Jogos: "Concorrência?"

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » domingo 19 jun 2005, 18:35

Bem, neste Natal e durante os próximos anos... vão estar à venda os jogos do "costume"... Por isso fiz esta lista:
Pro Evolution Soccer/FIFA
The Sims/Singles
Call Of Duty/Comandos
Dungeon Siege/Warcraft
Football Manager/Championship Manager
Doom/The Punisher
Age Of Empires
Gran Turismo/Collin Mcrae
Jak/Rachet
Splinter Cell/Swat
Moto GP
Tomb Raider/Prince Of Persia
Midnight Club/Need For Speed
Zelda/Mario
Pokémon/Final Fantasy
GTA/Driver
THG
Unreal Tournament/Quake
Resident Evil/Half Life

Não estaremos a cair na monotomia, de confiar o futuro no mesmo género de jogos?...
Não estou a criticar estes jogos, que muitos deles são excelentes e até irei comprar... Estou a criticar o mau investimento das grandes impresas nas mais diversas áreas...
Mas depois, no meio desta monotomia surgem ideias inovadoras... Por exemplo Lego Star Wars, The Movies, Jade Empire, Kotor... Às vezes surgem as ideias inovadoras mas perdem-se na realização dos jogos, querem todos imitarem-se...
Aqui fica um conselho: Tu és Tu, Eu sou Eu...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por pedropaulo » domingo 19 jun 2005, 19:59

Não percebo o teu ponto de vista. Se procuras comparar generos de jogos tens que rever a lista porque Call Of Duty/Comandos,
Doom/The Punisher,Zelda/Mario,Pokémon/Final Fantasy,Resident Evil/Half Life não são jogos que se insiram dentro do mesmo genro, logo pouco pasiveis de serem comparados apesar de comungarem na qualidade.
"O mesmo genero de jogos". destes exemplos de muitos tipos diferentes, a questão reside na inovação que pode ser feita dentro do jogo porque criar um conceito novo não me parece ser facil além de que poucas são as companhias que se prestam a arriscar. A falta de "arriscanço" das companhias é um factor determinante na estagnação de um modelo de jogo e é facil criticar tal posição. No entanto quando um jogo quebra as bareiras do tradicional e mainstream e do publico recebe pouca ou nenhuma ceitação, traduzida em lucro, exemplos não faltam na secção jogos de culto numa edição anterior da Ms.
A Nintendo têm vindo a anunciar que pretende , não reinventar os jogos, mas reinventar a maneira como os jogamos e interagimos com eles. Se o publico prefere isso a graficos de luxo e tramas cliché é algo que desconfio ficaremos a saber nos proximos anos.
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » domingo 19 jun 2005, 20:33

Tenho lido a Mega Score com frequência e gosto dos teus comentários... [:)]
Eu pretendo criticar não só as empresas, que como tu disseste é fácil, mas também o público em geral... A maioria da juventude deixa-se influenciar pelo markting, o que deixa muito a desejar... Por exemplo um anúncio publicitário na televisão pode vender milhões, mas também jogos inspirados com filmes, livros, também se vendem com facilidade... Não sei se concordas comigo, mas uma coisa tenho a certeza somos dois leitores da melhor revista do mundo...
Já agora que te parece Need For Speed Most Wanted?... Qual das consolas a melhor, em termos de desempenho?...
Rsp s.f.f. [:D]
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » domingo 19 jun 2005, 21:02

Qual é o teu tipo de jogo favorito?
E consola?
És mais de PC ou de Consola?
Visitem o meu msn_space e comentem...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por Cyrax » domingo 19 jun 2005, 21:32

Honestamente estou "perdido"! Não estou a entender qual o tema deste topico, se é comparar os jogos do mesmo estilo e responder (na sua opinião) qual o melhor, se é para criticar que há muitos jogos "iguais" ou guerra de consolas (apos o teu post a questionar qual a melhor consola em termos de desempenho)!
Respondendo à primeira e segunda, claro que haverá um melhor que o outro no mesmo tema, e cada vez que o tempo avança vai havendo novos rivais com upgrades (graficos, numeros personagens num ecran, etc), eu devo ser um dos milhares que por vezes inovação não será melhor (num certo sentido), não gostei de rez ou um de estrategia que agora não recordo o nome mas que a MegaScore deu muita atenção pelo grafismo e inovação! Um pouco de cada, ou seja, uma "sequela" com inovação, seja por exemplo o commandos que deixou de ser 1 "rts" estrategico para ser um fps!
Quanto as consolas desta geração é a xbox que leva a vantagem em termos de desempenho, da proxima geração ja nei sei, pois supostamente a ps3 será a mais poderosa mas no entanto é dificil a sua programação daí que nem todos os jogos terão um super aspecto tal como o video do killzone 2, no entanto correm rumores que a Microsoft tenciona alterar o hardware da xbox 360 e da revolution pouco se sabe... É so esperar mais uns meses...
Agora a poderosa ou não vou comprar a xbox 360 porque estou satisfeito com a actual, irá ter um melhor sistema online e muitas outras companhias estão a fazer jogos para essa consola que actualmente nada ou pouco faziam (capcom por exemplo)!
Enfim...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » segunda 20 jun 2005, 9:43

Cyrax - 19/6/2005 10:32 PM

Respondendo à primeira e segunda, claro que haverá um melhor que o outro no mesmo tema, e cada vez que o tempo avança vai havendo novos rivais com upgrades (graficos, numeros personagens num ecran, etc), eu devo ser um dos milhares que por vezes inovação não será melhor (num certo sentido), não gostei de rez ou um de estrategia que agora não recordo o nome mas que a MegaScore deu muita atenção pelo grafismo e inovação! Um pouco de cada, ou seja, uma "sequela" com inovação, seja por exemplo o commandos que deixou de ser 1 "rts" estrategico para ser um fps!
Esse jogo de estratégia é o Darwinia e confesso que também não gostei muito... Eu estou contente com a Xbox 360 e até a deverei comprar... [:D] Não gostei dos comandos da Ps3 e à Nintendo só mesmo uma revolução fara com que não fique para trás... [xx(]
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por Cyrax » segunda 20 jun 2005, 11:33

djrodrix - 20/6/2005 10:43 AM
Cyrax - 19/6/2005 10:32 PM

Respondendo à primeira e segunda, claro que haverá um melhor que o outro no mesmo tema, e cada vez que o tempo avança vai havendo novos rivais com upgrades (graficos, numeros personagens num ecran, etc), eu devo ser um dos milhares que por vezes inovação não será melhor (num certo sentido), não gostei de rez ou um de estrategia que agora não recordo o nome mas que a MegaScore deu muita atenção pelo grafismo e inovação! Um pouco de cada, ou seja, uma "sequela" com inovação, seja por exemplo o commandos que deixou de ser 1 "rts" estrategico para ser um fps!
Esse jogo de estratégia é o Darwinia e confesso que também não gostei muito... Eu estou contente com a Xbox 360 e até a deverei comprar... [:D] Não gostei dos comandos da Ps3 e à Nintendo só mesmo uma revolução fara com que não fique para trás... [xx(]
Bem, esse jogo também é um exemplo mas nunca joguei, estava a falar do Perimeter!
Quanto ao comando da ps3 ja li em qualquer lado que tencionam alterar o aspecto da consola e comando, verdade ou não, não sei!
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por pedropaulo » segunda 20 jun 2005, 12:09

djrodrix - 19/6/2005 9:33 PM

Tenho lido a Mega Score com frequência e gosto dos teus comentários... [:)]
Eu pretendo criticar não só as empresas, que como tu disseste é fácil, mas também o público em geral... A maioria da juventude deixa-se influenciar pelo markting, o que deixa muito a desejar... Por exemplo um anúncio publicitário na televisão pode vender milhões, mas também jogos inspirados com filmes, livros, também se vendem com facilidade... Não sei se concordas comigo, mas uma coisa tenho a certeza somos dois leitores da melhor revista do mundo...
Já agora que te parece Need For Speed Most Wanted?... Qual das consolas a melhor, em termos de desempenho?...
Rsp s.f.f. [:D]
Obrigado:))
Existe sempre espaço para o publico em geral e para um sector menos comercial. Ele existe no cinema,na musica nos jogos. O facto de certos jogos venderem muito e terem pouca inovação não é necessariamente mau. Um publico que joga tende a procurar melhores alternativas dentro do genero preferido ou fora dele transitando para o espaço dos jogadores desiludidos com as ofertas convencionais. Concordo contigo em relação ao facto de o marketing ter um papel fundamental no sucesso de um produto. Nos jogos esse esquema é muito bem urdido levando ás vezes anos para se criar um "hype" tal que mesmo que o produto final venha a ser arrasado pela critica e posto de parte por jogadore "hardcore" terá um sucesso comercial bastante alto exactamente por influência do marketing.
Mas temos que ser honestos e reconhecer que grandes best-seller são tb grandes jogos, exemplo dos jogos que refirestes, mostrando assim que a comunidade pede cada vez mais qualidade. Este pedido surge na sequencia do crescimento de forums como este e de revistas com a Ms que falam aberta e livremente(dentro do possivel) da qualidade e universo dos jogos muitas vezes desmistificando jogos cuja criação viveu involvida numa aura de qualidade que no produto final não se reflete.
Existe no entanto uma questão que me parece muito relevante. O que querem os jogadores? Realismo?Graficos? historia?
A minha experiencia enquanto apaixonado pelos jogos leva-me a dizer que os jogos que perduram são os das boas historias mesmo que não sejam os que mais vendem. Cada jogador de nivel diferente pretende algo diferente num jogo. Os mais novos talvez prefiram graficos, os mais velhos como eu passam bem sem virtuosismos técnicos e preferem um desafio constante alicercado em uma boa jogabilidade e argumento. No entanto tb gosto de acção directa que pouco acçaõ cerebral requira, muitas vezes fruto do cansaço do trabalho.
Existe um mercado vasto para explorar e não existe um jogo unificador para todos os quadrantes. Mais uma vez a Nintendo fala em ter percebido isso. Mais uma vez vamos esperar para ver.
Em relação ao Need For Speed Most Wanted ainda não joguei porque não sou dotado nesse tipo de jogos [:I]
Qual a consola mais potente? Se te referes á geração actual 1ºx-box-2ºGamecube-3ºPs2. Na proxima geração ainda é cedo para tirar conclusões. Cuidado não acreditas em tudo o que vês ou lês. O marketing.........
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » segunda 20 jun 2005, 12:51

