Alguém que me ajude! POR FAVOOORR!!

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Alguém que me ajude! POR FAVOOORR!!

Mensagem por Manwe Sulimo » segunda 28 ago 2006, 16:18

Ora bem. Aqui especifico a minha configuração actual...

CPU - Dois processadores Intel(R) Pentium(R) D CPU 3.00GHz
RAM - 1023.5 MB
O.S. - Microsoft Windows XP Home Edition Service Pack 2
Placa Gráfica - Radeon X1600 Series - 256 MB
DirectX 9.0c
Leitor CD/DVD - HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B
Motherboard - Gigabyte i-DNA series - model number GA-81945P-G

Problema: O meu computador reinicia espontaneamente. Sem mais nem menos. Já para não falar nos inúmeros erros que obrigam os jogos a "crashar".

Experimentei dois jogos; Neverwinter Nights e The Elder Scrolls IV: Oblivion. Ambos funcionam perfeitamente, mas passados cerca de dez minutos, das duas uma; Ou o PC reinicia, ou o jogo vai abaixo.

Já experimentei instalar os drivers da placa gráfica mais recentes (inclusive fiz o download de drivers não-oficiais que não resolveram o problema), já reinstalei os drivers da motherboard (aparentemente isso desinstalou os controladores RAID, mas nem sei para que é que isso serve), já experimentei fazer um "downgrade" geral ao nível de performance dos gráficos (mudando para a resolução mais baixa, e por aí em diante...), mas nada resultou.

Um amigo meu disse que podia ter algo a ver com o sobre-aquecimento do CPU, e resolvi testar essa hípótese. A temperatura normal do CPU enquanto estou no Windows é de 45 Cº. À medida que jogo, essa temperatura (creio, pois não monitorizei a temperatura então) aumentou para os 65 Cº, reiniciando logo de seguida. Valores pouco mais baixos (55 Cº, 60 Cº, mais uma vez uma suposição pois não verifiquei a temperatura após os jogos "crasharem") originariam os erros que obrigariam os jogos a "crashar".

Já desobstrui as ventoinhas e já aspirei o pó. O mais estranho é que antes da placa anterior ter esturricado (uma Radeon x700), o PC não reiniciava. Reiniciava antes, mas após um misterioso dia de sorte, deixou de reiniciar. Cerca de três meses passaram até que o PC teve de voltar à loja devido à placa gráfica que foi assada.

Que podem voçês dizer acerca disto? Estou desesperado; O PC já voltou para a loja cerca de cinco vezes, e os "senhores" (para não dizer nada pior) não resolveram nada. Ando há seis meses sem um PC a funcionar direito, seis meses de constantes enxaquecas e ataques de histeria. Alguém que me ajude, por amor de Eru! ](*,)
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 28 ago 2006, 17:22

Vamos lá ver se eru iluvatar te ajuda... lol... O teu problema, pelo que dizes, é de sobreaquecimento, acho eu... É possível, no entanto, que tenhas a motherboard danificada ou então que tenhas os limites de temperatura (o limite que diz para o PC reiniciar) demasiado baixos... Agora se os tais senhores não resolvem o assunto, das duas uma: ou não sabem ou não querem. Experimenta trocar peça por peça a ver se descobres o problema (é preciso que tenhas as peças como é óbvio). Troca o CPU e vê, troca a placa e vê, etc. Lembra-te de ver como anda a fonte e as ventuinhas da mesma...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Mensagem por Manwe Sulimo » segunda 28 ago 2006, 17:33

Aqui temos mais um drama. Pessoalmente, já teria estripado o PC como se fosse uma peça de carne de vaca nas mãos do meu pai, mas dado que, se o fizer, quebro a garantia (e não posso dar-me ao luxo disso, a vida está cara... :? ), não o farei. Até porque a minha mãe pode empalar-me. Mas estou pensando em levar o PC de volta para os senhores, a ver se eles arranjam isto de vez.

Agora, como posso alterar esse limite de temperatura, só para ver se faz alguma diferença?

EDIT: Continua com o bom trabalho, tenho alguns dos teus mods para o Oblivion =D>
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 28 ago 2006, 17:49

Não tenho a certeza quanto a alterar os limites de temperatura, mas suponho que seja na BIOS... Quanto à garantia, tanto quanto sei, LEGALMENTE cada peça tem a sua garantia independente, desde que tenhas a factura da mesma (que provavelmente não tens), muito embora o PC em si possa ter também a sua garantia... Portanto penso que, ao abrires a torre, desmontares o PC e assim, não perdes a garantia das peças em si, mas talvez do PC. De qualquer forma, a peça danificada (caso seja isso, que penso que sim) terá sempre a sua garantia e deverá ser sempre respeitada porque quem ta vendeu. Mas o melhor é mesmo esperares por alguém que perceba mais disto, por exemplo o Newtomic ou o Winjer. Entretanto, tem procurar programas que te monitorizem o estado da motherboard e de outras peças. Eu sei que há disso, só não sei onde...

Google it

;)
Manwe Sulimo Escreveu:DIT: Continua com o bom trabalho, tenho alguns dos teus mods para o Oblivion =D>
Ehehe :mrgreen: Estou a ver se começo um módulo do Unique Landscapes :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 28 ago 2006, 18:35

Pois bem casos de restart's espontaneos são uma porra muito lixada porque podem ser de muitissimas razões, mas normalmente são gerados por BLUE SCREEN's por isso e antes de + vais fazer o seguinte:
Imagem
Properties "My Computer"
Imagem
Tab "Advanced"
Imagem
"Startup and Recovery" Settings
Imagem
Settings "Startup and Recovery" -> Não selecionar a opção "Automatically restart" as outras faz como quiseres
Imagem
Settings "Startup and Recovery" -> Não selecionar a opção "Automatically restart" as outras faz como quiseres

Depois de teres isso assim o próximo "Restart expontaneo" já te vai apareçer um ecrã azul com letras brancas sendo assim nesse ecrã vais escrever para um papel a causa desse ecrã, +/- no fim desses mesmo ecrãs é normal aparecer um ficheiro ou + k causaram o erro e os endereços de memoria onde eles tiveram origem.

Se nesse ecrã não existir nenhum ficheiro especificado ou se existirem vários ficheiros tipo + de 2 geralmente o problema é da memoria.

Já agora tb podes sakar e meter a correr o Prime95 um optimo programa para testar a estabilidade dos systemas sem envolver a VGA.

Por agora não vale a pena dizer + nada até devolveres + info. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 28 ago 2006, 18:45

Primeiro uma nota sobre garantias: Tal como o Morbus disse todas as peças de hardware tem uma garantia individual, que em Portugal não pode ser inferior a 2 anos. Qualquer garantia com tempo superior que algum fabricante tenha não perde o seu valor por causa das restantes peças.
O unico caso em que pode haver uma garantia com a condição de haver um selo de abertura da caixa é se o montador do PC der uma garantia com tempo superior á garantia minima legal e/ou á garantia do fabricante.

Caso tenhas apens uma garantia de 2 anos para o PC todo isso do selo é 100% TRETA, e podes abrir a caixa á vontade que não invalida a garantia de nenhum componente.

Isto é um processo que obriga os consumidores a se manterem fieis a uma casa de informatica, obrigando-os a dirigiren-se a ela sempre que seja preciso mudar algum componte, ou fazer alguma alteração ou reparação.

Tendo em conta o que já fizeste creio que o teu problema reside na fonte de alimentação. Quando corres jogos estás a obrigar todos os componentes a trabalhar mais (especialmente o CPU e o GPU), gastando mais energia. Quando o sistema não recebe energia que chega começa a dar erros e a ficar instavél.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Mensagem por Manwe Sulimo » segunda 28 ago 2006, 22:51

Bem, fiz como sugeristes, Newtomic. Apareceram três blue screens. Só anotei o de um, e um certo detalhe de outro, que listava o que aparentava ser um programa...

De qualquer forma, aqui está... apareceu, com a informação normal, apenas anotei as especificações técnicas:

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Um pouco mais abaixo, depois de alguma informação...

***STOP: 0x000000D1 (0x89FD3070, 0x00000009, 0x00000000. 0xF6FD7E14)

p17.sys - Adress F6FD7E14 base at F6F97000, DateStamp 42cce45a

Também recebi outro com a seguinte mensagem;

NO_MORE_IRP_STACK_LOCATIONS

com informação de código que considerei não ser necessário... espero não ter feito nada mal.
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 28 ago 2006, 23:14

Manwe Sulimo Escreveu:Bem, fiz como sugeristes, Newtomic. Apareceram três blue screens. Só anotei o de um, e um certo detalhe de outro, que listava o que aparentava ser um programa...

De qualquer forma, aqui está... apareceu, com a informação normal, apenas anotei as especificações técnicas:

DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL

Um pouco mais abaixo, depois de alguma informação...

***STOP: 0x000000D1 (0x89FD3070, 0x00000009, 0x00000000. 0xF6FD7E14)

p17.sys - Adress F6FD7E14 base at F6F97000, DateStamp 42cce45a

Também recebi outro com a seguinte mensagem;

NO_MORE_IRP_STACK_LOCATIONS

com informação de código que considerei não ser necessário... espero não ter feito nada mal.
Pois bem se tens uma placa de som Audigy ou uma Sound Blaster da creative deverias desistalar os driver's e voltar a instalar, pois o ficheiro "p17.sys" é geralmente relacionado com as placas de som, já agora desinstala os driver's e reinicia o windows sem os voltares a instalar e vai jogar um pouco 30mins ou algo k dê pra verificar se realmente é ou não é dos driver's da placa de som. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Mensagem por Manwe Sulimo » terça 29 ago 2006, 9:32

Isto é muito estranho. Sei que tenho uma Sound Blaster Audigy instalada, no entanto, ao executar o instalador do driver que retirei do site oficial, diz que não tenho nenhum hardware Audigy instalado...

Mas que raio se passa com este montículo de sucata? É como se todas as peças tivessem um raio de um problema, ou então Eru castiga-me por jogar demasiado... :evil: ](*,)

EDIT: Ok pessoal, mais um erro de "blue screen", e desta vez... hm...

STOP: 0x0000008E (0x00000005, 0xBF804B71, 0xA68C6404, 0x00000000)

win32k.sys - Adress BF804B71 base at BF800000, DateStamp 43446a58
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 29 ago 2006, 13:41

Manwe Sulimo Escreveu:(...) ou então Eru castiga-me por jogar demasiado... :evil: ](*,)
A vontade de Eru Iluvatar nunca será expressa através das suas próprias acções mas antes através dos poderes, os Valar, senhores de Ea, deuses e ao mesmo tempo creaturas de Eru, todos eles singulares e únicos, mas todos dependentes e partes de um todo chamado Eru, a verdade absoluta.

"Fear not the truth for Eru saieth: Even the most wicked of devils serves my desires, and, in the end, all shall bow and see their actions rewarded, for my glory cannot perish, or all shall perish too."
Um momento de inspiração trazido a vós por Morbus.

Por isso vê lá o que a tua placa de som tem :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Mensagem por Manwe Sulimo » terça 29 ago 2006, 14:46

Estou tão emocionado!

:cry:

Levei com mais um. Desta vez...

IRLQ_NOT_LESS_OR_EQUAL

Pelo que tenho descoberto, parece que os aparelhómetros ( :P ) da RAM podem estar por detrás da coisa. E que o sobre-aquecimento pode provocar distorção nos valores processados pelo CPU, daí causando erros nos diversos componentes to PC.

Vou pôr aqueles malditos idiotas a revistar cada milímetro de cada peça de hardware deste PC, até eu ser capaz de jogar o meu querido Oblivion na paz de Varda Elentári.

Morbus... I luv ya, man! :P
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 29 ago 2006, 19:52

É assim por aquilo k me dá a entender tens o PC com + do k 1 problema, mas as causas podem ser várias, só pra enumerar algumas:
- CPU (o tal sobreaquecimento);
- RAM (muitas memorias mesmo novas tem problemas, principalmente de marcas manhosas ou quando estão a funcionar mal configuradas)
- Fonte (a fonte de alimentação pode não estar a 100% podendo originar crash's random's e outro sintomas nada bons)
- O Windows em si poderá ter sido mal instalado assim como os driver's tanto da VGA como da placa de SOM.
e poderia continuar por aqui com os palpites, mas a verdade é k quem instalou isso, a loja em questão não devem ser nada de eficientes, eu pelo menos quando monto PC's para clientes faço testes nas maquinas para me certificar de que está tudo a funcionar ok! :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Manwe Sulimo
Beginner
Mensagens: 25
Registado: segunda 06 dez 2004, 20:59
Localização: Funchal, Madeira

Mensagem por Manwe Sulimo » terça 29 ago 2006, 20:04

Aparentemente, Newtomic, tal não é a política da Vobis.

Oops! Escorregou-se-me... #-o

Aparentemente, não testam as máquinas antes de as porem à venda. Lá está o cliente a comprar um PC sabe-se lá em que estado.

EU VOU PIRAR DA CABEÇA!

Bem, vou lá mais uma vez. Eles TÊM de resolver isto! Porque posso sentir-me no pleno direito de pedir um reembolso, tal como fiz quando eles se mostraram incompetentes ao tentar verificar os problemas do meu laptop.
"Das muralhas ergueu-se outro grito em resposta, pois na vanguarda dos homens lançados para o combate iam os valorosos cavaleiros de Dol Amroth, com o seu príncipe e a sua bandeira azul à frente.

- Amroth por Gondor! - gritaram. - Amroth por Faramir!" - "O Senhor dos Anéis, O Regresso do Rei, cap. IV "O Cerco de Gondor"
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 29 ago 2006, 20:06

Depois de ver o que foi o que aparecia no BSOD fiquei a pensar que talvez seja problema na partilha de IRQs. Tenta ir ás propriedades do sistema e vê se a placa de som, grafica e outras peças tem conflitos de IRQ.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 29 ago 2006, 20:10

OMG VOBIS!!! :shock: OMG vais desculpar-me mas por um lado é bem feita k tenhas problemas com o PC e k te sirva de emenda...
Vobis's... + Worten's... + PC's... = [xx(] [xx(] [xx(]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder