6800 GS vs x1600PRO vs x800PRO

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

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Qual a melhor placa?

6800 GS 256MG
4
67%
x1600PRO 512MG
1
17%
x800PRO 256MG
1
17%
 
Total de votos: 6
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Winjer
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Mensagem por Winjer » sábado 10 jun 2006, 8:26

LiPs Escreveu:
Newtomic Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Pois dentro desse orçamento a X800PRO. Se puderes esticar um pouco mais a 6800GS.
Tem atenção que Oblivion é muito exigente em termos de hardware, não so a nivel da grafica. Ou seja se nao tiveres um sistema equilibrado a placa sozinha nao faz milagres.
Nota: a X800Pro é em alguns aspectos superior a uma 6800GS. ;) Se arranjares uma X850Pro então nem penses 2x pois é em TUDO superior à 6800GS, já agora aproveito pra dizer k se a GS em questão der pra desblokear os pixel e os vertex shader's "desligados" fica muito perto e até pode ultrapassar uma 6800GT. 8)
pelo que tive a ler, se esta der pa desbloquear os "pipelines" julgo que é isto, fica perto sim, mas de uma 7600GT.. coisas que li..

já agora
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já cá canta \:D/ \:D/ \:D/
Tendo em conta as velocidades dela, desbloqueando o quad pixel pipeline e o vertex shader escondidos ficas com uma 6800Ultra. Ficando apenas a faltar pôr a memoria a 1100Mhz. Mas nada que um overclock de 10% não resolva. Essa 6800GS é a escolha acertada. Não só pelo desempenho mas tambem porque já suporta Shader Model 3.0,algo que a X800 Pro não suporta.
Desbloquear os pipelines é taão simples como usar o rivatuner e reiniciar.
Se precisares de ajuda diz.
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Mensagem por LiPs » sábado 10 jun 2006, 11:07

jb14 Escreveu:
Newtomic Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Pois dentro desse orçamento a X800PRO. Se puderes esticar um pouco mais a 6800GS.
Tem atenção que Oblivion é muito exigente em termos de hardware, não so a nivel da grafica. Ou seja se nao tiveres um sistema equilibrado a placa sozinha nao faz milagres.
Nota: a X800Pro é em alguns aspectos superior a uma 6800GS. ;) Se arranjares uma X850Pro então nem penses 2x pois é em TUDO superior à 6800GS, já agora aproveito pra dizer k se a GS em questão der pra desblokear os pixel e os vertex shader's "desligados" fica muito perto e até pode ultrapassar uma 6800GT. 8)
Mas sabes de alguma forma de o fazer? Geralmente as XFX 6800GS sao melhores que as 6800GT. ha sempre exepçoes é claro. mas tu querias mesmo dizer que pode ultrapassar uma 6800Gt ou uma 7800?
Segundo li em foruns brasileiros, a 6800GS depois das alterações faladas pelo "Winjer" ela fica quase no patamar de uma 7600GT, so com um defeito, nao tem suporte de ShadowPixel 4.0.. Julgo que estou a falar bem 8-[

Já agora Winjer se puderes dar a tal ajuda, diz ai como posso fazer 8)
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Mensagem por Winjer » sábado 10 jun 2006, 11:22

Primeiro duas notas. A 6800Ultra tem um desempenho parecido com o de uma 7600GT. A 7600GT tem um pouco mais de poder de calculo de pixeis. No entanto a 6800Ultra tem uma largura de banda de memoria mais elevada.
Ainda não existe nenhuma placa com suporte para Shader Model 4.0 , apenas para 3.0

Para desbloquear os pipes instala o Riva tuner e executa-o.
Clica em low-level system settings (no triangulo em frente da linha que diz "256 bit (12p 5v) with 256Mb DDR3" ) e depois no desenho de uma placa grafica.
No menu que aparece clica em "Install"
Põe um check onde diz "Allow Enabling Hardware Masked Units"
E na caixa que diz "Active pixel/vertex units configuration" escolhe "Custom"
Agora clica em "Customize"
No menu que vai aparecer na ultima coluna (HW masked units) procura as linhas que dizem "Yes". São duas linhas, uma para o Quad pixel pipeline e outra para o vertex pipeline. Põe um check no inicio de cada uma dessas linhas.
Clicas OK e ele depois vai pedir para reiniciar. Reinicias. Executas o Rivatuner. Na linha onde dizia "256 bit (12p 5v) with 256Mb DDR3" agora vai dizer "256 bit (16p 6v) with 256Mb DDR3" Isto significa que o mod funcionou e que agor tens 16 pixel pipelines e 6 vertex pipelines.
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Mensagem por ZheadShot » sábado 10 jun 2006, 11:37

e isso é considerado overclock?
é preciso algum sistema de dissipaçao pra isso visto que em peincipio ela aquece mais?
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pedropaulo
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Mensagem por pedropaulo » sábado 10 jun 2006, 11:46

jb14 Escreveu:e isso é considerado overclock?
é preciso algum sistema de dissipaçao pra isso visto que em peincipio ela aquece mais?
È possivel que surja um aumento de temperatura se o cooler nao for de qualidade.
Convém verificares as temperaturas quer em jogos quer em ambiente normal para te certificares que estão dentro do normal.
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Mensagem por Winjer » sábado 10 jun 2006, 12:02

jb14 Escreveu:e isso é considerado overclock?
é preciso algum sistema de dissipaçao pra isso visto que em peincipio ela aquece mais?
Não é overclock. Overclock significa correr com velocidades acima das que o fabricante colocou na placa.

No entanto este mod vai fazer aumentar um pouco a temperatura. Isto porque uma parte do GPU que estava desactivada agora vai estar a trabalhar, contribuindo para gerar mais calor. No entanto não é nada de especial. Quando tinha a minha 6800GE com mod para Ultra quase que nem dava para ver se a temperatura tinha aumentado, por ser tão minima a diferença.
Vai produzir o mesmo calor que uma 6800Ultra. É preciso ter em conta que os GPUs aguentam temperaturas muito mais elevadas que um CPU.
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Mensagem por ZheadShot » sábado 10 jun 2006, 17:55

Eu acho que vou entao tentar isso na minha pois é uma XFX 6800GS. Só não percebo é porque é que ela vem com isso bloqueado.
Outra coisa, por vezes quando estou a jogar qq coisa mais "pesada" do genero Ghost Recon Advanced Warfighter ou Battlefield2 se puxar um pouco mais pelos graficos sinto uma especie de Lag (Mas sem estar a jogar online). é do tipo, eu mexo o rato mas noto um certo atraso como se estivess a "arrastar". isso é porque razão? É mais por causa da gráfica ou por causa do CPU?
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Mensagem por Winjer » sábado 10 jun 2006, 19:08

Actualiza as drivers da placa. Já saiu a serie Forceware 90. Podes ir ao site www.guru3d.com fazer o download.
Outra coisa que podes fazer é verificar no painel de controlo das drivers, na parte de Aditional D3D settings e ver em quanto está o Max Frames to Render ahead. O mais suavé com 3, mas podes experimentar outros valores.
Já agora, aquantos frames por segundo corre o jogo no teu PC?
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Mensagem por ZheadShot » sábado 10 jun 2006, 19:46

Winjer Escreveu:Actualiza as drivers da placa. Já saiu a serie Forceware 90. Podes ir ao site www.guru3d.com fazer o download.
Outra coisa que podes fazer é verificar no painel de controlo das drivers, na parte de Aditional D3D settings e ver em quanto está o Max Frames to Render ahead. O mais suavé com 3, mas podes experimentar outros valores.
Já agora, aquantos frames por segundo corre o jogo no teu PC?
Nao percebi o que querias dizer com isso do painel de controlo pk simplesmente nao encontro...

Achas k desbloquear aquilo com o riva tuner pode trazer problemas? eu ja instalei e ja estive a ver como se faz mas nao vou aplicar isso por enquanto. Mas gostei de saber :)

E ja agora winjer tu que percebes disto a pacotes podias fazer do tipo um glossario a definir as coisas mais complicadas acerca disto das graficas como o que sao pixel pipelines e para que servem p ex. Acho que faz basante jeito esse tipo de informaçao.

Em relaçao aos frames a que o jogo corre nao te posso dizer por enquanto porque o meu Pc nao anda muito bom. o processador anda pifado e os jogos estao constantemente a dar erros e a sair. O Pc é um Pentium 4 a 2.6Ghz com 768 Ram DDR400 e a grafica é a 6800GS.
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Mensagem por Newtomic » sábado 10 jun 2006, 20:36

jb14 Escreveu:
Newtomic Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Pois dentro desse orçamento a X800PRO. Se puderes esticar um pouco mais a 6800GS.
Tem atenção que Oblivion é muito exigente em termos de hardware, não so a nivel da grafica. Ou seja se nao tiveres um sistema equilibrado a placa sozinha nao faz milagres.
Nota: a X800Pro é em alguns aspectos superior a uma 6800GS. ;) Se arranjares uma X850Pro então nem penses 2x pois é em TUDO superior à 6800GS, já agora aproveito pra dizer k se a GS em questão der pra desblokear os pixel e os vertex shader's "desligados" fica muito perto e até pode ultrapassar uma 6800GT. 8)
Mas sabes de alguma forma de o fazer? Geralmente as XFX 6800GS sao melhores que as 6800GT. ha sempre exepçoes é claro. mas tu querias mesmo dizer que pode ultrapassar uma 6800Gt ou uma 7800?
Uma forma de desblokear os pixel e vertex shader k geralmente vem blokeados nas 6800GS é usar uma "ferramenta" como o programa "RivaTuner" k pode ser facilmente encontrado em the Guru of 3D.

Se as GS's da XFX são geralmente superiores às GT's é porke certamente vem de origem desblokeadas e com memoria DDR3, caso contrário estás enganado, e não te deixes enganar por o clock do GPU das GS's k é em geral superior ao das GT's.

Eu falei, e bem, k uma 6800GS "normal" poderia eventualmente igualar ou até superar uma 6800GT, isto com recurso a desblokear os pixel e os vertex shader's k vem de origem blokeados, agora notem k:
- a GS em questão pode não ter efectivamente os pixel e os vertex k supostamente estão blokeados;
- mesmo k os tenha e k consigam desblokear podem não chegar à performance de uma GT e isso depende muito da memoria k a VGA tiver, é k existem GS's com memoria DDR e outras com DDR3;
- e digo k podem igualar a performance de uma GT, mesmo sem recorrerem a OC, pois se for uma GS com DDR3 e k dê pra fazer um bom OC até podem igualar uma Ultra.

Agora convem não confundirem 6800GT com 7800GT, porke esta ultima em STOCK é superior a uma 6800Ultra com um OC já consideravel. ;)
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Mensagem por ZheadShot » sábado 10 jun 2006, 20:44

Geralmente as analises sao feitas com placas ditas normais, ou seja sem OC, logo nao tem esses pipes desblokeados e ainda assim chegam em mts casos as GTs. Eu ja vi na minha com o riva tuner e eles estao la blokeados, é bem verdade. Pode ser que pronto isto assim aumente o desempenho :)
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Mensagem por Winjer » sábado 10 jun 2006, 20:49

É o painel de controlo da nvidia. Clicas com o botão do lado direito do rato no desktop, vais a nvidia display, aparece um menu com o nome do teu monitor e clicas nele, a seguir aparece o painel de controlo.

O mod que te expliquei de desbloquear não causa danos á placa fisicamente.
No entanto é preciso ter em conta que os pipelines escondidos podem estar danificados (a probabilidade disto é baixa, mas acontece). Caso este seja o teu caso a placa pode desde mostrar erros graficos a nem arrancar o windows normalmente. Caso o mod não funcione na tua placa, entras em modo de segurança e desinstalas as drivers e instalas outra vez. E voltas a ter tudo normal.

Quanto ao glossario. Isso ia dar-me muito trabalho. Por isso é melhor que quando alguem tiver uma duvida sobre alguma coisa pergunte e eu tento responder.

Começando pela tua duvida. O que é um pixel pipeline.
Um pipeline é um conjunto de operações a executar para calcular dados.
Imagina uma linha de montagem de carros (de uma forma simplificada). Primeiro monta-se o chassis, depois metem-se alguma peças, depois o motor, depois a chaparia e por fim a pintura e acabamentos.
Numa placa grafica é igual. Primeiro o CPU diz á placa que poligonos calcular, depois diz-lhe como cada face vai ser iluminada, depois coloca as texturas e calcula o tom de cada conforme a luz que incide, depois são acrescentados efeitos como anti alias, HDR, Bloom, etc.
Um pixel pipeline é um pipeline que calcula as texturas e todas as suas caracteristicas (posição, cor, luz, transparencia, etc) No caso da tua placa tem 12 pixel pipelines, com 4 escondidos. Tem em conta que tanto a nvidia como a ATi agrupam estes pipelines em grupos de 4, por isso chamam-se quad pixel pipelines, e por isso que desactivaram 4 pipelines e não 3 ou 2 ou 5......
Um vertex pipeline é um pipeline dedicado a calcular os poligonos, ou seja, os vertices de cada poligono. Mas não estão agrupados em grupos, são individuais fisicamente.
Estes 2 tipos de pipelines calculam as imagens em 3D dos jogos e depois são tratadas e enviadas para o monitor.

Tentei simplificar esta explicação, espero que esteja inteligivél.
Qualquer outra duvida que tenhas, fica á vontade para perguntar. Bem como qualquer outra pessoa.
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Mensagem por ZheadShot » sábado 10 jun 2006, 21:50

Sim foste bem explicito :) Tu percebes bem disto. Eu tinha uma ideia acerca do que era aquilo tudo que acabast de explicar mas nao via as coisas dessa forma. Mas fiquei esclarecido. :wink:
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Mensagem por Newtomic » sábado 10 jun 2006, 22:26

Winjer Escreveu:Começando pela tua duvida. O que é um pixel pipeline.
Um pipeline é um conjunto de operações a executar para calcular dados.
Imagina uma linha de montagem de carros (de uma forma simplificada). Primeiro monta-se o chassis, depois metem-se alguma peças, depois o motor, depois a chaparia e por fim a pintura e acabamentos.
Numa placa grafica é igual. Primeiro o CPU diz á placa que poligonos calcular, depois diz-lhe como cada face vai ser iluminada, depois coloca as texturas e calcula o tom de cada conforme a luz que incide, depois são acrescentados efeitos como anti alias, HDR, Bloom, etc.
Um pixel pipeline é um pipeline que calcula as texturas e todas as suas caracteristicas (posição, cor, luz, transparencia, etc) No caso da tua placa tem 12 pixel pipelines, com 4 escondidos. Tem em conta que tanto a nvidia como a ATi agrupam estes pipelines em grupos de 4, por isso chamam-se quad pixel pipelines, e por isso que desactivaram 4 pipelines e não 3 ou 2 ou 5......
Um vertex pipeline é um pipeline dedicado a calcular os poligonos, ou seja, os vertices de cada poligono. Mas não estão agrupados em grupos, são individuais fisicamente.
Estes 2 tipos de pipelines calculam as imagens em 3D dos jogos e depois são tratadas e enviadas para o monitor.

Tentei simplificar esta explicação, espero que esteja inteligivél.
Qualquer outra duvida que tenhas, fica á vontade para perguntar. Bem como qualquer outra pessoa.
Pedia-te k na próxima k deres uma explicação assim dessa fixe k metas também ou então só no tópico do OverClock e metias aki um link se não achares k é pedir muito, já agora a definição está bastante perceptivel, embora eu seja suspeito. :mrgreen: À e desde já se não te importares de meter a definição lá no tópico Obrigado!

PS: o porke disto das definições, é simples, assim agrupa-se as definições num só tópico. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
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