Novo Windows

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Novo Windows

Mensagem por Morbus » sexta 03 fev 2006, 2:06

Como a chegada em pleno do novo Windows Vista parece estar para perto, eu começo-me a interessar por esse tema e acredito que o mesmo aconteça com muitos...

Mas afinal, o que é o Windows Vista e para que serve? Será que é o windows que está preparado para trabalhar com Processadores multicore? Ou é apenas uma versão refinada do XP?

Outro problema que, com certeza, atormenta muitos jogadores (ou atormentava há uns tempos) é a questão da retrocompatibilidade. Será que é desta que a Microsoft descobriu uma maneira de, de uma vez por todas, construir um OS capaz de suportar tudo e mais alguma coisa (hard e software)?

Uma questão que também é preemente é os nomes. Ouvi falar de vários windows que estavam para sair e nunca vi nada à venda (eu tb nunca os quiz comprar). Primeiro ouvi falar do Windows 2003., aquando da saída do Office 2003, mas, ao que parece, foi apenas boato. Depois ouvi falar de uma versão afinada do Windows 98, com um grafismo bonito e com todas aquelas compatibilidades que fazia do 98 o windows bom que era. Depois ouvi falar do Windows 2004. Nada vi... E mais tarde ouvi falar de "algo" chamado Long Horn. Mas o que é isso afinal? Já vi referências oficiais mas nunca o vi, nem a trabalhar nem screenshots... E depois sai o Windows Media Center, algo que me é completamente estranho e sobre o qual eu não sei nada, a bem dizer. E agora é o Windows Vista, que também já tinha ouvido falar, e que parece que ainda está em versão Beta (acho eu).

Quem souber, por favor, que me esclareça estas dúvidas, a mim, e a todos os que as tiverem.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Re: Novo Windows

Mensagem por Maedhros » sexta 03 fev 2006, 8:52

Morbus Escreveu:Como a chegada em pleno do novo Windows Vista parece estar para perto, eu começo-me a interessar por esse tema e acredito que o mesmo aconteça com muitos...

Mas afinal, o que é o Windows Vista e para que serve? Será que é o windows que está preparado para trabalhar com Processadores multicore? Ou é apenas uma versão refinada do XP?

Outro problema que, com certeza, atormenta muitos jogadores (ou atormentava há uns tempos) é a questão da retrocompatibilidade. Será que é desta que a Microsoft descobriu uma maneira de, de uma vez por todas, construir um OS capaz de suportar tudo e mais alguma coisa (hard e software)?

Uma questão que também é preemente é os nomes. Ouvi falar de vários windows que estavam para sair e nunca vi nada à venda (eu tb nunca os quiz comprar). Primeiro ouvi falar do Windows 2003., aquando da saída do Office 2003, mas, ao que parece, foi apenas boato. Depois ouvi falar de uma versão afinada do Windows 98, com um grafismo bonito e com todas aquelas compatibilidades que fazia do 98 o windows bom que era. Depois ouvi falar do Windows 2004. Nada vi... E mais tarde ouvi falar de "algo" chamado Long Horn. Mas o que é isso afinal? Já vi referências oficiais mas nunca o vi, nem a trabalhar nem screenshots... E depois sai o Windows Media Center, algo que me é completamente estranho e sobre o qual eu não sei nada, a bem dizer. E agora é o Windows Vista, que também já tinha ouvido falar, e que parece que ainda está em versão Beta (acho eu).

Quem souber, por favor, que me esclareça estas dúvidas, a mim, e a todos os que as tiverem.

1. O Windows Vista é o novo Windows. Não é um Xp mais bonito (embora o possa parecer). Sim, terá um aproveitamento superior das capacidades de processadores multi-core.

2. Sobre esses "Windows de que falas" não te consigo esclarecer.

O Windows Media Center, é um SO que tranforma o PC (ou a Xbox360) num centro de media caseiro, fazendo uso do hardware disponível. Isto quer dizer que permite todo o tipo de capacidades de reprodução e gravação de media, para serem distribuídas por vários componentes.

O LongHorn não passa do anterior nome de código para o Windows Vista. Mudaram o nome, sobretudo porque a Microsoft abandonou o comum sistema de ficheiros e adoptou uma filosofia de armazenamento de dados inspirada nas bases de dados. Daí o seu nome: Vista (como em vistas de uma bd).

3. Em relação aos jogos e ao Vista, a Microsoft diz sempre que terá o máximo de retrocompatibilidade possível (no caso da 360 viu-se o que isso era...), mas resta esperar pelo Windows em si, para saber até que ponto vão cumprir nessa área. Tem, no entanto algumas características interessantes: correr o jogo directamente do suporte (em vez de obrigar à instalação do mesmo); o desligar automático de serviços componentes do Windows, de forma a proporcionar um melhor desempenho durante o jogo; e análise automática dos requisitos do jogo (e hardware do pc), para que o utilizador não seja obrigado a fazer tweaking nas preferências.

Há muito mais a dizer sobre o vista, basta ires à web e descobrir, tentei só responder às tuas perguntas.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 03 fev 2006, 11:11

Sim, mas o tal sistema de ficheiros, o WinFS, ja nao vai fazer parte integrante do Windows Vista. Isto porque mais uma vez a Microsoft meteu agua no que toca ao desenvolvimento do Sistema Operativo...

E nao e' so o sistema de ficheiros que nao fara parte integrante do Vista, pelo que parece a uma serie de "features" que nao vao chegar ao Vista! Enfim, no fundo e' a mesma historia do que aconteceu com o XP... promessas, promessas e poucas delas foram cumpridas. :(

Em relacao ao Windows 2003 e 2004, peco que deves estar-te a referir ao Windows Server 2003 [nao tenho a certeza que exista um 2004]. No entanto em 2004 creio que saiu o Windows XP x64, que foi feito especialmente para correr em processadores de 64bits.
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 03 fev 2006, 11:30

viriato_iceview51 Escreveu:Sim, mas o tal sistema de ficheiros, o WinFS, ja nao vai fazer parte integrante do Windows Vista. Isto porque mais uma vez a Microsoft meteu agua no que toca ao desenvolvimento do Sistema Operativo...
Isso está confirmado? Deram um nome ao Windows de uma feature que não vão usar? Isso quereria dizer que o novo Windows não passará de um face lift do XP...

Cada vez me parece mais lógico, que a Microsoft tenha vindo fazer negócio com Portugal. Afinal, somo tão incompetentes e "ineficientes" como eles... não ganhamos é dinheiro com isso.
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 03 fev 2006, 11:44

Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:Sim, mas o tal sistema de ficheiros, o WinFS, ja nao vai fazer parte integrante do Windows Vista. Isto porque mais uma vez a Microsoft meteu agua no que toca ao desenvolvimento do Sistema Operativo...
Isso está confirmado? Deram um nome ao Windows de uma feature que não vão usar? Isso quereria dizer que o novo Windows não passará de um face lift do XP...

Cada vez me parece mais lógico, que a Microsoft tenha vindo fazer negócio com Portugal. Afinal, somo tão incompetentes e "ineficientes" como eles... não ganhamos é dinheiro com isso.
Recentes relatorios dizem que o Windows Vista vai acabar por ter todos as "features" que foram anunciadas a base..., incluindo o novo sistema de ficheiros!

Test version of Windows file system updated

Eu base-ei as minhas afirmacoes em noticias dadas a pouco mais de um ano... desculpem-me pelo erro. :oops:
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Maedhros
Veteran
Mensagens: 783
Registado: quinta 20 jan 2005, 18:07
Localização: Coimbra

Mensagem por Maedhros » sexta 03 fev 2006, 11:48

viriato_iceview51 Escreveu:
Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:Sim, mas o tal sistema de ficheiros, o WinFS, ja nao vai fazer parte integrante do Windows Vista. Isto porque mais uma vez a Microsoft meteu agua no que toca ao desenvolvimento do Sistema Operativo...
Isso está confirmado? Deram um nome ao Windows de uma feature que não vão usar? Isso quereria dizer que o novo Windows não passará de um face lift do XP...

Cada vez me parece mais lógico, que a Microsoft tenha vindo fazer negócio com Portugal. Afinal, somo tão incompetentes e "ineficientes" como eles... não ganhamos é dinheiro com isso.
Recentes relatorios dizem que o Windows Vista vai acabar por ter todos as "features" que foram anunciadas a base..., incluindo o novo sistema de ficheiros!

Test version of Windows file system updated

Eu base-ei as minhas afirmacoes em noticias dadas a pouco mais de um ano... desculpem-me pelo erro. :oops:
No problemo. Ainda bem... senão era um flop completo. Alguma coisa teriam de fazer nestes 3 anos :wink: .

EDIT: Talvez não seja bem assim, nos links deste não existe referência do sistema de ficheiros fazer parte do vista... Parece que teremos de esperar para saber...
"Olive: Grandpa, am I pretty?
Grandpa: You are the most beautiful girl in the world.
Olive: You're just saying that.
Grandpa: No! I'm madly in love with you and it's not because of your brains or your personality. " in Little Miss Sunshine

A ver: "Little Miss Sunshine" de Jonathan Dayton e Valerie Faris
A jogar: "Xenosaga Episode III - Also Sprach Zarathustra", "Dead Rising"
A ler: "Death is a Lonely Business" de Ray Bradbury
A ouvir: Dream Theater - Score
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 03 fev 2006, 13:16

O Vista em termos de hardware será muito exigente, pelo menos com todos os efeitos bonitinhos ligados: http://www.microsoft.com/technet/window ... dware.mspx
Avatar do Utilizador
viriato_iceview51
Expert
Mensagens: 2107
Registado: sexta 07 mai 2004, 13:30

Mensagem por viriato_iceview51 » sexta 03 fev 2006, 13:36

Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:
Maedhros Escreveu:
viriato_iceview51 Escreveu:Sim, mas o tal sistema de ficheiros, o WinFS, ja nao vai fazer parte integrante do Windows Vista. Isto porque mais uma vez a Microsoft meteu agua no que toca ao desenvolvimento do Sistema Operativo...
Isso está confirmado? Deram um nome ao Windows de uma feature que não vão usar? Isso quereria dizer que o novo Windows não passará de um face lift do XP...

Cada vez me parece mais lógico, que a Microsoft tenha vindo fazer negócio com Portugal. Afinal, somo tão incompetentes e "ineficientes" como eles... não ganhamos é dinheiro com isso.
Recentes relatorios dizem que o Windows Vista vai acabar por ter todos as "features" que foram anunciadas a base..., incluindo o novo sistema de ficheiros!

Test version of Windows file system updated

Eu base-ei as minhas afirmacoes em noticias dadas a pouco mais de um ano... desculpem-me pelo erro. :oops:
No problemo. Ainda bem... senão era um flop completo. Alguma coisa teriam de fazer nestes 3 anos :wink: .

EDIT: Talvez não seja bem assim, nos links deste não existe referência do sistema de ficheiros fazer parte do vista... Parece que teremos de esperar para saber...
De facto nao existe um mencao clara a integracao do WinFS no Windows Vista! Mas mais uma vez, de que serve comprar o Windows Vista se nenhuma melhoracao significativa em relacao ao XP e' feita (e este ultimo a cometer o mesmo erro de perder muitas das suas "features" aquando do seu lancamento)?

Ou seja achas que o facto do Windows Vista oferecer mais servicos localizados na net, e uma nova interface grafica sao razoes suficientes para se comprar o novo sistema operativo?
«Provavelmente sairá um jogo tipo Resident Weevil [...]» - by PanicFreak :D
«This forum needs an enema...» - by viriato_iceview51
«Não existe a melhor consola. Existe a consola que melhor serve cada um [...]» - by pedropaulo
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 03 fev 2006, 13:40

Acho que desde que não hajam retrocessos (como houve com o XP com problemas de retrocompatibilidade de jogos) o Vista é sempre melhor. Agora comprar o windows é que é pior, porque é mesmo muito caro. Lá nisso é melhor pedir a uma loja que o instale...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 12 fev 2006, 22:19

O Windows Vista não vai trazer nada de novo a nivel de suporte para multiplos processadores, incluindo os Dual core e Quad core. Isso do Windows Vista ter melhor suporte para dual cores é um mito.

Pelo que sei vai haver uma patch para o Windows XP para implementar o WinFS, e assim facilitar a transição entre sistemas de ficheiros. E provavelmente no Windows Vista tambem vai suportar NTFS.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Vista

Mensagem por Still life » segunda 13 fev 2006, 21:00

Imagem

Haaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :evil: :evil: :evil:

Que pulhas!,
la foram roubar ideias ao linux!
depois dizem que software livre, é mau para a inovação porque prejudica as empresas "a sério" etc., etc....

Bah! :ctf: :snipe:

Desktop 3d ja havia no Biglinux

Imagem

http://download.codigolivre.org.br/biglinux/kde3d.avi

ja tenho desktop 3d á muito tempo!
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 13 fev 2006, 21:09

E para que é que isso é preciso? desktop 3d... só se for mesmo MUITO bem desenvolvido é que vem trazer inovações... de resto, não estou mesmo a ver para que serve :? :?:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 13 fev 2006, 21:12

Morbus Escreveu:E para que é que isso é preciso? desktop 3d... só se for mesmo MUITO bem desenvolvido é que vem trazer inovações... de resto, não estou mesmo a ver para que serve :? :?:
E para que serve a sombra por baixo do ponteiro do rato? E mais uns efeitezinhos que não sei dizer quais são porque os tenho desligados!?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 13 fev 2006, 21:33

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:E para que é que isso é preciso? desktop 3d... só se for mesmo MUITO bem desenvolvido é que vem trazer inovações... de resto, não estou mesmo a ver para que serve :? :?:
E para que serve a sombra por baixo do ponteiro do rato? E mais uns efeitezinhos que não sei dizer quais são porque os tenho desligados!?
Serve para melhorar o contraste do rato entre os diferentes fundos, para além de (isto é relativo) ficar mais bonito. Eu não consigo trabalhar sem essa sombra :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 13 fev 2006, 21:40

Morbus Escreveu:
Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:E para que é que isso é preciso? desktop 3d... só se for mesmo MUITO bem desenvolvido é que vem trazer inovações... de resto, não estou mesmo a ver para que serve :? :?:
E para que serve a sombra por baixo do ponteiro do rato? E mais uns efeitezinhos que não sei dizer quais são porque os tenho desligados!?
Serve para melhorar o contraste do rato entre os diferentes fundos, para além de (isto é relativo) ficar mais bonito. Eu não consigo trabalhar sem essa sombra :wink:
Estás mal habituado :P eu desactivo quase todos os efeitos do windows e ainda alguns serviços que não uso. Tento optimizar o mais que posso e sei (que é pouco :oops: ). Mas também só precisa optimizar quem não tem um bom computador.
Responder