Memoria Virtual

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
traf
Junior
Mensagens: 67
Registado: segunda 14 ago 2006, 19:21
Localização: Rio Tinto

Memoria Virtual

Mensagem por traf » quinta 28 set 2006, 12:26

Boas a minha duvida é a seguinte

No pc do meu irmao comecou recentemente a mostrar esta mensagem:

Memoria Virtual Baixa

Alguem me pode explicar o que isto significa e como resolver
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » quinta 28 set 2006, 12:41

Que a memória(ram) que tens com a ajuda da memória virtual(gerida pelo win) não é suficiente pro que tás a fazer.

Uma causa disso é teres o disco rigido cheio e o pc ao tentar criar temp files pra poder usar a tal memória virtual não os consegue criar porque o tal espaço do disco destinado à memória não está completamente disponível.

(acho que é isto, corrigam-me se faltar algo ou não estiver totalmente correcto)

Solução: Esvaziar o disco até teres o espaço que a memória virtual ocupa(até podes diminuir o valor da memória virtual mas isso não aconselho) ou comprar mais ram.
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » quinta 28 set 2006, 13:18

Convém ter sempre pelo menso 512 MB de Ram e tal, mas isso já sabes. Podes também ter em atenção à configuração da tua memória virtual que não deve nem ser demasiado baixa nem demasiado alta. Para a configurares vais ao "O meu computador" -> menu de contexto -> Propriedades -> Avançadas -> Desempenho -> Avançadas -> Memória Virtual -> Alterar. Agora, o melhor a fazer é pores em "Sem ficheiro de paginação" e "Definir" (Ok, Ok...). Fazes Reboot (aka reinicias o PC) e voltas ao mesmo menu. Agora é que a porca torce o rabo, como se costuma dizer... É assim, eu tenho 1024MB de RAM e tenho o meu ficheiro de paginação em 2,5GB, ou seja 2560MB. Dependendo da tua configuração de RAM é que vais fazer isto. Não acredites em todos os boatos que se dizem sobre a memória virtual porque a maior parte são treta. Resumindo, se tiveres 512MB aconcelho-te a 2048MB e se tiveres 1GB como eu, experimenta os tais 2560MB. Se tiveres mais não te ponhas a por isso muito alto porque não é muito conveniente. Dependendo também do teu disco rígido, não deves ir para além dos 4GB, e só deves lá chegar se tiveres 2GB de Ram ou mais. Por outro lado, não convém também descer abaixo do 1GB porque o Windows precisa precisamente desta memória para correr correctamente. Se tiveres 256MB de RAM experimenta 1540MB...

Se reparares, quando vais a desfragmentar o disco rígido com a ferramente que vem por defeito com o XP SP2 (o desfragmentador), há um espaço do disco está em verde e que não pode ser mechido. Esse espaço é o espaço correspondente ao ficheiro de paginação, e, claro, se não o tiveres, não vai haver esse espaço. Aconcelho-te a, depois de definires o ficheiro de paginação como nenhum e antes de o definires para o novo valor que escolheres, a desfragmentar o disco. Depois de definires o tamanho do ficheiro, no entanto, e depois de reiniciares o PC (de novo e de preferência de seguida a definires o tamanho), o Windows vai desfragmentar um espaço do disco para colocar o ficheiro de paginação. Convém (e podes ver depois isso com o desfragmentador, se não tiveres um HDD analiser melhor) que o ficheiro de paginação fique todo seguido e quando mais para o início do disco rígido melhor, pois é aí que ele é mais rápido, e, dessa forma, vai aumentar a performace do teu PC.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
traf
Junior
Mensagens: 67
Registado: segunda 14 ago 2006, 19:21
Localização: Rio Tinto

Mensagem por traf » quinta 28 set 2006, 18:25

ok vou dizer ao meu irmao como tem de fazer e depois aviso
bigadao a todos =D>
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 28 set 2006, 19:00

Morbus Escreveu:Convém ter sempre pelo menso 512 MB de Ram e tal, mas isso já sabes. Podes também ter em atenção à configuração da tua memória virtual que não deve nem ser demasiado baixa nem demasiado alta. Para a configurares vais ao "O meu computador" -> menu de contexto -> Propriedades -> Avançadas -> Desempenho -> Avançadas -> Memória Virtual -> Alterar. Agora, o melhor a fazer é pores em "Sem ficheiro de paginação" e "Definir" (Ok, Ok...). Fazes Reboot (aka reinicias o PC) e voltas ao mesmo menu. Agora é que a porca torce o rabo, como se costuma dizer... É assim, eu tenho 1024MB de RAM e tenho o meu ficheiro de paginação em 2,5GB, ou seja 2560MB. Dependendo da tua configuração de RAM é que vais fazer isto. Não acredites em todos os boatos que se dizem sobre a memória virtual porque a maior parte são treta. Resumindo, se tiveres 512MB aconcelho-te a 2048MB e se tiveres 1GB como eu, experimenta os tais 2560MB. Se tiveres mais não te ponhas a por isso muito alto porque não é muito conveniente. Dependendo também do teu disco rígido, não deves ir para além dos 4GB, e só deves lá chegar se tiveres 2GB de Ram ou mais. Por outro lado, não convém também descer abaixo do 1GB porque o Windows precisa precisamente desta memória para correr correctamente. Se tiveres 256MB de RAM experimenta 1540MB...

Se reparares, quando vais a desfragmentar o disco rígido com a ferramente que vem por defeito com o XP SP2 (o desfragmentador), há um espaço do disco está em verde e que não pode ser mechido. Esse espaço é o espaço correspondente ao ficheiro de paginação, e, claro, se não o tiveres, não vai haver esse espaço. Aconcelho-te a, depois de definires o ficheiro de paginação como nenhum e antes de o definires para o novo valor que escolheres, a desfragmentar o disco. Depois de definires o tamanho do ficheiro, no entanto, e depois de reiniciares o PC (de novo e de preferência de seguida a definires o tamanho), o Windows vai desfragmentar um espaço do disco para colocar o ficheiro de paginação. Convém (e podes ver depois isso com o desfragmentador, se não tiveres um HDD analiser melhor) que o ficheiro de paginação fique todo seguido e quando mais para o início do disco rígido melhor, pois é aí que ele é mais rápido, e, dessa forma, vai aumentar a performace do teu PC.
Diria k está quase tudo correcto, no entanto não concordo a 100% com os tamanhos definidos manualmente, e eu já à uns tempos (leia-se anos) k me rejo por esta tabela e nunca fikei mal:

Código: Selecionar todos

RAM Mín ~ RAM Máx  |   ?,? x RAM = Swap
-------------------|---------------------
   0MB+ ~  256MB   |   3,0 x RAM =  768MB
 256MB+ ~  512MB   |   2,5 x RAM = 1280MB
 512MB+ ~  768MB   |   2,0 x RAM = 1536MB
 768MB+ ~ 1024MB   |   1,5 x RAM = 2048MB
1024MB+ ~ 2048MB   |   1,0 x RAM = 2048MB
Esta tabela diz respeito aos Windows 2000, XP e 2003; visto estes SOs não gostarem muito de ter um TOTAL, (RAM + Swap), superior a 4GB esta é a tabela + correcta. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder