OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 23 mar 2007, 20:44

Winjer Escreveu:Instalas o ATI Tools. Depois aumentas ligeiramente os clocks das memorias e da core. Por exemplo de 10 em 10 Mhz. Clicas em aplicar e corres uns minutos de "scan for artifacts". Se não aparecer erros na imagem nem crashar está tudo bem. Aumenta mais um pouco, e volta a testar. Quando vires erros ou crashar volta atrás e não mexas mais. Agora convém fazer um teste mais exaustivo. Corre o scan artifacts durante cerca de uma hora. Se não der nenhum erro é porque está estável. Verifica sempre as temperaturas durante o procedimento. Cada placa gráfica tem uma tolerância a temperaturas altas diferente. Se me disseres qual é posso dizer mais ou menos o limite.
já agora... e se não te importares, quais os valores aconselhados a aumentar numa x1300 512MB?
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » sexta 23 mar 2007, 21:00

cinemaniac Escreveu: já agora... e se não te importares, quais os valores aconselhados a aumentar numa x1300 512MB?
Se isso depois der pro torto depois aproveitas para me fritar uns rissois com ela :twisted:
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 23 mar 2007, 21:23

ZheadShot Escreveu:
cinemaniac Escreveu: já agora... e se não te importares, quais os valores aconselhados a aumentar numa x1300 512MB?
Se isso depois der pro torto depois aproveitas para me fritar uns rissois com ela :twisted:
já aumentei 1 pouco e nem 1 grau aqueceu lol (aumentei ontem e hoje manteve-se com a mesma temperatura :) )

mas vindo o conselho de quem vem, duvido que vás ter aqui uma fritadeira grátis e original lol
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 23 mar 2007, 21:39

mas pensei k os overclocking's tb davam para regular os processadores? estou correcto?
nao é so a placa é toda a memoria ram e aceleraçao 3/2D

Sim?
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 23 mar 2007, 22:11

Chronicles Escreveu:mas pensei k os overclocking's tb davam para regular os processadores? estou correcto?
nao é so a placa é toda a memoria ram e aceleraçao 3/2D

Sim?
sim, também dá para mudares os Mhz do PC e outros factores, dai existir a refrigeração extra que podes comprar. mas é tudo em separado, já que quando mudas as coisas da gráfica isso não afecta o processador.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 23 mar 2007, 22:21

Aliás, quando se começou a falar em overclocking, era fundamentalmente a pensar em "acelerar" o processador. Tanto quanto sei, o das VGAs é bem mais recente.
Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 23 mar 2007, 22:22

e o programa ati tools tem essas cenas de mods pro processador ou é xclusivo da placa...

é que se for pra fazer overclocking kero fazer no pc todo.. nem k precise de uma ventoinha ao lado da cpu...
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 23 mar 2007, 23:06

Fazer overclock a uma placa gráfica é muito mais simples que fazer a um cpu, pois neste ultimo entra em jogo limitações da memoria, chipset e do próprio cpu.

Os valores aconselhados para uma placa gráfica variam de placa para placa, mesmo dentro do mesmo modelo. É uma questão de experimentar ver até onde vai.
O problema da X1300 é que não tem um sensor de temperatura. Para garantir que não tens problemas, quando chegares ao ponto em que aparecem erros gráficos no Ati Tools, recua alguns valores abaixo de forma a teres uma boa margem de manobra.

O ati tools é apenas para gráficas. Para cpus existem vários programas, mas não aconselho a usa-los. O ideal é modificar os valores a partir da bios.

Para te ajudar melhor, diz-me as velocidades do core e das memorias originais e o que vais conseguindo espremer da placa.

Pessoalmente prefiro usar o Ati Tools que o Coolbits ou o Riva tuner para overclock. O coolbits é esse ficheiro reg que activa o painel de OC nas forceware.

Vejo que o Overclock ainda assusta algumas pessoas. Só digo que de há 3 anos para cá que não tenho um CPU nas minhas mãos que não tenha estado em overclock durante muito tempo. Aliás tanto o meu A64 X2 3800 ,como o anterior A64 3700, mal chegaram a estar mais de que umas horas na velocidade default. Até hoje ainda não estraguei nenhum CPU.
Se o overclock for feito com calma e com uma boa base de saber por trás , a probabilidade de haver problemas é mínima.

Quem se quiser meter mais a serio no overclock a primeira coisa a fazer é investir um pouco num cooler para o componente que querem fazer overclock, seja a gráfica ou o cpu, ou até mesmo a northbridge.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » sexta 23 mar 2007, 23:13

Aliás, os fabricantes já põem a margem abaixo da capacidade real dos processadores pra assegurar um funcionamento ideal. Mas o hardware pode sempre ser um bocadito "puxado" acima desses valores. O problema é quando se vai com muita ganância.
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 23 mar 2007, 23:20

Em OC ganancia é quase o meu nome do meio. Quando recebi o meu X2 3800 (default: 2000Mhz) em pouco mais de 15 minutos meti-o a 2700Mhz.. Eram saltos de 100 mhz de cada vez :mrgreen: Era teste meter mais 100 e teste e mais 100, até que cheguei aos 2500 e saltei logo para os 2700Mhz. Não consegui chegar aos 2800 mhz por causa da motherboard não permitir dar muita voltagem ao cpu. Mas depois fiz-lhe um mod para permitir dar mais voltagem ao CPU. Assim consegui po-lo a 2800 para o dia a dia com temperaturas melhores que a maior parte dos A64 em default com o cooler de origem.

Já agora: novo recorde mundial no 3Dmark 2001

http://service.futuremark.com/compare?2k1=9169985

Foram apenas 100336 3D marks 8) O autor foi o mesmo do recorde anterior: k|ngp|n do XtremeSystems
Última edição por Winjer em sexta 23 mar 2007, 23:31, editado 1 vez no total.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sexta 23 mar 2007, 23:22

Já agora acham o ATI tools adequado para "mexer em marcas rivais"??
Última edição por Chronicles em sábado 24 mar 2007, 22:11, editado 1 vez no total.
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 23 mar 2007, 23:23

@ Winjer

já subi mais do que tinha, e está a manter-se bem, sem qualquer problema nos testes. penso que me vou ficar mesmo por aqui. passei dos 80 fps para 110fps.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 24 mar 2007, 9:11

Chronicles Escreveu:ok eu esclareço todos os pormenores do meu sistema para me poderes ajudar.
se tiveres disponiblidade claro.
Com a informação que deste só posso falar da placa gráfica.
O procedimento é aquele que falei em cima.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » sábado 24 mar 2007, 21:02

como quero fazer um overclocking seguro, ou pelo menos com menos risco possivel, vou deixar uma configuração aceitavel a quem a conseguir compreender tendo em vista o overclocking...

Motherboard: Intel 848P + ICH5 Chipset Based
:arrow: modelo: 848P Neo2-V Series (ms-7108 v1.x) ATX mainboard

Placa gráfica: GeForce FX 5700 LE / 256 Mb
Detalhes:
Imagem

Imagem

Processador:
Imagem

Memória ram: 512 + 256 Mb de DDR400

Se o interessado em ajudar-me quiser mais pormenores, posso sempre recorrer ao Sandra Lite, entretanto o que quero é dar rendimento extra a estas 3 peças (pois penso que há motherboard não dá para fazer overclocking).

Se alguem achar que existem argumentos para não se configurar algumas destas peças devido a graves riscos ou especialização propria para "deslindrar" algum deles, gostaria de ser avisado... :wink:

Em todo o caso, pretendo seguir um caminho meigo para nao sacrificar componentes :pray:
:D thank's
Última edição por Chronicles em sábado 24 mar 2007, 23:26, editado 1 vez no total.
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 24 mar 2007, 22:41

Para fazer overclock seguro ao CPU compra primeiro um cooler de alto desempenho como um Scythe Ninja ou um Tuniq Tower, etc...
Isto garante temperaturas muito mais baixas que os coolers de origem, e assim o risco de danificar o CPU é muito mais baixo e a capacidade de overclock aumenta.

A velocidade do teu CPU é o resultado do produto do Front Side Bus pelo multiplicador. Como o multiplicador está bloqueado, terás de aumentar o FSB.
O que tens a fazer é entrar na Bios e procurar uma opção chamada "FSB" e aumenta-la aos poucos.

Como o teu CPU tem um multiplicador de 16, sempre que aumentares um ponto no FSB, na realidade estás a aumentar 16 Mhz na velocidade final.
Por exemplo se aumentares o FSB em 7 pontos a velocidade do CPU aumenta para 3312Mhz.

O ideal é aumentar o CPU aos poucos e entrar no Windows e correr um teste para ver se o sistema está estável. Como tens um CPU Dual Core, aconselho-te a correr duas instâncias do programa Prime95 em torture test, durante uns minutos, apenas para garantir um mínimo de estabilidade.

Se estiver estável voltas á bios e aumentas mais um pouco o FSB.
Se não estiver estável, vais á Bios e procuras uma opção chamada "vcore", ou voltagem do CPU. Aumentas apenas um nível a voltagem e continuas a aumentar o FSB até voltares a encontrar instabilidade. Nesse caso voltas a aumentar a voltagem.
CUIDADO: Aumentar a voltagem é o que mais faz com que a temperatura suba. Por isso não te aconselho a aumentar a voltagem sem teres um cooler de alto desempenho sobre o CPU.

Cada CPU tem um limite óptimo onde não convém continuar a aumentar a voltagem. No caso do teu CPU não sei qual é. Tens de me dar mais informação. O que quero saber é que núcleo o teu CPU usa. Ex: Presler, Prescott, etc. Também preciso de saber qual é a voltagem default.

Memoria: se a tua memoria for OEM, o espaço de overclock para elas será muito limitado. E assim provavelmente não vais conseguir puxar por elas. O motivo porque isto é importante é que quando aumentas o FSB, também aumentas a velocidade das memorias. Assim é preciso garantir que a velocidade das memorias não ultrapassem o limite delas, senão começas a ter instabilidade a sério. Na Bios deves ter um opção que permite bloquear a velocidade das memorias ou meter divisores nelas.

Atenção:Esta é uma das dicas mais importantes que te vou dar ==> aprende como fazer um cmos clear na tua motherboard. Isto serve para fazewr reset na Bios, voltando os valores ao normal, ou seja sem overclock. Isto serve para que, caso o teu PC bloqueie e não arranque possas voltar a por tudo como estava no inicio. Por isso, procura no manual como se faz. Normalmente implica tirar a pilha da motherboard e ligar 2 pontos, normalmente com a alteração de um jumper.

Isto já deve ser o suficiente para começares. Se tiveres duvidas pergunta que eu respondo se souber.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Responder