Drive DVD RW com problemas

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
mikex163
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 1
Registado: sábado 02 dez 2006, 21:52

Drive DVD RW com problemas

Mensagem por mikex163 » sábado 02 dez 2006, 23:01

Tenho um portátil tsunami com uma drive dvdrw da sony e ela agora está a passar-se. Mas deixem-me contar a história toda: ontem estava eu a comprimir com um dvd shrink e, como o filme era composto de dois dvd's resolvi começar o processo de cópia do segundo para o disco. Comecei o DVD Decrypter seleccionei tudo direitinho e, como não tinha espaço suficiente para copiar o segundo dvd para o disco rígido, deixei aquilo assim à espera que o dvd shrink acabasse o seu serviço para poder libertar o espaço que necessitava. O dvd shrink acabou, eliminei os ficheiros do primeiro dvd e carreguei no botão do dvd decrypter que me permitiria copiar o conteúdo do segundo dvd para o disco. Pois bem, carreguei no dito botão e aquilo rodava, rodava e nunca mais começava a fazer nada, tentei abrir a drive e nada, tive que reiniciar para a conseguir abrir e agora os dvd's (ou cd's) que eu coloco lá mal os consegue ler, anda às voltas e voltas a fazer uma barulheira dos diabos e dá montes de erro a ler. Isto com os dvd's que reconhece, porque alguns nem sequer os lê de todo, faz montes de barulho e nada. Eu não tenho a certeza, mas tenho impressão que enquanto o dvd decrypter estava aberto à espera que o dvd shrink acabasse a compressão o dvd esteve sempre a funcionar, se calhar foi esse o problema.
Agora a minha pergunta: isto não deve ter nada a ver com software/drivers, pois não? Deve ser mesmo um problema de hardware?! É que o pc ainda está na garantia por isso devem-me dar uma drive nova, mas não o queria levar para a loja (e ficar sem ele durante um mês) para depois me dizerem que voltaram a instalar o windows e ficou tudo bem.
Muito obrigado pela ajuda.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » domingo 03 dez 2006, 9:58

Antes de mais, Bem vindo ao fórum. :wink:

Posso-te sugerir duas coisas:
- primeiro limpeza. Arranja um CD de limpeza e limpa a drive.
- podes tentar fazer um update ao firmware da drive. Para isto vês qual é o modelo que tens e vais ao site do fabricante descarregar o firmware. Depois é só seguir as instruções do fabricante para actualizar.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 26 fev 2007, 17:20

Infelizmente vou recuperar este tópico com um problema semelhante.

Tenho um portátil LS50a da LG e o gravador, um HL-DT-ST DVD-RW GWA-4040N, ultimamente tem andado a dar uns problemas. Faz muito barulho, então com DVD-ROM's nem digo nada, e parece que faz um esforço enorme a gravar.
Tentei gravar com o DVD Decrypter um .ISO e deu o seguinte erro:

“I/O Error

Device: [1:0:0] HL-DT-ST DVD-RW GWA-4040N 1.01 (E:) (ATA)

ScsiStatus: 0x02
Interpretation: Check condition

CDB: 2A 00 00 00 5F C0 00 00 20 00
Interpretation: Write (10) – Sector: 24512 - 24543

Sense Area: 70 00 04 00 00 00 00 0E 00 00 00 00 09 03 00 00
Interpretation: Spidle Servo Failure

Já pensei que pudesse ser da marca de dvd's mas acho pouco provável. Queria saber se alguém conhece este erro ou/e sabe resolvê-lo, senão, em último caso tenho de comprar um nova drive :|
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » segunda 26 fev 2007, 18:10

Iiiiih...isso é um daqueles leitores ''genéricos'', não é? Se for, vai ser complicado porque para certos fabricantes o firmware é difícil de encontrar. Suponho que o PC já não está na garantia?
Já tive um problema parecido, experimenta usar outras marcas de DVD-R...
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 26 fev 2007, 18:15

Claro que já não está na garantia, achas que se estivesse ele dava problemas? :P
O leitor supostamente é da LG, agora se eles o compram a outra empresa qualquer, isso já não sei. Vou ter que cravar um dvd a alguém para experimentar.

Quando tiveste esse tal problema que fizeste?
Avatar do Utilizador
Sister Moon
Senior
Mensagens: 422
Registado: quarta 22 nov 2006, 1:37

Mensagem por Sister Moon » segunda 26 fev 2007, 18:18

Death Crow Escreveu: Quando tiveste esse tal problema que fizeste?
Tive de experimentar uma série de marcas de DVD-R até encontrar as menos ''problemáticas'', e fiquei-me pela TDK. Normalmente, os que permitem velocidades de gravação maiores são os que ''encrencam'' mais. Experimenta aqueles de 4x... E outra coisa, o gravador é mesmo da LG? É que pelo facto de o portátil ser, isso não significa nada...
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 26 fev 2007, 19:11

Segundo esta página e pelo o que percebi não é da LG. Amanhã já experimento gravar um dvd-rw que tenho emprestado.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 26 fev 2007, 20:40

Sister Moon Escreveu:Suponho que o PC já não está na garantia?
Mais que o PC, o que interessa que esteja na garantia é a Drive.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » segunda 26 fev 2007, 20:47

Morbus Escreveu:
Sister Moon Escreveu:Suponho que o PC já não está na garantia?
Mais que o PC, o que interessa que esteja na garantia é a Drive.
É um portátil, por isso é que ela fez a pergunta daquela maneira, a garantia é global e o computador já tem mais de dois anos :?
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 26 fev 2007, 20:49

Death Crow Escreveu:
Morbus Escreveu:
Sister Moon Escreveu:Suponho que o PC já não está na garantia?
Mais que o PC, o que interessa que esteja na garantia é a Drive.
É um portátil, por isso é que ela fez a pergunta daquela maneira, a garantia é global e o computador já tem mais de dois anos :?
Ah! Se é portátil é outra coisa :mrgreen: Sabes que eu nunca ligo a essas coisas quando leio um post a pedir ajuda :anxious:
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Responder