Aceleração: Killer NIC, Ageia, AIPU, etc.....

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 15 set 2006, 14:44

Argoon Escreveu:Já agora uma pergunta Newtomic o que é que tu esperas de uma PPU ou até de uma Physics capable GPU? Ou seja que tipo de efeitos ou modificações na gameplay?
Ora bem o k eu espero de uma PPU ou etc... é bastante simples, espero k seja algo k me vá melhorar ou então tornar + real a jogabilidade de certos e determinados jogos, e noutros k melhore o aspecto visual em termos de particulas, mas tb espero k faça tudo isso sem "custos" adicionais para o CPU e/ou VGA "primária" já k esses componentes devem ficar livres pra k os jogos possam evoluir em termos de IA e outros.
Isto é eu kero ver jogos de RTS com 5000 ou + unidades ao mesmo tempo no ecrã com gráficos porreiros, tipo Warcraft3 já me chega e k não se notem abrandamentos ou pancadas em termos de tudo o resto k tem de ser processado em background, alem disso espero k a VGA seja capaz de mostrar todas as unidades e k os efeitos continuem porreiros no ecrã.
Nos jogos de carros + virados para simulações espero ver cada x + e melhores motores de jogo onde dê realmente prazer conduzir os carros mesmo só por os conduzir, é claro k não kero ver jogos sem ponta por onde se lhe pegue e k dê apenas prazer a conduzir os carros, mas pá acho k dá pra entender.
Seja como for e resumindo eu kero k o objectivo dos PPU's seja aumentar o realismo nos jogos quando necessário, seja este visual ou de jogabilidade e k liberte principalmente o CPU pra k se possam começar a ver jogos onde a IA seja mesmo uma IA! ;) :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Argoon
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 13 jul 2004, 12:31
Localização: Vieira do Minho

Mensagem por Argoon » sexta 15 set 2006, 17:20

Tirando os jogos B.O.S e o GRAWF isso é exactamente o que a PPU faz, ou seja dar mais realismo aos jogos fazendo com que a fisica seja mais realista e a quantidade de objectos seja maior e com mais FPS´s. Veja-se o caso do City of villains nesse jogo a PPU faz com que o jogo tenha mais fps´s ,com ela do que sem e aumenta 100+ vezes o nº de particulas em cada efeito no jogo. Com o Cell factor CT (demo) o jogo corre no meu PC sem PPU, mas devido a não a ter, só posso jogar sem bandeira nem os liquidos, o que faz o jogo correr a uns 30+ fps, mas mal eu ablito a bandeira e os liquidos passa logo para 1 fps, e eu tenho um bruto PC, quem tiver a placa numa configuração como a minha, vai ter todos os efeitos e jogar a 30+ fps´s ( is claro só acontece a quem tem uma GPU que não esteja já subrecarregada sem a PPU, mas sim que tenha ainda poder para rendarizar mais alguns objectos). Logo isto mostra que a PPU faz os jogos correr mais rapido e ter mais objectos fisicos, sempre foi essa a sua premissa e está a comprir (pelo menos nos jogos que souberam tirar partido da placa.). Sobre não dar mais trabalho ao CPU isso ela já faz mas sobre tirar trabalho a GPU isso é impossivel porque a PPU apenas calcula a fisica dos objectos mas não é responsavel pela visualização dos mesmos isso é trabalho da GPU ou seja quantos mais objectos fisicos para rendarizar mais a GPU vai ter de trabalhar para os por no ecra. Ou seja quem tiver um PC com uma GPU fraca que não espere ter mais fps´s com a PPU, pelo contrario só estão a dar ainda mais trabalho a GPU e a por o jogo mais lento.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 15 set 2006, 18:44

Quando falei do overhead que a placa da Ageia pode causar referia-me em primeiro lugar ao maior numero de objectos que passarão a ser renderizados. Como existem mais objectos o CPU tem de fornecer mais dados para serem calculados tanto para a placa da Ageia como para o GPU.
Isto significa que vai gastar mais ciclos de CPU, mesmo sem contar com a geometria adicional enviada para o GPU.
Claro que se os calculos de fisica fossem feitos pelo CPU ou pela GPU isto acontecia na mesma. O que eu estou a dizer é que o aumento de desempenho não é 100% gratuito. Um exemplo claro disto é o city of villans. Com a placa da Ageia o CPU não precisa de calcular os calculos de fisica, mas continua a precisar de tratar e enviar dados para a PPU. Como os calculos de fisica são mais pesados o resultado em usar a placa da Ageia é benefico.
O maior problema tem a ver com o GPU. Com mais objectos temos mais geometria para calcular, implicando um maior esforço nos vertex pipes e no rasterizer. Mais á frente teremos mais texturas para processar, implicando maior esforço dos pixel pipes e dos ROPs (incluindo filterings, post processings e outros efeitos).
Além disto a passagem de dados entre o CPU e a Ageia pode ser limitada por estar a usar o bus PCI normal. Mas isto é algo que nem posso especular.

O caminho a seguir vai ser o de termos jogos com mais efeitos de fisica pelo meio. Mas reparem que a maior parte dos Gamers, mesmo daqui a 2 ou 3 anos não terão uma placa da Ageia (acreditando que ela dure este tempo). A maior parte já se vê á rasca para comprar uma placa capaz de correr os jogos com boa velocidade e qualidade de imagem, quanto mais comprar mais uma placa apenas para calculos de fisica, então se elas continuarem a custar 300 euros apenas um grupo hardcore é que a vai pussuir.
Sem a massificação da aceleração da fisica os jogos terão de garantir um nivél de igualdade entre a jogabilidade com fisica acelerada e sem fisica acelerada. Isto porque os gamers não vão andar a comprar um jogo que vai estar "capado" na jogabilidade por causa de falta de hardware.
O resultado é que enquanto não acorrer a massificação da aceleração da fisica não veremos um jogo com uma jogabilidade revolucionaria poor causa da fisica. O Cell Factor é um bom exemplo. Mesmo sem fisica é possivél usufruir da mesma jogabilidade que com a placa da Ageia, ficando apenas a faltar alguns efeitos mais complexos. Mas no final acaba por ser uma questão de estética.
Se a aceleração da fisica tambem poder ser feita pelo GPU então podemos ter uma massificação rápida. Neste campo os GPU já tem cartas dadas. A aceleração de video está presente em todas as placas actuais da nvidia e ATI (se bem que nas de baixa gama da ATI as capacidades de HDTV estão um pouco diminuidas).

Como tal prevejo que a massificação ocorra por causa da entrada dos GPUs nos calculos de fisica, a pela possivél inclusão de instruções nos CPUs. O unico espaço que vejo para a Ageia será no High End se conseguir por no mercado placas mais poderosas que os GPUs, apelando para um mercado hardcore que exige o topo dos topos.

Desculpem o testamento, mas queria exprimir a minha opinião de uma forma clara, e espero ter conseguido faze-lo.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Argoon
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 13 jul 2004, 12:31
Localização: Vieira do Minho

Mensagem por Argoon » sábado 16 set 2006, 13:17

Winjer, o que a CPU tiver que calcular com a PPU(O que eu não sei o que é?) nunca será mais pesado do que a fisica que ele teria de calcular sem ela.
Terra_hardForum Escreveu:

Use my Pentium D950 and no Physx = 100% CPU load and laggy preformance.
Use my Pentium D950 and Physx = 0-5%CPU and smooth prefomance.
Resposta ao demo Cell Factor.


emmett_hardForum Escreveu:
Ok, with PhysxRocket which uses the 2.4.4 sdk
Running the script luminaryjanitor posted (4600 bricks).

Software mode stays mostly 45-60 fps Cpu usage 60-65%

Hardware Mode never drops below 60fps Cpu usage Spikes
at the very start at about 25-28% then drops to 5-8%
PhysxRocket programa que vem com o sdk da Ageia para testar cenas de fisica. O teste acima foi efectuado num dual core ou seja 50% cpu usage equivale a 100% num single Core.

Nestas duas quotes tu podes ver que a PPU está realmente a tirar trabalho ao CPU e não a dar ainda mais.

Sobre a GPU tens toda a razão, mas como disseste o mesmo se vai passar se a fisica for calculada nas mesmas, nunca na vida uma GPU como a minha x1900 XT será capaz de calcular graficos e fisica ao mesmo tempo e conseguir jogor em condições, é claro que eu posso comprar outra pra esse trabalho mas nesse caso também posso comprar uma PPU. :wink:

Sobre o bus PCI já está dito e mais que dito que a largura do bus pci é suficiente para a fisica que a ppu terá que calcular nos proximos jogos. E já agora ninguêm se queixa das placas de Som da Creative X-fire serem PCI porque será? :-k

Toda a gente se queixa que ela não faz nada de revelucionario nos jogos e que só a apoia quando ela o fizer, mas se ninguem a apoiar agora ela nunca o fará. O resto é a tua opinião e como tal respeito-a, mas discordo contigo que digas que apenas o espaço da Ageia será o High End, na altura que os primeiros jogos a usar o havok FX ou outro api para fisica nos GPU sair (2+ anos), já a PPU terá ipoteticamente baixado muito de preço ficando ao alcance de qualquer jogador, e ao mesmo tempo vai ter no mercado um maior numero de jogos do que a GPUF ( GPUFisica nome inventado por mim :mrgreen: ). Não é muito dificil de saber quem vai sair a ganhar neste cenário.

Isto como sempre é a minha Opinião e como tal estão todos no direito de discordar.

Cheers
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 16 set 2006, 13:32

Argoon, já é a segunda vez que impterpretas mal uma das minhs ideias. Não sei se sou eu que explico mal ou se és tu que andas a ler á pressa......
Seja como for no meu post anterior disse:
Winjer Escreveu:Claro que se os calculos de fisica fossem feitos pelo CPU ou pela GPU isto acontecia na mesma. O que eu estou a dizer é que o aumento de desempenho não é 100% gratuito. Um exemplo claro disto é o city of villans. Com a placa da Ageia o CPU não precisa de calcular os calculos de fisica, mas continua a precisar de tratar e enviar dados para a PPU. Como os calculos de fisica são mais pesados o resultado em usar a placa da Ageia é benefico.
Não era preciso explicares-me algo que eu tinha dito no meu proprio post.

De resto continuo a achar que um GPU actual consegue igualar e suplantar a placa da Ageia. Os numeros e demonstrações da ATI mostram isso.
Quando sairem os G80 e R6000 a diferença será muito maior. Então daqui a 2 anos até os CPUs devem conseguir fazer melhor que a actual Ageia.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Argoon
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 13 jul 2004, 12:31
Localização: Vieira do Minho

Mensagem por Argoon » sábado 16 set 2006, 15:07

Winjer eu não interpretei mal o teu post, apenas quis realçar e corregir algumas coisas que disseste, a minha resposta tem a ver com isto,
Quando falei do overhead que a placa da Ageia pode causar referia-me em primeiro lugar ao maior numero de objectos que passarão a ser renderizados. Como existem mais objectos o CPU tem de fornecer mais dados para serem calculados tanto para a placa da Ageia como para o GPU.....Isto significa que vai gastar mais ciclos de CPU.
mesmo que tenhas dito abaixo que jogar com a placa era benefico, e que os calculos fisicos fossem mais pesados continuavas a dar a entender que a PPU dá trabalho ao CPU o que está errado se ela tira trabalho ao CPU não pode fazer um overhead não achas que seria uma contradição se o fizesse.


P.S- Desculpa se te ofendi de alguma maneira não foi minha intenção, e acho melhor acabarmos esta conversa sobre a PPU neste thread tudo o que falarmos agora são só opiniões e não é disso que as pessoas que queiram saber mais sobre ela precisam, já se encontra muita informação sobre a mesma nos nossos posts para que quem estiver menos informado tire as suas próprias conclusões. Passa bem. :)


----------------------------------------AIPU-------------------------------------

Sobre a AIPU eu devo dizer que os videos de demonstração são mesmo bons mas infelizmente vem tarde demais, agora a fisica é a conversa do momento e quando ela for de vez retirada da lista de trabalho do CPU, então ele vai ter ciclos livres para toda e qualquer AI que lhe atirem e quando o dual Core\quad Core estiver bem inplantado vamos ter um core ou mais só para a logica e a AI dos jogos, mas devo realçar que talvez a AIPU consiga fazer um melhor trabalho mas agora tem uma PPU e mais tarde as GPUF(ver acima) a lutar pelo dinheiro e o espaço nas bourdes dos jogadores.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 16 set 2006, 15:44

Argoon, não me insultaste, nem de perto. Alíás, estava a gostar de debater este assunto contigo, porque tens uma opinião diferente da minha e consegues justificar bem o teu ponto de vista.

Quanto á AIPU a minha opinião ainda é pior que em relação á da placa da Ageia. No caso da Ageia ainda consigo ver a necessidade e as benesses de uma placa capaz de acelerar a fisica. E caso ela tivesse um preço mais baixo (muito mais baixo), já fosse suportada por mais jogos e não estivesse no horizonte a aceleração de fisica nos GPUs, eu provavelmente já teria uma.
Agora no caso da AIPU não vejo mesmo o interesse. É que nem se coloca a hipotese de os CPUs actuais serem lentos para calcular a IA, o mais frequente é o inverso: a IA não está desenvolvida que chegue, os programadores não apostam em IAs que desafiem os jogadores, basta ver que a IA do UT2003 ainda é das melhores feitas até hoje.

Se lançassem uma placa que fizesse aceleração de fisica, IA, network e mais algumas coisas, tudo junto......isso é que era algo fantastico....desde que o preço não fosse muito alto.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 20 out 2006, 19:02

Se achavam que a placa da Ageia era um disparate então leiam bem isto:
Ageia, the company which was the first to announce a dedicated chip for physics effects calculation, may be planning to allow end-users to install more than one PhysX accelerators in one system.
Recently released drivers by Ageia implement a revamped version of technology called hardware scene manager (HSM) that now uses so-called “compartments”, which allows “utilization of multiple PhysX cards in future versions”. Theoretically, Ageia’s future drivers should be able to “split” the scene into multiple three-dimensional “compartments” assigning a dedicated physics processing unit (PPU) for each.
It is highly likely that Ageia will have to release a PCI Express version of its PPU first and only then tout multi-PPU environments.
Fonte

Basicamente, pela analise das ultimas drivers da Ageia deduziram que a Ageia pode estar a planear uma solução tipo SLI para placas de aceleração de física.

O que eu penso disto: Primeiro é só um suposição, mas já foram descobertos vários modelos de gráficas antes delas saírem pela analise dos INFs das drivers, por isso até pode não ser tão descabido, especialmente porque a Ageia tem de mostrar que a sua solução é melhor que o que a nvidia vai apresentar com o G80 e que a ATI com o Triple Play.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 20 out 2006, 22:50

Eu só tenho um coment a fazer sobre "SLI" PhysX...
LOLADA! é uma TOTAL lolada... :lol:
Não estou a dizer k não acredito k não vá existir, mas k vingue lol, nem as VGA's vingaram quanto mais lol. :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 22 fev 2007, 21:26

E ainda não morreu...................... :roll:

Entrevista a Many Hedge, CEO da Ageia
- Do you plan to support two or more card working in parallel?

- Yes.
- Can your PPU make other GPGPU kind of calculation?

- The PPU can be used for accelerating other calculations in scientific, engineering and financial applications such as DCC, video encoding/decoding, financial options pricing, CAD applications, medical imaging etc. We are working with partners on each of these applications

- If so do you have a software in development like NVIDIAs CUDA that lets you program in C to run GPGPU on G80?

- Yes.
- Do you have plans or is it possible to use PPU on mobile devices?

- Yes
Pelo menos demonstram ambição.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder