Linux

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Linux

Mensagem por Death Crow » segunda 18 set 2006, 20:55

Como todos sabem o Linux é um Sistema Operativo alternativo ao Windows e totalmente grátis.
É um bocado esquesito abrir um tópico destes num fórum de jogadores mas sei que há quem o use inclusive para jogar emulando os jogos, por isso divulguem os emuladores e jogos compatíveis e feitos para Linux.

Aqui ficam algumas das distribuições mais conhecidas:

Knoppix
Mandriva
SUSE Linux
Fedora Red Hat
Paipix
Caixa Mágica
Debian
Slackware
Gentoo
Ubuntu
Free BSD
Open BSD

-----------------------------------

Agora que vou voltar a instalar o Linux e ficar apenas com ele tenho três perguntas:
:arrow: Tendo duas partições, uma para Linux e outra em NTFS eu posso aceder através do Linux à partição em NTFS? Não me lembro se dá...
:arrow: Usei o Mandrake (agora Mandriva) mas já ouvi maravilhas sobre o Ubuntu, será este superior ao Mandrake?
:arrow: Estou cada vez mais a abandonar os jogos no PC já que não posso adquirir uma nova placa gráfica (tenho um portátil) mas não posso deixar de jogar Football Manager e agora que vai sair o FM 2007 gostava de saber que programas me poderão possibilitar jogá-lo.
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » segunda 18 set 2006, 21:38

O Neverwinter Nights da de certeza, tem patchs para isso.

Mas vou verificar.

edit: Yup, Neverwinter Nights corre em Win, Mac e Linux.
Avatar do Utilizador
Triper
Expert
Mensagens: 1023
Registado: terça 09 nov 2004, 16:56
Localização: Numa terra onde tudo funcione bem
Contacto:

Mensagem por Triper » terça 19 set 2006, 0:40

Não te esqueças de dizer que a Caixa Mágica é o Orgulho Lusitano pois é feito em português por portugueses(embora tenha ouvido dizer que o melhor é o mandriva).
Ele era tão bom que até o estado português o usava para os alunos aprenderem a lidar com o lunix embora agora usem uma versão fatela de um linux espanhol traduzido pelos gajos de évora(estes alentejanos são mesmo preguiçosos, invês de fazerem de raiz só fazem a tradução).

Também podias explicar em uma frase as diferenças entre eles como por exemplo o knupix que é um linux run on a cd sem estar instalado no disco.
Imagem
Imagem
JerryHello
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: segunda 21 ago 2006, 16:53

Mensagem por JerryHello » terça 19 set 2006, 10:53

O Ubuntu é uma versão do Debian mais fácil de instalar e com muita fama (aparece com frequência em sites como o http://www.digg.com). A principal razão é ter bom fórum de suporte,wikis, guides, etc (procura no google pelos links). Por exemplo, o problema que metes de veres a partição NTFS a partir do linux está no guide, link:
http://ubuntuguide.org/wiki/Dapper#How_ ... _read_only
(nota que é read only - mas há versões beta de drivers que permitem escrita)

Além do mais o Ubuntu também tem scripts (Automatix, Easyubuntu) e afins para instalar coisas como codec de vídeo/audio comuns que possuem licenças que não são compatíveis com algumas distribuições pelo que não podem ser incluídos no cd.

Há uma projecto de fazer com que os programas (jogos incluidos, claro) windows funcionem em Linux (wine), mas ainda não está pronto a 100% e a maior parte não é trivial de pôr a funcionar.

A maioria das distribuições já inclui um LiveCD que permite experimentar o linux sem instalar, isto é, corre tudo a partir do cd sem tocar no disco - mas há que ter em atenção os requisitos de memória. Claro que é mais lentinho. Por exemplo, o Ubuntu o cd de instalação (para quem tem pelo menos 256MB de ram) é também um LiveCD pelo que a instalação é muito simpática. Há também aquelas que conseguem correr todas a partir de uma Pen USB - mas nunca cheguei a experimentá-las.
Outra coisa simpática é que muitas distribuições (o Ubuntu uma delas) que enviam os cd's de instalação gratuitamente por correio (demora várias semanas, mas chegam).

Quem quiser dar uma olhadela a screens pode passear por aqui: http://shots.osdir.com/ há muitas distros por onde espreitar.

O linux também permite dual-boot (windows e linux no mesmo pc), mas para quem tem pc bem artilhado e muita memória o mais fácil para experimentar deve ser por máquina virtual. Isto é, correr um SO como se fosse apenas um programa dentro do SO normal. Por exemplo, pode-se correr linux dentro do windows e vice-versa - mas claro que fica mais lento (e jogos 3D é para esquecer). Uma das máquinas virtuais que há, grátis e fácil de usar, é o VMWare server. Mas para correr desktops bonitinho com Xgl (há vídeos no youtube e companhia dos efeitos - transparências, etc) só mesmo instalando (há tempos havia um LiveCD Kororaa mas já não sei se ainda existe - provavelmente há torrents).

A maior parte dos problemas há soluções procurando no google pelo que convém ter alguma forma de aceder à net se alguma coisa correr mal.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 19 set 2006, 15:29

Triper Escreveu:Não te esqueças de dizer que a Caixa Mágica é o Orgulho Lusitano pois é feito em português por portugueses(embora tenha ouvido dizer que o melhor é o mandriva).
Nunca tive a oportunidade de experimentar o Caixa Mágica mas já me disseram que é parecido com o Mandriva.
Triper Escreveu:Ele era tão bom que até o estado português o usava para os alunos aprenderem a lidar com o lunix embora agora usem uma versão fatela de um linux espanhol traduzido pelos gajos de évora(estes alentejanos são mesmo preguiçosos, invês de fazerem de raiz só fazem a tradução).
È mesmo do estado português, em vez de aproveitar o excelente produto nacional preferem importar de Espanha ](*,)
Triper Escreveu:Também podias explicar em uma frase as diferenças entre eles como por exemplo o knupix que é um linux run on a cd sem estar instalado no disco.
Não estou assim tão bem informado sobre todas as distribuições que lá coloquei #-o mas sei que o Knoopix é um LiveCD.

---------------------------------------------

JerryHello

Pelo o que li o problema de escrever numa partição NTSF através do Linux não se apresenta no FAT 32 o que me poderá levar a formatar a partição em FAT32 já que o que me mostraste pode originar alguns problemas na partição.

Conheço o Wine e o Cedega embora nunca os tenha experimentado. Mas o Cedega é pago (tem uma subscrição) o que não me levará a usá-lo!

Quanto aos desktops bonitinhos eu dispenso-os!

-------------------------------------------------

Pergunta: Um programa quando feito por exemplo no Ubuntu pode funcionar no Mandriva ou no Fedora? É que encontro várias versões de programas para cada distribuição... como por exemplo o gaim
JerryHello
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: segunda 21 ago 2006, 16:53

Mensagem por JerryHello » terça 19 set 2006, 18:55

Pergunta: Um programa quando feito por exemplo no Ubuntu pode funcionar no Mandriva ou no Fedora? É que encontro várias versões de programas para cada distribuição... como por exemplo o gaim
Bem, há um conjunto de Package Managers que são diferentes entre algumas distribuições, por exemplo: o Fedora usa RPM o Debian dpkg pelo que para o primeiro deve haver alguma coisa tipo gaim-<versão>.rpm para o segundo será .deb mas suponho que seja o mesmo código por baixo. Há tempo tinha visto uma programa que convertia rpm's em deb's (acho que se chamava alien) mas nunca cheguei a experimentá-lo.
Aliás, o VMWare Server o download só tem um tar.gz (para todas as distribuições) que é descompactado e depois é correr um script de instalação (ou seja, faz o trabalho do package manager mas "à mão").

De qualquer forma, para os programas mais comuns é mais simples usar-se APT (deb) ou YUM (rpm)... deve ser mais simples fazeres "apt-get install gaim" que andar à procura de sites e tal...
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 19 set 2006, 19:16

Obrigado pela ajuda que me estás a dar :)
Já vi que as extensões .deb se referem a todas as distros baseadas em Debian e o rmp. suponho que em Red Hat (é só uma suposição).
Quanto ao gaim não o devo utilizar e vou optar pelo Alvaro MSN que para além de ter o meu nome :) é muito parecido com o MSN (Windows) e tem bons plugins e skins.
Avatar do Utilizador
Cabita
Senior
Mensagens: 279
Registado: sábado 21 jan 2006, 14:47

Mensagem por Cabita » domingo 24 set 2006, 18:57

Ao ver esta conversa toda fiquei interessado nestes emuladores! :D
Digam-me só uma coisa: Os emuladores de linux pró win não afectam nenhuma alteração no win?
JerryHello
Acabado de Chegar||Acabada de Chegar
Mensagens: 9
Registado: segunda 21 ago 2006, 16:53

Mensagem por JerryHello » domingo 24 set 2006, 20:40

Não.
A ideia da máquina virtual é executar um Sistema Operativo como se fosse um programa normal do SO host. Aliás, no site do VMWare há umas máquinas virtuais prontas a fazer download "sandboxes" para navegar "com segurança" pela internet, isto é, se a máquina virtual for infectada com vírus ou outra treta não há muito a temer porque basta apagá-la do disco sem repercursões no SO principal.
O único inconveniente é que é mais lento (e consome bastante memória).

http://images.google.com/images?q=vmwar ... rch+Images
Avatar do Utilizador
sergio
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 05 mar 2003, 16:59
Localização: could be anywhere, maybe in your back with a knife!

Mensagem por sergio » segunda 25 set 2006, 16:27

o Soldat tambem da para o linux :D
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Jogos linux

Mensagem por Still life » sexta 29 set 2006, 21:20

O Savage 1 e 2, Doom 3, Quake 4, Wolfenstein: Enemy Territory e Unreal Tournament acho que funcionam em linux, o Enemy Territory:Quake Wars está previsto que tenha uma versão linux (vi na wikipedia),

encontrei agora na wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_games
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_co ... inux_games
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_pr ... inux_games

Como instalar alguns jogos com o wine:
http://wiki.jswindle.com/index.php/Wine_Games

Se pesquisares sobre jogos e linux no google encontram-se vários sites dedicados a este tema.

Ah, ja agora tou a jogar um jogo chamado planeshift que é um MMORPG open-source que está em pré-alpha-beta-gama (assim tão incompleto !), mas com uma comunidade online exemplar, que joga para o role-playing e não para alcançar ranks ou estatuto,
E para mim que sou curioso é espectacular ver a evolução na construção de um jogo. Acho que já falaram dele aqui no forum?

Já agora alguém sabe se a Sony manteve a ideia de trazer linux no disco da PS3? (não que eu a vá comprar, seja como for as outras também vão ter de certeza e eu já tenho 2 PC's não preciso de mais 1)

Death Crow, Boa Sorte na tua aventura Open-Source



:D
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Re: Jogos linux

Mensagem por Warhead » sábado 30 set 2006, 16:21

Still life Escreveu:O Savage 1 e 2, Doom 3, Quake 4, Wolfenstein: Enemy Territory e Unreal Tournament acho que funcionam em linux, o Enemy Territory:Quake Wars está previsto que tenha uma versão linux (vi na wikipedia),

encontrei agora na wikipedia:
http://en.wikipedia.org/wiki/Linux_games
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_co ... inux_games
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_pr ... inux_games

Como instalar alguns jogos com o wine:
http://wiki.jswindle.com/index.php/Wine_Games

Se pesquisares sobre jogos e linux no google encontram-se vários sites dedicados a este tema.

Ah, ja agora tou a jogar um jogo chamado planeshift que é um MMORPG open-source que está em pré-alpha-beta-gama (assim tão incompleto !), mas com uma comunidade online exemplar, que joga para o role-playing e não para alcançar ranks ou estatuto,
E para mim que sou curioso é espectacular ver a evolução na construção de um jogo. Acho que já falaram dele aqui no forum?

Já agora alguém sabe se a Sony manteve a ideia de trazer linux no disco da PS3? (não que eu a vá comprar, seja como for as outras também vão ter de certeza e eu já tenho 2 PC's não preciso de mais 1)

Death Crow, Boa Sorte na tua aventura Open-Source



:D
Existe um programa chamado cedega que possibilita jogar quase todos os jogos em linux.
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Cedega

Mensagem por Still life » sábado 30 set 2006, 22:36

Mas o cedega é pago, (55 E anualmente, acho eu, para continuares a ter acesso ás novas versões) o que apesar de ser justo pelo trabalho que eles fazem, destoa um bocado num sistema em que quase tudo é gratuito e livre, é um jogo a menos por ano!
»Imagem«
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Jogos linux

Mensagem por Newtomic » domingo 01 out 2006, 2:02

Warhead Escreveu:Existe um programa chamado cedega que possibilita jogar quase todos os jogos em linux.
Eu gostaria de perguntar a alguem de vós k seja +/- entendido na matéria... Correr os jogos mediante esses proguy's em Linux os jogos tem o mesmo suporte, isto é:
- O DirectX funciona correctamente?
- Existe decréscimos na performance ou não?
- O jogo suporta direct-imput's e isso como se fosse o windows?
- Todas as funções funcionam na perfeição, ou existem alguns problemas?
desde já o meu Obrigado! [:)]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Still life
Senior
Mensagens: 117
Registado: terça 07 fev 2006, 17:42
Localização: Lisboa

Mensagem por Still life » domingo 01 out 2006, 11:34

Newtomic eu não sou de modo nenhum um entendido,
mas o que te posso dizer é que varia com o jogo, eles estão sempre a acrescentar suporte a novos jogos e a melhorar o suporte aos jogos que já existem.
Por exemplo á quem diga que consegue jogar melhor Counter Strike no cedega do que no windows (provavelmente é um exagero!) mas jogos novos como Oblivion ainda não correm sem problemas (neste caso é preciso o oldblivion).

Podes ver a compatibilidade e problemas para vários jogos aqui
=> http://cedegawiki.sweetleafstudios.com/wiki/Main_Page
Responder