Computador novo: o que escolher?

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Computador novo: o que escolher?

Mensagem por Morbus » domingo 18 dez 2005, 16:42

Se consultório é só para "doenças" então eu vou ali e já venho... :P Por isso acho que aqui é o melhor lugar para colocar este meu problema.

Vou mudar as "tripas" ao meu computador e gostava que ajudassem numa boa escolha que não fosse muito cara (aí uns 500€):

:arrow: O meu computador actual é o seguinte:
CPU - AMD Athlon XP 2600+ [2,09 Ghz; 256Kb; FSBus 333Mhz]
RAM- 1x512Mb DDR @ 333Mhz
MB - ASUS A7N8X-X [nForce 2; FSBus 400Mhz; 3xDDR400 Max 1,5Gb; AGP 8x; 6 canais; USB 2.0; ASUS CPU Overheating Protection]
IDE - Seagate Barracuda 80Gb [ATA 100]
Video - ASUS GeForce 4 FX-5600XT [128Mb DDR; AGP 8x; Memory 400Mhz; EngineCore235]
Sound OP - CreativeLabs Inspire 4400 4.1 [bulk]
Tower - OI Middle Tower ATX [Fonte 350W c/ventilador]
DVD - DVD-RW NEC ND-3540A
CD - CD-RW ASUS CRW-5224A
KBoard - Microsof Multimédia Keyboard
Mouse - Wheel Mouse Optical
VisualOP - Samsung SyncMaster 753s [CTR 17”]

:arrow: Como algumas peças ainda andam bem estava a pensar comprar o seguinte material e juntá-lo ao que ainda fico do antigo e ficava assim:
CPU - AMD Athlon 64 3200+ [512Kb]
RAM- 2xKingston 512Mb DDR @ 400Mhz
MB - MSI K8N NEO4-F [nForce 4; 4xDDR400 Max 4Gb; 1 PCI-e 16x; 1 PCI-e 1x; 1 PCI-e 4x; 4 PCI; 8 canais; GB LAN; SATA; ATA133; RAID; 10 USB]
IDE - Seagate Barracuda 80Gb [ATA 100]
Video - ASUS GeForce 6600GT [128Mb DDR; PCI-e]
Sound OP - CreativeLabs Inspire 4400 4.1 [bulk]
Tower - OI Middle Tower ATX
DVD - DVD-RW NEC ND-3540A
CD - CD-RW ASUS CRW-5224A
KBoard - Microsof Multimédia Keyboard
Mouse - Wheel Mouse Optical
VisualOP - Samsung SyncMaster 753s [CTR 17”]
Fonte - ATX Q-TEC Dual Fan Gold 550W

Tudo isto ficaria-me lá para uns 580€ mas como eu só estou a pensar comprá-lo em janeiro/fevereiro talvez os preços desção para os 500€.
Que acham? Dêm-me sujestões para eu mudar o que estiver pior e tal.

Obrigado.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
B-Zero
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 16 dez 2005, 12:33
Localização: hummmmmmm....

Mensagem por B-Zero » domingo 18 dez 2005, 16:48

É assim em relação ao CPU, RAM, Video e Fonte eu Concordo
Agora aos MB, epa não sei não.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 18 dez 2005, 17:20

So mudava duas coisas. Mais 512 de Ram e uma grafica nova. Basicamente porque a configuração que escolheste não te dara um desempenho avassalador em relação á que tens. Será certamente mais rapido mas continuará a ser um sistema "medio". Com 250E poes a ram e a grafica e o pc aguenta-se um pouco mais e poupas o resto para de futuro mudares para um sistema mais future-proof(ex. Dual-core). O meu pc é semelhante e aguenta-se com todos os jogos.
Quando mudares muda tudo.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 18 dez 2005, 17:26

Queres tu dizer que ficasse assim com um computador?:

:arrow: O meu computador actual é o seguinte:
CPU - AMD Athlon XP 2600+ [2,09 Ghz; 256Kb; FSBus 333Mhz]
RAM - 1x512Mb DDR @ 333Mhz
- 1xKingston 512Mb DDR @ 400Mhz
MB - ASUS A7N8X-X [nForce 2; FSBus 400Mhz; 3xDDR400 Max 1,5Gb; AGP 8x; 6 canais; USB 2.0; ASUS CPU Overheating Protection]
IDE - Seagate Barracuda 80Gb [ATA 100]
Video - ASUS GeForce 6600GT [128Mb DDR; AGP 8x]
Sound OP - CreativeLabs Inspire 4400 4.1 [bulk]
Tower - OI Middle Tower ATX [Fonte 350W c/ventilador]
DVD - DVD-RW NEC ND-3540A
CD - CD-RW ASUS CRW-5224A
KBoard - Microsof Multimédia Keyboard
Mouse - Wheel Mouse Optical
VisualOP - Samsung SyncMaster 753s [CTR 17”]

E antão aí daqui a um ano fazia sim uma remodelação de raiz... Vejo teu ponto. Vou pensar. Obrigado. :)
Última edição por Morbus em sábado 31 dez 2005, 11:40, editado 1 vez no total.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
SuperMocho84
Senior
Mensagens: 220
Registado: sábado 22 mai 2004, 9:34

Mensagem por SuperMocho84 » domingo 18 dez 2005, 21:35

Concordo com o pedropaulo. No próximo ano vão sair novidades a nível de hardware e software (Vista), e ainda não sabemos ao certo que rumo levará a indústria. Com as dicas do pedropaulo, já ficas com um pc fixe para os próximos meses, e mesmo que depois não adiras logo à nova tecnologia (o novo é caro), aproveitas a baixa de preços dos componentes menos actuais.
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 18 dez 2005, 21:52

Então quando é que acham que seria a melhor altura para comprar as peças que disse primeiro? Talvez para fevereiro? Talvez elas baichem de preço não? É que eu queria remodelá-lo e ficar com ele de uma forma que me durasse mais dois anos pelo menos (o meu já tem dois anos e meio)...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 18 dez 2005, 22:16

No teu sistema não vale a pena investir muito porque quando os jogos de 2006 chegarem, tais como Oblivion ou os que usam o Unreal Engine, qualquer que seja o upgrade que faças na actual plataforma serão insuficientes para os jogar em medium/high.
Tal como te disse tenho um sistema semelhante-AMD 2800+,1G de ram e uma X800PRO. Qualquer jogo no mercado dá sem problemas a 1024 e com AA e AF.
Assim sendo quando mudar o sistema será para um dual-core e para pcie mas só quando se justificar, ou seja quando os jogos o pedirem. Se gastares agora 500E no pc ele vai continuar a ser uma má opçao para quando, como disse sairem os jogos next-gen.
A melhor altura para mudar será quando os preços dos dual-core cairem para baixo dos 300 ou mesmo 250E.Algo que deve acontecer quando sair o novo socket da AMD,dentro de +- 6 meses.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 19 dez 2005, 0:43

Ai é? :?: Átãoe eu num faço apegreide nenhunhe e ando assim até ter dinheiro pra cumprare uma cena imodo queu quéro é jugar o Oblivione, o jogo queu ando maizaspera é esse! Assinhe compro um dualecóre inhe março ou quê, neinque teinha quesperare uns meses. Obrigado plájuda namesmã. 8)

(desculpem o português (se é que se pode chamar assim) não sei para o que medeu [:D] )
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Blizzard
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 29 abr 2005, 6:56
Localização: In my 1337 chair

Mensagem por Blizzard » sexta 30 dez 2005, 22:39

Olhem aproveito o topico para nao criar um novo para perguntar o que acham da configuraçao que vou comprar [:D]
Eu tenciono comprar :
Processador :arrow: AMD ATHLON 64 SOCKET 939 3200+ VENICE BOX
Motherboard :arrow: DFI LANPARTY UT NF4 ULTRA-D SOCKET 939
Memória :arrow: OCZ EL DDR PC-3500 2x512MB Gold GX Dual Channel
Placa Gráfica :arrow: XFX 6800GS 256MB DDR3 XXX EDITION PCIe
Caixa + Fonte :arrow: THERMALTAKE SWING BLACK WINDOW + LC POWER 550W SILENT GIANT REV 2
E aproveito o meu disco WD 160GB Sata.
Acham que está tudo bem, ou mudavam alguma coisa ?? Isto tudo fica em +/- 900€
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » sexta 30 dez 2005, 23:01

Acho que, por esse preço, podias comprar um computador menos potente mas mais future proof, com AMD Athlon X2... Mas tu é que sabes. É uma granda máquina :wink:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Blizzard
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 29 abr 2005, 6:56
Localização: In my 1337 chair

Mensagem por Blizzard » sábado 31 dez 2005, 11:30

Já agora, alguem sabe se os Opteron sao melhores que os Ahtlon 64 ?? ( espero que nao esteja a dizer nenhuma asneira... :roll: ). Quais sao as diferença entre ambos , as mais significativas...?
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sábado 31 dez 2005, 14:48

Blizzard Escreveu:Já agora, alguem sabe se os Opteron sao melhores que os Ahtlon 64 ?? ( espero que nao esteja a dizer nenhuma asneira... :roll: ). Quais sao as diferença entre ambos , as mais significativas...?
Os opteron, caso consigas encontra algum, têm mais cahe de nivel 2 , 1024 vs 512 dos 64 e um potencial de overclock muito maior.
Um opteron Dual-core é um excelente negocio apesar de custar perto de 350-400E.
Mas a Amd já os descontinuou porque estava a dar cabo das vendas do A64.

Por 900E consegues bem melhor. Um sistema Dual-core é a melhor opcção. Se estiveres interessado em Opteron consulta o www.kuantokusta.com pode ser que consigas encontrar um a bom preço.
Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Mensagem por DaF » sábado 31 dez 2005, 21:30

Para mim, acho que ficarias com um PC sufecientemente actual com mais 512MB de RAM e uma placa grafica nova embora que já comece a ficar dificil achar placas graficas AGP com performance decentes.

Acredita quando fiz o salto do meu Athlon XP 2600+ para o meu Athlon 64 3000+ nem senti diferença exepto a dada pela placa grafica (FX 5900 para 6600GT), mais vale aguentares um bocado e só mudares mais lá para o meio do proximo ano quando os dual core estivirem acessiveis a todos.
DragonSoull says: For the HORDE!
Avatar do Utilizador
Blizzard
Senior
Mensagens: 181
Registado: sexta 29 abr 2005, 6:56
Localização: In my 1337 chair

Mensagem por Blizzard » domingo 01 jan 2006, 16:04

pedropaulo Escreveu:
Blizzard Escreveu:Já agora, alguem sabe se os Opteron sao melhores que os Ahtlon 64 ?? ( espero que nao esteja a dizer nenhuma asneira... :roll: ). Quais sao as diferença entre ambos , as mais significativas...?
Os opteron, caso consigas encontra algum, têm mais cahe de nivel 2 , 1024 vs 512 dos 64 e um potencial de overclock muito maior.
Um opteron Dual-core é um excelente negocio apesar de custar perto de 350-400E.
Mas a Amd já os descontinuou porque estava a dar cabo das vendas do A64.

Por 900E consegues bem melhor. Um sistema Dual-core é a melhor opcção. Se estiveres interessado em Opteron consulta o www.kuantokusta.com pode ser que consigas encontrar um a bom preço.
Eu ando apenas mesmo a ver os preços da loja AquaPC pois fica mesmo aqui ao pé de mim e tem uns preços exelentes. Os Opteron, por esta altura, tao quase todos esgotados nesta loja assim como os processadores Dual core. Dai que a minha escolha tambem recaia um pouco no A64 3200+. Mas acho que prefiro ter uma placa grafica melhor e um processador sem ser dual core.. :)
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 02 jan 2006, 15:47

À quando se habituarem todos a Dual-Core não vão kerer outra coisa... [:p] 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder