Fonte com os porcos

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Fonte com os porcos

Mensagem por Morbus » segunda 27 nov 2006, 15:20

Ora bem, aqui vai o meu problemazito. Mesmo que o resolva dentro em breve (o que espero bem que sim), pode ficar para registo ou coisa do género.

- Tenho uma fonte de 300W... E comprei uma 6800GT que come como o caraças...
- De há uns tempos para cá (sei lá, aí uns dois meses ou assim?) a fonte começou a fazer um barulho muito agudo mas baixinho quando o PC estava desligado
- De há uns tempos para cá, também, o PC tem problemas ao iniciar. Isto é, tipo, eu ligo, ele fica em standby aí uns 5 segundos, e desliga-se, sem fazer POST nem nada. No início, eu ligava-o outra vez e ele já dava, mas agora deixou de dar de vez. No início, inclusivé, pensei que fosse do botão, que ele às vezes fica encravado e podia estar a desligar o PC sem eu querer ou coisa do género, mas agora é que estou a ver que é bem possível que seja da fonte.
- Também há a possibilidade, eu sei, e tive em conta isso desde que notei que era avaria, que seja da motherboard. Tenho tido alguns problemas também a nível de hardware, mas não sei até que ponto é que eles podem estar ligados à motherboard em si: por vezes, e isto fica resolvido com um reboot, na maioria das vezes, ou então vários, quando carrego nas teclas do teclado, o som começa a dar anomalias, como se empancasse por vezes, tipo cracs e frshts e coisas do género. O rato também me tem dado problemas... É óptico, e de vez em quando começa a funcionar com intermitências, ou seja, liga-se e desliga-se repetidamente, podendo acabar ligado ou desligado de vez (com a luz ligada ou não). Não sei se é problema do rato ou de outro componente, sei que se desligar o rato da torre e o voltar a ligar, ele volta ao normal. Também não consegui indentificar nenhum padrão para este problema. Tipo, ele pode dar problemas a qualquer momento, mas é normal que dê quando mexo muito depressa com ele, ou quando estou a fazer coisas que puxem pelo PC. De novo, saliento que não identifiquei nenhum padrão, e aquilo que disse agora deve-se apenas ao facto de que normalmente eu faço coisas que puxam pelo PC.
- O barulho da fonte persiste, como sempre, mas só quando o PC está desligado, mas ligado à corrente. Não faço ideia o que será, mas coisa boa não deve ser.

Agora algumas notas adicionais:
- Aparentemente, se eu insistir muito, o PC acaba por estabilizar, e consigo ficar com ele ligado durante vários dias seguidos se for preciso. No entanto, na hipótese de o problema ser da fonte, não faço mais isso, pois posso queimar de vez alguma coisa e isso é que não. É quase como se a fonte precisasse de ficar a uma determinada temperatura para estabilizar... sei lá...

O problema pode ser de três coisas:
- Da fonte (devo dizer que já desliguei tudo o que era desnecessário ao PC, tipo drives, impressoras USB, rato, teclado, inclusive meti uma 5200 para ver, e o problema preciste da mesma maneira, exactamente igual. E o barulho também)
- Da motherboard (não testei nada quanto a isto, os settings da BIOS também não têm a ver com isto... Espero bem que não seja da MB, porque assim vou ter que comprar uma nova com socket A e isso é basicamente uma raridade, para além de ser um desperdício de dinheiro, ainda que necessário, pois vou comprar novos componentes em janeiro, provavelmente)
- Das memórias (tenho que tentar meter só um slot de cada vez, ainda não tentei, mas se for das memórias tanto melhor, porque a garantia é vitalícia, como em todas, penso eu. De qualquer das maneiras, é importante referir que, quanto de facto o PC passa parte do POST (ele pode ir abaixo ainda durante o carregar do windows, nas últimas tentativas antes de estabilizar completamente), não detecta nenhum erro nas memórias. Será que isso é relevante?)

E para finalizar. Há algum adaptador de socket AM2 para A e há algum adaptador de PCI-e para AGP? :anxious: Adaptadores de Sockets eu sei que há, não sei é se AM2 e A são compatíveis...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » segunda 27 nov 2006, 16:20

300W é muito pouco....

eu tinha uma de 350 e tive ke a mudra para suportar a minha gráfica.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
saliv
Veteran
Mensagens: 894
Registado: segunda 10 mar 2003, 15:50
Localização: Portugal
Contacto:

Mensagem por saliv » segunda 27 nov 2006, 16:38

As novas gráficas precisam de fontes poderosas. Apenas 300W funcionavam bem há uns bons 3 anos.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 27 nov 2006, 16:42

Pois bem vou responder apenas a algumas coisas e vou numerar as respostas por ordem k tu as tens lá por os "-"s ...

re1- ...
re2- Isso pode ter várias causas, algumas k já presenciei, um ou + condensadores da fonte está prestes a dar o berro, nota k tb pode ser da MB, mas é muito muito menos comum.
re3- Mais 1x pode ser da fonte, e caso seja a insistência, como demonstras já teres feito pode originar a algo pior, assim como lixar a MB ou até mesmo um ou outro componente por voltagem ou amperagem insuficiente nestes mesmos, ou até picos.
re4- Isso do rato pode ser várias causas, mas devido aos problemas que relatas tudo aponta para a fonte mesmo, isto é quando estás a puxar por o PC a fonte pode entrar em strees e a MB para não falhar com voltagem em componentes de risco, ex: CPU/VGA/RAM/Etc... é bem possível k deixe de fornecer a energia necessária tanto ao teclado como ao rato, assim como a placas PCI, normais e/ou placas de som onboard, tb pode afectar HDD's CD/DVD-Rom's e outros, à e as portas USB geralmente são das 1ª's coisas a se notar. Agora vem a parte pior, uma exposição prolongada a estes sintomas podem levar o rato a ir com os porcos, e até as próprias portas da MB, sejam elas PS/2, USB, ou outras, Com, LPT, etc... Em casos + extremos podes lixar até a MB por falta de energia adequada nos South/North bridge's da MB, logo assim k tenhas oportunidade experimenta outra fonte, se os problemas persistirem é bem provável k a MB já esteja afectada, ou até k o problema seja só dela, mas por o tal barulhinho duvido muito.
re5- Mesma coisa k disse na re2.
re6- O problema de por x's as fontes estarem cansadas é esse mesmo, só ao fim de algum tempo de estarem a funcionar é k começam a conseguir gerar energia +/- bem, no entanto estas fontes apesar de utilizáveis podem ser altamente instáveis e super susceptíveis a picos de corrente; tudo aponta para que seja mesmo a fonte, a ver se é só mesmo ela.
re7- Isso é e não é estranho, é estranho por o facto de que seria eventualmente + simples o PC iniciar, principalmente por a VGA, no entanto se o problema não for só e apenas da fonte deixa de ser estranho e passa a ter explicação, não sei se me fiz entender mas.
re8- Muito sinceramente duvido que seja alguma configuração na BIOS, duvido mesmo mesmo muito.
re9- Nota que não é assim tão normal quanto podes pensar as memorias com garantia vitalícia, o normal é terem 2 anos e as de boas marcas terem 5 anos ou 10, e só algumas é k tem garantia vitalícia, e nota que por x's isso não significa nada pois existem fabricantes que apesar de invocarem garantia vitalícia depois embirram por tudo e por nada, especialmente se as memorias foram à vida devido a picos de corrente, algo k suponho eles consigam confirmar, mas não sei.
re10- Que eu tenha conhecimento não existem adaptadores de socket A -> para -> socket AM2, mas pá não sei às tantas até pode ser possível. Existência de adaptadores de PCI-e -> para -> AGP tb não tenho conhecimento, existem é as MB's já algo raras k suportam tanto uma como a outra.

PS: já agora um site bem util. ;) eXtreme Power Supply Calculator v2.0
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
ZheadShot
Expert
Mensagens: 1239
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55
Localização: arouca

Mensagem por ZheadShot » terça 28 nov 2006, 0:22

a minha fonte é de 300W. tenho tido uns problemas no que diz respeito a transmissao de dados e ja pifei uma board uma vez agra nao sei qual é o problema disso mas ainda ando pra descobrir. provavelmente é a fonte pois claro. tambem tenho 2discos, 2drives opticas, 2dimms RAM.
Mas nao tou a dizer isto para que alguem me ajude a encontrar soluçao, estou a dizer isto mais como testemunha de que se a fonte for mesmo o problema disto tudo entao é como o newtomic diz. Ah, e esqueci me de dizer que a grafica é uma 6800GS. (ja tou a ver que ai vem comentarios do tipo: "tu es maluco, so com 300w para isso tudo?" lol)
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quarta 29 nov 2006, 10:55

DesertStorm Escreveu:300W é muito pouco....
E o mais estranho é que nunca tive problemas de voltagem, pelo menos não problemas que se notassem... Eu sei que isto até é normal, tendo em conta o problema que tive, mas o que vou dizer mais à frente acrescenta algo...
Newtomic Escreveu:re2- Isso pode ter várias causas, algumas k já presenciei, um ou + condensadores da fonte está prestes a dar o berro, nota k tb pode ser da MB, mas é muito muito menos comum.
Antes de mais, é preciso dizer que comprei uma fonte nova (520W) e está tudo a funcionar como deve ser. :D Portanto, sim, o problema era da fonte.
Newtomic Escreveu:re4- Isso do rato pode ser várias causas, mas devido aos problemas que relatas tudo aponta para a fonte mesmo, isto é quando estás a puxar por o PC a fonte pode entrar em strees e a MB para não falhar com voltagem em componentes de risco, ex: CPU/VGA/RAM/Etc... é bem possível k deixe de fornecer a energia necessária tanto ao teclado como ao rato, assim como a placas PCI, normais e/ou placas de som onboard, tb pode afectar HDD's CD/DVD-Rom's e outros, à e as portas USB geralmente são das 1ª's coisas a se notar. Agora vem a parte pior, uma exposição prolongada a estes sintomas podem levar o rato a ir com os porcos, e até as próprias portas da MB, sejam elas PS/2, USB, ou outras, Com, LPT, etc... Em casos + extremos podes lixar até a MB por falta de energia adequada nos South/North bridge's da MB, logo assim k tenhas oportunidade experimenta outra fonte, se os problemas persistirem é bem provável k a MB já esteja afectada, ou até k o problema seja só dela, mas por o tal barulhinho duvido muito.
Eu também tinha quase a certeza que era da fonte PRINCIPALMENTE devido ao barulhinho. Em relação ao rato, já estive a trabalhar no PC durante cerca de 7 horas e não tive problemas (a não ser uma vez mas não posso dar a certeza, porque estava a sentar-me e tal...). No entanto, devido à natureza do problema, é impossível testá-lo em apenas 7 horas de utilização, pelo que só lá para o fim de semana é que poderei ter a certeza (ou não) de que o problema era da fonte. Espero que não seja da motherboard... Talvez do rato?
Newtomic Escreveu:re6- O problema de por x's as fontes estarem cansadas é esse mesmo, só ao fim de algum tempo de estarem a funcionar é k começam a conseguir gerar energia +/- bem, no entanto estas fontes apesar de utilizáveis podem ser altamente instáveis e super susceptíveis a picos de corrente; tudo aponta para que seja mesmo a fonte, a ver se é só mesmo ela.
Exacto. Quanto a picos de tensão, eu uso uma UPS, portanto isso não se coloca muito em perigo. No entanto, claro, desde sexta à noite nunca mais liguei o PC para trabalhar, apenas algumas vezes para ver se o problema persistia com a troca das RAM's (o que aconteceu).
Newtomic Escreveu:re7- Isso é e não é estranho, é estranho por o facto de que seria eventualmente + simples o PC iniciar, principalmente por a VGA, no entanto se o problema não for só e apenas da fonte deixa de ser estranho e passa a ter explicação, não sei se me fiz entender mas.
Entendo perfeitamente. Aparentemente, e daquilo que eu entendi dos sintomas, a fonte estava simplesmente cansada. Isso não influenciava, no entanto, com a voltagem fornecida, pelo menos não muito (como te tinha dito, ela estava a dar 260W máximos), apenas na capacidade dela se aguentar ligada no início do seu trabalho. E tenho quase quase a certeza que esse problema estava directamente relacionado com o barulhinho, porque recordo, quando o barulho começou a fazer, eu pensei que era da UPS e desliguei-a (e o barulho desapareceu, porque o PC desligou-se da corrente), e quando voltei a ligá-la, para ligar o PC, o PC não ligou à primeira, mas à segunda, pelo que eu pensei que o problema era da UPS, que não conseguia fornecer energia a toda a força logo após ser ligada (o que é normal, mas não nas UPS mais fracas)...
Newtomic Escreveu:re8- Muito sinceramente duvido que seja alguma configuração na BIOS, duvido mesmo mesmo muito.
Isso basicamente era impossível pois eu não alterei nada e o problema não era detectado por software do PC... Quer dizer... Coiso... Mesmo assim, tirei-lhe a pilha e voltei a pô-la só no caso do facto de eu ter as minhas memórias a funcionar a 342MHz (quando tenho uma que é 333) estar a afectar algo...
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 29 nov 2006, 13:15

Morbus Escreveu:Eu também tinha quase a certeza que era da fonte PRINCIPALMENTE devido ao barulhinho. Em relação ao rato, já estive a trabalhar no PC durante cerca de 7 horas e não tive problemas (a não ser uma vez mas não posso dar a certeza, porque estava a sentar-me e tal...). No entanto, devido à natureza do problema, é impossível testá-lo em apenas 7 horas de utilização, pelo que só lá para o fim de semana é que poderei ter a certeza (ou não) de que o problema era da fonte. Espero que não seja da motherboard... Talvez do rato?
Sim é claro k o problema tb pode ser do rato, mas isso é tão óbvio k nem dissel. :D
Morbus Escreveu:Exacto. Quanto a picos de tensão, eu uso uma UPS, portanto isso não se coloca muito em perigo. No entanto, claro, desde sexta à noite nunca mais liguei o PC para trabalhar, apenas algumas vezes para ver se o problema persistia com a troca das RAM's (o que aconteceu).
Nota que os picos que estava a falar não são os picos normais gerados por a corrente normal, mas sim picos gerados pela própria fonte de alimentação, pois estas quando estão muito "gastas", sim porque as fontes tb se "gastam/cansam", é normal estas por x's gerarem alguns picos de corrente, embora em menor escala e potencia k os normais da corrente, mas mesmo assim podem danificar muitos componentes começando pela MB. ;)

Então sendo assim k fonte é k compraste? :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder