OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%
 
Total de votos: 24
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » segunda 12 jun 2006, 23:44

Eu meto me para aqui a a ler os vossos posts e a pesquisar, mas no final pareco um burro a olhar para um palacio lol, como eh que voces conseguiram uma experiencia tao grande em hardware e/ou software? Diguem ke eh para eu seguir os vossos passos. :D

*Fica(em) bem :D


PS: Eh uma piada :D nao levem asserio! Eh um verbo, e eu estou a escrever em portugues, so no problem :D
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 13 jun 2006, 0:44

Knight Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Tá fixe Newt, deu para perceber bem :wink: O meu multiplicador é 11 por isso dá para aplicar isso. Quando tiver tempo vou ver até onde é que posso ir sem "puxar muito a corda" :wink:
Também já tive a tentar melhorar a performance da minha gráfica mas pelo que percebi as radeon 9200 estão "bloqueadas" e tem que se usar um prog todo manhoso [:p] Já tentei, mas quando vou para o jogo parte dele aparece como se tivesse a chover :? Quando tiver paciencia pode ser que dê uma nova oportunidade ao prog.
Mais uma vez obrigado :wink:

caso para dizer...
NEWTOMIC POWER!!! \:D/
Isso pode ser por fazeres overclock a mais. Saca os drivers daqui http://www.techpowerup.com/softmod/downloads.php Estes drivers já estão desbloqueados e podes fazer overclock à vontade. Tira aqui o ATI Tool http://www.techpowerup.com/downloads/Tweaking/ATITool Eu tinha uma 9200 SE e os meus clocks estavam a 240 Mhz de Core e 200 de Memória, em alguns casos tinha um aumento de 30% de performance e não tinha defeitos nenhuns na imagem nem crashes.
thanks. Eu cheguei a sacar esse ATI Tool mas ele avisou-me logo que a minha gráfica não dava para fazer OC, mas se com esses drivers jão dão é mesmo bacano :wink:
Assim que puder tento e depois digo algo :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 13 jun 2006, 10:40

MadnessJonny Escreveu:
Knight Escreveu:
MadnessJonny Escreveu:Tá fixe Newt, deu para perceber bem :wink: O meu multiplicador é 11 por isso dá para aplicar isso. Quando tiver tempo vou ver até onde é que posso ir sem "puxar muito a corda" :wink:
Também já tive a tentar melhorar a performance da minha gráfica mas pelo que percebi as radeon 9200 estão "bloqueadas" e tem que se usar um prog todo manhoso [:p] Já tentei, mas quando vou para o jogo parte dele aparece como se tivesse a chover :? Quando tiver paciencia pode ser que dê uma nova oportunidade ao prog.
Mais uma vez obrigado :wink:

caso para dizer...
NEWTOMIC POWER!!! \:D/
Isso pode ser por fazeres overclock a mais. Saca os drivers daqui http://www.techpowerup.com/softmod/downloads.php Estes drivers já estão desbloqueados e podes fazer overclock à vontade. Tira aqui o ATI Tool http://www.techpowerup.com/downloads/Tweaking/ATITool Eu tinha uma 9200 SE e os meus clocks estavam a 240 Mhz de Core e 200 de Memória, em alguns casos tinha um aumento de 30% de performance e não tinha defeitos nenhuns na imagem nem crashes.
thanks. Eu cheguei a sacar esse ATI Tool mas ele avisou-me logo que a minha gráfica não dava para fazer OC, mas se com esses drivers jão dão é mesmo bacano :wink:
Assim que puder tento e depois digo algo :wink:
Já instalei e a minha gráfica estava a 250 de clock e 200 de memória. Aumentei o clock para 265 (nos 270 e tal ele começou a dar bug) e a memória mantive. Algum concelho ou tá bom assim ?
Thanks :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 13 jun 2006, 10:44

para quem é "leigo" nestas andanças de informatica como eu, gostaria de saber para que serve o overclock e se posso faze-lo com a minha geforce 4 mx 128mb :?
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » terça 13 jun 2006, 12:03

Hunter Escreveu:para quem é "leigo" nestas andanças de informatica como eu, gostaria de saber para que serve o overclock e se posso faze-lo com a minha geforce 4 mx 128mb :?
o OC serve para subires a velocidade de trabalho dos teus componentes mas ao fazeres isto perdes a garantia dos mesmos e limitas o seu tempo de vida já que excedes a caraga e possivelmente a temperatura que estes estão designados para aguentar. Sim podes, mas o over-clock n te passa uma gf4mx para um 6800 como é óbvio
Avatar do Utilizador
Hunter
Hardcore
Mensagens: 2960
Registado: domingo 25 set 2005, 20:38
Localização: Rio Tinto, Porto
Contacto:

Mensagem por Hunter » terça 13 jun 2006, 12:23

Wrong_Killer Escreveu:
Hunter Escreveu:para quem é "leigo" nestas andanças de informatica como eu, gostaria de saber para que serve o overclock e se posso faze-lo com a minha geforce 4 mx 128mb :?
o OC serve para subires a velocidade de trabalho dos teus componentes mas ao fazeres isto perdes a garantia dos mesmos e limitas o seu tempo de vida já que excedes a caraga e possivelmente a temperatura que estes estão designados para aguentar. Sim podes, mas o over-clock n te passa uma gf4mx para um 6800 como é óbvio
mas poderá permitir-me jogar certos jogos com melhor qualidade grafica e sem haver breaks????
A jogar: Final Fantasy XII, God of War II, Devil May Cry 3
A ver: House (II), Lost (III)
A ouvir: Metallica, Evanescence, Rob Zombie, OffSpring
A visitar: Children of Ivalice, Galbadia Hotel , GameSpot
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 13 jun 2006, 16:24

Ora como o prometido é devido, aqui vai a minha configuração. Peço desculpa ao Newt por não poder participar mais.

Processador: Athlon 64 3200+ Skt 939 @ 2200 Mhz (o clock original deste processador é de 2000 Mhz, pois penso que este seja um CPU Venice, embora já não me recorde com exactidão. Não o puxo mais, pois acima dos 225 HTT o meu SouthBridge fica marado e lá se vai o RAID e nem queiram saber o pesadelo que é perder uma Array 0. :lol: )
Motherboard: Asus A8V
Memórias: 2x512MB Kingstone em Dual Chanel. Pretendo comprar mais duas.
Gráfica: XFX GeForce 6600 GT (Sem Overclock, já experimentei puxá-la mas basta-me aumentar os clocks a 10 valores para começar a ter corrupção gráfica, ficando os gráficos a parecerem Puzzles, se alguém souber como resolver esta situação agradecia.)
Som: Creative Audigy 2 Bulk
Monitor: Samsung SyncMaster 793DF de 17''
Colunas: Creative 5.1, modelo já não me recordo
:lol: tá na hora de as trocar.
Rato: Logitech G5
Teclado: Zboard
Leitor de Cartões 22 in 1
Gamepad: Logitech Rumble 2
Phones: 5.1 Trust (A minha pior compra :lol:)

Penso que esteja o essencial. Neste sistema como podem ver o Overclock é quase inexistente, muito por culpa do SouthBridge, comprei memórias da Kingstone a pensar que o poderia puxar como puxei o meu velhinho A64 3000+ Skt 754 que o tinha a funcionar a 2450Mhz isto sem trocar o dissipador de origem. Infelizmente com esta Board não consigo, se algém me puder ajudar, agradeço do fundo do coração.

Vi algures por aqui que se pode desbloquear Pipelines na gráfica como faço isso?
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 13 jun 2006, 16:55

Tenta baixar o multiplicador do HTT para 4x ou 3x.
Deves ter o multiplicador a 5X e com um FSB acima de 225 ficas com um HTT acima de 1125. Nas nforce quando o HTT começa a subir muito acima dos 1000 começa a dar problemas. E não há vantagem em ter um HTT muito alto, pelo menos a nivél de desempenho.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 13 jun 2006, 16:59

Hunter Escreveu:
Wrong_Killer Escreveu:
Hunter Escreveu:para quem é "leigo" nestas andanças de informatica como eu, gostaria de saber para que serve o overclock e se posso faze-lo com a minha geforce 4 mx 128mb :?
o OC serve para subires a velocidade de trabalho dos teus componentes mas ao fazeres isto perdes a garantia dos mesmos e limitas o seu tempo de vida já que excedes a caraga e possivelmente a temperatura que estes estão designados para aguentar. Sim podes, mas o over-clock n te passa uma gf4mx para um 6800 como é óbvio
mas poderá permitir-me jogar certos jogos com melhor qualidade grafica e sem haver breaks????
Não esperes grande coisa de um overclock sem gastar dinheiro e não apostes muito na tua placa gráfica para tirar bons resultados!
A Nvidia tem um fixeiro que adiciona às propriedades da placa gráfica a possibilidade de aumentares o clock da placa. Se alguém o poder disponibilizar agradecia em nome dos que precisam :)

E a resposta à tua pergunta é sim! :)
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » terça 13 jun 2006, 17:37

Winjer Escreveu:Tenta baixar o multiplicador do HTT para 4x ou 3x.
Deves ter o multiplicador a 5X e com um FSB acima de 225 ficas com um HTT acima de 1125. Nas nforce quando o HTT começa a subir muito acima dos 1000 começa a dar problemas. E não há vantagem em ter um HTT muito alto, pelo menos a nivél de desempenho.
Penso que não me expliquei bem. Ao dimunuir o multiplicador para 5x mesmo com um FSB de 225 fico com um clock de 1125 como dizes no processador!!! Ora isso seria muito abaixo até de o de origem. Assim a unica forma que vejo de aumentar a velocidade de relógio do meu processador é aumentar o multiplicador sem alterar o FSB. Infelizmente isso nos Atlhon 64 não é fácil. Bons velhos tempos em que com uma gotinha de cobre se conseguia desbloquear os processadores da AMD.

Por falar nisso para quem tenha um Athlon XP é extremamente fácil desbloquear o multiplicador e transformá-lo num MP. Basta ligar com cobre dois conectores. Só é preciso ter cuidado de não ligar mais nenhum e de saber qual é a versão do vosso processador.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » terça 13 jun 2006, 18:19

LOL [-X [-X

Não estava a falar do multiplicador do CPU. Mas sim do multiplicador do HTT.
São coisas diferentes.
A velocidade do CPU nos A64 ainda é calculada pela multiplicação do FSB pelo multiplicador do CPU.
Só que so dados nos sistemas A64 são comunicados por um BUS especial, o HTT. A velocidade deste bus é a multiplicação do FSB pelo multiplicador do HTT (que vai de 1x a 5x).
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 14 jun 2006, 15:56

---««« Question? »»»---

Pois bem pessoal devem ter reparado k "adicionei" uma perguntinha ao tópico, eu já tenho a minha opinião formada, mas gostava de saber a vossa, e tal como pergunto "Qual escolhias e porkê?" é isso mesmo k keria saber, qual escolhiam e o porke dessa escolha? ;) Espero respostas da vossa parte e votações tambem obrigado por participarem desde já pessoal.

Já agora ficam aki + alguns detalhes sobre cada um dos CPU's em questão.
AMD Athlon 64 FX-57
AMD Athlon 64 X2 Dual-Core 3800+

PS: quando achar oportuno irei dar como terminada esta votação e os resultados ficaram registados no 1º post, depois possivelmente virá existir + perguntas. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 14 jun 2006, 16:14

ICE Escreveu:Memórias: 2x512MB Kingstone em Dual Chanel. Pretendo comprar mais duas.
Não te aconselho NADA! Desde já te aviso, e por experiencia própria, k ter 4 DIMMS de RAM por x's dá uns bugs/issues mt maus/marados, por isso o meu conselho é, vende esses 2 modulos k tens e compra 2x 1GB, por exemplo as "AQUAPC RED 2GB PC4000 DUAL CHANNEL", eu não tenho nenhuma kota na AquaPC, mas já tive oportunidade de as testar juntamente com o NightThunder e realmente são umas memorias EXELENTES, para o $ a k estão, €199,95. Já agora um
link para a página.
ICE Escreveu:Gráfica: XFX GeForce 6600 GT (Sem Overclock, já experimentei puxá-la mas basta-me aumentar os clocks a 10 valores para começar a ter corrupção gráfica, ficando os gráficos a parecerem Puzzles, se alguém souber como resolver esta situação agradecia.)
Não é incomum as XFX virem de fábrica com OC já! Por isso a tua pode ser um destes casos, de qualker forma já experimentaste desblokear os pixel e os vertex shader's? Se ainda não experimenta, podes ganhar um boost significativo sem nenhum OC. ;)
ICE Escreveu:Vi algures por aqui que se pode desbloquear Pipelines na gráfica como faço isso?
Usa o RivaTuner, um proguy k facilmente podes encontrar no "www.guru3d.com" . ;)
Death Crow Escreveu:A Nvidia tem um fixeiro que adiciona às propriedades da placa gráfica a possibilidade de aumentares o clock da placa. Se alguém o poder disponibilizar agradecia em nome dos que precisam :)
Não vou disponibilizar-te nenhum ficheiro, mas vou indicarte um site de onde podes sakar ferramentas pra OC, tanto pra nVidia como pra ATi, e este já o referi umas 3x anteriormente, mas cá vai de novo :lol: Guru3D.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 14 jun 2006, 16:15

Já existem 2 votos, mas infelizmente nenhum post a explicar a razão da votação, era fixe se o fizessem. :( Obrigado! ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quarta 14 jun 2006, 17:04

Votei Athlon FX57.
O motivo é simples: o que eu corro no meu PC mais pesado são os jogos, e os jogos ainda estão pouco ou nada optimizados para dual core. Como o que vai influenciar mais no desempenho acaba por ser a velocidade e relogio e um pouco a cache, a escolha obvia para mim é um FX57.
Responder