Placas Gráficas

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 19 mai 2006, 18:28

Preparem-se para receber a Ageia. A Ageia é uma empresa que irá lançar uma marca de placas gráficas que irão rivalizar com a ATI e a NVIDIA.

A Asus será a primeira marca a lançar a Ageia PhysX... mais

Ageia PhysX
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 19 mai 2006, 18:35

Não sao placas graficas. È uma placa munida com um PPU (Physics Processing Unit) ou seja a função é executar instruções relacionadas com o motor fisico libertando assim quer o CPU quer o GPU para os graficos.
Consegue crira efeitos relacionados com a fisica mais avançados e realistas.
Mas nao vai ter vida facil uma vez que a ATI já disse que as sua placas graficas tem o poder de fazer o mesmo sem perca relevante de perfomance. E depois há o preço perto de 300E....
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 19 mai 2006, 19:33

pedropaulo Escreveu:Não sao placas graficas. È uma placa munida com um PPU (Physics Processing Unit) ou seja a função é executar instruções relacionadas com o motor fisico libertando assim quer o CPU quer o GPU para os graficos.
Consegue crira efeitos relacionados com a fisica mais avançados e realistas.
Mas nao vai ter vida facil uma vez que a ATI já disse que as sua placas graficas tem o poder de fazer o mesmo sem perca relevante de perfomance. E depois há o preço perto de 300E....
E para não falar da quebra de desempenho que se obtem no sistema, apenas para ter uns efeitos de fisica mais complexos.

Imagem

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 20 mai 2006, 12:09

Winjer Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Não sao placas graficas. È uma placa munida com um PPU (Physics Processing Unit) ou seja a função é executar instruções relacionadas com o motor fisico libertando assim quer o CPU quer o GPU para os graficos.
Consegue crira efeitos relacionados com a fisica mais avançados e realistas.
Mas nao vai ter vida facil uma vez que a ATI já disse que as sua placas graficas tem o poder de fazer o mesmo sem perca relevante de perfomance. E depois há o preço perto de 300E....
E para não falar da quebra de desempenho que se obtem no sistema, apenas para ter uns efeitos de fisica mais complexos.

Imagem

Imagem
Lolada então isto significa k a placa da Ageia é alta banhada lolol. :lol: Esta é boa...
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 20 mai 2006, 13:51

É preciso ter em conta que em modo de software os efeitos de fisica não são iguais aos que o PPU da Ageia permite por no ecra. O modo software usa efeitos de fisica mais simples.
Mas gastar 300euros apenas para ter mais uns tijolos e particulas a voar, e ainda por cima ver o frame rate a baixar brutalmente por causa do overhead que provoca na grafica e no resto do sistema, não vale a pena. Mas nem de perto.
É preferivél a solução da Havok em parceria com a nvidia que permite renderizar efeitos de fisica no GPU, desde que este tenha suporte para SM3 (incluindo as graficas da ATI).
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » segunda 22 mai 2006, 18:41

Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 25 mai 2006, 4:40

Yeap é mesmo uma alta banhada hehe.
Eu não tenho a certeza, mas acho k a 1ª x k ouvi falar nessa placa eles disseram algo do género:
- Melhores efeitos de física com um novo motor totalmente criado de raiz para a placa.
- Em jogos k não tenham suporte directo para a placa esta vai mesmo assim retirar alguma da carga ao CPU e efectuar ela alguns dos cáculos, mesmo estes não tendo sido escritos especificamente para ela.

O k é k se obteve?...
A meu ver acho k esta placa não passa de uma "key" para desblokear alguns efeitos + bonitos, e acho k kem faz o trabalho todo continua a ser o CPu e o GPU, alem disso acho k teria sido muito + proveitoso elaborarem algo do género e k tirasse partido "VERDADEIRAMENTE" dos sistemas Multi-Core, pois acredito piamente k um jogo bem optimizado para um CPU tipo FX-60 k é possivel mostrar-se os mesmos efeitos k esta placa mostra e com o mesmo desempenho, ou kem sabe até melhor, alem disso os Quad-Core não são uma ficção e "não tarda nada" estão ai a rebentar, por isso acho k esta placa à partida nem seker deveria ter existido. Mas ok temos de lhe dar uma 2ª oportunidade, k para mim será o UT2007, se mesmo nesse as coisas não melhorarem ui adeusinho. [xx(]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 25 mai 2006, 19:51

Um cpu general purpose, não consegue fazer os mesmos calculos d fisica que este chip da Ageia, nem mesmo o novo FX-62 (Dual-core, 1Mb cache L2 por core, 2.8Ghz, socket AM2 e DDR2-800).
Os efeitos de fisica que este PPU consegue gerar são muitissimo superiores ao que um cpu x86 consegue fazer, porque é um chip especifico para fisica, com rotinas especificas para fisica.
Não se tem bem a certeza, mas a fonte do problema pode ter varias origens:
- Uma delas é o facto de agora termos muito mais coisas a ocorrem no ecra. É verdade que a placa calcula o modo como os objectos saltam e colidem e etc, mas os poligonos e as texturas ainda são calculadas pela grafica, e agora temos muitos mais objectos no ecra para serem renderizados.
- Outra hipotese é o bus pci não ser o suficiente para comunicar com o resto do sistema. Tendo em conta o numero de calculos que a placa consegue fazer é bem possivél que este bus esteja a servir de limitador na passagem de dados. Talvez se usasse uma slot pci express o desempenho fosse superior.
- Tambem é possivél que agora o cpu tenha muito mais trabalho que anteriormente. Isto porque é o cpu que trata da logica do jogo. Por exemplo é o cpu que fornece á placa grafica os dados para renderizar as imagens. Se o cpu fosse lento a placa teria de ficar á espera de informação para poder renderizar os proximos frames. Agora este PPU pede ao cpu informação para poder calcular a fisica e depois envia o resultado para o cpu para este integrar no jogo.
- Por fim, é possivél que seja preciso criar motores de jogo que consigam aproveitar melhor o que este PPU tem para oferecer. Podendo, então ser, apenas uma questão de falta de optimização de codigo dos jogos que usam este motor de fisica por hardware.

De qualquer das formas, tal como está agora, esta placa não vale o que custa. Se ela custasse menos de 100 euros e pelo menos não diminuisse o desempenho ainda podia ser uma opção a considerar. Mas assim nem vale a pena olhar para ela.
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » sexta 26 mai 2006, 10:11

Nem falar dela. :-()~
hax face
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 18 jun 2006, 12:29

Ontem descobri algo deveras interessante para todos aqueles que querem uma placa com uma exelente relação preço/desempenho. A placa é uma InnoVISION GeForce 7300GT. Quando vi as especificações da placa percebi logo que esta placa teria um desempenho muito bom, considerando a gama em que se insere.

8 Pixel pipelines
4 vertex pipelines
256Mb de GDDR3 a 1400Mhz num bus de 128 bits
Core a 500Mhz

Ao contrario das 7300Gt normais esta tem GDDR3 (em vez de DDR2) e um core com uma velocidade superior (400Mhz para 500Mhz). Sendo aqui que reside a diferença.

O que me chamou a atenção foi que esta placa tem a mesma velocidade no core que uma 6600GT e o mesmo numero de pixel pipelines, só que esta placa usa a arquitectura da serie 7000, que é mais eficaz que a da serie 6000. Ainda por cima tem a memoria a correr a 1400Mhz, contra os 1000Mhz da 6600GT. A minha espoectativa era que esta placa fosse superior á 6600Gt por uma boa margem. E assim é.

O site NGOHQ tem uma analise desta placa e os resultados são exelentes para uma placa que deverá custar á volta de 100 euros(the price of this product is between 90$ and 130$) . A melhor parte é que placa tem uma capacidade de overclock muito boa, algo um pouco raro nas placas de gama baixa, chegando aos 640/1600Mhz. Ainda gostava de a ver com uma cooler a serio, como um nvsilencer ou um VF900.

3Dmark 2003:
6600GT: 6301
Inno 7300GT: 7652
Inno 7300GT OC: 9123

3Dmark 2005:
6600GT: 3071
Inno 7300GT: 3643
Inno 7300GT OC: 4492 (este resultado é muito proximo do que uma 6800Ultra consegue fazer neste teste)

HL2 lost coast (1280x1024):
6600GT: 61.59
Inno 7300GT: 70
Inno 7300GT OC:81.12

Elder Scrolls Oblivion (1024x768):
6600GT: 26.5
Inno 7300GT: 35
Inno 7300GT OC: 43

F.E.A.R. (1152x864):
6600GT: 48
Inno 7300GT: 58
Inno 7300GT OC: 71

Quake 4 (1280x1024):
6600GT:25
Inno 7300GT: 35.5
Inno 7300GT OC: 37.7

Ainda não vi esta placa em nenhuma loja PT online, mas é provavel que se encomendarem numa loja que consigam arranjar. Não se esqueçam é de verificar que é a versão com as caracteristicas enunciadas em cima.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 18 jul 2006, 3:23

Acho k já tinhamos falado +/- sobre ela no MSN, e sim é realmente uma placa EXCELENTE, em relação a preço/desempenho, mesmo pra kem tem "medo", ou não gosta de fazer OC. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sábado 22 jul 2006, 8:53

Uma imagem da X1950:
Imagem

Não é por nada, mas este cooler é o mais lindo que já se viu numa grafica, na minha modesta opinião.

A ATI tem intenções de ter a placa disponivel para 7 de agosto.
Knight
Senior
Mensagens: 490
Registado: quarta 06 jul 2005, 14:58
Localização: Baltar
Contacto:

Mensagem por Knight » sábado 22 jul 2006, 9:42

Winjer Escreveu:Uma imagem da X1950:
Imagem

Não é por nada, mas este cooler é o mais lindo que já se viu numa grafica, na minha modesta opinião.

A ATI tem intenções de ter a placa disponivel para 7 de agosto.
Também deve ser o maior e o mais barulhento que já viste. Que saudades dos tempos em que a ATI criticava os coolers dual slot da nVidia. Essa gráfica duvido que seja mais que uma X1900 com clocks ligeiramente mais rápidos.
Outnumbered, but never outgunned! :twisted:
(\__/)
(='.'=) This is Bunny.Copy and paste Bunny into your
(")_(") signature to help him gain world domination.
Argoon
Beginner
Mensagens: 43
Registado: terça 13 jul 2004, 12:31
Localização: Vieira do Minho

Mensagem por Argoon » domingo 23 jul 2006, 23:19

Knight Escreveu:
Winjer Escreveu:Uma imagem da X1950:


Não é por nada, mas este cooler é o mais lindo que já se viu numa grafica, na minha modesta opinião.

A ATI tem intenções de ter a placa disponivel para 7 de agosto.
Também deve ser o maior e o mais barulhento que já viste. Que saudades dos tempos em que a ATI criticava os coolers dual slot da nVidia. Essa gráfica duvido que seja mais que uma X1900 com clocks ligeiramente mais rápidos.
Bem podes crer a minha x1900 xt ( que não trocava por essa) é enorme e um pouco barulhenta, mas em termos de desempenho e um monstro eu corro o Oblivion com tudo no maximo HDR e AA com o patch da ATI e o jogo corre a 60 FPS caindo para 40 em certas cenas.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 24 jul 2006, 0:07

+ 1 máximo relativo... :D
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder