Criadores de jogos

Para tudo o que se faz, dentro e fora de Portugal

Moderadores: Redacção, Moderadores

Klop
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 08 ago 2006, 17:19

Mensagem por Klop » segunda 11 dez 2006, 2:02

Digam o que disserem nao ha nada como ler um bom livro.

Eu estou no primeiro ano de licensiatura em engenharia informatica e ja reparei que a maioria dos problemas nao estao na programacao em si mas nos livros, etc. Uma coisa que reparei é que primeiro de tudo apenas 15% dos meus colegas (em geral - primeira, segunda e terceira fase) sabe falar ingles aprox. ao perfeito e ai é que comeca o problema, muitos alunos chegam à universidade sem saberem falar ingles em condicoes, os livros decentes estao em ingles e mesmo que nao se esteja na universidade mas se queira aprender programacao é muito dificil sem saber ingles pois os melhores livros e tutoriais encontram-se nessa lingua.

Makers e programas do genero sao bons pra comecar pra algumas pessoas e pra outras nao, aquelas que teem consciencia que se querem seguir algo nesse ramo nao podem usar apenas makers pois mais cedo ou mais tarde irao ter que programar tudo por si so acabam por se cansar dos makers e passar à "real thing". No entanto continua a haver aquele grupo de pessoas que devido a nao saberem outra lingua limitam-se a arranjar um maker traduzido pra portugues e ficam-se por ai. Se querem aprender a fazer jogos aprendam ingles, falo por expriencia propria pois já à muito tempo que me cansei de encaminhar pessoas que vinham ter comigo a pedir ajuda para bons tutoriais e elas voltarem pra tras e dizer "mas eu nao sei ingles, explica-me" (eu pessoalmente nao tenho paciencia pra explicar :P)

As boas noticias é que depois de aprenderem uma linguagem de um certo nivel é facil aprender as outras do mesmo nivel pois ha muitas semelhancas, exemplo:

Se aprenderem um tipo de Assembly, será facil aprender outro.
Se aprenderem BASIC, será facil aprender Pascal e C, etc
Se aprenderem C++, será facil aprender Java, etc

por adiante :)
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » segunda 11 dez 2006, 11:11

Klop Escreveu:Digam o que disserem nao ha nada como ler um bom livro.

Eu estou no primeiro ano de licensiatura em engenharia informatica e ja reparei que a maioria dos problemas nao estao na programacao em si mas nos livros, etc. Uma coisa que reparei é que primeiro de tudo apenas 15% dos meus colegas (em geral - primeira, segunda e terceira fase) sabe falar ingles aprox. ao perfeito e ai é que comeca o problema, muitos alunos chegam à universidade sem saberem falar ingles em condicoes, os livros decentes estao em ingles e mesmo que nao se esteja na universidade mas se queira aprender programacao é muito dificil sem saber ingles pois os melhores livros e tutoriais encontram-se nessa lingua.

Makers e programas do genero sao bons pra comecar pra algumas pessoas e pra outras nao, aquelas que teem consciencia que se querem seguir algo nesse ramo nao podem usar apenas makers pois mais cedo ou mais tarde irao ter que programar tudo por si so acabam por se cansar dos makers e passar à "real thing". No entanto continua a haver aquele grupo de pessoas que devido a nao saberem outra lingua limitam-se a arranjar um maker traduzido pra portugues e ficam-se por ai. Se querem aprender a fazer jogos aprendam ingles, falo por expriencia propria pois já à muito tempo que me cansei de encaminhar pessoas que vinham ter comigo a pedir ajuda para bons tutoriais e elas voltarem pra tras e dizer "mas eu nao sei ingles, explica-me" (eu pessoalmente nao tenho paciencia pra explicar :P)

As boas noticias é que depois de aprenderem uma linguagem de um certo nivel é facil aprender as outras do mesmo nivel pois ha muitas semelhancas, exemplo:

Se aprenderem um tipo de Assembly, será facil aprender outro.
Se aprenderem BASIC, será facil aprender Pascal e C, etc
Se aprenderem C++, será facil aprender Java, etc

por adiante :)
=D> =D> =D>

Bom post.
Concordo plenamente contigo, já agora, em que univ andas?
Neste momento ando um bocado à nora é com LISP, uma linguagem um pouco diferente das que enumeraste, por ser funcional e não procedimental... Isto da IA tem muito que se lhe diga xD

Excelente post mesmo, IMHO.
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 11 dez 2006, 13:49

Não concordo muito com a sequência de aprendizagem... Comparar Pascal com C? :-s
hax face
Klop
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 08 ago 2006, 17:19

Mensagem por Klop » segunda 11 dez 2006, 17:37

Nao sei qual é o mal, até compreendia se fosse por causa de comparar C/Pascal com BASIC no entanto essas linguagens estao ao mesmo nivel :)

@PanicFreak - Ando na FCT da Uni. Nova de Lisboa, e tu?
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » segunda 11 dez 2006, 17:39

Klop Escreveu:Nao sei qual é o mal, até compreendia se fosse por causa de comparar C/Pascal com BASIC no entanto essas linguagens estao ao mesmo nivel :)

@PanicFreak - Ando na FCT da Uni. Nova de Lisboa, e tu?
FCT da Universidade de Coimbra 8)
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 11 dez 2006, 17:40

Não tem mal nenhum, simplesmente o C e o Pascal de parecido tem muito pouco.
hax face
Klop
Beginner
Mensagens: 29
Registado: terça 08 ago 2006, 17:19

Mensagem por Klop » segunda 11 dez 2006, 18:14

Estranho, eu sempre avaliei semelhancas entre linguagens de programacao aproximadamente pela sua geracao:

Primeira Geracao:
- Linguagem Maquina (1's e 0's)

Segunda Geracao:
- Linguagens Assembly

Terceira Geracao (dividida em duas partes - nao orientada a objectos e orientada a objectos):
- Nao Orientada a Objectos:
-- Basic, C, Pascal, etc
- Orientada a objectos:
-- Java, C++, Delphi, VB, Ruby, etc
Ha outras como COBOL, Fortran, ALGOL, etc mas como nunca as usei nao sei em que categoria encaixam.

Quarta Geracao:
- MAPPER, MARK-IV, etc
Nao sao tao usadas como as de Terceira geracao, sao linguagens de programacao mais orientadas para uma certa operacao, tipo linguagens que foram feitas apenas para calculos matematicos, etc
O editor de janelas do VB encaixa nesta geracao, no entanto a linguagem em si encaixa na terceira.

Quinta Geracao:
- Prolog, OPS5, Mercury, etc
Linguagens usadas para fazer com que o programa nos resolva o problema sem que nos tenhamos que programar o processo de solucao, estas linguagens sao maioritariamente usadas no ramo da Inteligencia Artificial e a maioria delas sao criadas com o Lisp :)
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » segunda 11 dez 2006, 19:06

Ah! O que tu queres dizer é que são do mesmo nível! Assim tá bem... Porque em termos de sintax C e Pascal são bastante diferentes.
hax face
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » quinta 14 dez 2006, 9:46

Sim o Pascal e' mais amigavel para o iniciante, portanto mais usado a nivel pedagogico ate' ha uns anos (agora comecam a usar Python), de que o C.

Ja agora, aqui alguem tem experiencia com o NetBeans, se sim deem-me feedback porque eu uso o Visual C++ 2005 Express Edition e BlueJ ou melhor Java Studio Enterprise 8 para programar. Estou-me a iniciar em JavaServer ou JSP.
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 14 dez 2006, 10:49

E então quem é que conhece Scheme (ou DrScheme) ? :-k

Ninguém ?

Pois exactamente por isso é que o corpo docende do departamento de engenharia informática do técnico decidiu ser essa a linguagem a leccionar,
"Ah e tal, porque depois chegavam alunos ao técnico já com conhecimentos de C e pensavam saber aquilo tudo e não se aplicavam!" :|

Secalhar kalker dia posto o jogo da bisca que fiz nesta linguagem.

E Mathematica ? Mais uma linguagem tirada directamente do bau das linguagens esquecidas :P :lol:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » quinta 14 dez 2006, 18:36

MadnessJonny Escreveu:E então quem é que conhece Scheme (ou DrScheme) ? :-k

Ninguém ?

Pois exactamente por isso é que o corpo docende do departamento de engenharia informática do técnico decidiu ser essa a linguagem a leccionar,
"Ah e tal, porque depois chegavam alunos ao técnico já com conhecimentos de C e pensavam saber aquilo tudo e não se aplicavam!" :|

Secalhar kalker dia posto o jogo da bisca que fiz nesta linguagem.

E Mathematica ? Mais uma linguagem tirada directamente do bau das linguagens esquecidas :P :lol:
A mathematica não é a linguagem usada nas máquinas gráficas?
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » quinta 14 dez 2006, 18:55

MadnessJonny Escreveu:E então quem é que conhece Scheme (ou DrScheme) ? :-k

Ninguém ?

Pois exactamente por isso é que o corpo docende do departamento de engenharia informática do técnico decidiu ser essa a linguagem a leccionar,
"Ah e tal, porque depois chegavam alunos ao técnico já com conhecimentos de C e pensavam saber aquilo tudo e não se aplicavam!" :|

Secalhar kalker dia posto o jogo da bisca que fiz nesta linguagem.

E Mathematica ? Mais uma linguagem tirada directamente do bau das linguagens esquecidas :P :lol:
Mathematica conheci através de um amigo meu do técnico, mas olha que preferia dar mathematica do que matLab...

Quanto ao scheme, nós usamos Lisp...

Agora na minha faculdade mudaram a linguagem leccionada no 1º ano, ou seja para introdução à programação.
"No meu tempo" foi Java, agora é Python.

Peace
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 14 dez 2006, 20:57

Triper Escreveu:A mathematica não é a linguagem usada nas máquinas gráficas?
Se te referes à Texas Instruments (TI), nem por isso. Se te referes a outras marcas tipo, sei lá, Casio ou assim então não sei porque só conheci/programei em TI :wink:


PanicFreak Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:E então quem é que conhece Scheme (ou DrScheme) ? :-k

Ninguém ?

Pois exactamente por isso é que o corpo docende do departamento de engenharia informática do técnico decidiu ser essa a linguagem a leccionar,
"Ah e tal, porque depois chegavam alunos ao técnico já com conhecimentos de C e pensavam saber aquilo tudo e não se aplicavam!" :|

Secalhar kalker dia posto o jogo da bisca que fiz nesta linguagem.

E Mathematica ? Mais uma linguagem tirada directamente do bau das linguagens esquecidas :P :lol:
Mathematica conheci através de um amigo meu do técnico, mas olha que preferia dar mathematica do que matLab...

Quanto ao scheme, nós usamos Lisp...

Agora na minha faculdade mudaram a linguagem leccionada no 1º ano, ou seja para introdução à programação.
"No meu tempo" foi Java, agora é Python.

Peace
Creio que Mathematica é uma linguagem acessível a partir do momento em que começas a entrar no esquema.
O scheme também não é muito complicado e não parece diferir muito do Lisp (até porque "deriva" dele).

O que vale é que Mathematica e Scheme têm sintax completamente diferentes o que me impede de confundir defines e functions e por tudo ao molho [:p]
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 14 dez 2006, 23:03

Mathematica não está esquecida, os alunos do IST em lisboa em Matemática Aplicada à Computação usam essa linguagem, e é logo no primeiro ano...
hax face
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quinta 14 dez 2006, 23:25

Chris Escreveu:Mathematica não está esquecida, os alunos do IST em lisboa em Matemática Aplicada à Computação usam essa linguagem, e é logo no primeiro ano...
Eu sei Chris, eu sou do IST.
Não sou é de matemática aplicada, mas este ano LEIC (engenharia informática) também teve a "honra" de trabalhar com o mathematica, só que o que eles aprendem num durante um ano numa cadeira, tivémos nós que aprender em alguma aulas. Até porque o objectivo nem era tanto aprender a programar no mathematica de uma forma muito aprofundada, mas sim estudar a linguagem mathematica como modelo de computação.

O que eu quis dizer com "esquecidas" é que quando se fala em linguagens de programação vem-te logo à cabeça C, pascal, java, etc.
Pelo menos colegas meus de outros cursos e outro pessoal quando me perguntaram qual era a linguagem que estava a dar eles ficaram tipo "oi ? :| "


ps- já passei a Teorica da Computação mesmo sem fazer o ultimo teste \:D/ autómatos e mathematica é comigo mesmo, deixem para lá o teorema de Rice e o s-m-n sossegados.
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Responder