OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
sergio
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 05 mar 2003, 16:59
Localização: could be anywhere, maybe in your back with a knife!

Mensagem por sergio » quinta 15 jun 2006, 19:58

bem, eu de overcloking a unica coisa k sem fazer e aumentar a velocidade do CPU atra ves da BIOS, mas fica aki um site k deve entressar aos pros do OC.

http://eu.dfi.com.tw/Product/xx_product ... CT_ID=3449
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » sexta 16 jun 2006, 10:17

Neste momento há pouco software optimizado para dual core, mas todos sabemos que esse é o caminho a seguir no futuro, por isso optava pelo dual core. Além disso, costumo usar bastante programas de conversão de vídeo enquanto faço outras tarefas no pc. O dual core é óptimo para essas situações.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Avatar do Utilizador
NightThunder
Beginner
Mensagens: 26
Registado: domingo 31 out 2004, 14:16
Localização: Mato

Mensagem por NightThunder » sexta 16 jun 2006, 21:13

Boas,

Escolhi o Dual core pq executa melhor multitarefa, e pq cada vez mais se estao a fazer programas e jogos que aproveitem cpus multicore. Neste momento um Single core com uma clock alto será superior a um dual core com um clock nao tao alto, no entanto essa diferença tende a reduzir e a favorecer os dualcore com o passar do tempo devido às optimizações do software.

Alias, recentemete foi-me dado a possibilidade de escolher entre um fx 55, o meu antigo cpu e um X2 4200+, obvio q eu escolhi o X2 sem pensar mt! :)

Só com a alteração de cpu, antigamente o memtest86 dava-me uma transferencia de perto de 2900 MB/s quando q agora dá-me cerca de 3400 MB/s, isto com a memoria a funcionar à mesma frequencia.
Avatar do Utilizador
NightThunder
Beginner
Mensagens: 26
Registado: domingo 31 out 2004, 14:16
Localização: Mato

Mensagem por NightThunder » sexta 16 jun 2006, 21:28

Agora em relação ao OC,

O OC nao é dificil de fazer nem muito complicado quando já se tem alguma experiencia, principalmente quando falamos em fazer oc com uma board que esteja "preparada" para isso. No entanto se temos uma MB que nao nos de as voltagens que precisamos temos que recorrer ao Vmods! Os vmods consistem em basicamente fazer alterações fisicas nos componentes para que seja possivel aumentar a voltagem que é dada no componente em questao (CPU, GPU, RAM, CHIPSET). O problema dos Vmods é q se nao é feito com cabeça podemos danificar mesmo o hardware. Existem varios exemplos de vmod, basta para isso fazerem uma busca pelo google por "vmod Nvidia 6600".
O Vmod é um pouco perigoso se nao for bem feito ou se nao forem bem calculados os valores finais da voltagem, eu já cheguei a queimar umas memorias de uma vga por um vmod exagerado! :) tb já cheguei a estragar um chipset de uma mb da asus por um vmod exagerado! por isso pensem bem quando forem fazer um vmod, confirmem sempre com um multimetro os valores das resistencias para terem uma ideia da voltagem final.
No entanto nao é preciso um vmod para fazer com que uma mb deixe de funcionar com um OC, por exemplo eu já cheguei a derreter a parte de alimentação de duas mbs da albatron (sktA) em que uma das vantagens dessas mbs era atingirem os 2v no cpu q na altura para esses CPUs é um exagero!! no entanto eu quis experimentar com o risco de matar o cpu, no entanto o cpu ficou bom de saude o que nao aguentou foi mesmo a parte da alimentação na mb, os vrs desoldaram completamente, eu fiquei parvo a olhar para a MB, e como pensei q tivesse sido defeito daquela mb experimentei com outra igual e aconteceu o mesmo!! :) até por curiosidade cheguei a medir a temperatura dos vr com uma voltage de 1.8 no cpu, os vrs chegavam a atingir os 90c!!! eu cheguei mesmo a enviar um e-mail para o suporte da albatron a dizer q essa mbs tinham uma falha no circuito de alimentação do cpu, mas eles disseram-me q o problema era da fonte :) decidi q nao valeria a pena chatear-me mais e foi quando decidi ir para P4, mas logo logo fiquei arrependido! :)

bem, já chega por agora, isto tudo so mesmo para dizer que podem fazer OC mas com cabeça, desde q nao mexam mt em voltagens exageradas, nao deverá acontecer nada de mal com o vosso hardware.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 17 jun 2006, 5:09

Hehe eu k passei "indirectamente" por todas as situações k o NightThunder referiu posso confirmar e desde já digo... É preferivel investiram em BOM hardware de raiz se estão a pensar em fazer OC do k recorrer a VMod's, eu pessoalmente não os faço, mas existem "malukos" pra tudo até pra por o CPU a temperaturas na ordem dos 100ºC negativos por isso... :mrgreen:
_________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________ _________

Já agora ainda alguem se lembra disto!
Beat the Heat :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por DaF » sábado 17 jun 2006, 11:07

Newtomic Escreveu:Já agora ainda alguem se lembra disto!
Beat the Heat :D
Então não me havia de lembrar, é pena que a performance desses CPUs seja tão fraquinha comparado com os da AMD e Intel, mesmo assim não deixa de ser impressionante.
DragonSoull says: For the HORDE!
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 17 jun 2006, 19:22

DaF Escreveu:
Newtomic Escreveu:Já agora ainda alguem se lembra disto!
Beat the Heat :D
Então não me havia de lembrar, é pena que a performance desses CPUs seja tão fraquinha comparado com os da AMD e Intel, mesmo assim não deixa de ser impressionante.
Mas se eu tivesse um desses era mesmo isso k meteria na "minha" futura firewall por HW. :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 20 jun 2006, 21:22

Hoje a IBM em parceria com a Georgia tech anunciram que conseguiram por um transistor (o elemento base dos CPU, GPU, PPU e afins) a correr a uns fantasticos 500Ghz. Sim leram bem: 500 Gigahertz.
O transistor usa silicon comercial mas com um um processo chamado silicon-germanium (SiGe).
Estes 500Ghz foram atingidos com uma temperatura de 0º Kelvin, ou seja o zero absoluto. Á temperatura ambiente conseguiram correr a 350Ghz........pouca coisa. :lol:
A melhor parte é que afirmam que devem conseguir atingir velocidades de 1000Ghz, ou seja 1THz (Tera Hertz).

Fonte
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 20 jun 2006, 21:28

Lá se vai o bottleneck das VGA's suponho eu \:D/
Última edição por Morbus em quarta 21 jun 2006, 9:28, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SoRHunter
Veteran
Mensagens: 595
Registado: quarta 06 nov 2002, 11:44
Localização: Antas, Porto

Mensagem por SoRHunter » quarta 21 jun 2006, 8:26

Morbus Escreveu:Lá se vai o botteneck das VGA's suponho eu \:D/
Será que querias dizer bottleneck (gargalo de garrafa)? :P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 21 jun 2006, 9:27

SoRHunter Escreveu:
Morbus Escreveu:Lá se vai o botteneck das VGA's suponho eu \:D/
Será que querias dizer bottleneck (gargalo de garrafa)? :P
Sim, claro, falhou-me o L #-o
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 21 jun 2006, 19:07

Winjer Escreveu:Hoje a IBM em parceria com a Georgia tech anunciram que conseguiram por um transistor (o elemento base dos CPU, GPU, PPU e afins) a correr a uns fantasticos 500Ghz. Sim leram bem: 500 Gigahertz.
O transistor usa silicon comercial mas com um um processo chamado silicon-germanium (SiGe).
Estes 500Ghz foram atingidos com uma temperatura de 0º Kelvin, ou seja o zero absoluto. Á temperatura ambiente conseguiram correr a 350Ghz........pouca coisa. :lol:
A melhor parte é que afirmam que devem conseguir atingir velocidades de 1000Ghz, ou seja 1THz (Tera Hertz).

Fonte
Se conseguirem usar bem esta técnologia, creio k no espaço de 2/3 anos teremos ai CPU's @ 25~50GHz não? :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 28 jun 2006, 12:04

Intel is also discretely rolling out its Core Duo U2500 ultra-low voltage (ULV) CPU. The U2500 is a 1.2GHz Yonah processor with 2MB L2 cache and a 533MHz FSB. The U2500 recently received some attention on DailyTech as it is the only x86 dual-core processor to ship with a 9W maximum TDP envelope. The CPU consumes less than 1W during normal operation. The U2500 will sell for $289 per chip in quantities of 1,000.

Fonte

Um Core Duo a 1.2Ghz com 2 Mb de cache a gastar 1W em operações que não puxem muito (office,internet e afins)...nada mal....a Intel está a andar bem, pelos vistos a divisão em Israel está mesmo a trabalhar bem.

Isto num portatil deve ser um espectaculo para a longevidade da bateria.
E não era de admirar de ver isto tambem em PDA's e afins.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 28 jun 2006, 12:09

Fixe fixe era eles (AMD ou Intel) inventarem algo como foram os CPU's VIA os C5 k nem seker de cooler precisavam. Pra montar makinas de sala é algo mt fixe! 8)

PS: Bem já existem 9 votos, mas opiniões em post poucas/nenhumas. :( Talvez em breve venha a mudar a votação!. :P
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 28 jun 2006, 12:58

Newtomic Escreveu:Fixe fixe era eles (AMD ou Intel) inventarem algo como foram os CPU's VIA os C5 k nem seker de cooler precisavam. Pra montar makinas de sala é algo mt fixe! 8)

PS: Bem já existem 9 votos, mas opiniões em post poucas/nenhumas. :( Talvez em breve venha a mudar a votação!. :P
Eu votei no FX pela mesma razão que já foi dada, portanto os dois votos até agora no FX já estão todos explicados :mrgreen:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder