Prescott.....Pentium 4 3 ghz, 1 mb cache.....bla bla bla

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
FRNUMBER9(N9)
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 3
Registado: quinta 02 mar 2006, 19:57

Prescott.....Pentium 4 3 ghz, 1 mb cache.....bla bla bla

Mensagem por FRNUMBER9(N9) » sexta 03 mar 2006, 0:04

Epa tenho uma duvida algo estupida.....tenho um pc relativamente bom, com 2 anos, ate jogo Quake 4 em ultra defenition(o ke e bom, muito bom). Mas so a pouco tempo e que reparei que podia fazaer overclock, sabem aquela cena marada que nunca ninguem ouviu falar.Faço-o ate 3.752 mhz...passado algum tempo, evidentemente, o pc reinicia, fica algo quente....lol.....mesmo muito quente...mas tmb consigo funcionar cm ele a 3.400 mhz, o que tmb nao e mau! Mas o que eu queria era saber qual a verdadeira maxima frequencia possivel com o dissipador de origem, acreditem, cm a minha boar, que e uma asus p4 880d....ou algo do genero.....fazer isto, segundo os engenheiros da intel, e muito dificil, praticamente impossivel...(sinceramente como e ke eles podem saber mais que nos?).
Va, sejam altruistas e solidarios e digam-me, provem-me que sabem mais que eles...se nao nao compro mais a vossa revista!!!!!!!!! estou a brinkar, se eu nao a compra-se, morreria de tedio nas aulas de psicologia da personalidade e de psicanalise. lol
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 03 mar 2006, 11:06

De facto chegares a 3700mhz com esse CPU numa board dessas é um feito impressionante. No entanto a instabilidade demonstra que é meramente um valor a que os overclockers chamam de "suicide", ou seja tentar o máximo que o CPU dá sem ter em conta a estabilidade. E é impossivel estabelecer um valor fixo da velocidade máxima de um CPU porque cada CPU é literalmente único. Existem CPUs identicos que fazem overclock's bem diferentes, e há muitas variáveis que influenciam o sucesso do OC (overclock). Uma das mais importantes é a temperatura e é um facto que quanto mais arrefecido um CPU mais provável é de se manter estável a clocks altos. No entanto existe um limite para coolers a ar. E de facto os stock coolers são demasiado básicos para algum overclocker sério os usar no dia-a-dia. Se quiseres saber o valor maximo jamais atingido com o teu CPU e com stock cooler podes tentar pesquisar na i-net. Podes tambem postar os teus resultados num forum dedicado a hardware e OC...

PS- Não acredito nessa do Quake4 em ultra-high...
hax face
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 04 mar 2006, 11:44

A capacidade de overclock varia de processador para processador.
Mesmo em processadores do mesmo lote.
Acho que esse problema de instabilidade tem a ver com o facto de não teres aumentado o vcore. Mas diz se estou errado.
Outro dos motivos porque estas a ter problemas pode ser das memorias.
Ao aumentares o FSb tambem aumentas a velocidade das memorias. Um coisa que podes fazer neste caso é por um divisor nas memorias.
Mais uma coisa: tens o pci-lock activo, ou assincrono do fsb? Convem estar.

Dá mais dados do teu sistema: voltagem do cpu e das memorias; temperaturas em idle e em full; divisores das memorias; etc...

Uma coisa que deves fazer, se estas a pensar em fazer overclock, é comprar um cooler de jeito. Uma boa opção é um Termaltake Bigtyphon, serve para sockets 462; 478, 775 e 939. E tem um desempenho exelente. Eu tenho um, e já tive watercooling no cpu e posso afirmar que a diferença é pequena.
Tem tambem atenção á fonte.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 07 mar 2006, 11:20

Chris Escreveu:De facto chegares a 3700mhz com esse CPU numa board dessas é um feito impressionante. No entanto a instabilidade demonstra que é meramente um valor a que os overclockers chamam de "suicide", ou seja tentar o máximo que o CPU dá sem ter em conta a estabilidade. E é impossivel estabelecer um valor fixo da velocidade máxima de um CPU porque cada CPU é literalmente único. Existem CPUs identicos que fazem overclock's bem diferentes, e há muitas variáveis que influenciam o sucesso do OC (overclock). Uma das mais importantes é a temperatura e é um facto que quanto mais arrefecido um CPU mais provável é de se manter estável a clocks altos. No entanto existe um limite para coolers a ar. E de facto os stock coolers são demasiado básicos para algum overclocker sério os usar no dia-a-dia. Se quiseres saber o valor maximo jamais atingido com o teu CPU e com stock cooler podes tentar pesquisar na i-net. Podes tambem postar os teus resultados num forum dedicado a hardware e OC...

PS- Não acredito nessa do Quake4 em ultra-high...
Chris não acreditas na do Q4 porkê, não sabes k tipo de VGA e RAM ele/ela tem. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » terça 07 mar 2006, 14:05

Porque nem tu jogas quake em ultra-mega-high-super-duper-definition...
hax face
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 07 mar 2006, 23:00

Por acaso eu até conseguia jogar Doom3 com a placa q te vendi mais o Athlon XP Barton @ 2400Mhz e 1Gb de Ram, em Ultra....e a andar sempre entre os 40 e 60 fps.
O Quake 4 usa o mesmo motor, com umas texturas melhores e geometria mais complexa.
Alem disso para ele 30 fps já pode ser jogavel.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 09 mar 2006, 14:06

Chris Escreveu:Porque nem tu jogas quake em ultra-mega-high-super-duper-definition...
haaaaa mas tu éstás bem ou estás duente, o Q4 no meu PC dá no máximo dos máximos em 1600x1200 ... :? e sempre a 60fps... Por isso meu caro algo está mal ai na tua afirmação. :roll:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 09 mar 2006, 14:58

Hmm, talvez cá na minha mente destorcida tenha confundido com o CoD2...
hax face
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 09 mar 2006, 16:45

Pois só pode ser... lol é k o CoD2 é completamente diferento do Q4 :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder