:

A arte pode ser definida como aquilo que não é relacionado diretamente à sobrevivência ou à reprodução, mesmo que reflita algo sobre essas questões, portanto, sendo desenvolvida apenas quando essas duas primeiras questões estão resolvidas.
Também pode ser definida como o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

Que venha o teu trabalho, mas agora enche isto, é que eu já sei como são os filósofos.

Mais uma coisa, teremos de adaptar a termo arte aos videojogos porque é mesmo isso que estamos a discutir e arte não define videojogo e vice-versa.
Se calhar é melhor não colocar aqui na íntegra e sim como download, porque são umas 8 páginas cheias de texto (não, nada de bonecada [:P]).
É interessante essa definição que encontraste falar sobre reprodução, porque foi precisamente sobre esse aspecto que o meu trabalho se debruçou. Ultra sintetizando, o conceito de obra de arte envolvia uma "aura" (conceito introduzido pela primeira vez por Walter Benjamin), aura essa que se relacionava com o aqui e o agora da obra de arte, a sua singularidade. Por isso é que uma reprodução de uma obra de arte não tem o mesmo valor da obra de arte reproduzida. E depois discuti o facto do cinema ser considerado uma arte, dado que a sua concepção é, em última instância, um método de reprodução: o cinema não é mais do que uma sucessão de fotografias, que são por sua vez um modo de reprodução da realidade. Aplicando aos videojogos, e segundo este ponto de vista, seria difícil considerá-los uma arte, dado que como todos sabemos são reproduzidos em massa para serem consumidos pelo público.
Se acharem que vale a pena hostar o meu trabalho digam, mas agora não o posso fazer. Amanhã já poderei.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Death Crow » terça 18 out 2005, 16:29

Peddie - 17/10/2005 10:02 PM
Death Crow - 17/10/2005 9:48 PM

Peddie, se me permites eu pesquisei sobre arte e aqui vai:

A arte pode ser definida como aquilo que não é relacionado diretamente à sobrevivência ou à reprodução, mesmo que reflita algo sobre essas questões, portanto, sendo desenvolvida apenas quando essas duas primeiras questões estão resolvidas.
Também pode ser definida como o produto final da manipulação humana sobre uma matéria-prima qualquer.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Arte

Que venha o teu trabalho, mas agora enche isto, é que eu já sei como são os filósofos.

Mais uma coisa, teremos de adaptar a termo arte aos videojogos porque é mesmo isso que estamos a discutir e arte não define videojogo e vice-versa.
Se calhar é melhor não colocar aqui na íntegra e sim como download, porque são umas 8 páginas cheias de texto (não, nada de bonecada [:P]).
É interessante essa definição que encontraste falar sobre reprodução, porque foi precisamente sobre esse aspecto que o meu trabalho se debruçou. Ultra sintetizando, o conceito de obra de arte envolvia uma "aura" (conceito introduzido pela primeira vez por Walter Benjamin), aura essa que se relacionava com o aqui e o agora da obra de arte, a sua singularidade. Por isso é que uma reprodução de uma obra de arte não tem o mesmo valor da obra de arte reproduzida. E depois discuti o facto do cinema ser considerado uma arte, dado que a sua concepção é, em última instância, um método de reprodução: o cinema não é mais do que uma sucessão de fotografias, que são por sua vez um modo de reprodução da realidade. Aplicando aos videojogos, e segundo este ponto de vista, seria difícil considerá-los uma arte, dado que como todos sabemos são reproduzidos em massa para serem consumidos pelo público.
Se acharem que vale a pena hostar o meu trabalho digam, mas agora não o posso fazer. Amanhã já poderei.
Não sei se vale a pena, 8 páginas??? Mas se disponibilizares para downlod talvez dê 1 vista de olhos

O que estás a dizer é que os videojogos não podem ser considerados arte devido aos seus interesses puramente comerciais, certo? Mas o cinema também os têm assim como a pintura mas esses posso dizer que são interesses diferentes, pelo menos o da pintura que a sua comercialização precede a arte, vem como sua consequência.
Última edição por Death Crow em terça 18 out 2005, 16:30, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
PeddieKitsune
Expert
Mensagens: 2254
Registado: domingo 31 ago 2003, 10:26
Localização: Nippon, país do Amaterasu

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por PeddieKitsune » terça 18 out 2005, 16:46

Anyway, fica aqui o trabalho para sacarem.
Death Crow, não se trata de uma questão se ter fins comerciais ou não, porque a pintura também o tem muitas vezes. É melhor leres o trabalho para perceberes. [;)]
-Sergio-
Senior
Mensagens: 451
Registado: terça 09 ago 2005, 19:51
Localização: Algures, banido.....

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por -Sergio- » terça 18 out 2005, 16:48

Eu sou a 8ª arte.
"Melhor jogo de sempre: Final Fantasy VII."
Avatar do Utilizador
Psycho Killer
Veteran
Mensagens: 550
Registado: quarta 21 jan 2004, 21:14
Localização: Carcavelos

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Psycho Killer » terça 18 out 2005, 16:49

-Sergio- - 18/10/2005 5:48 PM

Eu sou a 8ª arte.
a arte do bem gozar é?? [:D]
Matem-se Esfolem-se mas não se Magoem...

Playing:
Need for Speed Most Wanted
King Kong
Pro Evolution Soccer 5
Mashed
000-snooker_player
Veteran
Mensagens: 625
Registado: sábado 09 out 2004, 9:46
Localização: Alhandra

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por 000-snooker_player » terça 18 out 2005, 16:49

-Sergio- - 18/10/2005 5:48 PM

Eu sou a 8ª arte.
LOOOL! [:D]
playing online:
Age of Empires 2-->Alexander II
Football Manager
Chaser-->Stifmeister
Mohaaa-->Stifmeister
Quake III Arena-->Ilusion
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Hunter » terça 18 out 2005, 17:18

e pronto.tenta-se arranjar um assunto serio e vao logo para o gazo.mas tudo bem...........
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Psycho Killer
Veteran
Mensagens: 550
Registado: quarta 21 jan 2004, 21:14
Localização: Carcavelos

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Psycho Killer » terça 18 out 2005, 18:07

Hunter - 18/10/2005 6:18 PM

e pronto.tenta-se arranjar um assunto serio e vao logo para o gazo.mas tudo bem...........
fogo
ja n s pode brincar??? [xx(] [xx(]
Matem-se Esfolem-se mas não se Magoem...

Playing:
Need for Speed Most Wanted
King Kong
Pro Evolution Soccer 5
Mashed
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Hunter » terça 18 out 2005, 21:25

Nao estou contra o facto de brincarem.simplesmente ja li algumas vezes a queixarem-se da falta de topicos interessantes e eu simplesmente coloquei aqui uma questao que ja nao é a 1ª vez que a vejo abordada em outro locais relacionados com jogos,e o que vejo??? estao a levar tudo pa "tanga"....
mas apesar de tudo "peace brother" [;)]
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por Newtomic » sexta 21 out 2005, 7:47

Hunter - 18/10/2005 6:18 PM

e pronto.tenta-se arranjar um assunto serio e vao logo para o gazo.mas tudo bem...........
Yah ò -Sergio- não é por nada mas a tuas piadas por x's... [xx(]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

RE: videojogos........ 8ªarte???

Mensagem por GBrito » sexta 21 out 2005, 10:30

Está ser elaborado um documentário sobre a história das aventuras de texto (ainda alguém se lembra?)

Quem achar que tem informações úteis sobre este tema, deve contactar os autores.

http://www.kotaku.com/gaming/documentar ... 132334.php
Bloqueado