Linux

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
DaF
Moderador||Moderadora
Mensagens: 361
Registado: segunda 14 jul 2003, 14:08
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Jogos linux

Mensagem por DaF » domingo 01 out 2006, 11:53

Newtomic Escreveu:O DirectX funciona correctamente?
Sim e não, como cada chamada ao Direct3D (a parte mais complexa) tem de ser traduzidas para equivalentes em OpenGL por vezes não é feita da maneira mais fidigna. Para não falar que há partes que ainda não foram implementadas e que com cada nova revisão do DirectX uma nova camada terá de ser criada com as alterações.
Newtomic Escreveu:Existe decréscimos na performance ou não?
Sim, embora não seja emulação a tradução de APIs em tempo real vai sempre ter a sua penalidade para não falar que os drivers da nvidia e ati para Windows são mais refinados que os de linux no que toca a optimizações para jogos.
Newtomic Escreveu:O jogo suporta direct-input's e isso como se fosse o windows?
Penso que sim, mas não sei se foi implementado na sua totalidade.
Newtomic Escreveu:Todas as funções funcionam na perfeição, ou existem alguns problemas?
Varia de jogo para jogo, para veres de certeza tens de ver a lista de compatibilidade.
DragonSoull says: For the HORDE!
JerryHello
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: segunda 21 ago 2006, 16:53

Mensagem por JerryHello » domingo 01 out 2006, 21:44

O Cedega é baseado num fork de uma versão antiga do wine esse sim grátis (quem estiver interessado pode ver um resumo da novela na wikipedia).

No entanto, o Cedega tem um interface bonitinha (pelas shots no site deles) e o wine é mais por linha de comandos (há interfaces open source, não sei até que ponto são úteis).

E não tem sempre de ser mais lento, take a look (sim é de uma versão antiga, mas não encontro isto bonitinho actualizado):
http://wiki.winehq.org/BenchMark-0.9.5

Application DataBase: http://appdb.winehq.org/

Ou seja, o wine é grátis mas a sua utilização não é necessariamente trivial para iniciantes... ambos devem andar a ser constantemente actualizados para suportar mais aplicações e melhorar a performance pelo que espera-se que vá melhorando...

Outra coisa, há ainda o codeweavers crossover office ( http://www.codeweavers.com/products/cxoffice/ ) que usam o wine como base (são simpáticos e contribuem de volta para o wine, etc.) e parece que há um trial qq no site. (office pq inicialmente era para correr o MS Office, também há uma versão para MacOS X).

Edit: Link para o download http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/download/
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Jogos linux

Mensagem por Newtomic » segunda 02 out 2006, 8:17

DaF Escreveu:
Newtomic Escreveu:O DirectX funciona correctamente?
Sim e não, como cada chamada ao Direct3D (a parte mais complexa) tem de ser traduzidas para equivalentes em OpenGL por vezes não é feita da maneira mais fidigna. Para não falar que há partes que ainda não foram implementadas e que com cada nova revisão do DirectX uma nova camada terá de ser criada com as alterações.
A ver se eu percebi, então significa k fica a correr em OpenGL na realidade? :| Ou seja um DX, mas emulado em OpenGL? É isso? :?
DaF Escreveu:
Newtomic Escreveu:Existe decréscimos na performance ou não?
Sim, embora não seja emulação a tradução de APIs em tempo real vai sempre ter a sua penalidade para não falar que os drivers da nvidia e ati para Windows são mais refinados que os de linux no que toca a optimizações para jogos.
Ou seja só por aki faz logo k não seja uma alternativa viavel ao Windows em relação a jogos/multi-media... :?
DaF Escreveu:
Newtomic Escreveu:O jogo suporta direct-input's e isso como se fosse o windows?
Penso que sim, mas não sei se foi implementado na sua totalidade.
Sempre é melhor k nada, eu perguntei porke se tipo já muitos periféricos por x's tem problemas em funcionar no Windows, então em Linux ainda pior. :|
DaF Escreveu:
Newtomic Escreveu:Todas as funções funcionam na perfeição, ou existem alguns problemas?
Varia de jogo para jogo, para veres de certeza tens de ver a lista de compatibilidade.
+ 1 razão para me manter em Windows, pois acredito k o Linux é um SO poderoso e muito completo, mas infelizmente não tem a minima hipotesse com o Windows no k diz respeito a compatibilidades e facilidade de encontrar programas e outros aplicativos-zinhos porreiros para fazer determinada função, por isso é k digo, se os "amantes" de Linux algum dia kiserem lutar por um 1º lugar terão de se unir TODOS em x de andarem a lançar 1000 versões diferentes do mesmo SO, não ajudando em nada as pessoas k só por si já não tem grandes facilidade em se adaptarem e funcionarem com o Linux. :|

Em última análise digo:
- Linux um SO mt bom em termos de trabalho básico e bastante potente e estavel.
- Windows o SO + compativel e k acaba por dar menos chatices no k diz respeito a jogos e entertenimento em geral.
- Se o objectivo é ter um PC para fazer "apenas" determinada tarefa e nada +, sem ser jogos, então -> Linux.
- Se o objectivo é, como eu, ter um PC para TUDO incluindo JOGOS, o Linux à partida não tem a minima hipotesse mesmo com os tais programas; pois às x's já não basta no próprio Windows o jogo já não dar em perfeitas condições, sob emulação ainda pior. :?
JerryHello Escreveu:O Cedega é baseado num fork de uma versão antiga do wine esse sim grátis (quem estiver interessado pode ver um resumo da novela na wikipedia).

No entanto, o Cedega tem um interface bonitinha (pelas shots no site deles) e o wine é mais por linha de comandos (há interfaces open source, não sei até que ponto são úteis).

E não tem sempre de ser mais lento, take a look (sim é de uma versão antiga, mas não encontro isto bonitinho actualizado):
http://wiki.winehq.org/BenchMark-0.9.5

Application DataBase: http://appdb.winehq.org/

Ou seja, o wine é grátis mas a sua utilização não é necessariamente trivial para iniciantes... ambos devem andar a ser constantemente actualizados para suportar mais aplicações e melhorar a performance pelo que espera-se que vá melhorando...

Outra coisa, há ainda o codeweavers crossover office ( http://www.codeweavers.com/products/cxoffice/ ) que usam o wine como base (são simpáticos e contribuem de volta para o wine, etc.) e parece que há um trial qq no site. (office pq inicialmente era para correr o MS Office, também há uma versão para MacOS X).

Edit: Link para o download http://www.codeweavers.com/beta/cxlinux/download/
Obrigado pelas infos dos Benchs, bem só por ai já dá pra ver k o Linux não é uma alternativa viàvel em relação a jogos. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Re: Jogos linux

Mensagem por Death Crow » segunda 02 out 2006, 15:43

Still life Escreveu:Death Crow, Boa Sorte na tua aventura Open-Source :D
Obrigado, mas por enquanto fica em standbye. Estou à espera do Ubuntu e de algum tempo!

Newtomic tens razão no que dizes mas como li uma vez num outro fórum: porque dizem que os jogos saiem para PC se só saiem para Windows?
Tenho encontrado bons programas capazes de substituir os do Windows mas a instalação de programas em Linux deixa um pouco a desejar :?
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Re: Jogos linux

Mensagem por Still life » segunda 02 out 2006, 17:54

Death Crow Escreveu: Tenho encontrado bons programas capazes de substituir os do Windows mas a instalação de programas em Linux deixa um pouco a desejar :?
Eu não acho que a instalação de programas deixe nada a desejar, eu prefiro instalar assim por linha de comandos, ficas a saber o que o intalador fez, se correr algo mal sabes logo o que é enquanto no windows tens de ficar a adivinhar! ](*,)
Normalmente é o ./configure, make e make install, e consegue descomprimir tudo nativamente com o Extrair Aqui do menu do botão direito do rato (ou pela linha de comandos claro).

E se instalares programas por apt-get é muito mais fácil,
( Se quiseres programa tal escreves sudo apt-get install qualquer-programa (ou com wget e instalas manualmente asseguir) e está feito, tambem podes ir a adicionar/remover programas no menu Aplicações do Desktop, ou usar o automatix ou easyubuntu, isto tudo para o Ubuntu como é obvio) O:)
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Jogos linux

Mensagem por Newtomic » segunda 02 out 2006, 22:56

Still life Escreveu:
Death Crow Escreveu: Tenho encontrado bons programas capazes de substituir os do Windows mas a instalação de programas em Linux deixa um pouco a desejar :?
Eu não acho que a instalação de programas deixe nada a desejar, eu prefiro instalar assim por linha de comandos, ficas a saber o que o intalador fez, se correr algo mal sabes logo o que é enquanto no windows tens de ficar a adivinhar! ](*,)
Normalmente é o ./configure, make e make install, e consegue descomprimir tudo nativamente com o Extrair Aqui do menu do botão direito do rato (ou pela linha de comandos claro).

E se instalares programas por apt-get é muito mais fácil,
( Se quiseres programa tal escreves sudo apt-get install qualquer-programa (ou com wget e instalas manualmente asseguir) e está feito, tambem podes ir a adicionar/remover programas no menu Aplicações do Desktop, ou usar o automatix ou easyubuntu, isto tudo para o Ubuntu como é obvio) O:)
Consegue extrair tudo nativamente porke é quase obrigatório de se usar quase sempre o mesmo tipo de ficheiros comprimidos no Linux, ora tenta lá extrair nativamente um RAR por exemplo. :?
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Mensagem por Still life » quarta 04 out 2006, 11:10

Tive a ver e tens razão eu é que adicionei um pacote de ferramentas de compressão que permite usar, entre outros, o formato rar, peço desculpa pelo erro :|

e usam-se esses formatos (tar.gz tar.bz2) porque são livres (acho eu)
»Imagem«
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sexta 13 out 2006, 20:39

pessoal... eu smp usei windows e (se nao caio em erro) tentei uma X um linux (Redhat) mas fiquei parvo a olhar para aquilo e tirei logo lol

agora, queria que me dissessem qual a melhor versão que posso usar e onde posso fazer download da mesma (se é que posso fazer download legalmente)? se calhar ja o disseram por aqui... se calhar devia ler tudo nao? lol mas cansei-me na primeira página... mas vou ler então tudo lol mas se por acaso, alguma alma caridosa me ceder essa info... ty! :)
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sábado 14 out 2006, 11:54

pessoal... eu n cnsigo instalar linux... por mais k tente nunca fica. ja tentei o Ubuntu e a Caixa Mágia. ambos sem sucesso. sabem de algum que seja facil de instalar, e bom? tipo, qual o melhor dos que ja se falaram aqui? e existe algum melhor e que nao foi falado aqui? se sim, onde está?

thnks
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 14 out 2006, 12:10

cinemaniac Escreveu:pessoal... eu n cnsigo instalar linux... por mais k tente nunca fica. ja tentei o Ubuntu e a Caixa Mágia. ambos sem sucesso. sabem de algum que seja facil de instalar, e bom? tipo, qual o melhor dos que ja se falaram aqui? e existe algum melhor e que nao foi falado aqui? se sim, onde está?

thnks
Eu instalei o Ubuntu ontem e já tinha instalado o Mandriva!
Como o fizeste? Instalaste também o Windows?
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sábado 14 out 2006, 13:25

Death Crow Escreveu:
cinemaniac Escreveu:pessoal... eu n cnsigo instalar linux... por mais k tente nunca fica. ja tentei o Ubuntu e a Caixa Mágia. ambos sem sucesso. sabem de algum que seja facil de instalar, e bom? tipo, qual o melhor dos que ja se falaram aqui? e existe algum melhor e que nao foi falado aqui? se sim, onde está?

thnks
Eu instalei o Ubuntu ontem e já tinha instalado o Mandriva!
Como o fizeste? Instalaste também o Windows?
eu tenho o windows numa partição de um disco, e ia instalar o linux noutra partiçao de outro disco. agr com o Ubuntu nunca consigo instalar, há smp kk erro mesmo antes de sequer escolher kk coisa, na Caixa Mágica, escolho as coisas todas, mas na formataçao dos discos há la umas coisas diferentes de windows e então nao percebi muito bem, mas cnsegui iniciar a instalação, mas também depois reinicia e nao faz mais nada. simplesmente entra-me no windows... o Mandriva é melhor que os 2 que tentei?
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 14 out 2006, 13:50

cinemaniac Escreveu:
Death Crow Escreveu:
cinemaniac Escreveu:pessoal... eu n cnsigo instalar linux... por mais k tente nunca fica. ja tentei o Ubuntu e a Caixa Mágia. ambos sem sucesso. sabem de algum que seja facil de instalar, e bom? tipo, qual o melhor dos que ja se falaram aqui? e existe algum melhor e que nao foi falado aqui? se sim, onde está?

thnks
Eu instalei o Ubuntu ontem e já tinha instalado o Mandriva!
Como o fizeste? Instalaste também o Windows?
eu tenho o windows numa partição de um disco, e ia instalar o linux noutra partiçao de outro disco. agr com o Ubuntu nunca consigo instalar, há smp kk erro mesmo antes de sequer escolher kk coisa, na Caixa Mágica, escolho as coisas todas, mas na formataçao dos discos há la umas coisas diferentes de windows e então nao percebi muito bem, mas cnsegui iniciar a instalação, mas também depois reinicia e nao faz mais nada. simplesmente entra-me no windows... o Mandriva é melhor que os 2 que tentei?
O Mandriva (ex-Mandrake) é um bom SO mas a comunidade começou a preferir o Ubuntu já que o Mandriva começou a ter pacotes grátis e uns pagos enquanto no Ubuntu é tudo grátis.
Para instalares qualquer distribuição do Linux precisas de ter uma partição em Ext3 e uma Swap porque o Linux utiliza uma partição Swap à parte ao contrário do Windows.

Se o Ubuntu te dá erro talvez seja porque esteja mal gravada. Eu quando fiquei sem adsl e devido ao baixo tráfego da Clix encomendei uma cópia do Ubuntu totalmente grátis apartir daqui e eles mandaram cinco sem qualquer custo! Podes também encomendar o Kubuntuque utiliza o Kde e o Edubuntu que é o Ubuntu "para escolas".

Antes de instalares o Linux aconselho-te a utilizar um programa de particionamento para organizares o teu disco rígido.
Eu tenho:
:arrow: C: em NTFS para o Windows XP
:arrow: D: em Fat 32 para por o que quiseres e está em Fat 32 para melhor compatibilidade com o Linux
:arrow: Uma partição em Linux Ext3
:arrow: Uma partição Swap para Linux
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » sábado 14 out 2006, 14:33

Death Crow Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
Death Crow Escreveu:
cinemaniac Escreveu:pessoal... eu n cnsigo instalar linux... por mais k tente nunca fica. ja tentei o Ubuntu e a Caixa Mágia. ambos sem sucesso. sabem de algum que seja facil de instalar, e bom? tipo, qual o melhor dos que ja se falaram aqui? e existe algum melhor e que nao foi falado aqui? se sim, onde está?

thnks
Eu instalei o Ubuntu ontem e já tinha instalado o Mandriva!
Como o fizeste? Instalaste também o Windows?
eu tenho o windows numa partição de um disco, e ia instalar o linux noutra partiçao de outro disco. agr com o Ubuntu nunca consigo instalar, há smp kk erro mesmo antes de sequer escolher kk coisa, na Caixa Mágica, escolho as coisas todas, mas na formataçao dos discos há la umas coisas diferentes de windows e então nao percebi muito bem, mas cnsegui iniciar a instalação, mas também depois reinicia e nao faz mais nada. simplesmente entra-me no windows... o Mandriva é melhor que os 2 que tentei?
O Mandriva (ex-Mandrake) é um bom SO mas a comunidade começou a preferir o Ubuntu já que o Mandriva começou a ter pacotes grátis e uns pagos enquanto no Ubuntu é tudo grátis.
Para instalares qualquer distribuição do Linux precisas de ter uma partição em Ext3 e uma Swap porque o Linux utiliza uma partição Swap à parte ao contrário do Windows.

Se o Ubuntu te dá erro talvez seja porque esteja mal gravada. Eu quando fiquei sem adsl e devido ao baixo tráfego da Clix encomendei uma cópia do Ubuntu totalmente grátis apartir daqui e eles mandaram cinco sem qualquer custo! Podes também encomendar o Kubuntuque utiliza o Kde e o Edubuntu que é o Ubuntu "para escolas".

Antes de instalares o Linux aconselho-te a utilizar um programa de particionamento para organizares o teu disco rígido.
Eu tenho:
:arrow: C: em NTFS para o Windows XP
:arrow: D: em Fat 32 para por o que quiseres e está em Fat 32 para melhor compatibilidade com o Linux
:arrow: Uma partição em Linux Ext3
:arrow: Uma partição Swap para Linux
hmm...e em relação as duas particões... uma tem de ser em Ext3 e outra Swap (que foi o k tinha feito) mas em relação ao espaço usado por cada uma... é preciso no minimo quanto?
eu vou então mandar vir de lá do site as copias, é que aquilo tive a tentar agora e diz que não pode copiar porque está danificado. desisti...
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 14 out 2006, 14:51

Acho que o mímino para o Ext3 são 2Gb e o recomendado para o Swap são 500mg!
As minhas cópias vieram da Holanda e demoraram cerca de duas semanas a chegar!
JerryHello
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: segunda 21 ago 2006, 16:53

Mensagem por JerryHello » domingo 15 out 2006, 21:32

O swap deveria ser no mínimo o dobro da memória física que tens, no caso do Ubuntu eles tratam disso automaticamente quando se usa o installer (link no desktop).

No entanto, têm no LiveCD um programa - GParted - que dá para editar partições NTFS etc e arranjar as coisas como bem entenderes.
Apesar de já ser num versão antiga há este artigo com dicas (e vídeos) de como instalar e mudar as partições (e de como tirar o linux, se a coisa correr mal).
http://www.linux.com/article.pl?sid=06/07/20/1654251

Outra hipótese para partilha que acho que ainda não referi é installar um driver no windows para este poder usar partições ext3.
http://fs-driver.org/
Só há que ter em conta algumas coisas:
- tenho ideia que os links (hard e simbólicos) não funcionavam no XP;
- há problemas se tiveres o drive montado no XP e arrancares com o linux (por exemplo, XP a hibernar e arrancar com linux). Isto porque o sistema de ficheiros fica montado... aliás nem sei como fazer unmount no XP (só fazendo uninstall do driver), ou alguém tem uma maneira melhor?

Já agora algumas advertências:
- o Flash9 ainda não foi portado para linux (o formato é código fechado pelo que só a Adobe pode mexer naquilo), no entanto está previsto o lançamento no início do próximo ano e uma beta para breve. A versão actual do flash em linux é 7 (yep, muito antiga e cheia de bugs). Pelo que há vídeos no youtube que não têm som e outras tretas semelhantes.
- o suporte para wmv também é limitado, afinal é uma formato proprietário da MS...
Responder