Aceleração: Killer NIC, Ageia, AIPU, etc.....

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Aceleração: Killer NIC, Ageia, AIPU, etc.....

Mensagem por Winjer » sábado 02 set 2006, 22:44

Depois da Ageia ter apresentado uma placa especifica para efectuar calculos de fisica, uma outra empresa, a Bigfoot Networks, apresenta uma placa para acelerar a Rede. A funçaõ desta placa é reduzir o Ping e a Latência e ao mesmo tempo libertar o CPU dos calculos de controlo de trafego da Rede.

Imagem
SPECS:
The card runs upon its own 400Hhz Network Processing Unit (NPU), backed up by 64MB of onboard RAM.
O site IGN tem uma preview desta placa e ao contrario da placa da Ageia esta placa pareçe ter algum potencial. Basta ver os primeiros testes que o pessaol na IGN realizou:
Once the drivers were installed we disabled the motherboard's Ethernet controllers and turned on the Killer NIC's LLR functionality. Based upon some rough benchmarking, without the Killer NIC our test PC (AMD FX 62 2600, ATI Radeon X1900 XTX, 2 GB RAM) runs F.E.A.R. at 1024x768x32 with details maxed and 2xAA-2xAF at an average of 74 fps though two 15 minute sessions. Our ping to server ranged from 40-80ms, and our average worked out to 67ms over the two sessions.

After installing the Killer NIC we got back on the same F.E.A.R. server and played on the same map. The improvement with the Killer NIC was noticeable and impressive. Pings to server dramatically improved, generally ranging from 17-50ms, averaging 45ms over another two 15 minute sessions. FPS also got a nice bump, jumping our average from 74 to 86 fps.
FONTE

Estes testes ainda não são conclusivos, pois fazer benchmarking em jogos online é muito mais complicado pelo numero de variaveis acrescidas.

O problema é o seu preço, que será de $279.99 ](*,)

Pessoalmente se esta placa realmente trouxer as vantagens que anuncia até considero uma boa ideia. Mas com este preço é apenas mais um brinquedo para meninos ricos que não tem mais nada a fazer com o dinheiro.
Última edição por Winjer em terça 12 set 2006, 21:30, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 04 set 2006, 18:35

Exactamente, porke dar 60 contos :shock: é mesmo pra ppl rico só pode!!! :shock:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » segunda 04 set 2006, 23:53

Winjer esclarece-me uma coisa essa plava substitui a placa grafica ou é adicionada por pci?
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 05 set 2006, 0:24

Wrong_Killer Escreveu:Winjer esclarece-me uma coisa essa plava substitui a placa grafica ou é adicionada por pci?
OMG é um placa Ethernet unica e exclusivamente! Segundo o k me apercebi... :-k
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » terça 05 set 2006, 1:37

Depois da Ageia ter apresentado uma placa especifica para efectuar calculos de fisica, uma outra empresa, a Bigfoot Networks, apresenta uma placa para acelerar a Rede

As placas com os graficos agei ou physic ou que era não eram placas gráficas? foi por isso que perguntei porque compararam esta nova com as ageias
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 05 set 2006, 4:29

Tipo as placas da Ageia não substituem as gráficas normais. ;)
E estas muito menos.

As da Ageia supostamente acelerariam os cáculos de física e tornalos-iam + realistas, a 1ª premissa foi e é um fracasso pois os jogos k fazem uso das placas da Ageia são + rápidos sem elas do k com elas, mas a 2ª premissa é uma realidade os efeitos e a física calculada com as placas da Ageia pareçem de facto + reais, mas tb são apenas visuais, por isso para mim é uma grande banhada e não acredito k o panorama vá mudar, acredito, isso sim k daki a pouco tempo as VGA's seja + do k simples aceleradoras 3D e passem tb a ter CPU's de física, mas a ver vamos. 8)

Estas placas aceleram tal como dizes a REDE, logo não tem nada de nadinha a haver com as gráficas, pois estas até podem servir pra aumentar o desempenho em por exemplo aplicações banais mas k façam uso intenssivo da rede ou da internet! ;) Para mim estas conseguem melhor o seu objectivo k as PhysX, (não sei se é este o nome correcto) da Ageia, mas devido ao seu preço acho k são mesmo para um nicho demasiado restrito! :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 05 set 2006, 9:13

É normalíssimo, a meu ver, que haja cada vez mais placas específicas para calculos específicos. As placas gráficas, tal como as placas de som, são isso mesmo: placas específicas para fazer cálculos específicos (gráficos) que o CPU poderia fazer mas não pode (ou não consegue tão rapidamente) e, portanto, pede ajuda ao GPU. Portanto é normal... PPU... Placas de rede... Whatever... E é natural que aumentem... Sei lá, placas dedicadas a correr o kernel do sistema operative para deixar o CPU livre para o resto :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » terça 05 set 2006, 9:21

Placas para a IA (da maneira que os jogos a usam deve ser bastante basica):
http://www.extremetech.com/article2/0,1 ... 137,00.asp
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 05 set 2006, 9:25

pedropaulo Escreveu:Placas para a IA (da maneira que os jogos a usam deve ser bastante basica):
http://www.extremetech.com/article2/0,1 ... 137,00.asp
AHAHAHAAHHA Essa foi boa :lol: :lol: :lol: :lol: Olha, aí está outra placa de que não me lembraria... Ao fim e ao cabo é só maneira de roubar dinheiro ao ppl porque eles não precisam delas para nada, pelo menos até agora. Mas claro, é muito possível que a tecnologia puxe a inovação, e uma RAI com uma placa dedicada poderia dar, de certeza, EXCELENTES frutos, com cálculos complexos e essa cena, só que também daria custos enormes às produções, o que aumentaria o preço do jogo, porvavelmente.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » terça 05 set 2006, 12:30

Estranho sempre pensei que as ageia fossem mesmo gráficas de um novo fabricante tipo ati (o que nao é novo eu sei)

mas com tantas placas vamos ficar com as slots de pci cheias :? então e as pessoas que têm boards com poucas slots? lembre-me de mais uma coisa o formato btx não tem também poucas slots adicionais de pci ? e não era suposto começar agora a ser utilizado? :?
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 06 set 2006, 16:48

Wrong_Killer Escreveu:Estranho sempre pensei que as ageia fossem mesmo gráficas de um novo fabricante tipo ati (o que nao é novo eu sei)

mas com tantas placas vamos ficar com as slots de pci cheias :? então e as pessoas que têm boards com poucas slots? lembre-me de mais uma coisa o formato btx não tem também poucas slots adicionais de pci ? e não era suposto começar agora a ser utilizado? :?
Em relação a poucos slots PCI não entres em panico, pois não acredito k nenhuma destas placas add-on vá mesmo vingar ao ponto das aceleradoras 3D como o fizeram na altura da já extinta 3dfx.
Em relação ao formato BTX supostamente já deveria ser o std actual, mas por mim, e por muitos outros, nunca será um std plausivel porke tem inumeras fálhas a nivel de construção, a orientação da MB dentro da caixa é uma delas, só pra apontar uma, por isso suponho k plo menos pra breve não esteja agendado o uso em massa de BTX. Seja como for, se por acaso se vier a utilizar o BTX creio k nessa altura o PCI já seja algo como é hoje em dia o ISA. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
GabMan
Junior
Mensagens: 75
Registado: quarta 14 dez 2005, 23:35

Mensagem por GabMan » quinta 07 set 2006, 14:19

Não me parece que este tipo de placas "extra" vá ter muito sucesso, pelo menos a este preço. Ainda por cima com os processadores de múltiplos núcleos na moda. Mas as técnicas que os pessoais vão aprender no fabrico e optimização destas placas vai ser muito útil na optimização dos CPU's e placas gráficas (supondo que estas empresas irão à falência... eu sei, sou muito optimista :mrgreen: ).
Imagem
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » quinta 07 set 2006, 16:07

mesmo assim quanto a esta nova de rede é uma diferença exorbitante em relação ao ping no entanto acho que exageraram no preço bem tambem não sei como éque ela trabalha
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 07 set 2006, 16:25

Wrong_Killer Escreveu:mesmo assim quanto a esta nova de rede é uma diferença exorbitante em relação ao ping no entanto acho que exageraram no preço bem tambem não sei como éque ela trabalha
Basicamente basta pensarmos k a placa é autonoma e não necessita do CPU pra descodificar/codificar todos os pacotes de informação k recebe e envia para a rede, ainda pra + com 64MB dedicados pode fazer buffer/cache de muita informação sempre utilizada e redundante numa qualquer sessão, e só isso já garante uma eficácia abismal em relação a uma placa de rede onboard k não tem qualker tipo de memoria dedicada. :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Argoon
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 13 jul 2004, 12:31
Localização: Vieira do Minho

Mensagem por Argoon » segunda 11 set 2006, 20:24

Newtomic Escreveu:Tipo as placas da Ageia não substituem as gráficas normais. ;)
E estas muito menos.

As da Ageia supostamente acelerariam os cáculos de física e tornalos-iam + realistas, a 1ª premissa foi e é um fracasso pois os jogos k fazem uso das placas da Ageia são + rápidos sem elas do k com elas, mas a 2ª premissa é uma realidade os efeitos e a física calculada com as placas da Ageia pareçem de facto + reais, mas tb são apenas visuais, por isso para mim é uma grande banhada e não acredito k o panorama vá mudar, acredito, isso sim k daki a pouco tempo as VGA's seja + do k simples aceleradoras 3D e passem tb a ter CPU's de física, mas a ver vamos. 8)

Estas placas aceleram tal como dizes a REDE, logo não tem nada de nadinha a haver com as gráficas, pois estas até podem servir pra aumentar o desempenho em por exemplo aplicações banais mas k façam uso intenssivo da rede ou da internet! ;) Para mim estas conseguem melhor o seu objectivo k as PhysX, (não sei se é este o nome correcto) da Ageia, mas devido ao seu preço acho k são mesmo para um nicho demasiado restrito! :|
Para que não continuem a dizer que as placas da Ageia não servem para nada eu vou intervir, primeiro o unico jogo que teve uma performance inferior com a PhysX foi o GRAW e isso antes das novas drivers disponibilizadas pela ageia, o problema desaparece em todos os outros jogos que suportam a PPU tal como o City of Villains que ganha com a ppu as vezes 77% + de performance, aqui esta o link para que vejam o que digo http://anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=2828 o Bet on Soldier e o demo Cellfactor-CT. O problema do jogo GRAW foi mais culpa dos developers do que da ageia, porquê, perguntam voces, porque o jogo em si utiliza o motor de fisica havok para a gameplay physics e ageia apenas para effect physics, o que faz com que o jogo não esteja nada optimizado para o physX (PPU) e só demonstra que isso foi colucado no jogo a pressa e para dizer "nos apoiamos a PPU", mas o que acabaram por fazer foi criar um mau nome para a ageia e a PPU. Segundo nenhum dos jogos acima utiliza a placa em todo o seu poder nem mesmo o demo Cell factor-CT que apenas utiliza 50% do poder da placa pelo o que dizem os developers, os restantes apenas utilizam a PPU para effect physics como o GRAW e o city of villains( este ultimo utiliza gameplay physics nas mayhem missions) ou apenas uma arma de lava como o bet on Soldier (gameplay physics). Nenhum deles mostra o verdadeiro poder da PhysX o unico que utiliza todo o seu poder e talvez seja o tão esperado Killer Game será o Cell Factor - Revolution um jogo feito apartir do demo Cell Factor-CT e pelo o que vejo no video é do outro mundo. :shock:

Links : http://www.firingsquad.com/games/cellfa ... interview/

video http://www.gamespot.com/pc/action/cellf ... So5bsOvz7a
Responder