Criadores de jogos

Para tudo o que se faz, dentro e fora de Portugal

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Master Thief
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 31 out 2006, 4:44
Localização: Cascais

Mensagem por Master Thief » sexta 03 nov 2006, 3:35

nuno_silva_pt Escreveu:Eu ando praqui a fazer um game engine chamado GhostEngine desde o fim de 2005, que tem sofrido algumas alterações devido a eu ás vezes fazer a coisa mal quanto a design e de como a coisa devia ser usada =/
Eu não tenho andado a desenvolver o engine porque ando ou a aprender outras cenas como networking, manipulação de dados, etc, ou ando a usar o engine pra fazer alguma coisa. Pra verem 2 screenshots altamente simples do engine + um pequeno flash video de um dos programas de testes, podem ir a http://ghostmanzero.sheezyart.com
Tenho um livro de C (um calhamaço) que ainda pouco li, mas gostava de aprender a programar. tenho é estudado tutoriais de actionscripting em flash. Mas eu deparo-me sempre com um problema: até posso perceber como usar as arrays, as variaveis, as funções, etc, mas depois na practica ou não sei como as usar no contexto do meu objectivo ou não sei quando as usar. Até em flash às vezes vejo coisas feitas pelos outros com arrays e variaveis que não sabia que eram possiveis e que pouco sentido vejo nelas. mas ao testa-las vejo que resultam.
O teu GhostEngine ate parece porreiro embora me pareça ainda incompleto (é normal. ta em desenvolvimento). Suponho que tenha sido feito atravez de programação, não?
Aprendeste a programar aonde? Sozinho?

Ja agora, alguem sabe de algum programa que seja gratis e que seja bom para criar FPSs??
...I can run, and I can hide... :-''''
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » sexta 03 nov 2006, 4:10

Master Thief Escreveu:
nuno_silva_pt Escreveu:Eu ando praqui a fazer um game engine chamado GhostEngine desde o fim de 2005, que tem sofrido algumas alterações devido a eu ás vezes fazer a coisa mal quanto a design e de como a coisa devia ser usada =/
Eu não tenho andado a desenvolver o engine porque ando ou a aprender outras cenas como networking, manipulação de dados, etc, ou ando a usar o engine pra fazer alguma coisa. Pra verem 2 screenshots altamente simples do engine + um pequeno flash video de um dos programas de testes, podem ir a http://ghostmanzero.sheezyart.com
Tenho um livro de C (um calhamaço) que ainda pouco li, mas gostava de aprender a programar. tenho é estudado tutoriais de actionscripting em flash. Mas eu deparo-me sempre com um problema: até posso perceber como usar as arrays, as variaveis, as funções, etc, mas depois na practica ou não sei como as usar no contexto do meu objectivo ou não sei quando as usar. Até em flash às vezes vejo coisas feitas pelos outros com arrays e variaveis que não sabia que eram possiveis e que pouco sentido vejo nelas. mas ao testa-las vejo que resultam.
O teu GhostEngine ate parece porreiro embora me pareça ainda incompleto (é normal. ta em desenvolvimento). Suponho que tenha sido feito atravez de programação, não?
Aprendeste a programar aonde? Sozinho?

Ja agora, alguem sabe de algum programa que seja gratis e que seja bom para criar FPSs??
Daqui uma olhadela e depois tens os sdk dos fps mais conhecidos que servem pra mods.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 03 nov 2006, 8:51

Master Thief Escreveu:Tenho um livro de C (um calhamaço) que ainda pouco li, mas gostava de aprender a programar. tenho é estudado tutoriais de actionscripting em flash. Mas eu deparo-me sempre com um problema: até posso perceber como usar as arrays, as variaveis, as funções, etc, mas depois na practica ou não sei como as usar no contexto do meu objectivo ou não sei quando as usar. Até em flash às vezes vejo coisas feitas pelos outros com arrays e variaveis que não sabia que eram possiveis e que pouco sentido vejo nelas. mas ao testa-las vejo que resultam.
O teu GhostEngine ate parece porreiro embora me pareça ainda incompleto (é normal. ta em desenvolvimento). Suponho que tenha sido feito atravez de programação, não?
Aprendeste a programar aonde? Sozinho?

Ja agora, alguem sabe de algum programa que seja gratis e que seja bom para criar FPSs??
Tal como foi discutido e não à muito tempo por o tópico da treta, para se programar não é só saber as palavras e os conceitos de cor de uma linguagem, à k ter lógica e ser inteligente. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 03 nov 2006, 10:34

a unica coisa ke fis, e foi no ambito da disciplina de Metodos Numéricos foi um programa de mudanca de bases, metes o numero numa baze e podes noutra baze e o programa faz o calculo. So ke com as minhas limitações o programa so funca em numeros naturais. Tambem fiz uma carrada de outros programas, mas sem utilidade pratica :shock:
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 03 nov 2006, 11:13

O tipo de programa k se faz pouco/nada importa, programar é como jogar a um certo e determinado jogo, quanto + o fizeres melhor o fazes e + rapidamente o fazes, no entanto ter uma boa lógica nem programares 24h/dia, a ganhas, essa normalmente não se aprende sabe-se e ajusta-se normalmente! Por isso é k nem todos são bons programadores, mesmo sabendo tudo sobre uma ou + linguagens de programação. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 03 nov 2006, 11:25

eu normalmente quero executar uma instrução, sei a logica mas tenho dificuldade em decorar o algoritmo da linguagem onde tou a programar, e isso faz-me perder muito tempo a peskisar em manuais até achar akela instrução ke faz o ke eu kero.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 03 nov 2006, 11:27

Mas sabes é melhor isso do k saberes de cor a tal instrução e não saberes quando a deves aplicar. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 03 nov 2006, 11:44

Para alem de que isso e' so' uma questao de pratica...
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 03 nov 2006, 12:34

viriato_iceview51 Escreveu:Para alem de que isso e' so' uma questao de pratica...
kaundo eu tive aulas de programação em C++ eu cheguei a saber a muitos dos comandos da linguagem, mas isso são coisas ke se esquecem e eu sou perito em esquecer-me, agora a o raciocinio logic nunca mais se perde(a não ser ke tenhas uma doença neurodegenerativa que te dê cabo do raciocinio)
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 03 nov 2006, 13:16

É isso k eu digo, o raciocínio lógico muito dificilmente se consegue ensinar bem, pois ou o individuo já tem um raciocínio lógico eficiente, ou dificilmente/nunca chegará a ter um raciocínio lógico decente/eficiente, por muito k pratique, e é por isso é k eu acho muito + importante esse raciocínio do que saber na ponta da língua "centenas/milhares/milhões" de definições e/ou conceitos/comandos. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 03 nov 2006, 17:25

Sabe o que era bom:
que programaçao fosse como 3D
(apredido em casa) ou seja sem aulas, só pratica... :-k
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 03 nov 2006, 18:01

Chronicles Escreveu:Sabe o que era bom:
que programaçao fosse como 3D
(apredido em casa) ou seja sem aulas, só pratica... :-k
Mas tb o pode ser. :-s :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 03 nov 2006, 18:23

Sim um pouco atravez de tutoriais e cenas assim...
já vi umas cenas por aí na net
|(*,)
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » sexta 03 nov 2006, 18:34

Chronicles Escreveu:Sim um pouco atravez de tutoriais e cenas assim...
já vi umas cenas por aí na net
|(*,)
Como eu estou de momentos a fazer com o desenho.....


Alguém já experimentou o XNA?
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » sexta 03 nov 2006, 19:06

O GhostEngine está a ser re-escrito, e para screenshots "way more recent", podem ir a http://ghostmanzeroexe.deviantart.com .

Tenho melhorado a coisa consideravelmente, apesar de provavelmente ir re-desenhar tudo outra vez, para ser mais portavel (linux e macos, here i come!), e mais estavel.

Quanto ás perguntas do Master Thief, sim, estou a programar tudo "a partir do nada", em C++, logo a coisa parece mais "crappy" que tudo o resto, e ainda vai estar a ser desenvolvida por alguns anos...

Alem disso, combinei com o programador actual do Tugapod, o Relfos, para lhe ajuda no desenvolvimento do mesmo, e também fazer um cliente alternativo com o meu engine, para o caso de por alguma razão algo não estiver a funcionar com o cliente original.

E sim, aprendi a programar sozinho, primeiro com um livro de visual basic (o basico dos basicos), durante 2 anos, depois passei pra c++ (livro dos basicos também), e ja programo em C++ há 4 anos agora, sendo que os ultimos 2 anos têm sido os anos em que tenho aprendido mais.

Uma coisa que vos aconselho se tentarem aprender a programar, e que não se fiem muito nos tutoriais que vêm na net, mesmo que aparentemente sejam "faceis", visto que a maioria dos livros podem fazer com que percebamos muito melhor.

Claro, não digo que não possam aprender a programar com tutoriais, afinal de contas até aprendi muito com tuts na net, so digo que não se fiquem com tuts.
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Responder