Caracteristicas essencias na compra de novo equipamento

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Caracteristicas essencias na compra de novo equipamento

Mensagem por ZheadShot » quinta 13 abr 2006, 20:23

Decidi criar um novo topico para podermos deixar aqui para os menos conhecedores o que é preciso ter em conta na aquisição de novo equipamento.

imagine-se que alguem se lembra de comprar uma board para um upgrade mas nao repara que o socket da board é diferente do do processador.

este topico pretende evitar esse tipo de problemas. pode tambem escrever-se aqui um mini "dicionario".

contribuam!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 13 abr 2006, 20:48

Já há tópicos que cheguem e sobrem! Por favor não criem tópicos "é aqui que se põe e é aqui que se fala e é aqui que se posta..." :(
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 13 abr 2006, 22:37

Parece-me uma boa ideia.
Existem de facto muitos topicos acerca do assunto mas a informação é dispersa.
Se conseguirmos compilar aqui as informações mais relevantes de componentes pode-se criar um primeiro ponto de socorro para futuros problemas, evitando assim a abertura de novos topicos com assuntos repetidos.

Aqui fica um programa essencial para listar o hardware do pc

Everest
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 14 abr 2006, 0:02

pedropaulo Escreveu:Parece-me uma boa ideia.
Existem de facto muitos topicos acerca do assunto mas a informação é dispersa.
Se conseguirmos compilar aqui as informações mais relevantes de componentes pode-se criar um primeiro ponto de socorro para futuros problemas, evitando assim a abertura de novos topicos com assuntos repetidos.

Aqui fica um programa essencial para listar o hardware do pc

Everest
Falaste.

Sendo assim, começo por pôr uma questão que, para mim, é "parnitente" [:p]: qual a vantagem do dual channel em relação ao DDR2? Ou são a mesma coisa, acho que não.

Já agora, digam lá: será que é bom investir numa VGA com dx9.0 quando o dx10 está prestes a sair? E será que o mercado de software já está completamente adaptado aos dual core?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 14 abr 2006, 10:28

Dual chanel consiste em memorias iguais a funcionar em dual mode ou seja em sincronia produzindo resultados melhores em termos de perfomance quando comparadas com single mode.

DDR2 é a evolução das memorias para velocidades superiores aos 400mhz do DDR. Neste momento a AMD não suporta DDR2, tal so vai acontecer com o Socket M2.
Penso, e corrijam-me se estiver errado, que estas são as diferenças essenciais.


Investir 300 ou 400 E numa placa grafica neste momento parece-me desnecessario. A não ser que se pretenda jogar em resoluções altas,1600x1200 ou superior as placas disponiveis até 300E são suficientes.
Mesmo quando o Directx 10 sair ainda vão tardar meses para surgirem em força jogos que o usem.


Falando em graficas ficam os sites onde podem sacar as mais recentes drivers.


Nvidia
http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp

ATI
Última edição por pedropaulo em sexta 14 abr 2006, 11:21, editado 3 vezes no total.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 14 abr 2006, 10:57

O site da nvidea, o teu link está morto :wink:

http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 14 abr 2006, 11:22

Morbus Escreveu:O site da nvidea, o teu link está morto :wink:

http://www.nvidia.com/content/drivers/drivers.asp

Fixed, mais ou menos.... Obrigado :wink:
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » sexta 14 abr 2006, 12:57

a minha intençao ao criar o topico era mesmo criar um unico topico dedicado a este tipo de esclarecimentos/duvidas.

é um bocado frustrante ter k andar a procurar aqui e ali e ainda assim algumas vexes nao se encontrar a resposta á pergubta que se procura.
assim fica tudo juntinho e torna-se mais facil fazer uma pesquisa porque se todos contribuirmos basta em primeiro lugar procurar neste topico e depois caso nao se encontre aqui procura-se nos outros. o meu objectivo nao é decerto criar topicos desnecessarios, é sim torna-los mais acessiveis.

8)
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » sexta 14 abr 2006, 13:01

ja agra tambem aproveito para colocar uma questao.

na compra de uma motherboard ha que ter em atençao o socket certo?
e em relação ao chipset? isso é apenas um "contrlador" ou é algo tipo um socket ou outra coisa do genero?
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sexta 14 abr 2006, 14:28

jb14 Escreveu:ja agra tambem aproveito para colocar uma questao.

na compra de uma motherboard ha que ter em atençao o socket certo?
e em relação ao chipset? isso é apenas um "contrlador" ou é algo tipo um socket ou outra coisa do genero?
Obviamente! Dependendo do processador que quiseres comprar é que vai recair a tua escolha na MB. Assim se fores para intel provavelmente será uma placa LGA775 embora ainda existam as skt478 basicamente para Celerons de entrada de gama. Já se a tua escolha for AMD tens neste momento os Skts 754 e 939, em que a diferença se vai reflectir na velocidade do HyperThreading o FSB da AMD e uma das principais razões da sua superioridade técnica e pelo facto de mesmo usando DDR conseguir melhor performance que a maioria dos sistemas Intel com DDR2. Não me recordo de valores correctos mas o 939 é bem mais rápido que o 754, em breve a AMD lançará o M2 já com suporte DDR2, em todos os casos a ter em conta que o controlador de memória está inserido no próprio processador e não no Chipset.

Socket é só uma denominação para o local onde vais inserir o processador, Chipset é bem diferente. Também aqui tens várias opções. Na Intel o mais comum é Chipsets da própria marca, na AMD não há chipsets da mesma, pelo que tens um grande número de escolhas, VIA, SiS, NForce. Hoje a grande maioria dos entendidos te diriam:
Intel (Processador) - Intel (Chipset)
AMD - NForce
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 14 abr 2006, 17:13

Para evitar que este topico se torna igual aos outros sugiro a elaboração de um tutorial dedicado aos diversos componentes do PC.
Uma vez construido ficara como inamovivel para consulta e servirá como base de apoio a duvidas que possam surgir.

Assim os utilizadores que quiserem contribuir escolhem um componente do pc de uma lista, e redigem um guia, nada de muito técnico, que de certeza vai ajudar muita gente.
Eis uma lista(provisoria) dos componentes que poderão ser alvo do guia.

Processador
Motherboard
Fonte de alimentação
Memorias
Placa Grafica
Disco rigido
Drives diversas
Monitor

Que dizem?
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » sexta 14 abr 2006, 17:28

pedropaulo Escreveu:Para evitar que este topico se torna igual aos outros sugiro a elaboração de um tutorial dedicado aos diversos componentes do PC.
Uma vez construido ficara como inamovivel para consulta e servirá como base de apoio a duvidas que possam surgir.

Assim os utilizadores que quiserem contribuir escolhem um componente do pc de uma lista, e redigem um guia, nada de muito técnico, que de certeza vai ajudar muita gente.
Eis uma lista(provisoria) dos componentes que poderão ser alvo do guia.

Processador
Motherboard
Fonte de alimentação
Memorias
Placa Grafica
Disco rigido
Drives diversas
Monitor

Que dizem?
Excelente ideia! Eu até ajudava mas não vou ter tempo!

Só uma opinião, bloquear o tópico sim mas actualiza-lo à medida que novas especificações forem saindo, porque como sabemos o mundo da informática está em constante mudança.
Responder