Eu estou no primeiro ano de licensiatura em engenharia informatica e ja reparei que a maioria dos problemas nao estao na programacao em si mas nos livros, etc. Uma coisa que reparei é que primeiro de tudo apenas 15% dos meus colegas (em geral - primeira, segunda e terceira fase) sabe falar ingles aprox. ao perfeito e ai é que comeca o problema, muitos alunos chegam à universidade sem saberem falar ingles em condicoes, os livros decentes estao em ingles e mesmo que nao se esteja na universidade mas se queira aprender programacao é muito dificil sem saber ingles pois os melhores livros e tutoriais encontram-se nessa lingua.
Makers e programas do genero sao bons pra comecar pra algumas pessoas e pra outras nao, aquelas que teem consciencia que se querem seguir algo nesse ramo nao podem usar apenas makers pois mais cedo ou mais tarde irao ter que programar tudo por si so acabam por se cansar dos makers e passar à "real thing". No entanto continua a haver aquele grupo de pessoas que devido a nao saberem outra lingua limitam-se a arranjar um maker traduzido pra portugues e ficam-se por ai. Se querem aprender a fazer jogos aprendam ingles, falo por expriencia propria pois já à muito tempo que me cansei de encaminhar pessoas que vinham ter comigo a pedir ajuda para bons tutoriais e elas voltarem pra tras e dizer "mas eu nao sei ingles, explica-me" (eu pessoalmente nao tenho paciencia pra explicar

As boas noticias é que depois de aprenderem uma linguagem de um certo nivel é facil aprender as outras do mesmo nivel pois ha muitas semelhancas, exemplo:
Se aprenderem um tipo de Assembly, será facil aprender outro.
Se aprenderem BASIC, será facil aprender Pascal e C, etc
Se aprenderem C++, será facil aprender Java, etc
por adiante