PC não liga!!!

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » terça 11 abr 2006, 14:29

Pronto o pessoal não gostou do meu post! xD
A minha prima por 2 vezes teve esse problema, a 1ª foi do pó, a 2ª vez foi mesmo de 1 virus, não ligava o pc de modo algum...
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 11 abr 2006, 14:31

Spyware???!!!!! O homem da tal loja deve perceber de computadores tanto como eu percebo de maças. Um virus, bastante avançado pode realmente mexer com o hardware nomeadamente BIOS e firmwares, num entanto os que fazem isto podes fazer format c: as vezes que quiseres que não te vai adiantar de nada. Segue o que o newtomic disse se tiveres possibilidades disso. Se não adiantar o mais provável é que a Motherboard esteja avariada.
Avatar do Utilizador
vera
Junior
Mensagens: 57
Registado: sexta 06 jan 2006, 14:57
Localização: Lisboa

Mensagem por vera » terça 11 abr 2006, 16:13

que parte do " não inicia" é que não percebes-te?
Explica-me então como faço um format c:???
Tipo, de certeza que percebia mais de pc que tu, né? Caso contrario, nao estaria numa loja daquelas a arranjar pc´s...
Enfim, é mesmo melhor levar a um técnico...
Não ha mesmo maneira de por a rodar anti-virus sem ele iniciar, ne??
Verinha [:I]
Avatar do Utilizador
PanicFreak
Expert
Mensagens: 1717
Registado: sexta 24 mar 2006, 22:03
Localização: Aguada de Baixo

Mensagem por PanicFreak » terça 11 abr 2006, 16:17

MadnessJonny Escreveu:O problema é que o Pc liga mas não inicia o Windows, a situação já aconteceu outras vezes mas eu carregava no botão de reiniciar e a situação resolvia-se de imediato, o que me leva a crer que desta vez o problema é outro. O pc não faz absolutamente barulho nenhum, aliás, quando ele inicia normalmente é que faz um "bip" e agora não há bips para ninguém.
Como a Vera disse, já tentei tirar a pilha, já mudei a placa gráfica (e o prob não é da gráfica porque ela funcionou correctamente noutro pc), já tentei tirar um módulo de memória RAM relativamente novo, mas nada parece funcionar. Sinceramente estou sem ideias :?
Quem souber de alguma solução, agradecia :(

AJUDA POWER!!!
Podes sempre tentar iniciar a partir do CD do windows, metes o cd na drive e carregas no botao de reset. Depois disso deve-te aparecer algo a dzer "Se deseja arrancar a partir do CD carregue numa tecla".
Carregas numa tecla qualquer e depois já podes fazer format c: .
Espero que sirva para alguma coisa...
Essenya ná Manveru!
______________________________________________________
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
vera
Junior
Mensagens: 57
Registado: sexta 06 jan 2006, 14:57
Localização: Lisboa

Mensagem por vera » terça 11 abr 2006, 16:19

ha!!!
Finalmente uma resposta!
Pois, vamos tentar! é que ainda ninguem tinha dito como o poderia tentar iniciar sem ser com o windows normalmente.
Brigado!
Vamos ver no que dá!
Verinha [:I]
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 11 abr 2006, 16:38

Se o PC nem bip faz é porque não chega ao boot. Mas se chegar ao boot podes iniciar com o CD do windos sim. De qualquer forma tenta retirar tudo que tenhas, incluindo placas PCI (modem, wireless, lan, etc). E iniciar o PC só com CPU e memoria.
hax face
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » terça 11 abr 2006, 18:53

ICE Escreveu:num entanto os que fazem isto podes fazer format c: as vezes que quiseres que não te vai adiantar de nada.
Desde quando? Se reinstalar TUDO mesmo tens tudo a correr normalmente, isso é sem dúvida nenhuma, tens é que instalar a BIOS outra vez... Ou será que o virus estraga o hardware?

:EDIT: espero que eles saibam que um format c: apaga tudo.... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 11 abr 2006, 19:49

Morbus Escreveu:
ICE Escreveu:num entanto os que fazem isto podes fazer format c: as vezes que quiseres que não te vai adiantar de nada.
Desde quando? Se reinstalar TUDO mesmo tens tudo a correr normalmente, isso é sem dúvida nenhuma, tens é que instalar a BIOS outra vez... Ou será que o virus estraga o hardware?

:EDIT: espero que eles saibam que um format c: apaga tudo.... :?
Se o virus afectou a Bios e o firmware de certos componentes de que te adianta reinstalares o windows, este não te reinstala firmwares nem te faz updates à bios?Se eles conseguirem chegar ao windows podem actulizar tanto a Bios como os firmwares dos componentes num entanto isso não é uma tarefa fácil. Não só tens que instalar firmwares que não raras vezes não são lançados pelas próprias marcas como é um processo muito delicado, pode fazer mais mal que bem. Isto partindo do principio que se trata de virus e para saberes ao certo do que se trata nada melhor que testares os componentes seguindo os conselhos do Newtomic. Mas como eu não percebo nada de informática vou é estar caladinho. Para que tentar ajudar quando os agradecimentos são os que estão à vista? Afinal não é preciso ser nenhum génio para perceber que SpyWare não funciona sem windows e muito menos tem o propósito de afectar o Hardware.

Enfim....

EDIT: Sim Morbus no caso que exponho o virus pode estragar o HardWare não ele mesmo mas o pedaço de software que o faz funcionar, o "FirmWare". Embora eu não aponte para um caso extremo destes. Sem duvida o que o Chris disse é o melhor a fazer no momento, corre-lo com o minimo de componentes necessários. Se correr ir instalado os outros componentes à vez até descobrir aquele que está a dar problemas. Se mesmo assim não houver sinal é um problema da MainBoard.
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

Mensagem por GBrito » terça 11 abr 2006, 22:24

vera Escreveu:ha!!!
Finalmente uma resposta!
Pois, vamos tentar! é que ainda ninguem tinha dito como o poderia tentar iniciar sem ser com o windows normalmente.
Brigado!
Vamos ver no que dá!

Certas versões do windows XP permitem reparar o sistema operativo sem formatar.

Basta introduzir o CD da drive, ir à Bios e escolher "boot from CD". Salvar a alteração e sair. Depois é só seguir as intruções no ecrã.


De qualquer forma, é sempre mais aconselhável levar o computador a um técnico.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quarta 12 abr 2006, 8:49

Levar o PC a um tecnico seria a ultima coisa que eu faria. Muitas das vezes são simplesmente molengas que não sabem fazer nada e levam 100€ por reparação. Só se tiveres mesmo muita urgência devido a documentos ou trabalhos, senão aconselhava-te a explorar o problema "sozinho", assim ganhas experiência para talvez resolveres o próximo sozinho... Foi assim que 90% das pessoas que percebem alguma coisa de hardware aprenderam. 8-[
hax face
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » quarta 12 abr 2006, 15:01

Como disse, o pc não faz absolutamente nada, ou seja, esqueçam lá o boot porque ele não o faz. Assim sendo, não dá nem para aceder à BIOS nem muito menos ao windows. Ou seja, não dá para fazer nada com o software, pelo menos não com os recursos que possuo.
Quanto ao hardware, desmontei o pc quase todo, experimentei outra placa gráfica, tirei a pilha da MB mas nada.
Como não me restava mais nada a fazer, levei a um técnico. Posso ter que pagar uma boa quantia, mas não sabia de absolutamente mais nada a fazer por isso optei por não me "pôr a inventar" senão ainda podia ser pior.
Ainda assim obrigado pelos vossos posts :)

TÉCNICO POWER!!!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 12 abr 2006, 15:49

MadnessJonny Escreveu:TÉCNICO POWER!!!
Esperemos que sim, para o teu bem... :?
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 12 abr 2006, 19:00

MadnessJonny Escreveu:O problema é que o Pc liga mas não inicia o Windows, a situação já aconteceu outras vezes mas eu carregava no botão de reiniciar e a situação resolvia-se de imediato, o que me leva a crer que desta vez o problema é outro. O pc não faz absolutamente barulho nenhum, aliás, quando ele inicia normalmente é que faz um "bip" e agora não há bips para ninguém.
Como a Vera disse, já tentei tirar a pilha, já mudei a placa gráfica (e o prob não é da gráfica porque ela funcionou correctamente noutro pc), já tentei tirar um módulo de memória RAM relativamente novo, mas nada parece funcionar. Sinceramente estou sem ideias :?
Quem souber de alguma solução, agradecia :(

AJUDA POWER!!!
Bem vou preparar-me pra responder isto pla 2ª x, da 1ª até tinha elaborado um tuturial assim rapidito mas perceptivel de como formatar um HDD, no teu caso especifico, desta x vou tentar novamente, só espero k não me arrependa como da outra x k desapareceu tudo :lol:.

Bem então se o comp inicia, mas se não carrega o windows ai o caso já muda de figura drásticamente, e por isso sugiro:
- Arranca com o CD de instalação do XP e tenta fazer um recover, se não resultar então a opção + viàvel julgo mesmo ser o format, não porke não dá pra correr um Anti-Virus directamente de um CD, mas páh mesmo k o consigas fazer vai demorar "anos" e possívelmente não te encontra todos os k devia, pois geralmente esses CD's não costumam estar propriamente actualizados.
- Ora bem então cá vai o "mini-ini-ini-inizinho" tutorial pra conseguires formatar o teu HDD sem perderes os dados:
*1-> desligas o teu HDD do PC1 (TEU) (espero k isso saibas fazer, se não souberes avisa :wink:);
*2-> desligas o PC2 (Outro PC) antes de voltares a ligar neste o teu HDD;
*3-> no PC2 verifica se o teu HDD é detectado bem ou não, se o teu HDD é de interface IDE sugiro k o ligues num canal IDE sosinho, exemplo no canal onde os leitores opticos estão por exemplo, ou seja faz de forma a k se possível fike sosinho num unico canal;
*4-> se ele foi detectado ok passa pró ponto seguinte, se não foi vai à BIOS normalmente acedida por a tecla <DEL> e verifica se o canal onde ligaste o teu HDD está activo seja este um canal IDE ou SATA;
*5-> entras normalmente no XP, este deve detectar o teu HDD, nota este PC2 deve ter o Anti-Virus o + actualizado possível assim como o Anti-Spyware, não vá o teu HDD ter um virus poderoso;
*6-> agora copias tudo o k keiras do teu HDD pró HDD "nativo" do PC2, ou seja este será o teu Back-UP, + tarde poderás proceder à criação de CD's ou DVD's de Back-UP;
*7-> agora podes optar por formatar o teu HDD aki no PC2 ou então na nova instalação do windows XP, se o kiseres formatar "aki" no PC2 podes ir a: "Click direito em Meu computador\Gerir\Gestão de discos" o resto deve ser suficientemente intuitivo;
*8-> se vais usar o Windows XP convem formatares em NTFS, nota se o PC2 não usar o XP formata o teu HDD antes na instalação do XP.

Sei k isto não basta, mas plo menos já dá umas luzes, como é lógico existem milhentos pormenores k provavelmente não estão acima ditos/descritos, mas páh eu ando por aki e as duvidas posso sempre tentar responder. 8)
Morbus Escreveu:Desde quando? Se reinstalar TUDO mesmo tens tudo a correr normalmente, isso é sem dúvida nenhuma, tens é que instalar a BIOS outra vez... Ou será que o virus estraga o hardware?

:EDIT: espero que eles saibam que um format c: apaga tudo.... :?
Morbus nota k 1, 2 ou 1000 format's ao disco nunca na vida podem interferir seja de k modo for com o BIOS, e o ICE estava a dizer k caso tenha sido um virus dos "poderosos" e k tenha alterado a BIOS os format's de nada lhe serviam e isso é uma verdade caso a situação fosse essa, mas o MadnessJonny já disse k o problema era o Windows XP não iniciar por isso. 8)
Chris Escreveu:Levar o PC a um tecnico seria a ultima coisa que eu faria. Muitas das vezes são simplesmente molengas que não sabem fazer nada e levam 100€ por reparação. Só se tiveres mesmo muita urgência devido a documentos ou trabalhos, senão aconselhava-te a explorar o problema "sozinho", assim ganhas experiência para talvez resolveres o próximo sozinho... Foi assim que 90% das pessoas que percebem alguma coisa de hardware aprenderam. 8-[
Yah eu por exemplo + de 90% do k sei hoje em dia foi às minhas custas.

MadnessJonny nota k se fores a um técnico ou a uma loja de informatica convem perguntares se eles te SALVAM os documentos e/ou trabalhos k não keres ver perdidos, caso contrário eles apagam-tos e pronto.
MadnessJonny Escreveu:Como disse, o pc não faz absolutamente nada, ou seja, esqueçam lá o boot porque ele não o faz. Assim sendo, não dá nem para aceder à BIOS nem muito menos ao windows. Ou seja, não dá para fazer nada com o software, pelo menos não com os recursos que possuo.
Quanto ao hardware, desmontei o pc quase todo, experimentei outra placa gráfica, tirei a pilha da MB mas nada.
Como não me restava mais nada a fazer, levei a um técnico. Posso ter que pagar uma boa quantia, mas não sabia de absolutamente mais nada a fazer por isso optei por não me "pôr a inventar" senão ainda podia ser pior.
Ainda assim obrigado pelos vossos posts :)

TÉCNICO POWER!!!
Mau afinal enganaste-me pensava k inciava. mas k não carregava o Windows, afinal a minha 1ª resposta é a + acertada... [xx(] Ahk tanto teclado gasto pra nada... :mrgreen:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
samurai azores
Beginner
Mensagens: 39
Registado: terça 21 mar 2006, 8:11
Localização: Coimbra / S. Miguel-Açores
Contacto:

Mensagem por samurai azores » quarta 12 abr 2006, 19:13

Não puseste hardware novo??? Eu diria que é da fonte de alimentação...
ANYWAY, boa sorte com isso...não há nada pior que estar sem pc :evil:
Avatar do Utilizador
GBrito
Redacção
Mensagens: 706
Registado: terça 11 mar 2003, 1:14
Contacto:

Mensagem por GBrito » quarta 12 abr 2006, 23:03

Chris Escreveu:Levar o PC a um tecnico seria a ultima coisa que eu faria. Muitas das vezes são simplesmente molengas que não sabem fazer nada e levam 100€ por reparação. Só se tiveres mesmo muita urgência devido a documentos ou trabalhos, senão aconselhava-te a explorar o problema "sozinho", assim ganhas experiência para talvez resolveres o próximo sozinho... Foi assim que 90% das pessoas que percebem alguma coisa de hardware aprenderam. 8-[
Acho que te enganaste. Eu disse para ele levar o PC a um técnico e não a charlatão. É preciso saber escolher... :wink:
Responder