Monitores

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Monitores

Mensagem por Morbus » sexta 23 jun 2006, 14:17

Começo este tópico com uma questão para mim importante.

O meu monitor é um Samsung SyncMaster753s com 2 anos e qualquer coisa.
Está a trabalhar no ambiente de trabalho a 1152x864@75Hz

A minha questão prende-se com um jogo, e depois tudo o resto. O jogo é Oblivion :roll:
Há por aí alguns mods que põe as grutas mais escuras (Darker Dungeons) tal como o são na XBox360 (e toda a gente diz que acha estranho a Bethesda ter posto as grutas do PC irrealisticamente claras...) e que põe as noites mais escuras, e consequentemente mais realistas. Eu usava o das noites escuras e acho muito mais realista e imersivo, mas nunca usei o Darker Dungeons, portanto não tinha opinião sobre ele... Até agora...

O que aconteceu? Bem, eu vi um tópico no fórum da Bethesda a mandar vir sobre não haver softshadows... E havia lá uns links para umas imagens que comparavam o filme da E3 do ano passado com os resultados actuais do jogo... (agora não consigo aceder à página mas acho que é esta).

Então eu pensei: "mas isso é tudo uma questão do contraste da imagem!" e entrei no jogo e toca de mudar as definições do monitor. Após algumas tentativas falhadas, lá descobri umas definições que me deixaram completamente de boca aberta, como se estivesse a olhar para "o verdadeiro Oblivion que nunca saiu para PC", aquela das softshadows, aquele que apareceu na E3.

O meu problema é saber se estas deifinições são saudáveis, se não me vão dar problemas quer na minha vista quer no meu monitor.

Definições:
:arrow: O monitor está ligado a UPS e portanto está protegido de picos de corrente e essas impuresas da rede eléctrica
- Embora isso varie de monitor para monitor, aqui vai os menus do monitor -
Brilho :arrow: 0 (porque senão aleija os olhos [:p] )
Contraste :arrow: 100
Nível de Vídeo (Avançadas) :arrow: 1.0V
Temperatura de cor (Avançadas) :arrow: 9300K
- O resto é tamanhos e coisas do género -

Pois bem, com estas definições os resultados em Oblivion são absolutamente FENOMENAIS!!! Se quizerem comprovem com os vossos olhos pondo umas definições equivalentes no monitor. O que queria saber (talvez o Newtomic me saiba responder...) era se estas definições têem alguma coisa mal, se poderiam ser melhoradas, ou se simplesmente me estão a aleijar a vista (no Oblivion está a 1024@85Hz) ou o monitor em si...

Mais uma vez, relaço que os resultados são fenomenais, é mesmo de deixar um gajo boqueaberto. 8)
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » sexta 23 jun 2006, 14:22

O jogo nao tem definições de contraste e brilho p ex? Podias era correr um utilitário para calibrar o monitos. geralmente os drivers da Nvidia trazem isso. é so uma questao de procurar nas definiçoes. e s aquilo serve para calibrar o monitor tambem deve ter em conta os danos que isso traz para a visão não é? de qualquer das formas irão surgir mais respostas que t irão esclarecer melhor.

CumpZ
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 jun 2006, 14:28

ZheadShot Escreveu:O jogo nao tem definições de contraste e brilho p ex? Podias era correr um utilitário para calibrar o monitos. geralmente os drivers da Nvidia trazem isso. é so uma questao de procurar nas definiçoes. e s aquilo serve para calibrar o monitor tambem deve ter em conta os danos que isso traz para a visão não é? de qualquer das formas irão surgir mais respostas que t irão esclarecer melhor.

CumpZ
Só tem de brilho... :( O problema é esse. Se pões brilho mais baixo fica muito escuro e viceversa... E além disso funca como se fosse o brilho do monitor. se tivesse contraste não havia prob, porque isso fasso sempre nos jogos em que tem.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 23 jun 2006, 14:56

Pois bem em relação ao ZheadShot é só pra avisar k o utilitário da nVidia pra calibrar os monitores... [xx(] sucka pra crl hehe. :mrgreen:
Um bom proguy pra isso k conheço é o "Natural Color", salvo erro da SAMSUNG, já experimentei outros, mas este para mim é o melhor de todos os k experimentei, e acreditem sou meskinho com a cor/qualidade nos monitores.

Morbus não fikes preocupado, se essas definições "estragassem" o monitor eu provavelmente não teria nenhum bom, agora o brilho no valor 0 é k já não sei se será demasiado escuro, geralmente em todos os monitores k estejam a funcionar em condições deve-se usar um contraste entre os 90% e os 100%, isto claro varia de monitor pra monitor, e tb da luz k tenhas envolvente, já o brilho varia muito + de monitor para monitor, por exemplo no meu "SAMSUNG SyncMaster 939NF" uso-o por volta dos 45~50% não sei precisar, e neste "ViewSonic Professional Series P97f+" uso nos 70~75%, não tem numeros é por barras. :?

A voltagem é k se bem me lembro normalmente usa-se 0.7v e não 1.0v, mas secalhar até é ao contrário, normalmente usa-se uma pra escrever texto por exemplo e a outra pra jogar/trabalhar com cores precisas. ;) No meu caso do ViewSonic salvo erro não dá pra escolher. :|

A temperatura de cor é outra coisa, deve-se usar uma temperatura em k o branco pareça branco e não azul ou amarelado, pra se poder comparar +/- bem pode-se meter o desktop todo em branco e depois sem nenhuma luz (a não ser a natural, sol, mas mesmo esta não directa) mete-se uma folha de papel branca pra comparação, notem k este método não é nada fiavel se tiverem luz artificial sem ser as lampadas fluorescentes (BRANCAS), e mesmo assim o melhor é como já disse a luz natural, mas tb não convem em demasia. Pra kem escreva muito e não jogue nada e não trabalhe com cores precisas até pode usar a cor em 5000/6000 e troca o passo k cansa menos a vista um pouco; mas na grande generalidade dos monitores a temp + correcta e próxima é a 9300 penso eu. :-k
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » sexta 23 jun 2006, 14:58

Newtomic Escreveu:Pois bem em relação ao ZheadShot é só pra avisar k o utilitário da nVidia pra calibrar os monitores... [xx(] sucka pra crl hehe. :mrgreen:
Um bom proguy pra isso k conheço é o "Natural Color", salvo erro da SAMSUNG, já experimentei outros, mas este para mim é o melhor de todos os k experimentei, e acreditem sou meskinho com a cor/qualidade nos monitores.

Morbus não fikes preocupado, se essas definições "estragassem" o monitor eu provavelmente não teria nenhum bom, agora o brilho no valor 0 é k já não sei se será demasiado escuro, geralmente em todos os monitores k estejam a funcionar em condições deve-se usar um contraste entre os 90% e os 100%, isto claro varia de monitor pra monitor, e tb da luz k tenhas envolvente, já o brilho varia muito + de monitor para monitor, por exemplo no meu "SAMSUNG SyncMaster 939NF" uso-o por volta dos 45~50% não sei precisar, e neste "ViewSonic Professional Series P97f+" uso nos 70~75%, não tem numeros é por barras. :?

A voltagem é k se bem me lembro normalmente usa-se 0.7v e não 1.0v, mas secalhar até é ao contrário, normalmente usa-se uma pra escrever texto por exemplo e a outra pra jogar/trabalhar com cores precisas. ;) No meu caso do ViewSonic salvo erro não dá pra escolher. :|

A temperatura de cor é outra coisa, deve-se usar uma temperatura em k o branco pareça branco e não azul ou amarelado, pra se poder comparar +/- bem pode-se meter o desktop todo em branco e depois sem nenhuma luz (a não ser a natural, sol, mas mesmo esta não directa) mete-se uma folha de papel branca pra comparação, notem k este método não é nada fiavel se tiverem luz artificial sem ser as lampadas fluorescentes (BRANCAS), e mesmo assim o melhor é como já disse a luz natural, mas tb não convem em demasia. Pra kem escreva muito e não jogue nada e não trabalhe com cores precisas até pode usar a cor em 5000/6000 e troca o passo k cansa menos a vista um pouco; mas na grande generalidade dos monitores a temp + correcta e próxima é a 9300 penso eu. :-k
Newtomick o esclarecedor de dúvidas :wink:
José Pinto
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 23 jun 2006, 15:18

Isto agora em desktop está a trabalhar bem e bonito. Vou testar nos jogos :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 23 jun 2006, 19:08

Soft Shadows é um efeito que suaviza os limites das sombras, tornando-as mais realistas. O seu efeito é apenas visivél, como é obvio nas sombras. Não tem nada a ver com perfis de cor, contrastes e afins.
Se calhar o que estás a pensar é no HDR. A tua V9999GT tem suporte para o verdadeiro HDR (FP16).
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 24 jun 2006, 0:58

Winjer Escreveu:Soft Shadows é um efeito que suaviza os limites das sombras, tornando-as mais realistas. O seu efeito é apenas visivél, como é obvio nas sombras. Não tem nada a ver com perfis de cor, contrastes e afins.
Se calhar o que estás a pensar é no HDR. A tua V9999GT tem suporte para o verdadeiro HDR (FP16).
Não, estou a falar mesmo das soft shadows (e eu uso HDR como é óbvio 8) ). O problema é que nem soft shadows nem nada. Eles pura e simplesmente tiraram as sombras de todos os objectos de física, e também das paredes. O que acontece agora é que uma parede não projecta sombra, e era esse efeito que é bonito nos efeitos dos vídeos da E3. Não adiciono soft shadows com definições do monitor, mas realço muito mais as sombras, e isso dá um realismo tremendo a qualquer jogo. Já disse e volto a dizer, que um dos principais elementos causadores do realismo nos motores gráficos são as sombras e o contraste causado por elas. Oblivion com alto contraste é lindo de morrer (ainda mais que antes :D foi como um renascer dos grandes gráficos para mim \:D/ ) tal como é mais realista aquela opção no NfS Underground 2 para dar mais contraste.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 24 jun 2006, 12:39

Morbus Escreveu:... tal como é mais realista aquela opção no NfS Underground 2 para dar mais contraste.
Hummm eu nesse aspecto diria +/- é k a mim desculpem, mas não me parecem assim tão "reais" quanto isso, bem plo contrário, até acho k são exageradissimos. :? (estou a falar apenas do NFSU2 e do NFSMW) :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder