Eragon... e outros livros!

Os topicos do forum antigo em modo só de leitura.

Moderador: Redacção

Bloqueado
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Newtomic » quarta 17 nov 2004, 16:11

Elfic Bard - 16/11/2004 4:49 PM

PS: Perdão por qualquer erro ortográfico
sério eskeçe lá isso todos nós damos de vez em quando um ou outro... [;)]
preocupa-te com isso quando estiveres a escrever o livro aki tás numa boa [:D]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Raiden 74
Senior
Mensagens: 295
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Almada

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Raiden 74 » quarta 17 nov 2004, 23:49

E cá vou voltar eu a melgar... Já alguem leu o Eragon? Alguem tá a ler?

Tou eu agora a ler o A Irmandade Do Anél, vou no 1º Cap do 2º livro, ta muito interessante. É pena faltar tanta coisa ao filme... mas se mesmo assim já são filmes de 3h, se tivessem mesmo tudo devia ter k ser no minimo umas 4h, 4h30 cada 1!!!!
Elfic Bard
Beginner
Mensagens: 45
Registado: quarta 10 nov 2004, 13:29
Localização: V.R.S.A.

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Elfic Bard » quinta 18 nov 2004, 12:34

Podes-me dizer quanto custa o Eragon?
Raiden 74
Senior
Mensagens: 295
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Almada

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Raiden 74 » quinta 18 nov 2004, 12:43

17.01€ [8D]
Elfic Bard
Beginner
Mensagens: 45
Registado: quarta 10 nov 2004, 13:29
Localização: V.R.S.A.

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Elfic Bard » sexta 26 nov 2004, 17:07

Já tenho o Eragon, e acho que tive sorte, comprei uma 2ª Edição.
Vou ver se consigo ler o Eragon este fim de semana e na próxima segunda acho que te poderei dar a minha opinião.
Raiden 74
Senior
Mensagens: 295
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Almada

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Raiden 74 » sábado 27 nov 2004, 23:59

Só uma pergunta....
Explica lá qual é a sorte de comprar uma 2ª edição!?
Os livros normalmente têm muitas edições.... kd a 1ª esgota, fazem mais!!!
O Sr. dos Aneis: A Irmandade do Anel k comprei prai no mês passado, é a 17ª edição!!!
Elfic Bard
Beginner
Mensagens: 45
Registado: quarta 10 nov 2004, 13:29
Localização: V.R.S.A.

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Elfic Bard » terça 30 nov 2004, 13:42

Raiden 74 - 27/11/2004 11:59 PM

Só uma pergunta....
Explica lá qual é a sorte de comprar uma 2ª edição!?
Os livros normalmente têm muitas edições.... kd a 1ª esgota, fazem mais!!!
O Sr. dos Aneis: A Irmandade do Anel k comprei prai no mês passado, é a 17ª edição!!!
Não tenho muito bem a certeza, mas ao final de um tempo os livros das primeiras edições normalmente acabam por ter um preço maior do que quando o compramos, não sei se se aplica apenas para a 1ª edição ou para as outras...

Acabei de ler o capítulo "Uma espada e um destino"... ou era "A espada do Dragão"... era qualquer coisa sobre uma espada, não me lembro muito bem do título.
Percebi para onde a história vai levar o Eragon e o Dragão, o livro não está mau (tem uma bonita capa), agora sobre o conteúdo... no coment.

Ps: Peço desculpas se alguem queria saber a minha opinião sobre o livro
Última edição por Elfic Bard em terça 30 nov 2004, 13:44, editado 1 vez no total.
Avatar do Utilizador
net_battler
Senior
Mensagens: 129
Registado: domingo 12 jan 2003, 19:30
Localização: Castelo Branco, Portugal

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por net_battler » terça 30 nov 2004, 14:28

Acabei de ler "A saga dos Otori" de Lian Hearn.
Está mesmo muito bom, adorei! Vou já começar a ler o 2º volume! [:p]
Peer pression is what makes us do mad things.
Agnor
Beginner
Mensagens: 49
Registado: sábado 21 jun 2003, 11:34
Localização: Portugal
Contacto:

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Agnor » terça 30 nov 2004, 18:29

net_battler - 30/11/2004 2:28 PM

Acabei de ler "A saga dos Otori" de Lian Hearn.
Está mesmo muito bom, adorei! Vou já começar a ler o 2º volume! [:p]
Eu li esse, é fixe. Gostei muito das habilidades (praticamente magia) do livro e a história também está muito fixe. Acho o estilo de escrito um bocado seca, não sei explicar, mas sei que a primeira vez li tudo de uma vez, mas à segunda vez ke li, parei durante um bocado, por achar seca. Não é meu hábito parar durante um grande espaço de tempo de ler um livro.
Lembro-me que os livros do Harry Potter demora-me de um fim-de-semana a uns 5 dias a lêr, assim como a maior parte dos livros.

BTW, recomendo também estes livros:
Crónicas de Allaryia (Filipe Faria)
O Mistério de Alaizabel Cray (Chris Wooding)
O Amuleto de Samarcanda (Jonathas Stroud)

podem encontrar todos estes livros em: http://www.editpresenca.pt/catalogo_pag ... oleccao=24
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Newtomic » terça 30 nov 2004, 18:56

Agnor - 30/11/2004 6:29 PM
net_battler - 30/11/2004 2:28 PM

Acabei de ler "A saga dos Otori" de Lian Hearn.
Está mesmo muito bom, adorei! Vou já começar a ler o 2º volume! [:p]
Eu li esse, é fixe. Gostei muito das habilidades (praticamente magia) do livro e a história também está muito fixe. Acho o estilo de escrito um bocado seca, não sei explicar, mas sei que a primeira vez li tudo de uma vez, mas à segunda vez ke li, parei durante um bocado, por achar seca. Não é meu hábito parar durante um grande espaço de tempo de ler um livro.
Lembro-me que os livros do Harry Potter demora-me de um fim-de-semana a uns 5 dias a lêr, assim como a maior parte dos livros.

BTW, recomendo também estes livros:
Crónicas de Allaryia (Filipe Faria)
O Mistério de Alaizabel Cray (Chris Wooding)
O Amuleto de Samarcanda (Jonathas Stroud)

podem encontrar todos estes livros em: http://www.editpresenca.pt/catalogo_pag ... oleccao=24
"Lembro-me que os livros do Harry Potter demora-me de um fim-de-semana a uns 5 dias a lêr, assim como a maior parte dos livros."

Wow! isto é o k eu chamo um verdadeiro "devorador" de livros [:D]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Elfic Bard
Beginner
Mensagens: 45
Registado: quarta 10 nov 2004, 13:29
Localização: V.R.S.A.

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Elfic Bard » quinta 02 dez 2004, 13:52

Talvez seja a altura de deixar a minha opinião, seria melhor dizer a minha crítica.
Comecemos pelas personagens:

Eragon
Filho de pai desconhecido, a sua mãe está desaparecida, a sua única família são o seu tio, Garrow, e o seu primo, Roran.
Mora na periferia de Carvahall, com o seu tio e o seu primo.
Não tem amigos em Carvahall, mas parece simpatizar com os seus vizinhos, principalmente com Horst, o ferreiro da Aldeia.
É habil com o arco, tem alguma prática como agricultor, é um bom caçador e é dos poucos que conseguem entrar na Espinha e sair com vida.
A sua vida é normal até ao dia em que encontra um objeto misterioso. Polido, com um azul safira e com veias brancas, ele encontra um ovo de dragão... Qual é o destino de Eragon?
O seu destino é ser um Cavaleiro do Dragão (ou um Shur'tugal, na lingua antiga).

Critica:
Eragon faz-me lembrar uma personagem do Lord of The Rings (LTR), Aragorn, o rei dos homems, aquele que salvará a Terra Média (Provavelmente no final Eragon salvará Alagaesia).
Eragon é caçador, Aragorn Também. Eragon anda muito, Aragorn Também. Eragon sabe utilizar um arco, Aragorn Também. Eragon recebe um espada lendária (a Zar'roc), Aragorn Também (a espada que matou Sauron). Eragon é simpático, mas têm poucos amigos, Aragorn Também. Etc...
E o facto de Eragon encontrar o ovo , faz-me lembrar um acontecimento que aconteceu no LTR, quando Bilbo encontrou o Anel do Poder, Anel um, o Anel de Sauron...
LTR girava á volta do Anel e de frodo (e de Aragorn também), e Eragon gira à volta do ovo (quando este se transforma num dragão) e à volta de Eragon.
Brom, mais umas das personagens desta história, é o contador de histórias de Carvahall. Brom é parecido, talvez igual, a Gandalf, o feiticeiro. Brom é idoso e tem uma longa barba branca, Gandalf Também. Brom sabe muito e de muitas coisas, Gandalf Também. Brom fuma tabaco, Gandalf também fuma, mas o que ele fuma é erva de cachimbo. Brom têm algo de misterioso, Gandalf Também. Brom tem alguns poderes mágicos, curiosamente, o Gandalf tambem. Etc...
Não falo de maís personagens porque as restantes , que até agora conheço, são secundárias.

À medida que foi lendo o Eragon percebi alguns erros de lógica que gostaria de dizer:

Na página 13, linha 28, um espectro lança um feitiço. O nome do feitiço é "Garjzla", o resultado é um raio vermelho. Na página 15, linha 6, o espectro lança o mesmo feitiço, mas o resultado é diferente, em vez de sair um raio vermelho da sua mão, sai uma bola de chamas, que quatro linhas depois transforma-se em fumo vermelho.
Na página 90 está escrito:
"Viu um rebanho de cabras, fartas de lã, saltando de escarpa em escarpa, numa falésia."
As cabras têm lã !? Eu pensava que eram apenas as Ovelhas que tinham lã!
Certamente isto é apenas um erro de tradução...
Bem acho, e espero, que não existam maís erros de lógica.

Enquanto á história não tenciono critica-la, pois ainda tenho de ler muitos capítulos.

Agora se me permitem gostaria de dizer umas palavrinhas sobre o Autor desta obra, Christopher Paolini.
Na página http://gailivro.pt/eragon/home.php?go=autor, está escrito:

"Na minha escrita, luto por uma beleza lírica, algures entre Tolkien no seu melhor e Beowulf, na tradução de Seamus Heaney."

O que quer dizer esta afirmação? Será que ele diz que ele é tão bom a escrever como J.R.R.Tolkien, o criador da Terra Média, dos Elfos, dos Hobbits e da Fantasia em geral?
Espero que não. Ninguem poderá chegar a ser tão bom como o Tolkien, nem o Chistopher Paolini, nem ninguém.
Eu também estou a criar um livro, criei um monte de coisas, e não digo que tenho a abilidade do J.R.R.Tolkien, nem nunca afirmei que sou o J.R.R.Tolkien versão Portugal, porque não sou nem quero vir a ser uma cópia do J.R.R.Tolkien.
Mas se pensar-mos bem, com personagens tipo LTR e uma história também tipo LTR, é normal dizer têm uma lírica ou um tipo de escrita tipo J.R.R.Tolkien no seu melhor.
E depois, Chistopher Paolini teve algumas facilidades para publicar o seu livro, caso não saibam, a editorial dos seus país, Paolini Internatinal LLC, publicou , pela priemira vez, este livro em 2002. E claro depois da sua campanha publicitária por América, ele conseguio ganhar muitos fãs, que, provavelmente, acabarão por comprar os outros dois livros que se seguirão a Eragon, e ,talvez, outros livros de Chistopher Paolini.
Em resumo o que digo é que:

Hor Eragon eythu dah ut cypaki bor Lord of the Rings.

Ps: Perdão por qualquer erro ortográfio.
Pss: Acho que odiaria que me fisessem uma critíca tão má à obra que estou a criar, mas por vezes uma critica negativa pode ser melhor para o autor desse livro, que mil críticas positivas.
Psss: Considero a introdução, que Agnor deu à alguns dias atrás da pequena história que criou, maís interessante a nível emocional que os capítulos em que Eragon perde tudo aquilo que conheceu e amou.
Última edição por Elfic Bard em quinta 02 dez 2004, 17:09, editado 1 vez no total.
Raiden 74
Senior
Mensagens: 295
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Almada

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Raiden 74 » sexta 03 dez 2004, 0:06

É assim, axo k tás a forçar muito as comparações com o Sr. dos Anéis. Até pode ter coisas parecidas, mas tb tem muitas diferenças! O Brom por exemplo, treinou o Eragon... ninguem é treinado no Sr. dos Aneis. O Gandalft é um feiticeiro k já vive há centenas de anos... mas nao se percebe mto bem pk, é feiticeiro e pronto. Enquanto k ali vais descobrir pk é k o Brom tb já é tão velho e sabe akelas coisas todas... os misterios vão-se dissipar! E comparar o Anel, com o Ovo/Dragão... ker dizer, é mesmo forçado! Enfim... nao digo k nao tenha parecenças, mas se te eskeceres um pco do Sr. dos Aneis, se calhar vais conseguir apreciar mais o Eragon pelo k é!

Kt a esta afirmação dele "Na minha escrita, luto por uma beleza lírica, algures entre Tolkien no seu melhor e Beowulf, na tradução de Seamus Heaney.", não me parece k ele esteja a dizer k é tão bom como o Tolkien, mas sim k está a LUTAR, por alcançar algo pelo menos semelhante em termos de "beleza lírica" e tal. Não me parece mesmo k ele estivesse a ensinuar k é tao bom como o Tolkien! E depois, nao sei k idd tens tu, mas se calhar já tens uns 20 e pcos... o rapaz escreveu akilo com 15 anos... algumas das gaffes k tu apanhaste, epá... da o desconto. Se bem k ks de certeza k é mais problema de tradução k outra coisa!

Eu já estou a ler as Duas Torres, epa... e tou a gostar e tal... mas axo k o Eragon consegue ser menos maçador e ter uma personalidade muito propria (o livro Eragon, nao a personagem Eragon).
riminuro
Senior
Mensagens: 188
Registado: segunda 05 mai 2003, 10:57
Localização: Baltar

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por riminuro » sexta 03 dez 2004, 11:15

Já comprei o Eragon... para oferecer no Natal! Confesso k o tinha comprado pra mim, mas entretanto vi um livro k me interessou mais (Inimigo Público - Um ano para esquecer) e entao aproveito e oferço o Eragon a outra pessoa no Natal (evidentemente, uma pessoa que depois mo pode emprestar!). Quanto ao Inimigo Público, recomendo a quem gostar do trabalho das Produçoes Ficticias, Gato Fedorento, Markl & Companhia, e a quem se interessar de uma forma geral por uma perspectiva satírica do mundo. Um exemplo: "Estátua de Eusébio chora - Não é milagre, é tristeza!" LOL!!!
Ricardo Rocha

Imagem
Imagem
Imagem
Elfic Bard
Beginner
Mensagens: 45
Registado: quarta 10 nov 2004, 13:29
Localização: V.R.S.A.

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por Elfic Bard » sexta 03 dez 2004, 21:09

Raiden 74 - 3/12/2004 12:06 AM

É assim, axo k tás a forçar muito as comparações com o Sr. dos Anéis. Até pode ter coisas parecidas, mas tb tem muitas diferenças! O Brom por exemplo, treinou o Eragon... ninguem é treinado no Sr. dos Aneis. O Gandalft é um feiticeiro k já vive há centenas de anos... mas nao se percebe mto bem pk, é feiticeiro e pronto. Enquanto k ali vais descobrir pk é k o Brom tb já é tão velho e sabe akelas coisas todas... os misterios vão-se dissipar! E comparar o Anel, com o Ovo/Dragão... ker dizer, é mesmo forçado! Enfim... nao digo k nao tenha parecenças, mas se te eskeceres um pco do Sr. dos Aneis, se calhar vais conseguir apreciar mais o Eragon pelo k é!

Kt a esta afirmação dele "Na minha escrita, luto por uma beleza lírica, algures entre Tolkien no seu melhor e Beowulf, na tradução de Seamus Heaney.", não me parece k ele esteja a dizer k é tão bom como o Tolkien, mas sim k está a LUTAR, por alcançar algo pelo menos semelhante em termos de "beleza lírica" e tal. Não me parece mesmo k ele estivesse a ensinuar k é tao bom como o Tolkien! E depois, nao sei k idd tens tu, mas se calhar já tens uns 20 e pcos... o rapaz escreveu akilo com 15 anos... algumas das gaffes k tu apanhaste, epá... da o desconto. Se bem k ks de certeza k é mais problema de tradução k outra coisa!

Eu já estou a ler as Duas Torres, epa... e tou a gostar e tal... mas axo k o Eragon consegue ser menos maçador e ter uma personalidade muito propria (o livro Eragon, nao a personagem Eragon).
Talvez tenhas razão em que algumas comparações são forçadas, mas as personagens Eragon/Brom tem parecenças com as personagens Aragorn/Gandalf, respectivamente.
Gostaria de saber como posso deixar de lado o livros LTR quando neste livro também existem Elfos, Anões e coisas parecidas com os Orcs (os Urgals), quando foi J.R.R.Tolkien que os criou? Isso é impossível.

Continuo a afirmar o que disse na outra mensagem:

"Hor Eragon eythu dah ut cypaki bor Lord of the Rings."

(tradução:" O Eragon é uma cópia do Lord of the Rings.").
Principalmente depois de Angela (uma bruxa e hervanária que consegue ler o futuro) afirmar que Eragon , no final do livro, vai partir para Oeste num barco, para além dos mares. Como os elfos, Bilbo, Frodo, Legolas e Grimly (acho que não me esqueci de nenhum), todos eles para oeste... O que há no Oeste para que todos viajem para lá? Isso não sei... E depois ela ainda diz que ele vai acabar por ter um grande amor com uma pricesa, será uma princesa elfo? Será uma princesa Anão? Será uma princesa humana? Isso não sei, mas acho que já houvi este argumento algures... não sei... Talvez tenha sido no LTR... Aragorn e Arwen...

Mas o livro não é assim tão mau, estou a gostar, estou curioso em relação ao Brom.

Agora outro assunto:
Eu não tenho 20 e qualquer coisa, anos. Tenho 17, e , curiosamente, esta ideia de criar um livro nasceu à dois anos atrás, ou seja quando tinha 15 (exactamente 3 ou 4 meses depois de fazer 15 anos), mas desde essa altura a minha história evoluio e mudei muitas coisas que lá estavam (como o facto de a minha história ter as típicas raças LTR, mais as raças de Age of Wonders, a acção desenrolava-se neste mundo, com o mesmo mapa (A principal população de Portugal seriam Sereias e Tritões), etc... Resultado: Se a história tive-se continuado da mesma maneira que estava ao princípio, esta história seria uma porcaria).
Última edição por Elfic Bard em sexta 03 dez 2004, 21:19, editado 1 vez no total.
J.C
Novato||Novata
Mensagens: 18
Registado: sábado 26 abr 2003, 19:19
Localização: Portugal

RE: Eragon... e outros livros!

Mensagem por J.C » sexta 03 dez 2004, 23:44

net_battler - 6/11/2004 10:20 AM

Aconselho o livro "Engenhos Mortíferos" de Philip Reeve. Já li a primeira edição desta (também) triologia e agora vou comprar a segundo livro.
Foi distinguido com o Nestle Smarties Book Prize Gold Award 2002 ( [:p]).

Passa-se numa época pós-apocalíptica, onde os seres humanos abandonaram a vida no solo do planeta Terra, e apanas os bárbaros ai permanecem. Todas as cidades, vagueiam incessantemente, sobre engenhos de tracção, alimentando-se umas das outras. Sempre que uma cidade é capturada é completamente estripada dos seus materiais, e vê os seus habitantes escrevizados ou mortos. Em Londres, uma das maiores e mais fortes metrópoles, Tom e Hester (protagonistas desta aventura) lutam contra este modo de viver.

Quando li este livro ocorreu-me que esta história dava um excelente jogo, pois seria possível cruzar diferentes géneros como gestão de cidades (simcity), estratégia militar (Civilization e Rise of Nations) e rpg/aventura (pirates of the carebean)!
é so pa avisar k te mandei uma MP. [;)]
PC 4EVER... J.C
Bloqueado