Foi mesmo distração minhaRoten_Boy - 18/11/2003 11:55 AM
LOLScorpion - 18/11/2003 11:37 AM
Desculpem. Erro meu. Não há problema com a versão portuguesa.
![Old Smile [:)]](./images/smilies/old_smile.gif)
Moderador: Redacção
Foi mesmo distração minhaRoten_Boy - 18/11/2003 11:55 AM
LOLScorpion - 18/11/2003 11:37 AM
Desculpem. Erro meu. Não há problema com a versão portuguesa.
Bem, vou plagiar conteúdo, mas é por uma boa causa. Encontrei este tutorial num site brazuca, mas não me lembro qual...Scorpion - 19/11/2003 11:19 AM
Eu não consigo fazer o relogio em tempo real. BUÀAAAAAAAAAAAAAAAAA.. Zica, se consegues, diz-me alguma coisa.
Stay on the wave.
Eu também tenho essse tutorial só que não consigo fazer nada porque no meu rpg maker 2003 não aparece as forks (no lugar disso aparece uma coisa que diz "conditional branch" (na versão inglesa). Na versão portuguesa (brasileira) no mesmo sitio aparece IF ( que é das forks) e se carregar, não aparece isso das FORK Optn:Varbl[0001:Segundos]-60. Aparece condit ou qualquer coisa parecida e depois é que a parece Varbl[0001:Segundos]-60. talvez seja isso mas não aparece nada sobre forks. Ajudem-meMaster_Zica - 19/11/2003 12:15 PM
Bem, vou plagiar conteúdo, mas é por uma boa causa. Encontrei este tutorial num site brazuca, mas não me lembro qual...Scorpion - 19/11/2003 11:19 AM
Eu não consigo fazer o relogio em tempo real. BUÀAAAAAAAAAAAAAAAAA.. Zica, se consegues, diz-me alguma coisa.
Stay on the wave.
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Horas e tempo de jogo
Bom, como eu estou iniciando nesse site, vou fazer um tutorial bem simples, que eu não sei se já fizeram, que ensina como fazer um RPG rodar em tempo real, passando de segundo e segundo, e de como fazer um evento que mostra o tempo de jogo que o personagem já está jogando.
Siga esses passos com muita atenção:
1- Abra o RPG Maker(não brinca? sério?)
2- Vá até a tabela Common Events
3- Crie um evento com o nome de "Tempo de Jogo" e, em Event Start Condition, deixe em Parallel Process
4- Coloque um Wait de 1 segundo no primeiro evento.
5- Crie três variáveis: uma com o nome "Segundos", outra com o nome "Minutos", e uma com o nome "Horas". Conselho: coloque a variável Segundos como 0001, a variável Minutos como 0002 e a variável Horas como 0003.
6- Agora coloque um "Fork Conditions", escolha a variável "Segundos", em "Set" deixe "60" e no menu deixe em "same". Deixe a opção "Add ELSE Case" desmarcada.
7- Insira outro "Change Variable", ainda dentro do Fork, e escolha a variável "Minutos". Em "Set" deixe "+" e em "Operand" deixe "Set" com valor "1".
8- Insira mais um "Change Variable", dentro do Fork, e escolha a variável "Segundos". Em "Set" deixe "Set", em "Operand" deixe "Set" e no campo coloque "0".
9- Agora insira outro "Fork Conditions", fora desta que você criou. Escolha a variável "Minutos", em "Set" deixe "60" e no menu deixe em "same".
10- Insira um "Change Variable". Selecione a variável "Horas", em "Set" deixe em "+", em "Operand" deixe em "Set" e no campo deixe "1".
11- Agora insira outro "Change Variable". Selecione a variável "Minutos", em "Set" deixe "Set", em "Operand" deixe "set" e no campo deixe "0".
Acabou o código para o tempo de jogo. Se vocÊ fez tudo certo, vai ficar assim:
<>Wait: 1.0s.
<>Variable Ch:[0001:Segundos] + , 1
<>FORK Optn:Varbl[0001:Segundos]-60
<>Variable Ch:[0002:Minutos] + , 1
<>Variable Ch:[0001:Segundos] Set, 0
<>
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0002:Minutos]-60
<>Variable Ch:[0003:Horas] + , 1
<>Variable Ch:[0002:Minutos] Set, 0
<>
:End Case
<>
Agora para mostra a quanto tempo você está jogando, feche o Data Base, coloque um Evento com a imagem de uma placa e coloque um evento "Show Message". Insira a mensagem:
"Você está jogando à: v[3] Horas, v[2] Minutos e v[1] Segundos.".
Teste e veja o resultado. Se algo der errado, veja se você seguiu os passos corretamente.
Agora iremos passar ao switch de horas. Ele é igual a esse a princípio, porém deve ser feito com outrs variáveis. Por exemplo, use as variáveis 0004, 0005 e 0006, como Segundos 2, Minutos 2 e Horas 2, respectivamente.
No final, seu código ficará assim:
<>Wait: 1.0s.
<>Variable Ch:[0004:Segundos 2] + , 1
<>FORK Optn:Varbl[0004:Segundos 2]-60
<>Variable Ch:[0005:Minutos 2] + , 1
<>Variable Ch:[0004:Segundos 2] Set, 0
<>
:END Case
<>FORK Optn:Varbl[0005:Minutos 2]-60
<>Variable Ch:[0006:Horas 2] + , 1
<>Variable Ch:[0005:Minutos 2] Set, 0
<>
:End Case
<>
Agora, se o seu jogo tem uma introdução, sete as variáveis com o número que você quer. Para fazer isso, vá em Change Variable, escolha a varável "Horas 2", por exemplo, em "One". Deixe em Set e em Operand deixe em Set com o valor das horas em que o seu jogo irá começar. Faça isso também com os Minutos e, se quiser, com os Segundos.
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obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Errado. Eu já o estou a criar. O tal jogo que vai dar que falar.Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Tou quase a acabar a demo para enviar para a Mega Score. Se eles quiserem......devilmaster - 22/11/2003 12:11 AM
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Cool!Se eles não quiserem....mete num site ou assim para o ppl fazer o download!Mas tenho quase a certeza que ele vão querer!manda-lhes um mail quando isso estiver pronto.Scorpion - 22/11/2003 12:12 AM
Tou quase a acabar a demo para enviar para a Mega Score. Se eles quiserem......devilmaster - 22/11/2003 12:11 AM
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Eu comecei pelo o inicio da história. Já criei o world mapa, desenhei a história, as personagens, tou a fazer a intro, desenhei algumas cidades, os acontecimentos iniciais, etc. Não sendo convencido, digo-vos que a história é de dar volta ao miolo.devilmaster - 22/11/2003 12:21 AM
Cool!Se eles não quiserem....mete num site ou assim para o ppl fazer o download!Mas tenho quase a certeza que ele vão querer!manda-lhes um mail quando isso estiver pronto.Scorpion - 22/11/2003 12:12 AM
Tou quase a acabar a demo para enviar para a Mega Score. Se eles quiserem......devilmaster - 22/11/2003 12:11 AM
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Scorpion - 22/11/2003 12:26 AM
Eu comecei pelo o inicio da história. Já criei o world mapa, desenhei a história, as personagens, tou a fazer a intro, desenhei algumas cidades, os acontecimentos iniciais, etc. Não sendo convencido, digo-vos que a história é de dar volta ao miolo.devilmaster - 22/11/2003 12:21 AM
Cool!Se eles não quiserem....mete num site ou assim para o ppl fazer o download!Mas tenho quase a certeza que ele vão querer!manda-lhes um mail quando isso estiver pronto.Scorpion - 22/11/2003 12:12 AM
Tou quase a acabar a demo para enviar para a Mega Score. Se eles quiserem......devilmaster - 22/11/2003 12:11 AM
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Não te preocupes. Ontem quando saí do forum, dei uma volta á intro e TAH DAH!!!!!! Já está pronto. Mais noticias em breve.Apokalipse - 22/11/2003 2:01 AM
Scorpion - 22/11/2003 12:26 AM
Eu comecei pelo o inicio da história. Já criei o world mapa, desenhei a história, as personagens, tou a fazer a intro, desenhei algumas cidades, os acontecimentos iniciais, etc. Não sendo convencido, digo-vos que a história é de dar volta ao miolo.devilmaster - 22/11/2003 12:21 AM
Cool!Se eles não quiserem....mete num site ou assim para o ppl fazer o download!Mas tenho quase a certeza que ele vão querer!manda-lhes um mail quando isso estiver pronto.Scorpion - 22/11/2003 12:12 AM
Tou quase a acabar a demo para enviar para a Mega Score. Se eles quiserem......devilmaster - 22/11/2003 12:11 AM
Hehehehehe....Veremos quando estiver pronto avisa...Apokalipse - 22/11/2003 12:08 AM
obrigado vou kriar 1 jogo k vai dar k falar lol !
Prontos Scorpion parece k ganhaste n tenhu hipotese contra um disegner desta forma![]()
kero experimentar isso !
Eu tou a tentar por o relógio mas sem sucesso. Já aperfeiçoei outros detalhes da historia.Master_Zica - 22/11/2003 2:19 PM
Eu uso a versão portuguesa e não tive problema nenhum. Tens a certeza que fizeste tudo bem? o Tutorial fala em termos do programa em inglês, mas é fácil fazer a "correspondência". Gostava que esse jogaço tivesse o relógio, espero que consigas. E vai dando notícias sobre ele!