Overclock n dá...

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
O satanás
Novato||Novata
Mensagens: 20
Registado: quarta 26 jul 2006, 20:36

Overclock n dá...

Mensagem por O satanás » quinta 31 ago 2006, 20:17

Boas
Eu tenho um pc ja um pouco desatualizado e komo nunca experimentei puxar por ele decidi fazer overclock ao CPU , atraves da bios mas tenho um problema.
O meu pc tem os seguintes componentes:
motherboard asus P4S800D-X
P4 2.66Ghz
grafika ausu n6600td
1Gb de RAM DDR

Quando entro na BIOS vou á opçao que a motherboard tem ekipada para faxer overclock ao CPU. Aquilo tem um valor de 200 mas eu aumentei para 210 e gravei e saí da BIOS, mas o computador depois faz reiniciar mas n arranka, o monitor fika sem sinal, komo ke tivesse blokeado.
Entao desligo o pc automaticamente e entao ja n blokeia mas aparece a seguinte mensagem: ''Overcklocking failure'' e regresso a BIOS automaticamente mas para nao dar erro tenho que repor o valor em 200.
Alguem tem alguma sujestao para fazer overclock ao CPU?
já agora se souberem podem-me dizer um bom programa para fazer overclok á grafika?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 31 ago 2006, 21:54

Quanto á grafica tens o coolbits ou o rivatuner, que podem ser encontrados em www.guru3d.com

Quanto ao overclock ao PC desconfio que a memoria está a limitar-te.
Relaxa os timmings da memoria. Isto significa aumentar os valores de settings como o CAS, Tras, etc....
Quando estás a começar a fazer O convem não aumentar o FSB em saltos tão grandes. Em vez de aumentar logo de 10 em 10 tenta valores mais baixos.

Uma duvida que eu tenho é quanto ao valor que andas a aumentar. Estas a aumentar o FSB ou apenas a velocidade das memorias. Pergunto isto porque o P4 2.66 tem um FSB de 133 e um multiplicador de 20x.
Nota que o valor que tens de aumentar é o FSB.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
O satanás
Novato||Novata
Mensagens: 20
Registado: quarta 26 jul 2006, 20:36

Mensagem por O satanás » quinta 31 ago 2006, 22:18

ja descobri o problem. tava a aumentar de 133mhz para 210...por isso e ke nem seker arrankava...ate agora so aumentei de 2.66ghz pa 2.8ghz pois porke acima de 2.8ghz ja komeça a fikar instavel. alguem me pode dizer komo posso por o pc mais estavel kom mais potencia...eu sei ke a minha fonte tambem limita isso (250w) será ke alguem me diz onde encontrar uma barata e boa...ouvi dizer ke kuando se kompra uma fonte e preciso escolher uma das marcas boas komo thermaltake, etc, isso e verdade?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 01 set 2006, 18:19

Essa fonte é um factor que te vai limitar, especialmente com o proximo passo:
Quando o sistema fica instavél quando chega a certa velocidade aumentasse a voltagem do CPU. Para isso procura uma opção chamada VCORE e aumenta apenas uma vez. Isto deve chegar para poderes aumentar mais um pouco a velocidade. Quando chegar a mais um ponto que fique instavel voltas a aumentar o VCORE. No entanto tem em conta que isto vai pedir mais energia e se a tua fonte não tiver potencia suficiente vai causar erros aleatorios, crashes e até pode danificar hardware (eu já estourei uma fonte assim). Tem tambem em conta que quando aumentas o Vcore as temperaturas vão aumentar um bom bocado, por isso mantem um olho nelas constantemente.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
O satanás
Novato||Novata
Mensagens: 20
Registado: quarta 26 jul 2006, 20:36

Mensagem por O satanás » sexta 01 set 2006, 19:05

ya, obrigado. o problema e ke o meu pc ja tens uns anos e é bué velho.
ate ja tirei as partes laterais da caixa para arejar akilo...já agora conheçes algum software para ver temperaturas sem ter de ir á BIOS. o ke eu tenho é o hardware sensors monitor so ke preciso de registar e entao akilo fechasse ao fim de 10 min. se alguem konhecer algum poste aki sff.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 01 set 2006, 19:25

Existem varios programas para fazer isso, incluindo de alguns fabricantes de motherboards.
Eu recomendo-te usar o Speedfan, que dá todas as temperaturas disponiveis no PC e é gratuito.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder