OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 10:35

FuSiOnShArK Escreveu:Aliás, quando se começou a falar em overclocking, era fundamentalmente a pensar em "acelerar" o processador. Tanto quanto sei, o das VGAs é bem mais recente.
Sem duvida alguma. 8)
Winjer Escreveu:Vejo que o Overclock ainda assusta algumas pessoas. Só digo que de há 3 anos para cá que não tenho um CPU nas minhas mãos que não tenha estado em overclock durante muito tempo. Aliás tanto o meu A64 X2 3800 ,como o anterior A64 3700, mal chegaram a estar mais de que umas horas na velocidade default. Até hoje ainda não estraguei nenhum CPU.
Se o overclock for feito com calma e com uma boa base de saber por trás , a probabilidade de haver problemas é mínima.
Eu e o NightThunder já fazemos OC tanto ao CPU como à VGA à uns anos, no meu caso já o faço desde +/- 1998 e ainda não estoirei com nenhum CPU nem VGA, a não ser claro, propositadamente! :lol:
Winjer Escreveu:Foram apenas 100336 3D marks 8) O autor foi o mesmo do recorde anterior: k|ngp|n do XtremeSystems
Apenas claro! :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 10:38

Actualmente e já depois de ter experimentado exaustivamente 12h+ ao todo aconselho o Orthos em substituição do Prime 95, basicamente faz a mesma coisa que o Prime 95, mas tem um modo dele próprio que é + rápido a detectar falhas no CPU que o Prime 95. ;) Link. 8)

Já agora também interessa referir que o VCore deve ser alterado em valores mínimos permitidos na MB, tipo não é passar de 0.1 em 0.1 volts é passar sempre de 0.025 ou mesmo de 0.0125 caso a MB suporte! ;) Digamos que o aumento de Voltagem num CPU é o caminho + rápido para lixar um CPU ou MB. E também interessa referir uma coisa, antes de se começar a brincar com as voltagens e talvez + importante ainda que um bom cooler convem ter uma fonte minimamente decente, ou é provavel que o vosso PC nunca chegue a ficar estável. E para acabar convém sempre fazer um teste com tudo em default, pois muitas x's as pessoas pensam que tem PC's estáveis às velocidades default e nem sempre é assim, por isso fazer OC sem se saber uma base estável é basicamente perder tempo para o boneco. :-()~
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 11:12

estive na minha motherboard mais de meia hora e nao encontro a cena para aumentar a V-core ou a tal cena dos Volts como o newtomic disse...

so encontrei mesmo o FPS da Cpu (aquela cena x200mhz)
e como nao kero transformar o pc em torradeira, acham que com um programa especifico é mais facil e seguro?
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 11:18

Nota que muitas MB's não tem a opção para dar + voltagem ao CPU, se for esse o teu caso podes sempre fazer um pouco de OC apenas no FSB, e assim que notes instabilidade já sabes voltas ao valor anterior e ficas-te por ai, já que sem + voltagem não à + speed. :mrgreen: Já agora "V-Core" é uma designação para voltagem no CPU. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 11:23

Thank's...
vou fazer isso mesmo...

ja agora encontrei um menu que dizia:
> AGP Aperture Size< ou algo relacionado, estando regulado para os 64.

Isto é a quantidade de memoria na placa AGP?
é que a minha sendo de 256 e constando lá 64 fico um pouco "instavel" de movimentos...

Edit: outra coisa que comecei agora a fazer foi alterar os tempos da grafica... com uma alteração nos registos para serem visiveis os controlos de OverClocking no painle nVidia:

Imagem

outra coisa que gostava de saber, é para que servem estes menus:

Imagem

Imagem

Obrigado
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 14:04

Calculo que nunca tenhas experimentado as minhas defs para as VGA's da nVidia, se assim o é dá uma vista de olhos aqui.
Seja como for vou responder-te na mesma...
O AGP Aperture Size é a máxima quantidade de memoria de sistema que uma aplicação pode usar como sendo memoria da VGA, mas creio que essa definição hoje em dia não seja muito importante, anyway no teu caso mete o valor em 128MB.

http://img95.imageshack.us/img95/2796/uilw1.jpg
Este valor serve para que a VGA faça um pré-rendering em alguns casos pode ser benéfico ter valores como 5, mas na geral o melhor é esse valor ficar em 2.

http://img95.imageshack.us/img95/7550/qqqmg0.jpg
Se não tens problemas não mexas nesse menu. ;)

E repito deverias experimentar as minhas definições. :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 14:23

o pior é que eu nao sei mesmo "mexer" em nada...
de maneiras que até gostava muito de aplicar as tuas configurações, mas nem sei por onde nem como começar...

sou mesmo bota nisto |(*,) :anxious:
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » domingo 25 mar 2007, 14:34

- Saca as definições.
- Abre o ficheiro "NtmVGATunSettings (v1.04.012).txt" [ficheiro principal das settings].
- O "NtmVGATunVariante (v1.04.012).txt" [ficheiro com as várias variantes existentes] e escolhe uma variante, podes começar por a normal por exemplo.
- Arranja os programas necessários e instala-os.
- Entretanto inicias os programas e vais explorando um pouco daqui a nada estás no sitio correcto e segues o 1º ficheiro que te disse para abrires.
- Quando tiveres configurado tudo vais definir as variáveis da variante.
- Entretanto depois de fazeres tudo isto convinha teres feito um 3DMark antes de teres definido seja o k for, para que agora possas comparar, depois é só escolheres a variante que + te convém.

Não vou dizer k isto está bem explicado, porque não está, nem tão pouco + ou menos.
Também não vou dizer que é fácil, mas acredita que não é difícil. Vai "brincando" com isso e lembra-te sempre de anotar as definições por default para o caso de quereres voltar a por tudo como estava caso queiras.
No fim de tudo depois de perderes umas 2/3horas com isso vais ver que já te moves +/- bem, pois sem esforço nunca aprendemos nada, e isto é algo que a meu ver deve ser feito com esforço pois se algo corre mal convém sabermos voltar a por como estava, por isso é k não te vou explicar de forma + detalhada. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 16:27

Agradeço a disponibilidade Newtomic [;)]

Mas como nao estou com muito tempo livre :mrgreen: ou melhor, paciencia para fazer tudo isso resolvi apenas regular as defeniçoes de fsb na motherboard, e claro na placa grafica atravez do processo ja mencionado...

Se bem que um dia ainda passo por aqui e aplico todos os teus conhecimentos =D> (grande trabalho mesmo)

Em todo o caso vou reportar o meu sistema umas boas horas com o orthos, para ver se está tudo em cima... e claro regular temperaturas com o sandra lite...

Edit: precisava que me dessem uma opiniao...
Ao fazer overclock à minha grafica atingui estes valores sem qualquer tipo de erro no teste:

Imagem

A verdade é que regulei varias vezes os valores e testei, mas nada acusou. Mesmo assim como achei estranho corri tomb raider legend durante quase 1 hora e nao me deparei com erros do tipo (flechas negras, cortes de ecrã, pontos negros, shaders intermitentes, entre outros artefactos), nada de anda.

A minha principal duvida é que os "optimal settings" acusam isto:

Imagem

O que pensam?? Estou a ser prejudicial à placa??
Última edição por Chronicles em domingo 25 mar 2007, 21:37, editado 6 vezes no total.
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » domingo 25 mar 2007, 17:38

Winjer Escreveu: Memoria: se a tua memoria for OEM, o espaço de overclock para elas será muito limitado. E assim provavelmente não vais conseguir puxar por elas. O motivo porque isto é importante é que quando aumentas o FSB, também aumentas a velocidade das memorias. Assim é preciso garantir que a velocidade das memorias não ultrapassem o limite delas, senão começas a ter instabilidade a sério. Na Bios deves ter um opção que permite bloquear a velocidade das memorias ou meter divisores nelas.
isso é ke era, eu realmente na minha bios tenho uma opcção para trancar a velocidade da ram, mas não faz nada, e quando faço overclock fico limitado pela ram :(
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Chronicles
Senior
Mensagens: 409
Registado: terça 08 ago 2006, 15:15
Localização: Amarante

Mensagem por Chronicles » domingo 25 mar 2007, 22:01

Ja agora acham que deveria aumentar a performance 2D?
Mas isso não implicaria a diminuição dos valores 3D?
Num forúm HardCore somos todos iguais - "PLAYERS"
Avatar do Utilizador
FuSiOnShArK
Expert
Mensagens: 1439
Registado: quinta 08 mar 2007, 18:29
Localização: São Miguel - Açores

Mensagem por FuSiOnShArK » domingo 25 mar 2007, 22:51

Aqui vai um tutorial para fazer overclock em processadores. Compacto e directo ao assunto

http://www.infowester.com/overclockprocessor.php
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 26 mar 2007, 8:46

Chronicles Escreveu:Ja agora acham que deveria aumentar a performance 2D?
Mas isso não implicaria a diminuição dos valores 3D?
Não precisas, nem deves aumentar em 2D.
O modo 2D é apenas quando a placa não está a renderizar nada em 3D, tal como quando estás no desktop, ou a trabalhar com um programa a 2D.
Quando entra num jogo a placa muda para o modo 3D, aumentando a velocidade da placa.

Corre um teste num 3Dmark para comparar os ganhos. Corre uma vez com os settings em default e outra vez com overclock.
Aconselho a usares o 3Dmark 2003 ou 2005. O 2006 usa SM3, que a tua placa não suporta.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 26 mar 2007, 9:22

Chronicles Escreveu:O que pensam?? Estou a ser prejudicial à placa??
Desde já ficas a saber que as optimal settings suckam big time, se eu por exemplo fosse sempre por isso já tinha estoirado com pelo menos uma VGA! :mrgreen:
Chronicles Escreveu:Ja agora acham que deveria aumentar a performance 2D?
Mas isso não implicaria a diminuição dos valores 3D?
Em relação a aumentares o desempenho em 2D não te chateies com isso, na grande maioria dos casos 99% deles não notas NADA de NADA, porque as actuais VGA's, mesmo as mais fraquinhas já são grandes bombas em 2D. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 26 mar 2007, 9:27

Winjer Escreveu:
Chronicles Escreveu:Ja agora acham que deveria aumentar a performance 2D?
Mas isso não implicaria a diminuição dos valores 3D?
Não precisas, nem deves aumentar em 2D.
O modo 2D é apenas quando a placa não está a renderizar nada em 3D, tal como quando estás no desktop, ou a trabalhar com um programa a 2D.
Quando entra num jogo a placa muda para o modo 3D, aumentando a velocidade da placa.

Corre um teste num 3Dmark para comparar os ganhos. Corre uma vez com os settings em default e outra vez com overclock.
Aconselho a usares o 3Dmark 2003 ou 2005. O 2006 usa SM3, que a tua placa não suporta.
De notar que algumas aplicações em 3D mas em janela não usam o modo 3D puro, mas sim o modo "Low" 3D, que não sei se o nome correcto será este. :oops:

Era fixe era que alguns programas de tratamento de imgs começassem a usar a VGA para efectuar os cálculos, em x de usarem única e exclusivamente o CPU. :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder