OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 11 jun 2006, 1:05

Usem este dois comparadores, muito uteis, de preços.
Não sao perfeitos mas fornecem bons negocios:;
http://www.itcomponents.net/

http://www.kuantokusta.pt/
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » domingo 11 jun 2006, 1:35

pedropaulo Escreveu:Usem este dois comparadores, muito uteis, de preços.
Não sao perfeitos mas fornecem bons negocios:;
http://www.itcomponents.net/

http://www.kuantokusta.pt/
Exelente
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » domingo 11 jun 2006, 1:41

e ja agora para quem quiser comprar uma GeForce 6800GT por 0€ aki está. lol :lol: :lol: :lol:

http://www.kuantokusta.pt/produtos.php? ... d_ID=10235

(obvio que é um bug) mt engraçado.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 11 jun 2006, 2:49

Morbus Escreveu:Eu só quero poder jogar os jogos... Volto a fazer a pergunta: será que o DX10 bai beneficiar a performance das placas de baixa gama? Quanto ao durar... Bem... A minha 5600 durou três anos e custou-me trinta contos... Acho que esta que tenho agora (V9999GT) também duraria mais dois anos se eu a não a fosse descontinuar... É AGP... Será que uma 6800GT, daqui a dois anos, não vai conseguir sequer aguentar com os jogos? É que se for assim tamos mesmo arranjardos.... :?
Bem eu não estava a falar nessa optica, estava a falar em jogar plo menos a 1024x768 com uma qualidade gráfica ALTA, agora se vcs não se importam de jogar com gráficos medianos, ai já é outra coisa. :)
Morbus Escreveu:E caixas abertas não se põe a hipótese? :mrgreen: Eu digo isto porque a minha caixa está actualmente aberta dos dois lados... O calor não fica lá de certeza, digo eu...
Não é uma solução mt estética, mas normalmente resulta melhor do k estar fechada como é obvio. 8)
Morbus Escreveu:Não estava propriamente a pensar comprar um CPU topo de gama... E quanto às DX10, sinceramente, não me acredito que que uma pessoa tenha que pagar 100 contos para usufruir dos gráficos de Crysis, por exemplo... Duvido MESMO muito. Aliás, até acho (mas eu sou um n00b nisto) que para aí três/seis meses de sair o DX10, vamos ver por aí placas equipadas com DX10 equivalentes às 5200 de agora (ou seja a dez contos). Mas posso estar enganado, porque eu não sei bem qual é o ritmo a que o mercado absorve novos directX...
Não digo k isso não venha a acontecer, mas basta pensares nas placas DX9, existem muitas, e uma 5200 é uma placa k nem seker de baixa gama é, é mesmo RASCA, eu por exemplo preferia uma GeForce 4 Ti do k uma FX inferior à 5800. :| Até as 6800 são placas de baixa/média gama em DX9, as 7800 diria k são média/alta e as 7900 são as actuais TOPO, mas mesmo assim ainda estão longe de "brincar" com as potenciabilidades do DX9 sem problemas, e prova disso é por exemplo o Oblivion. ;) Tudo isto pra dizer algo simples, duvido k 3 meses depois de ter saido VGA's DX10 k exista mercado suficiente pra existirem VGA's DX10 de média gama a 150€, mas páh sei lá isto como anda tudo "doido" até pode ser k se venha a confirmar. :?
Morbus Escreveu:Ai newtomic newtomic... Tu tens que ter a noção de que nem toda a gente tem dinheiro às forras. O PC do Madness, com uma 6800 ficava apto para jogar por mais dois/três anos. Penso eu. Mas claro, no fim da sua vida ia estar mais incapacitado de jogar os jogos de topo, mas acredito que os conseguisse correr a FrameRates aceitáveis. Pode ter um mono-core, pode ter pouca ram (para a altura) e uma placa fraca (para a altura), mas jogará com certeza tão bem daqui a dois/três anos jogos de topo como agora um PC [Athlon XP 2200+, 1GB Ram, ATi 9650] jogo Oblivion ou FEAR por exemplo. A propósito, que me dizes das 9600 da ATi?
