Computador não desliga correctamente frequentemente

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Computador não desliga correctamente frequentemente

Mensagem por The Godfather » sexta 13 out 2006, 10:20

Parece que agora ganhei o gosto a este sub-fórum (infelizmente). Estou com o seguinte problema:

"Desde sábado que ao fim do dia, quando vou desligar o pc, o XP encrava no écran azul a dizer que o Windows está a encerrar. Na altura liguei outra vez o pc e deu-me uma mensagem de que o Kaspersky tinha um ficheiro corrompido ou em falta, problema que viria a corrigir no dia seguinte ao correr o Updater (solução sugerida pelo próprio AV). Mandei encerrar o pc e ele encerrou normalmente.

No dia seguinte, à noite quando mandei encerrar o pc, encravou a encerrar outra vez. Presumo então que não tivesse sido por causa do AV. O estranho é que se ligar o pc e desligá-lo pouco tempo depois encerra bem,

Desconfio de 3 coisas que instalei no dia em que tive o primeiro crash ao encerrar:

- Update KB925486 (para o Internet Explorer que nem uso)

- foobar2000_0.9.4

- Look 'n' Stop


Para já desinstalei hoje o update. Vou esperar até ao fim do dia e vero que acontece ao encerrar. Mas parece-me bastante provável que a causa é uma destas 3 coisas, pois o problema apareceu precisamente no dia em que as instalei.

O que acham?"

Dias depois

"Depois de me ter decidido pelo restauro de uma imagem do ghost para resolver o problema (visto o que eu tentei anteriormente não resultou), a questão pareceu ficar resolvida. Mas ontem voltou a suceder o mesmo.
Quando o Windows está a encerrar não passa do écran azul a dizer "O Windows está a encerrar".
Só que desta vez foi claramente audível aquele "barulho" que o pc faz no momento exacto em que se desliga, mas o pc continuou ligado.
Já não sei o que fazer...ideias?"
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » sexta 13 out 2006, 11:55

a mim quando o software da placa de wireless encrava, encrava mesmo, e tenho ke reiniciar o PC, mas quando tento reiniciar o PC com o software da placa wireless encravado, acontece-me o mesmo ao PC, e acho ke é porke o windows nao consegue fechar o programa.

ainda não consegui descobrir qual o processo ke corresponde á placa wireless, mas penso ke se fechar o processo antes de desligar o PC, ele vai desligar bem.

a ti pode estar a acontecer o mesmo. se assim for, só precisas de descobrir o ke está a provocar isso e fechar o processo antes de desligar o PC.
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 13 out 2006, 12:42

Há seguramente várias razões para isso acontecer, mas tive uma situação semelhante e o erro era provocado pelo ficheiro de som que corresponde ao encerrar do Windows.
Bastou desactiva-lo e tudo ficou bem.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Computador não desliga correctamente frequentemente

Mensagem por Newtomic » sexta 13 out 2006, 19:07

The Godfather Escreveu:Parece que agora ganhei o gosto a este sub-fórum (infelizmente). Estou com o seguinte problema:

"Desde sábado que ao fim do dia, quando vou desligar o pc, o XP encrava no écran azul a dizer que o Windows está a encerrar. Na altura liguei outra vez o pc e deu-me uma mensagem de que o Kaspersky tinha um ficheiro corrompido ou em falta, problema que viria a corrigir no dia seguinte ao correr o Updater (solução sugerida pelo próprio AV). Mandei encerrar o pc e ele encerrou normalmente.

No dia seguinte, à noite quando mandei encerrar o pc, encravou a encerrar outra vez. Presumo então que não tivesse sido por causa do AV. O estranho é que se ligar o pc e desligá-lo pouco tempo depois encerra bem,

Desconfio de 3 coisas que instalei no dia em que tive o primeiro crash ao encerrar:

- Update KB925486 (para o Internet Explorer que nem uso)

- foobar2000_0.9.4

- Look 'n' Stop


Para já desinstalei hoje o update. Vou esperar até ao fim do dia e vero que acontece ao encerrar. Mas parece-me bastante provável que a causa é uma destas 3 coisas, pois o problema apareceu precisamente no dia em que as instalei.

O que acham?"

Dias depois

"Depois de me ter decidido pelo restauro de uma imagem do ghost para resolver o problema (visto o que eu tentei anteriormente não resultou), a questão pareceu ficar resolvida. Mas ontem voltou a suceder o mesmo.
Quando o Windows está a encerrar não passa do écran azul a dizer "O Windows está a encerrar".
Só que desta vez foi claramente audível aquele "barulho" que o pc faz no momento exacto em que se desliga, mas o pc continuou ligado.
Já não sei o que fazer...ideias?"
Uma das causas + provaveis para crash's no encerramento do windows é provocada por o HDD, se tiveres oportunidade faz-lhe um chekdisk. ;)

Seja como for assim de momento e por o k explicas pode ser efectivamente milhentas coisas diferentes. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » sexta 13 out 2006, 20:34

De facto a minha partição K: tinha alguns problemas que o scandisk detectou. Tive de a formatar também pois nem a reciclagem dessa partição funcionava. Esperemos que resolva e já agora que o disco rígido não tenha um problema mais grave.

EDIT: Mas não é a partição do Windows.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sexta 13 out 2006, 20:43

Se vais formatar e tens algumas rezervas em relação ao teu HDD aconselho-te a usares um proguy muito BOM o MHDD, procura por ele no Google, ou se kiseres adiciona-me no MSN k dou-to, é um proguy em ambiente "DOS" e é freeware, mas é um dos + PODEROSOS k conheço para aferir se os HDD's estão bons ou não. ;)

PS: funcionacom HDD's IDE, SATA e SCSI. :)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » domingo 15 out 2006, 6:48

A formatação da partição foi feita em ambiente Windows. Botão direito em cima dela e "Formatar". Não me parece que o disco em questão (tenho 3 divididos em várias partições) tenha problemas, pois li o SMART com o Everest e não acusa nada.
Ainda assim o problema continua. Desconfio agora do modem ADSL que estou a usar para o "desenrasque" enquanto o router novo não vem da garantia. Se não for disso, acho que vou começar às cabeçadas na parede.
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 15 out 2006, 8:23

Eu se fosse a ti desconfiava também da firewall... Uma vez aconteceu-me algo do género, quando decidi matar as actualizações automáticas com a FW :P
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » terça 17 out 2006, 17:27

Desde que desinstalei o modem ADSL (já veio o router novo da garantia), parece que o problema desapareceu. Vamos ver.
De qualquer das formas obrigado a todos pelas dicas.

EDIT: Já agora, só mais uma dúvida que não tem nada haver:

No outro dia ia para formatar o meu pc (tem 3 discos divididos por 7 partições) e quando chego ao écran onde escolhemos a partição em que queremos instalar o Windows, acontece uma coisa estranha. A partição C: (com o nome de "XP") mudou a letra para a D: e a letra C: está atribuída a outra partição. Alguém sabe o que se passa? Se mandar formatar e instalar o OS na partição de nome "XP" que é a que tem o Windows instalado, no final da instalação fica tudo bem? Voltará a atribuir a letra C: à partição? Ou irei ter problemas? Acabei por não formatar o pc pois tive medo que a partição que ficou com a letra C: atribuída (que é a F: em ambiente Windows) fosse apagada.
Ao regressar ao Windows depois de desistir da formatação, as letras continuavam bem atribuídas ("XP" mantinha a letra C: como sempre, e a outra partição mantinha a letra F:)
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 18 out 2006, 3:51

A atribuição das letras por o setup do windows XP em ambiente DOS é feita da seguinte forma:
HDD 0, Part "Principal" = C:
HDD 1, Part "Principal" = D:
HDD 0, Part "Expandida" = E:
HDD 1, Part "Expandida" = F:
e por ai fora...

Nota: quando se for instalar o XP deve-se desligar, se possível, todos os HDD's "extra", por assim dizer, ou seja, k não sejam necessários para a instalação base do windows. Quando o windows iniciar pela 1ª x faz-se um shut down e voltam a ligar-se os HDD's todos e depois definimos manualmente as letras para o respectivos HDD's e/ou partições.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
The Godfather
Senior
Mensagens: 225
Registado: terça 25 abr 2006, 11:56
Localização: Itália

Mensagem por The Godfather » terça 31 out 2006, 22:10

É só para confirmar que o problema era mesmo causado pelo modem ADSL.
Se eu não tivesse router sempre queria ver como resolvia isto... :-k
Obrigado a todos pelas dicas e disponibilidade em ajudar.
Responder