OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
NightThunder
Beginner
Mensagens: 26
Registado: domingo 31 out 2004, 14:16
Localização: Mato

Mensagem por NightThunder » sábado 03 jun 2006, 15:25

Boas,
Winjer Escreveu: No entanto, actualmente os cpus, tanto da Intel como da AMD tem o multiplicador bloqueado (excepto os da serie Athlon FX e os Pentium EE).
.
nao querendo indicar que é um erro mas sim um pequeno esquecimento, acho que devo indicar que actualmente, todos os processadores da Intel, excluindo os Intel Confidential (Engeniering Samples) ou os Intel EE, tem o multiplicador Bloqueado, no entanto, em processadores AMD é um pouco diferente, todos os processador AMD 64 tem o mutliplicador bloqueado para cima, ou seja, nao se pode aumentar o multiplicador, apenas se consegue reduzir o multiplicador, somente os FX é que nao tem qualquer bloqueio no multiplicador. Isto dá uma vantagem aos AMD quando falamos em OC.
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por DaF » sábado 03 jun 2006, 15:59

E eu como não quero uma bomba pelo correio também deixo aqui a minha configuração também:

* Sistema Operativo (SO) *
Windows XP Pro Eng (v5.1.2600 SP2)

* Motherboard (MB) *
Asus A8N-SLI Deluxe
Chipset = NForce 4 SLI

* CPU *
AMD Athlon 64 3000+ (1800MHz) @ 2371Mhz (263x9)
Soket = 939
L1 Cache = 128 KB
L2 Cache = 512KB
Clock Original = 1800MHz (200x9)
Multiplicador Original = 9
VCore Original = 1.40 Volt
Vcore Actual = 1.50 Volt

* Memória (RAM) *
Apacer JetRAM DDR 400
Quantidade = 1024 MB (2x512 MB)
Tipo = DDRAM (DDR)
Clock Original = 400 MHz
Clock Actual = 431 MHz
Config = 2.5-3-3-8
Voltagem Actual = 2.7 Volt

* HDD (Disco Rigido) *
2x (Seagate SATA 150 120GB)

* Placa Gráfica (VGA) *
XFX Nvidia 6600 GT
RAM Quantidade = 128 MB
Tipo RAM = DDR3
Chip Clock Original (GPU) = 400 MHz
Chip Clock Actual (GPU) = stock
RAM Clock Original (VRAM) = 1000 MHz
RAM Clock Actual (VRAM) = stock

* Monitor >>> Samsung CRT 17" @ 1280x1024 85 Hz + Philips CRT 17" @ 800x600 85Hz

* CaixaPC >>> SuperFlower de Aluminio (bastante geitosa :))

* Fonte de Alimentação >>> Levicom 480W

* Placa de Som >>> Onboard (fui caridoso em emprestar a minha Live 5.1)

* Colunas >>> Logitech x-620 6.1

* CD-RW >>> Um TDK emprestado pelo Chris, tem muito pouco uso por isso não quero saber :D

* Teclado >>> Logitech com mod acidental para Das Keyboard e um slim keybard da labtec

*Rato >>> 2xLogitech Optical Mouse, um belo par de ratos :P
Última edição por DaF em domingo 04 jun 2006, 20:29, editado 2 vezes no total.
DragonSoull says: For the HORDE!
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 jun 2006, 16:22

NightThunder Escreveu:Boas,

nao querendo indicar que é um erro mas sim um pequeno esquecimento, acho que devo indicar que actualmente, todos os processadores da Intel, excluindo os Intel Confidential (Engeniering Samples) ou os Intel EE, tem o multiplicador Bloqueado, no entanto, em processadores AMD é um pouco diferente, todos os processador AMD 64 tem o mutliplicador bloqueado para cima, ou seja, nao se pode aumentar o multiplicador, apenas se consegue reduzir o multiplicador, somente os FX é que nao tem qualquer bloqueio no multiplicador. Isto dá uma vantagem aos AMD quando falamos em OC.
Tanto quanto sei os P4 EE ainda tem o multiplicador desbloqueado. Pelo menos é o que acontece com o ultimo EE, o 965.
Podes ver isto aqui: http://www.techreport.com/reviews/2006q ... dex.x?pg=1
If that's not enough to impress your friends, perhaps the Extreme Edition's unlocked multiplier will do the trick.
Quanto ao multiplicador dos A64. Omiti isso de proposito porque ainda não falei da memoria e das vantagens e desvantagens de ter um FSB/HTT alto. Planeava falar numa ocasião mais oportuna.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 03 jun 2006, 18:59

Knight Escreveu:* CPU *
Clock Original = 1666 MHz (200x10)
Multiplicador Original = 10.0 x
Clock = ~2000MHz (166x12.0)
Multi = 12.0
;)
Winjer Escreveu:No entanto, actualmente os cpus, tanto da Intel como da AMD tem o multiplicador bloqueado (excepto os da serie Athlon FX e os Pentium EE).
Antes de + devo dizer Obrigado Winjer por participares no tópico, tenho umas perguntinhas pra fazer a todos nós pra akecer isto um pouco +, mas isso fica pra o próximo post k fizer. 8)
Agora a parte k te citei, é só pra informar k QUASE-TODOS os AMD 64 e os X2 e os Opteron's também, tem o Multiplicador blokeado para CIMA, mas teem-no DESBLIKEADO para baixo. ;)

Yah nos AMD 64 o OC torna-se uma bekinha + complicado/complexo, mas nada de assustador, mas pra kem nunca na vida tentou OC e vai tentar pela 1ª x num 64 é bom k tenha consciencia de k as coisas não são tão simples quanto pareçem, mas com paciencia e calma tudo se faz. :mrgreen:
NightThunder Escreveu:* HDD (Disco Rigido) *
3x (Hitachi SATA 300 80GB)
Ker dizer até pareçe k és um novato nisto :D é SATA2, e tu sabes k é hehe! :lol: (estou no gozo claro, Thanks por vires até cá ;))
NightThunder Escreveu:Boas,
Winjer Escreveu:No entanto, actualmente os cpus, tanto da Intel como da AMD tem o multiplicador bloqueado (excepto os da serie Athlon FX e os Pentium EE).
nao querendo indicar que é um erro mas sim um pequeno esquecimento, acho que devo indicar que actualmente, todos os processadores da Intel, excluindo os Intel Confidential (Engeniering Samples) ou os Intel EE, tem o multiplicador Bloqueado, no entanto, em processadores AMD é um pouco diferente, todos os processador AMD 64 tem o mutliplicador bloqueado para cima, ou seja, nao se pode aumentar o multiplicador, apenas se consegue reduzir o multiplicador, somente os FX é que nao tem qualquer bloqueio no multiplicador. Isto dá uma vantagem aos AMD quando falamos em OC.
:lol: fui lento demais hehe :mrgreen: tipo já referi isso neste post, mas já foi tarde, mas deixei na mesma. [:)]
DaF Escreveu:E eu como não quero uma bomba pelo correio também deixo aqui a minha configuração também
Hiper LOL :D :D
DaF Escreveu:* Teclado >>> Logitech com mod acidental para Das Keyboard e um slim keybard da labtec
Mega LOL :D :lol: :D
Winjer Escreveu:Tanto quanto sei os P4 EE ainda tem o multiplicador desbloqueado. Pelo menos é o que acontece com o ultimo EE, o 965.
Podes ver isto aqui: http://www.techreport.com/reviews/2006q ... dex.x?pg=1
Nota:
NightThunder Escreveu:todos os processadores da Intel, excluindo os Intel Confidential (Engeniering Samples) ou os Intel EE, tem o multiplicador Bloqueado
;) vcs estão ambos CORRECTOS e disseram a mesma coisa. :D
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Agora pessoal kero comunicar k já atenji a velocidade pretendida no meu CPU/RAM, por isso devo avançar em breve prá VGA a sério hehe. :mrgreen:

* CPU *
AMD Athlon 64 X2 Dual-core 3800+
Clock Original = 2000 MHz (200x10)
Clock Actual = 2650 MHz (265x10)
VCore Original = 1.350 Volt
VCore Actual = 1.55? Volt

* RAM *
GSkill F1-4000USU2-2GBHZ
Clock Original = 500 MHz
Clock Actual = 530 MHz
Config Original = 3.0-4-4-8
Config Actual = 3.0-4-4-8
Voltagem Original = 2.60 Volt
Voltagem Actual = 2.65 Volt

e ao fim de 7h30 +/- considero a minha makina estável.
As temperaturas estabilizaram em: CPU 49~50ºC e MB 41~43ºC
já agora é importante dizer k o meu WaterCooling esteve e está no mínimo e eu fechei o meu "cubiclo" pra gerar um akecimento geitoso, quando cheguei aida à pouco aki a temperatura do cubiclo era algo entre os 30~35ºC, mas não posso precisar a 100% porke não tenho termometro :lol: mas vou tratar disso [:p] hehe, sei k estava uma temperatura bastante alta porke vim da rua com o sol a bater-me na "fuça" e estava um calor do caraças, tb "alombei" com um movel cá pra cima :mrgreen: e estava a transpirar do calor, e MESMO ASSIM quando abri a porta aki do cubiclo veio-me um bafo à cara e nem se podia estar aki dentro hehe! :mrgreen:
Aki fica o SCREEN. :wink:
Imagem
(OC estável @ CPU 2650MHz RAM 530MHz 7h30)
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Pessoal, Muito Obrigado Por Terem Atendido Aos Meus Pedidos! :mrgreen:
Já de seguida um postzinho com umas perguntinhas hehehe! :twisted:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 03 jun 2006, 19:26

Agora as tais perguntinhas. ;)

•1• O k pensam sobre a guerra k se avisinha dos novos CPU's, Intel "Core" e os AMD "K8L", kem acham k vai "ganhar" e porkê?

•2• No campo das VGA's (single) pareçe k as coisas arrefeceram, acham k a nVidia simplesmente não consegue avançar com uma nova investida pra destronar a actual lider a ATi, ou acham k está a preparar alguma? (estou a falar no campo das Single VGA, onde as x1900XTX estão superiores às 7900GTX)

•3• Novamente falando em VGA's, mas indo para os lados do Multi, o k acham de tudo isto, acham k é mesmo o caminho a seguir com o SLI e o CrossFire, já se anda por ai a falar do Quad-SLI, ou acham k Multi GPU's tal como nos CPU's os Multi-Cores, faria/faz + sentido?

•4• A placa k prometia maravilhas a nivel da simulação física a AGEIA PhysX já "rebentou" por ai, acham mesmo k é o futuro, ou tudo não passou de uma grande banhada?

•5• Novamente as PhysX, não faria + sentido esta técnologia vir presente numa nova geração de VGA's e assim "unificar-se-ia" as 2 coisas, ou por outro lado assim com uma placa extra é k está bem?

Espero k respondam, e opinem por ai, eu claro k tb vou opinar com vcs. :)
Última edição por Newtomic em sábado 03 jun 2006, 21:29, editado 1 vez no total.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sábado 03 jun 2006, 19:34

Newtomic Escreveu:• Novamente as PhysX, não faria + sentido esta técnologia vir presente numa nova geração de VGA's e assim "unificar-se-ia" as 2 coisas, ou por outro lado assim com uma placa extra é k está bem?
Era bem melhor, já que não estou a ver que muita gente compre uma peça tão cara exclusivamente para jogos. VGA's e CPU's uma pessoa ainda diz ao pai: "Ah, e tal, o computador é lento, e mal dá para eu editar as imagens, demora muito tempo a trabalhar com o autoCAD e não sei que..." agora com a PPU...
- Praké que queres isso?
- Ah! E tal... Quer dizer... era para eu ver as balas a fazer ricochete na parede quando estou a jogar UT2007...
- E quanto é que custa isso?
- Ah! É barato,...
- Mas quanto custa?
- Ah... sessenta contos...
- O quê?!?!?!?! [xx(]

:lol:

De qualquer forma, o que quero dizer é que é uma peça para algo só para geeks (sem ofença, claro) e, portanto, não estou mesmo a ver saida... Nem o público em geral vai comprar (a meu ver) nem a Ageia ou lá como se diz vai fazer PPU's com um preço assessível (isto já não sei...). De qualquer forma, acho que é bem melhor se estiver incorporada na VGA...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 jun 2006, 20:08

O Core é um bom CPU, que consegue vencer claramente os A64 á mesma velocidade, mesmo com DDR2. No entanto estamos a falar de um CPU que ainda vai ser lançado (já falta pouco) a ser comparado com um que já anda por aí desde 2003 (apesar de ter recebido alguns melhoramentos ligeiros).
A verdade é que nos ultimos anos o que a Intel tem feito mais foi responder á AMD. Aquela Intel que conheciamos e que impunha as regras do mercado pela sua capacidade em inovar e satizfazer os seus clientes desapareceu.
O que vai acontecer agora é que a Intel vai recuperar a coroa de melhor CPU, nem que seja por uns meses, até ao lançamento do K8L. Esta semana vieram a publico imagens de CPUs da AMD fabricados em 65n (uma das poucas coisas que a Intel está á frente da AMD) e alguns rumores afirmam que essas samples eram de K8L para testes. A ser verdade significa que estes K8L podem aparecer antes do esperado.
Pelo meio ainda teremos o 4x4 , uma plataforma dedicada a hardcore gamers com 2 Dual Core e a possibilidade de Dual GPU (SLI, Crossfire).
No AMD Analyst Day Platform Anoucement desta semana a AMD mostrou um pouco mais do K8L. Pelo que vi a AMD vai melhorar consideravelmente o IPC (instructions per clock) do K8, mas a parte mais interessante é o que parece ser uma aposta na capacidade de adicionar partes ao nucleo sem precisar de remodelar grande parte do CPU. Isto pode significar que teremos revisões futuras de um CPU com maiores diferenças, tanto a nivél de desempenho como de funcionalidades.

Quanto ás graficas, é preciso ter calma. Ainda falta um bom bocado até vermos novas placas. Só no final do ano (se tudo correr bem) é que vamos ter uma nova geração, isto porque vai haver uma pequena revolução chamada DX10 e ambos os fabricantes precisam de mais tempo para desenhar um novo chip. Não estamos a falar de uma 7800 que é basicamente uma 6800 com varias melhorias.
Agora a nVidia não precisa de responder á ATI pois a diferença de desempenho das 7900 para as X1900 não é nada de especial. Em alguns jogos ganha a 7900, noutros ganha a X1900. É verdade que a Ati ganha em mais jogos que a nvidia, mas a 7900 é uma escolha perfeitamente viavél.
A unica coisa que ainda deverá aparecer antes do G80 e do R600 é o R580+, que é basicamente um R580 (x1900) com um sistema de fabrico mais reduzido (65n) o que pode permitir maiores clocks no GPU.

Quanto á Ageia acho que nem vale a pena falar. OS testes e os preços que já se viram dizem tudo.
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por DaF » sábado 03 jun 2006, 21:25

Newtomic Escreveu:Agora as tais perguntinhas. ;)

• O k pensam sobre a guerra k se avisinha dos novos CPU's, Intel "Core" e os AMD "K8", kem acham k vai "ganhar" e porkê?
Acho que finalmente a Intel tem algo para mostrar, se a coisa que a Intel sempre pareceu saber fazer foi bons chipsets para os seus CPUs, caso o Core prove ser tão bom como parece ser a plataforma Intel pode ficar apetecivel pelo conjunto CPU + Chipset em relacção a AMD + Nforce. Fico a espera dos benchmarks e de ter um nas minhas mãos para julgar melhor.
• No campo das VGA's (single) pareçe k as coisas arrefeceram, acham k a nVidia simplesmente não consegue avançar com uma nova investida pra destronar a actual lider a ATi, ou acham k está a preparar alguma? (estou a falar no campo das Single VGA, onde as x1900XTX estão superiores às 7900GTX)
Por mim a Nvidia parece estar a seguir o seu ciclo normal: nova tecnologia, refinamento da mesma, repetir; algo que tem vindo a acontecer desde a primeira GeForce (1/2, 3/4, 6/7, a gama FX é que fugiu a essa regra, pergunto-me porque :-k ) a nova tecnologia deve estar para chegar no final do ano mas neste momento com Quad SLI a Nvidia ainda tem a performance suprema por isso não creio que estejam com pressa.

Também interessante é o facto de que agora a Nvidia pretente usar as suas placas graficas também como acelaradores de fisica, dependendo de como esta tecnologia se desenvolver pode tornar-se aptecivel, uma pessoa com uma 6600gt podia comprar uma nova grafica mais potente e deixar a 6600 só para fisica, uma opção muito mais viavel que a da Ageia, a ver se vai.
• Novamente falando em VGA's, mas indo para os lados do Multi, o k acham de tudo isto, acham k é mesmo o caminho a seguir com o SLI e o CrossFire, já se anda por ai a falar do Quad-SLI, ou acham k Multi GPU's tal como nos CPU's os Multi-Cores, faria/faz + sentido?
A subdivisão do rendering é algo realtivamente simples, e agora com PCIe ter mais que uma grafica torna-se trivial. Acho que seria interessante ver SLI com qualquer conjunto de placas tipo 6800 + 7900 embora não sei que seja possivel, e motherboards certificadas para SLI e Crossfire em vez de ficarmos limitados a uma ou outra.

Quanto a ter mais que um numa grafica tal já acontece e já existem varias graficas que Têm mais que um GPU, no entanto em termos de "economia" ter 2 placas graficas só com um GPU ainda parece ser a solução mais barata embora raramente o seja por gastos de energia e mesmo custos da mesma, sinceramente acho SLI uma boa coisa e espero ver a tecnologia amadurecer cada vez mais.
• A placa k prometia maravilhas a nivel da simulação física a AGEIA PhysX já "rebentou" por ai, acham mesmo k é o futuro, ou tudo não passou de uma grande banhada?
Ainda é cedo para ver, deixa sair jogos que realmente usem e necessitem da placa da Ageia e umas quantas revisões dos drivers, ai sim teremos uma visão clara de se vale a pena ou não.
• Novamente as PhysX, não faria + sentido esta técnologia vir presente numa nova geração de VGA's e assim "unificar-se-ia" as 2 coisas, ou por outro lado assim com uma placa extra é k está bem?
Como já referi a nvidia já tem, e a ATi também, resta lançarem os drivers para activar esse tipo de funcionalidades e jogos que as usem, nesse aspecto seria bom criar um OpenPH ou DirectPhysics para que não se tivesse que optimizar para apenas uma destas soluções, espero que a Microsoft esteja a tomar em consideração isso na futura revisão do DirectX.
Espero k respondam, e opinem por ai, eu claro k tb vou opinar com vcs. :)
Dito e feito ;)
DragonSoull says: For the HORDE!
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 03 jun 2006, 21:28

Winjer Escreveu:O Core é um bom CPU, que consegue vencer claramente os A64 á mesma velocidade, mesmo com DDR2. No entanto estamos a falar de um CPU que ainda vai ser lançado (já falta pouco) a ser comparado com um que já anda por aí desde 2003 (apesar de ter recebido alguns melhoramentos ligeiros).
A verdade é que nos ultimos anos o que a Intel tem feito mais foi responder á AMD. Aquela Intel que conheciamos e que impunha as regras do mercado pela sua capacidade em inovar e satizfazer os seus clientes desapareceu.
O que vai acontecer agora é que a Intel vai recuperar a coroa de melhor CPU, nem que seja por uns meses, até ao lançamento do K8L. Esta semana vieram a publico imagens de CPUs da AMD fabricados em 65n (uma das poucas coisas que a Intel está á frente da AMD) e alguns rumores afirmam que essas samples eram de K8L para testes. A ser verdade significa que estes K8L podem aparecer antes do esperado.
Pelo meio ainda teremos o 4x4 , uma plataforma dedicada a hardcore gamers com 2 Dual Core e a possibilidade de Dual GPU (SLI, Crossfire).
No AMD Analyst Day Platform Anoucement desta semana a AMD mostrou um pouco mais do K8L. Pelo que vi a AMD vai melhorar consideravelmente o IPC (instructions per clock) do K8, mas a parte mais interessante é o que parece ser uma aposta na capacidade de adicionar partes ao nucleo sem precisar de remodelar grande parte do CPU. Isto pode significar que teremos revisões futuras de um CPU com maiores diferenças, tanto a nivél de desempenho como de funcionalidades.

Quanto ás graficas, é preciso ter calma. Ainda falta um bom bocado até vermos novas placas. Só no final do ano (se tudo correr bem) é que vamos ter uma nova geração, isto porque vai haver uma pequena revolução chamada DX10 e ambos os fabricantes precisam de mais tempo para desenhar um novo chip. Não estamos a falar de uma 7800 que é basicamente uma 6800 com varias melhorias.
Agora a nVidia não precisa de responder á ATI pois a diferença de desempenho das 7900 para as X1900 não é nada de especial. Em alguns jogos ganha a 7900, noutros ganha a X1900. É verdade que a Ati ganha em mais jogos que a nvidia, mas a 7900 é uma escolha perfeitamente viavél.
A unica coisa que ainda deverá aparecer antes do G80 e do R600 é o R580+, que é basicamente um R580 (x1900) com um sistema de fabrico mais reduzido (65n) o que pode permitir maiores clocks no GPU.

Quanto á Ageia acho que nem vale a pena falar. OS testes e os preços que já se viram dizem tudo.
:oops: quando escrevi K8 estava-me a referir na realidade aos da AMD k estão pra sair e k pouco/nada se sabe, vou EDITAR o post e meter lá o "L" k falta, de resto nada tenho a dizer, pois é uma opinião mt bem formada. Agora tb gostava de saber é as vossas opiniões acerca do "resto", nomeadamente as questions do SLI e da aposta da ageia fazer, ou não + sentido incorporada numa VGA. Já agora vou nomear as perguntas pra possibilitar respostas + concretas, amplas e separadas. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 03 jun 2006, 21:41

Morbus Escreveu:Era bem melhor, já que não estou a ver que muita gente compre uma peça tão cara exclusivamente para jogos. VGA's e CPU's uma pessoa ainda diz ao pai: "Ah, e tal, o computador é lento, e mal dá para eu editar as imagens, demora muito tempo a trabalhar com o autoCAD e não sei que..." agora com a PPU...
- Praké que queres isso?
- Ah! E tal... Quer dizer... era para eu ver as balas a fazer ricochete na parede quando estou a jogar UT2007...
- E quanto é que custa isso?
- Ah! É barato,...
- Mas quanto custa?
- Ah... sessenta contos...
- O quê?!?!?!?! [xx(]

:lol:

De qualquer forma, o que quero dizer é que é uma peça para algo só para geeks (sem ofença, claro) e, portanto, não estou mesmo a ver saida... Nem o público em geral vai comprar (a meu ver) nem a Ageia ou lá como se diz vai fazer PPU's com um preço assessível (isto já não sei...). De qualquer forma, acho que é bem melhor se estiver incorporada na VGA...
Tenha basicamente a mesma op, e curti bastante a parte do dialogo simulado :lol: eu é k pronto como nunca fiz isso nem sei como é ou poderia ser. :mrgreen:
DaF Escreveu:Acho que finalmente a Intel tem algo para mostrar, se a coisa que a Intel sempre pareceu saber fazer foi bons chipsets para os seus CPUs, caso o Core prove ser tão bom como parece ser a plataforma Intel pode ficar apetecivel pelo conjunto CPU + Chipset em relacção a AMD + Nforce. Fico a espera dos benchmarks e de ter um nas minhas mãos para julgar melhor.
Na relação do "novo" Intel contra o já "batido"/"normal" AMD64 acho k não à duvidas quanto ao vençedor, mas na verdade quando fiz a pergunta estava + virado pra os "futurissimos" AMD k aparentemente segundo o Winjer tem nome de código K8L. Já agora no site Anand já podes ter um gostinho do k é/vai-ser o "novo" Intel. ;)
DaF Escreveu:Por mim a Nvidia parece estar a seguir o seu ciclo normal: nova tecnologia, refinamento da mesma, repetir; algo que tem vindo a acontecer desde a primeira GeForce (1/2, 3/4, 6/7, a gama FX é que fugiu a essa regra, pergunto-me porque :-k ) a nova tecnologia deve estar para chegar no final do ano mas neste momento com Quad SLI a Nvidia ainda tem a performance suprema por isso não creio que estejam com pressa.

Também interessante é o facto de que agora a Nvidia pretente usar as suas placas graficas também como acelaradores de fisica, dependendo de como esta tecnologia se desenvolver pode tornar-se aptecivel, uma pessoa com uma 6600gt podia comprar uma nova grafica mais potente e deixar a 6600 só para fisica, uma opção muito mais viavel que a da Ageia, a ver se vai.
Toda a tua resposta é virada para o SLI, quando eu tinha perguntado explicitamente no campo (Single VGA) :? :( Mas ok pronto... :lol:
DaF Escreveu:Quanto a ter mais que um numa grafica tal já acontece e já existem varias graficas que Têm mais que um GPU, no entanto em termos de "economia" ter 2 placas graficas só com um GPU ainda parece ser a solução mais barata embora raramente o seja por gastos de energia e mesmo custos da mesma, sinceramente acho SLI uma boa coisa e espero ver a tecnologia amadurecer cada vez mais.
Não concordo ao dizeres k já existe, pois na relaidade existem mesmo 2 nucleos e as placas "Dual" GPU actuais EMULAM um SLI, logo não bem a mesma coisa do k eu estou a dizer, já k me estou a referir a algo como por exemplo os AMD X2 ou os Intel Duo. ;) Bem ker dizer lá no fim secalhar até a mesma coisa. :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 03 jun 2006, 23:21

Newtomic Escreveu:

Na relação do "novo" Intel contra o já "batido"/"normal" AMD64 acho k não à duvidas quanto ao vençedor, mas na verdade quando fiz a pergunta estava + virado pra os "futurissimos" AMD k aparentemente segundo o Winjer tem nome de código K8L. Já agora no site Anand já podes ter um gostinho do k é/vai-ser o "novo" Intel. ;)


Não concordo ao dizeres k já existe, pois na relaidade existem mesmo 2 nucleos e as placas "Dual" GPU actuais EMULAM um SLI, logo não bem a mesma coisa do k eu estou a dizer, já k me estou a referir a algo como por exemplo os AMD X2 ou os Intel Duo. ;) Bem ker dizer lá no fim secalhar até a mesma coisa. :|
Um cheirinho da arquitectura do K8L cortesia do Anand.

Estas placas com 2 GPUs são em tudo iguais ao SLI com 2 placas, a diferença é que usam o mesmo PCB. De resto são 2 GPUs cada qual com memoria exclusiva para ele, sem qualquer partilha e claro com as mesmas redundâncias de dados que o SLI normal.
Os Pentium 4 dual core são parecidos no ponto em que os 2 nucleos não comunicam directamente entre si, mas antes pelo FSB, existindo na mesma redundancia nas caches. Na memoria do sistema a redundancia de dados não ocorre.
Os X2 já são mais eficazes pois os 2 cores comunicam entre si directamente, não precisando de sobrecarregar o FSb como os P4. Por este motivo muitos dizem (especialmente a AMD) que os P4 dual core foram desenhados em cima do joelho. No entanto a cache, tal como no P4, não é partilhada.
O Conroe leva isto a um outro nivél, permitindo que a cache seja partilhada pelos 2 cores, reduzindo a redundancia, e permitindo atribuir mais ou menos espaço na cache a cada core consoante as suas necessidades. Se um core precisar de mais cache que o outro é-lhe atribuida mais cache. Isto resulta numa utilização mais eficaz.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 04 jun 2006, 0:44

Winjer Escreveu:Um cheirinho da arquitectura do K8L cortesia do Anand.

Estas placas com 2 GPUs são em tudo iguais ao SLI com 2 placas, a diferença é que usam o mesmo PCB. De resto são 2 GPUs cada qual com memoria exclusiva para ele, sem qualquer partilha e claro com as mesmas redundâncias de dados que o SLI normal.
Os Pentium 4 dual core são parecidos no ponto em que os 2 nucleos não comunicam directamente entre si, mas antes pelo FSB, existindo na mesma redundancia nas caches. Na memoria do sistema a redundancia de dados não ocorre.
Os X2 já são mais eficazes pois os 2 cores comunicam entre si directamente, não precisando de sobrecarregar o FSb como os P4. Por este motivo muitos dizem (especialmente a AMD) que os P4 dual core foram desenhados em cima do joelho. No entanto a cache, tal como no P4, não é partilhada.
O Conroe leva isto a um outro nivél, permitindo que a cache seja partilhada pelos 2 cores, reduzindo a redundancia, e permitindo atribuir mais ou menos espaço na cache a cada core consoante as suas necessidades. Se um core precisar de mais cache que o outro é-lhe atribuida mais cache. Isto resulta numa utilização mais eficaz.
Boa lol então os P4 Dual são mesmo uma espécie de DUAL CPU lol ao menos a AMD ainda teve o cuidado de eles comunicarem entre si directamente isso da memoria no Conroe é fixe, agora é preciso é k se começe a ter caches + "poderosas" tipo 512KB de L1 e 4MB de L2 ou mesmo + [:p] isso sim é k era. Sei k alguns CPU's + virados para o ramo profissional tem grandes quantidades de memoria, mas era bom ver isso nos desktop normais tb. 8)
AnandTech Escreveu:When it comes to processor interconnect technology, AMD has led Intel since the introduction of the Opteron. With K8L comes a very interesting enhancement to the interconnect architecture: each of the four 16-bit HyperTransport links can be split into two 8-bit HyperTransport links. Apparently, each of the resulting eight 8-bit HT links will be coherent and will allow a direct connection to another processor. In large systems, this means direct access from one core to seven others plus I/O, resulting in the possibility of fully connected 8-way systems. In a quad core world, that would be 32 cores on one platform. AMD also indicates that these HT connections can be used to easily scale blade implementations as well.
Sim senhor IMPRESSIONANTE! :shock: daki a nada andamos com Desktops com 32Cores... :mrgreen:
AnandTech Escreveu:Won't it be ironic if we start seeing high performance Xbox 360 and PS3 emulators only a couple years after their release? This is the kind of thing that could make it possible.
Bem já não sou só eu a achar... :D

Sem duvida k é um artigo interessante, mas infelizmente sabe a pouco e para a maioria do publico nada diz. :) Mas não é por isso k deixa de ser um mt bom artigo. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 04 jun 2006, 8:12

Peço uma explicaçãozinha sobre o que é a cache.... :oops: links ou assim...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » domingo 04 jun 2006, 9:07

Newtomic Escreveu:
Knight Escreveu:* CPU *
Clock Original = 1666 MHz (200x10)
Multiplicador Original = 10.0 x
Clock = ~2000MHz (166x12.0)
Multi = 12.0
;)
Já está corrigido 8) Já tinha lido algures na Net de fazer um softmod a Audigy 2 para ficar Audigy 4. Que vantegem tenho nisso? Sabem algum link para tirar os drivers?
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 04 jun 2006, 10:22

Morbus Escreveu:Peço uma explicaçãozinha sobre o que é a cache.... :oops: links ou assim...
A cache é basicamente memoria embutida no nucleo do cpu. No entanto esta memoria é muito mais rapida que a memoria do sistema, e tem latencias (tempo de resposta) muito baixas. Serve para guardar dados que o CPU está constantemente a aceder. O problema da cache é que é feita de uma bolacha de silicio tal como o CPU, sendo parte deste, e como ocupa bastante espaço um aumento de cache pode aumentar um bocado o custo de produção de cada nucleo.
Reparem nesta imagem de um Opteron Dual core com umtotal de 2Mb de cache L2.

Imagem

A metade de baixo é toda cache, sendo cada metade dela a cache de cada nucleo. Como podem ver estes 2Mb ocupam muito espaço. E isto significa dinheiro.

Imagem

Em cima podem ver uma das Waffer de 65nm de que falei em cima, e que supõe ser de K8L. Cada quadradinho é um CPU. Agora tenham em conta que uma waffer destas custa cerca de 30000 dolares (dependendo de alguns factores).

A segunda questão que se põe é que um aumento de cache nem sempre dá um aumento de desempenho tangivél em todas as aplicações do mundo real. Não valendo muito a pena andar sempre a aumentar o tamanho da cache. Isto é verdade em especial nos A64, pois tem memoria com baixa latencia (graças ao controlador de memoria embutido do nucleo) e porque não precisa de grandes volumes de informação como um P4. Além disso o A64 tem cache do tipo exclusiva, ou seja, o que está guardada na cache L1 não é duplicada na cache L2.
O P4 tem cache do tipo inclusiva, ou seja, o que é guardado na cache L1 é duplicada na cache L2. Isto não é uma devantagem ou vantagem do P4. Foi escolhido assim pois funciona melhor com a arquitectura dele.
Responder