É assim eu sei k não tem todos $ à pazada, mas vais desculpar-me mas jogar a 640x480 no minimo para mim não é jogar é marterizar-me, alem disso se uso o PC como principal makina pra jogos é pra os jogar com FPS's decentes, não é uma média de 20; vou relatar uma das minhas histórias veridicas, preparem-se prá séca...
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Objectivo na altura, PC pra trabalhor e jogos, mas com um orçamento reduzido e incluia os componentes k vou dizer:
CPU, RAM, VGA, MB, Colunas, Caixa, Teclado+Rato, Monitor e HDD (acho k não me eskeço de nada)
Vou meter aki apenas os componentes k interessam para o caso:
- CPU -> AMD Athlon 64 3200+ (2000MHz) @ 2220MHz
- RAM -> DDR Kingston 2X512MB PC 400 MHZ @ 444MHz
- VGA -> Asus 6600 GT 256MB PCI-E (500/1000)acho, com poukinho OC cerca de 5%
- MB -> MSI K8N NEO (qualker coisa) e som onboard a cargo desta
a pessoa k compou este PC felo em finais de Dezembro de 2005, ou seja à coisa de 5 meses e pouco; decerto k não é um mau PC, certamente a VGA poderia ser pior, mas com um orçamento de 100€ pra tudo incluindo IMPRESSORA não consegui melhor, já agora o monitor foi um 17 LG 1717S porke ele keria um BOM TFT e no preço/qualidade na altura foi o melhor k consegui.
A pessoa em questão é um "puto" com os seus 14 anos e curte bastante jogar, mas tb ADORA cinema, por isso investi num HDD SATA 200GB de qual já não me lembro a marca, mas vamos passar ao k interessa.
O "puto" à uns tempos em meados de Janeiro viu-me a jogar NFSMW neste PC, estava a jogar a 1280x960 sem o blur e sem o AA activado, mas com tudo o resto ao máximo inclusivé com 2x de AF, o "puto" ficou apaixonado por o jogo e foi todo intusiasmado comprar o jogo, passado uns 2 dias ligou-me porke o jogo lhe corria muito lento e os gráficos não eram o k gostaria, sendo assim fui até casa dele e tentei, "estupidamente" mas keria ver como ficava, meter no PC dele as definições como tinha no meu e a resolução deixei na nativa dele, ou seja 1280x1024, eu já suspeitava k jogo iria ser "quase" injogavel, mas nunca pensei k ia ficar a uma média de 10~15fps, assim e depois do "puto" o ter experimentado e ter concordado comigo k o jogo estava injogavel e k mesmo assim não chegava ao detalhe do "meu", (mas isso deve-se ao monitor, pois as definições estavam identicas, excepto a resolução), lá andei, andei e acabamos com:
- Definições dos driver's na gráfica bem + humildes, mas não fomos para o completamente mau, mas ficamos longe das definições k gosto de jogar.
- E no jogo ficamos com particulas desactivadas e outros efeitos e mesmo assim a 800x600 e pensam k ficou com um framerate médio BOM? Errado ficou com um fps médio entre 25~30 o k acho e o "puto" concordou minimo pra o jogo ser jogável, e ele ainda nem chegou à parte onde os carros andam sempre a bujardar e ao minimo abrandamento nas fps sentimos na jogabilidade.
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Agora Morbus pensa bem quando dizes em jogar bem e com framerates aceitaveis, é k para mim tudo o k é abaixo de 40fps geralmente eu noto na "pele", é claro k isto tb depende muito do jogo como é obvio, mas por exemplo jogar TrackMania Nations a menos do k 30fps pra mim é pra eskecer! Em relação à VGA k perguntaste nada tenho a dizer, mas se keres saber por exemplo são bem inferiores à tua! :?
MadnessJonny Escreveu:Atão e se fosse uma 6600 ? :mrgreen: :mrgreen: Mais baratinha não ? :mrgreen: Ó pessoal, tou falido 8-[ A diferença é assim tão "grande" quanto o preço ? :oops:

ps- acertaram! Não percebo nada de placas gráficas :mrgreen:
Não aconselho nenhuma 6600LE, as LE são bem lentinhas quando comparadas com as GT, acreditem. Agora foi um erro GIGANTICO da tua parte, desculpa mas foi mesmo comprares uma MB actual com AGP, no minimo k tivesse ambos os interfaces, é k agora o $ k poupaste em não teres comprado uma VGA logo vais perdelo TODO porke as placas em AGP estão muito + caras k as suas congéneres em PCI-e.
jb14 Escreveu:e entao uma 6800XT por 150€?

www.novoatalho.pt ----- Produtos ----- placas graficas ---- nvidia agp
(Nota: não estou a comentar a VGA, nem muito menos estou a dizer k é má ou boa compra, apenas vou fazer um aviso pra kem não souber.)

A série 6800 é assim, das piores para as melhores:
- 6800XT
- 6800
- 6800GS
- 6800GT
- 6800 Ultra
por isso atenção com o k escolhem. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 11 jun 2006, 8:12

Newtomic Escreveu:E no jogo ficamos com particulas desactivadas e outros efeitos e mesmo assim a 800x600 e pensam k ficou com um framerate médio BOM? Errado ficou com um fps médio entre 25~30 o k acho e o "puto" concordou minimo pra o jogo ser jogável, e ele ainda nem chegou à parte onde os carros andam sempre a bujardar e ao minimo abrandamento nas fps sentimos na jogabilidade.
Desculpa-me newtomic, mas está-me a falhar qualquer coisa... Pode ser que dependa da marca (uma 6600 da Genius estraga tudo) mas o meu PC [Athlon XP 2600+, 1024@333DDR, 5600XT] corre o DEMO do Mostwanted a 800x600 COM motion blur, sem AA e sem AF, e com ainda alguns efeitos, como reflexos do chão, alguns do carro, alcance de vista e obviamente partículas (nem sei porque desactivaste)... Acho que é bem simples de meter o Most Wanted com tudo no máximo no PC que disses, mas claro, sem AA, e a 1024... Se queres que te diga, no meu [Athlon XP 2600+, 1024@Active Speed 333-400DDR, V9999GT stock] corre o Most Wanted DEMO a 1280, tudo no máximo e AAx2. Eu jogava a 1024 tudo no máximo incluido antialiasing x8. Pois é, tudo podes jogar a 1600 mas para mim um 1024 é suficiente, porque eu estou habituado a ter gráficos maus a 800x600 e quando já posso por gráficos bons meto 1024 não mais. Isto para além de ser a resolução nativa do meu monitor. Claro que também jogo por vezes a 1280, mas mesmo em jogos que posso é raro por, normalmente, se posso, opto por definições estranhas, como 1152 ou assim...

Quanto à 9600 ISSO SEI EU! :mrgreen: Claro que é inferior! Só queria que me disses como está agora ela no mercado, se está ou não apta para jogar jogos recentes. :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » domingo 11 jun 2006, 10:00

Newtomic Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Atão e se fosse uma 6600 ? :mrgreen: :mrgreen: Mais baratinha não ? :mrgreen: Ó pessoal, tou falido 8-[ A diferença é assim tão "grande" quanto o preço ? :oops:

ps- acertaram! Não percebo nada de placas gráficas :mrgreen:
Não aconselho nenhuma 6600LE, as LE são bem lentinhas quando comparadas com as GT, acreditem. Agora foi um erro GIGANTICO da tua parte, desculpa mas foi mesmo comprares uma MB actual com AGP, no minimo k tivesse ambos os interfaces, é k agora o $ k poupaste em não teres comprado uma VGA logo vais perdelo TODO porke as placas em AGP estão muito + caras k as suas congéneres em PCI-e.
Pois, já me apercebi disso :? Na altura estava com a cabeça ocupada com outras coisas e nem tive o cuidado de me informar bem. Eles chegaram a ligar-me a dizer que a MB que eu "queria" estava esgotada e que me podiam pôr outra (20 ou 30 euros mais cara, não lembro bem) mas que para isso tinha que comprar uma gráfica nova e uma fonte nova também. Como o preço já não estava nada agradável decidi esperar. :? Mas prontos
Obrigado pessoal :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 11 jun 2006, 10:14

É possivél fazer softmods a praticamente todas as 6800 AGP, aumentando consideravelmente o desempenho sem fazer overclock ou por em risco a garantia. É preciso ter em conta que por vezes estes pipelines podem estar danificados, impossibilitando o softmod. Caso aconteça basta desinstalar as drivers e voltar a instalar.

6200: as primeiras versões desta placa dava para desbloquear 4 pixel pipelines, ficando como um 6000 (non-GT). As actuais já não dão. Mas quem tiver comprado uma a quando do seu lançamento pode experimentar.

6800LE (8p,4v): já vi algumas pessoas a conseguir desbloquear até aos 16 pixel pipelines e 6 vertex pipelines.
resultado:
3D Mark05 (8p 4v) 2657
3D Mark05 (12p6v) 3393

3D Mark06 (8p 4v) 1196
3D Mark06 (12p6v) 1450


6800XT (8p,4v):ainda só vi pessoal a desbloquear até ao 12pixel pipeline e 6 vertex shader. Mas acho que é possivel desbloquear até ao 16 pixel pipeline.

6800 (12p,5v): eu proprio já desbloquei até aos 16p e 6v numa 6800 de um amigo.

6800GS (12p,5v): tem os clocks no core de uma 6800ultra, abrindo os 4 pixel pipes que falta fica quase como uma 6800ultra, faltando apenas 100Mhz nas memorias.

7800GT (20p,7v): tem 24 pipes tal como uma 7800GTX, mas a nvidia cortou o quad pipe e o vertex pipe a laser, sendo impossivél desbloquear.

Espero que esta compilação ajude na escolha de placas com bom desempenho e ainda melhor preço.


A pedido do Newtonic vou repetir aqui a explicação que fiz sobre o que é um pipeline numa grafica.

O que é um pixel pipeline?
Um pipeline é um conjunto de operações a executar para calcular dados.
Imagina uma linha de montagem de carros (de uma forma simplificada). Primeiro monta-se o chassis, depois metem-se alguma peças, depois o motor, depois a chaparia e por fim a pintura e acabamentos.
Numa placa grafica é igual. Primeiro o CPU diz á placa que poligonos calcular, depois diz-lhe como cada face vai ser iluminada, depois coloca as texturas e calcula o tom de cada conforme a luz que incide, depois são acrescentados efeitos como anti alias, HDR, Bloom, etc.
Um pixel pipeline é um pipeline que calcula as texturas e todas as suas caracteristicas (posição, cor, luz, transparencia, etc) No caso da tua placa tem 12 pixel pipelines, com 4 escondidos. Tem em conta que tanto a nvidia como a ATi agrupam estes pipelines em grupos de 4, por isso chamam-se quad pixel pipelines, e por isso que desactivaram 4 pipelines e não 3 ou 2 ou 5......
Um vertex pipeline é um pipeline dedicado a calcular os poligonos, ou seja, os vertices de cada poligono. Mas não estão agrupados em grupos, são individuais fisicamente.
Estes 2 tipos de pipelines calculam as imagens em 3D dos jogos e depois são tratadas e enviadas para o monitor.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 11 jun 2006, 18:45

Morbus Escreveu:Desculpa-me newtomic, mas está-me a falhar qualquer coisa... Pode ser que dependa da marca (uma 6600 da Genius estraga tudo) mas o meu PC [Athlon XP 2600+, 1024@333DDR, 5600XT] corre o DEMO do Mostwanted a 800x600 COM motion blur, sem AA e sem AF, e com ainda alguns efeitos, como reflexos do chão, alguns do carro, alcance de vista e obviamente partículas (nem sei porque desactivaste)... Acho que é bem simples de meter o Most Wanted com tudo no máximo no PC que disses, mas claro, sem AA, e a 1024... Se queres que te diga, no meu [Athlon XP 2600+, 1024@Active Speed 333-400DDR, V9999GT stock] corre o Most Wanted DEMO a 1280, tudo no máximo e AAx2. Eu jogava a 1024 tudo no máximo incluido antialiasing x8. Pois é, tudo podes jogar a 1600 mas para mim um 1024 é suficiente, porque eu estou habituado a ter gráficos maus a 800x600 e quando já posso por gráficos bons meto 1024 não mais. Isto para além de ser a resolução nativa do meu monitor. Claro que também jogo por vezes a 1280, mas mesmo em jogos que posso é raro por, normalmente, se posso, opto por definições estranhas, como 1152 ou assim...

Quanto à 9600 ISSO SEI EU! :mrgreen: Claro que é inferior! Só queria que me disses como está agora ela no mercado, se está ou não apta para jogar jogos recentes. :wink:
Tal como disse tudo depende das exigencias de cada um; Eu no NFSMW com médias de framerate inferiores a 30 é pra eskecer, porke até me irrita controlar o carro com framerates baixos, porke o jogo torna-se não-fluido em relação aos controles, depois no NFSMW desactivo sempre o blur, 1º porke dificulta a jogabilidade, 2º porke mesmo no meu PC com framerates de 100+ a 1024x768 é propicio a ligeiros breaks, diria mesmo de milisegundos, mas k noto, e acredita não sou o unico, por isso jogo com TUDO ao máximo à resolução de 1280x960 porke ainda não descobri como o meter na resolução k uso no desktop, mas desligo o blur; nota k posso jogar sem problemas a 1600x1200 + TUDO ao máximo + blur + 8xAF + 4xAA e mesmo assim tenho médias aceitáveis de 30~35fps, mas as kebras assim ainda se fazem sentir + mesmo k sejam os tais milisegundos, são + frequentes, alem disso o NFSMW na resolução 1600x1200 mesmo com tudo ao minimo e as defs da gráfica medianas e com fps de 50+ tem breaks, o k julgo ser um problema mesmo do motor de jogo dele.

EDIT: oops pois a 9600 hummm é como te digo depende das exigencias de cada jogador, mas se não formos demasiado exigentes ainda dá pra dar umas curvas. Embora nos jogos + exigentes assim como o Oblivion já se torne "complicado" se é k me entendes. 8)
Winjer Escreveu:6800LE (8p,4v): já vi algumas pessoas a conseguir desbloquear até aos 16 pixel pipelines e 6 vertex pipelines.
Subscrevo. ;)
Winjer Escreveu:6800 (12p,5v): eu proprio já desbloquei até aos 16p e 6v numa 6800 de um amigo.
A "minha" k está a funcionar na casa onde morava, à meses, acho k já à um ano ou talvez um pouco +, não tenho a certeza, o k importa é k nunca deu qualker problema. 8)
Winjer Escreveu:6800GS (12p,5v): tem os clocks no core de uma 6800ultra, abrindo os 4 pixel pipes que falta fica quase como uma 6800ultra, faltando apenas 100Mhz nas memorias.
Na realidade pensei k o clock do GPU fosse cerca de 5% inferior, mas obrigado pela info, já agora todas as GS's tem DDR3? É k julgo k não. :?
Winjer Escreveu:7800GT (20p,7v): tem 24 pipes tal como uma 7800GTX, mas a nvidia cortou o quad pipe e o vertex pipe a laser, sendo impossivél desbloquear.
Infelizmente. :( (É k nem com HardMod existe essa possibilidade pois não? :oops:)

PS: Winjer thanks! ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 12 jun 2006, 0:19

Reparei que na definição de velocidade AGP da minha placa gráfica tinha off. Posso ir até aos 8X, calculo que não haja nenhum prob em escolher esta velocidade certo ? Alguma ideia de como possa aumentar a performance da minha gráfica ? :? :mrgreen:
Já agora, segui algumas coisas que li aqui e aumentei o meu processador de 2,2GHz para 2,31GHz (de 200 para 210, poucaxinho). Neste momento a temperatura está a 40/41/42º C, pelo que percebi está dentro do normal, certo ? Aconcelham-me a aumentar mais um pouco a frequência, ou nem por isso ?
Desde já obrigado :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 12 jun 2006, 4:30

MadnessJonny Escreveu:Reparei que na definição de velocidade AGP da minha placa gráfica tinha off. Posso ir até aos 8X, calculo que não haja nenhum prob em escolher esta velocidade certo ? Alguma ideia de como possa aumentar a performance da minha gráfica ? :? :mrgreen:
Já agora, segui algumas coisas que li aqui e aumentei o meu processador de 2,2GHz para 2,31GHz (de 200 para 210, poucaxinho). Neste momento a temperatura está a 40/41/42º C, pelo que percebi está dentro do normal, certo ? Aconcelham-me a aumentar mais um pouco a frequência, ou nem por isso ?
Desde já obrigado :wink:
Bem se tinhas a gráfica OFF agora k meteste 8x de certeza k deves notar diferenças, só pra teres uma ideia com isso OFF a gráfica cada x k tenta desenhar 3D falo em modo de compatibilidade com PCI, e por isso é extremamente limitada, por isso só o facto de ligares o AGP nos jogos 3D deves notar um boost de 100% ou até + em relação a OFF.

O caso do CPU isso é temperaturas em Idle ou em Full-Load? Se for em Idle aconselho a usares um programinha pra meter o CPU em Full-Load, tipo este: Prime95. ;)
Agora tb interessa verificares é se a memoria aguenta ou não, pois geralmente o pessoal fica "apeado" por causa da RAM k geralmente não aguenta muito OC, por isso se a tua RAM aguentar podes ir sem problemas até 220 ou até mesmo 230. ;) Agora lembra-te k se a tua RAM tiver a funcionar de 1:1 (Um para Um) está a (200 * 2 = 400MHz) de origem, a (210 * 2 = 420MHz) actualmente e ficará a (220 * 2 = 440MHz e 230 * 2 = 460MHz) respectivamente, logo a menos k tenhas uma excelente RAM não vais conseguir ultrapassar os 444MHz + coisa menos coisa. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 12 jun 2006, 9:06

MadnessJonny Escreveu:Reparei que na definição de velocidade AGP da minha placa gráfica tinha off. Posso ir até aos 8X, calculo que não haja nenhum prob em escolher esta velocidade certo ? Alguma ideia de como possa aumentar a performance da minha gráfica ? :? :mrgreen:
Já agora, segui algumas coisas que li aqui e aumentei o meu processador de 2,2GHz para 2,31GHz (de 200 para 210, poucaxinho). Neste momento a temperatura está a 40/41/42º C, pelo que percebi está dentro do normal, certo ? Aconcelham-me a aumentar mais um pouco a frequência, ou nem por isso ?
Desde já obrigado :wink:
Newtomic Escreveu:Bem se tinhas a gráfica OFF agora k meteste 8x de certeza k deves notar diferenças, só pra teres uma ideia com isso OFF a gráfica cada x k tenta desenhar 3D falo em modo de compatibilidade com PCI, e por isso é extremamente limitada, por isso só o facto de ligares o AGP nos jogos 3D deves notar um boost de 100% ou até + em relação a OFF.
Ya, assim que alterei para 8x fui logo "correr" para jogar e de facto nota-se a diferença, no jogo "godfather" consegui subir algumas definições sem perder jogabilidade.
Newtomic Escreveu:O caso do CPU isso é temperaturas em Idle ou em Full-Load? Se for em Idle aconselho a usares um programinha pra meter o CPU em Full-Load, tipo este: Prime95. ;)
É impressão minha ou o programa anda à caça de números primos ? :-k O objectivo de usar este prog é para pôr o processador a trabalhar a 100% né, é essa a "definição" de full-load ? Pelo menos foi o que eu percebi pelo que se passa e também um pouco pelo nome full-load :mrgreen:
Ora bem, ele faz um teste que diz durar cerca de 1 hora e já deve ter passado prai 20/30 minutos e a temperatura está nos 50º. Hoje o dia está mais quente por aqui tanto que o a temp quando liguei o pc era de 43/44 º. Estou a usar um prog para monitorizar a temp que vinha com a MB, e tem lá um limite de temperatura de 72º para o processador. Julgo portanto que 50º não deve ser problemático, estou certo ou nem por isso ?
Newtomic Escreveu:Agora tb interessa verificares é se a memoria aguenta ou não, pois geralmente o pessoal fica "apeado" por causa da RAM k geralmente não aguenta muito OC, por isso se a tua RAM aguentar podes ir sem problemas até 220 ou até mesmo 230. ;) Agora lembra-te k se a tua RAM tiver a funcionar de 1:1 (Um para Um) está a (200 * 2 = 400MHz) de origem, a (210 * 2 = 420MHz) actualmente e ficará a (220 * 2 = 440MHz e 230 * 2 = 460MHz) respectivamente, logo a menos k tenhas uma excelente RAM não vais conseguir ultrapassar os 444MHz + coisa menos coisa. ;)
8-[ Desculpa lá a ignorância ( #-o ) que queres dizer com estar a funcionar de 1:1 ? :-k

Obrigadão Newtomic :D
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » segunda 12 jun 2006, 10:25

Não podes testar um overclock só em meia hora. Deixa-o correr umas 2 horas e depois vê a temperatura. Se não passar dos 60º está fixe. Quanto ao rácio 1:1, significa que tens a RAM a correr à mesma velocidade do FSB do CPU, o que é sempre recomendável.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 12 jun 2006, 18:36

MadnessJonny Escreveu:É impressão minha ou o programa anda à caça de números primos ? :-k O objectivo de usar este prog é para pôr o processador a trabalhar a 100% né, é essa a "definição" de full-load ? Pelo menos foi o que eu percebi pelo que se passa e também um pouco pelo nome full-load :mrgreen:
Ora bem, ele faz um teste que diz durar cerca de 1 hora e já deve ter passado prai 20/30 minutos e a temperatura está nos 50º. Hoje o dia está mais quente por aqui tanto que o a temp quando liguei o pc era de 43/44 º. Estou a usar um prog para monitorizar a temp que vinha com a MB, e tem lá um limite de temperatura de 72º para o processador. Julgo portanto que 50º não deve ser problemático, estou certo ou nem por isso ?
Exacto, o proguy anda mesmo "literalmente" à caça de numeros primos, os testes k ele faz não interessam muito, o k interessa é meteres isso em "Turture Test", depois tens lá várias opções, às quais eu recomendo:
Imagem Esta para se testar "apenas" o CPU, com um tempo aceitavel de 4~6 horas seguidas pra aferir 99% de estabilidade.

Imagem Esta pra se testar o CPU + a RAM, é de notar k este teste não é tão exigente com o CPU, mas k torna a makina menos fluida k os outros porke geralmente consome MUITA RAM, tempo aceitavel de 8~10 horas seguidas pra aferir 99% de estabilidade na RAM e 90% no CPU.

As temperaturas "normais" para os AMD 64 socket 959 são normalmente estas, em stock cooling (com o cooler de origem):
- Idle = 35~40ºC
- Full-Load = 45~50ºC
Agora como vais para o campo do OC tudo o k seja inferior a 60ºC é "bom", já agora a temperatura máxima dos AMD 64 antes de provocarem alguma instabilidade anda por volta dos 65ºC +/- 2~3ºC depois existem alguns casos raros k ascendem aos 70ºC e não dão nenhuma instabilidade, mas se fosse a ti "marcaria psicologicamente" a marca máxima dos 60ºC + do k isso já não aconselho. 8) (não eskeçer k estou a falar de temperaturas com stock cooler, e k podem variar ligeiramente de CPU pra CPU, + k não seja porke nem todos funcionam à mesma velocidade nem todos estão sob as mesma condições. ;))
MadnessJonny Escreveu: 8-[ Desculpa lá a ignorância ( #-o ) que queres dizer com estar a funcionar de 1:1 ? :-k
Não tens k pedir desculpa, certamente saberás muitas coisas das quais eu desconheço a 100%.
Funcionar a 1:1 significa isto:
FSB = 200MHz
RAM = 400MHz
Ratio = 1:1
Formula = "((FSB*1)/(FSB*1)*FSB)*2" -> ((200*1)/(200*1)*200)*2 = 400MHz
agora imaginando k tinhas RAM a 333MHz
FSB = 200MHz
RAM = 333MHz
Ratio = 5:6
Formula = "((FSB*5)/(FSB*6)*FSB)*2" -> ((200*5)/(200*6)*200)*2 = 333MHz
não sei se percebeste, mas é o melhor k consigo explicar. :oops: :(
Nos AMD 64 entra no meio disso outra variante a haver com o multiplicador do CPU, mas se usar-mos sempre numeros inteiros para o multiplicador, ex: 11 ; 10 ; 9 ; etc... não à problema porke a formula k indikei é válida, agora se usarmos multiplicadores "meios" ex: 10,5 ; 9,5 ; etc... o caso muda de figura, de qualker forma por causa de estabilidade não aconselho minimamente a usarem multiplicadores "meios" nos AMD 64, não é k o CPU fike instavel, não nada disso a RAM é k geralmente fica a velocidades k não lembra o diabo. :mrgreen:

PS: de nada MadnessJonny. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » segunda 12 jun 2006, 21:53

Tá fixe Newt, deu para perceber bem :wink: O meu multiplicador é 11 por isso dá para aplicar isso. Quando tiver tempo vou ver até onde é que posso ir sem "puxar muito a corda" :wink:
Também já tive a tentar melhorar a performance da minha gráfica mas pelo que percebi as radeon 9200 estão "bloqueadas" e tem que se usar um prog todo manhoso [:p] Já tentei, mas quando vou para o jogo parte dele aparece como se tivesse a chover :? Quando tiver paciencia pode ser que dê uma nova oportunidade ao prog.
Mais uma vez obrigado :wink:

caso para dizer...
NEWTOMIC POWER!!! \:D/
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » segunda 12 jun 2006, 22:59

MadnessJonny Escreveu:Tá fixe Newt, deu para perceber bem :wink: O meu multiplicador é 11 por isso dá para aplicar isso. Quando tiver tempo vou ver até onde é que posso ir sem "puxar muito a corda" :wink:
Também já tive a tentar melhorar a performance da minha gráfica mas pelo que percebi as radeon 9200 estão "bloqueadas" e tem que se usar um prog todo manhoso [:p] Já tentei, mas quando vou para o jogo parte dele aparece como se tivesse a chover :? Quando tiver paciencia pode ser que dê uma nova oportunidade ao prog.
Mais uma vez obrigado :wink:

caso para dizer...
NEWTOMIC POWER!!! \:D/
Isso pode ser por fazeres overclock a mais. Saca os drivers daqui http://www.techpowerup.com/softmod/downloads.php Estes drivers já estão desbloqueados e podes fazer overclock à vontade. Tira aqui o ATI Tool http://www.techpowerup.com/downloads/Tweaking/ATITool Eu tinha uma 9200 SE e os meus clocks estavam a 240 Mhz de Core e 200 de Memória, em alguns casos tinha um aumento de 30% de performance e não tinha defeitos nenhuns na imagem nem crashes.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Responder