Sim, alias isso e' um problema que ja' tem sido mencionado varias vezes. E' verdade que a PS2 tem um extremamente bom poder grafico, mas a dificuldade de programacao para ela era e e' fenomenal.
Lembra-se da N64, pois esta funcionava quase da mesma maneira como a PS2. Falo claro da arquitectura dos "chips", onde o trabalho da consola era repartido em dois chips, o processador e a unidade vectorial! O mesmo acontece com a PS2, mas desta vez ela nao dispoe de uma unidade vectorial, mas sim de duas. Designadas respectivamente VU0 e VU1, esta ultima mais conhecida por Emotion Engine, gracas a sua grande capacidade de processamento!
Mas tal como os programadores se queixaram ao principio (antes do lancamento da consola), o mais dificil sera' repartir o trabalho entre estes dois processadores. Digo dois porque, muitos deles decidiram utilizar o VU0 e o CPU em conjunto, ou seja repartir algumas das tachas entre estes. E deixar o VU1 tratar do resto, como efeitos de luz entre outras coisas.
Muitos dos "developpers" ate' diziam, que por um lado isso era bom para eles porque eles ja' tinham ganho experiencia com a N64. Mas para outros, sobretudo aqueles que so' desenvolveram jogos para a PS1, tal seria um pouco complicado e que teriam de aprender com a arquitectura.
Lembro-me que por uma vez ja' tinha mencionado isto, mas prova'velmente foi num to'pico ja' a muito apagado!
Falando do processador Cell, tendo em conta que foi desenvolvido pela IBM, Toshiba e Sony (eu sou particularmente fa dos processadores IBM). Eles asseguram, pelo menos por agora ser um processador neutro! Ou seja este processador podera' adaptar-se a sistemas operativos como Linux, assim como os sistemas operativos desenvolvidos pela Apple (mais nao sei porque eles nada mencionaram).
Bom, e' verdade que e' preciso estar ce'ptico ao que o processador e' capaz de fazer. Mas a verdade e' que eu acredito nos Engenheiros da IBM, e quando eles dizem que o processador e' capaz de fazer isto ou aquilo e' bom apostarem primeiro para que isso seja mesmo verdade! Lembro-me do Apple G5, que veio com a publicidade de ser o computador de escritorio ("desktop PC") mais ra'pido do mundo. E na verdade ele o e'!
Bom, mas isto e' outra esto'ria! No entanto aqui deixo um
link, em que podem ler os anuncios que fazem a IBM, Toshiba e Sony em relacao ao processador Cell...