pedropaulo - 20/6/2005 1:09 PM

Obrigado:))
Existe sempre espaço para o publico em geral e para um sector menos comercial. Ele existe no cinema,na musica nos jogos. O facto de certos jogos venderem muito e terem pouca inovação não é necessariamente mau. Um publico que joga tende a procurar melhores alternativas dentro do genero preferido ou fora dele transitando para o espaço dos jogadores desiludidos com as ofertas convencionais. Concordo contigo em relação ao facto de o marketing ter um papel fundamental no sucesso de um produto. Nos jogos esse esquema é muito bem urdido levando ás vezes anos para se criar um "hype" tal que mesmo que o produto final venha a ser arrasado pela critica e posto de parte por jogadore "hardcore" terá um sucesso comercial bastante alto exactamente por influência do marketing.
Mas temos que ser honestos e reconhecer que grandes best-seller são tb grandes jogos, exemplo dos jogos que refirestes, mostrando assim que a comunidade pede cada vez mais qualidade. Este pedido surge na sequencia do crescimento de forums como este e de revistas com a Ms que falam aberta e livremente(dentro do possivel) da qualidade e universo dos jogos muitas vezes desmistificando jogos cuja criação viveu involvida numa aura de qualidade que no produto final não se reflete.
Existe no entanto uma questão que me parece muito relevante. O que querem os jogadores? Realismo?Graficos? historia?
A minha experiencia enquanto apaixonado pelos jogos leva-me a dizer que os jogos que perduram são os das boas historias mesmo que não sejam os que mais vendem. Cada jogador de nivel diferente pretende algo diferente num jogo. Os mais novos talvez prefiram graficos, os mais velhos como eu passam bem sem virtuosismos técnicos e preferem um desafio constante alicercado em uma boa jogabilidade e argumento. No entanto tb gosto de acção directa que pouco acçaõ cerebral requira, muitas vezes fruto do cansaço do trabalho.
Existe um mercado vasto para explorar e não existe um jogo unificador para todos os quadrantes. Mais uma vez a Nintendo fala em ter percebido isso. Mais uma vez vamos esperar para ver.
Em relação ao Need For Speed Most Wanted ainda não joguei porque não sou dotado nesse tipo de jogos [:I]
Qual a consola mais potente? Se te referes á geração actual 1ºx-box-2ºGamecube-3ºPs2. Na proxima geração ainda é cedo para tirar conclusões. Cuidado não acreditas em tudo o que vês ou lês. O marketing.........
Tal como tu não sou capaz de perder um jogo com uma óptima jogabilidade e argumento... Tens razão em tudo o que referiste é pena o público não perceba que o marketing é o que é... Não estou a falar mal do marketing, que não é mau que exista para a divulgação dos produtos, mas sim, da publicidade estremamente excessiva...
Como tu referiste muito bem, os mais novos preferem os gráficos e os jogos menos complexos em termos de jogabilidade e história, quanto aos mais velhos preferem o argumento e a jogabilidade complexa de um bom jogo. Normalmente os jogadores mais velhos preferem os RPG, em que estão inseridas as duas qualidades: Argumento e jogabilidade... Para acabar não sei se ouviste falar em Mage Knight Apocalypse, eu tenho as figuras de tabuleiro e estou ansioso para ver como é o jogo!!! [;)]
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » quarta 22 jun 2005, 7:51

Queria saber qual o tipo de jogos preferes (RPG, Acção...) e o que preferes mais num jogo (gráficos, argumento...)...
Outra coisa diz-me qual o teu jogo preferido
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » sábado 02 jul 2005, 17:25

Vou fazer um RPG e gostaria de saber se me ajudavam...
Deem-me ideias...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
devilmaster
Senior
Mensagens: 430
Registado: terça 22 jun 2004, 19:02

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por devilmaster » sexta 08 jul 2005, 8:31

djrodrix - 2/7/2005 6:25 PM

Vou fazer um RPG e gostaria de saber se me ajudavam...
Deem-me ideias...
Para teres essa iniciativa já devias de ter algumas ideias na cabeça...
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » domingo 10 jul 2005, 20:08

Eu já tenho ideias na cabeça (eu e o meu colega Raptor-C)...
Até já estou a pôr uma web page... Quando acabar a página, [daqui a dias], vou postar aqui o seu endereço... Aqui e no fórum RPG Maker PT...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Avatar do Utilizador
djrodrix
Junior
Mensagens: 52
Registado: domingo 19 jun 2005, 11:05
Localização: Amadora
Contacto:

RE: Jogos: "Concorrência?"

Mensagem por djrodrix » sábado 08 out 2005, 20:34

Desculpem lá o double post... Mas tive ausente durante muito tempo... E muita coisa mudou... Tenho um projecto em desenvolvimento... Utilizo o sistema do rpg maker xp... Eu depois posto mais detalhes...
Winning Isn't Everything It's The Only Thing
Bloqueado