OverClock Zone! ''Benchmarks, Tweaks e Companhia''

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Será que a AMD ainda vai a tempo de conseguir recuperar o "trono" na "corrida" dos CPU's à Intel? (em 2007)

- Sim! Vai recuperar o "trono" e vai suplantar largamente a Intel.
3
13%
- Sim! Sem duvida, embora a margem de "vitória" não deva ser muita no final das "contas".
5
21%
- Talvez! Mas tem de trabalhar muito para o conseguir.
5
21%
- Talvez! Mas o "trono" não o ganha, um "empate técnico" julgo ainda ser possível.
4
17%
- Não! A AMD já deveria ter dado alguma resposta, agora já não vai lá tão cedo.
3
13%
- Não! Nem pensar, 2007 será todo ele dominado pela Intel!
3
13%
- ??? Não sei do que estão a falar ???
1
4%

Total de votos: 24
Newtomic
Master
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 04 set 2006, 19:14

sergio Escreveu:...
- Em relação à VGA se é um OC estável é bom mesmo. 8) Mas certifica-te k é realmente estavel, pois OC's acima de 25% nas 5200 não costumam ser assim lá muito estáveis e por x's até produzem artefactos. :D

- O teu CPU é de origem a 133 (FSB) * 4.5 (Multiplicador) ~= 600MHz (Velocidade), o problema do teu PC não aguentar com o FSB a 150MHz não tem nada a haver com o teu CPU, pois este suporta 150 * 4.5 = 675MHz sem quaisquer problemas porke eu já consegui levar um PIII @ 600MHz a quase 700MHz sem nenhum problema e com o Stock-cooler, estás a pensar o k será, e eu digo-te são as tuas RAM's (Memorias SDRAM não DDR) k normalmente funcionam a 100 ou a 133MHz, tb existem algumas antigas k funcionam + lentas e outras tipo especiais k funcionam a 150MHz e até a 200MHz k cheguei a ter umas na mão, mas k nunca as testei.

- Seja como for o assunto RAM é simples, a menos k a tua MB dê pra mexer no FSB do CPU e da RAM independentemente, ou k tenha multiplicadores independentes para a RAM e CPU, algo muitissimo raro nessa altura, o k acontece e k me pareçe estar a acontecer é k ao aumentares a frequencia do FSB estás a aumentar tb a freq das RAM's, ou seja:
* FSB = 133MHz / RAM = 133MHz / CPU = ~600MHz »»» Tudo original.
* FSB = 140MHz / RAM = 140MHz / CPU = 630MHz »»» OC do FSB é suportado pela maioria das MB's e tb por muitos DIM's de RAM, o CPU facilmente atinge esta velocidade sem problemas.
* FSB = 150MHz / RAM = 150MHz / CPU = 675MHz »»» OC do FSB é suportado por algumas MB's, outra ficam instaveis e outras simplesmente não arrancam, mas a tua até pode suportar, este OC em DIM's normais é muito dificil de ser suportado, no CPU até com o cooler de origem ele funciona a 675MHz sem problemas.

Conclusão se as tuas memorias forem "normais" em principio não conseguirás atingir o FSB de 150MHz!
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
DesertStorm
Expert
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02

Mensagem por DesertStorm » terça 05 set 2006, 0:05

* SO = Microsoft Windows XP Home Edition 5.1.2600 (WinXP Retail) + SP2
* DirectX = 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)
* CPU = Intel Pentium 4, 3200 MHz (16 x 200) - 1MB (Cache L2)
* MB = ASRock P4V88+ (5 PCI, 1 AGP, 4 DDR DIMM, Audio, LAN)
* Chip7 = VIA Apollo PT880
* RAM = 512 MB PC3200 DDR + 1 GB PC3200 DDR (2.5-2-2-6 - 2T)
* RAM SPD = 512 MB PC3200 DDR (2.5-3-3-8 @ 200 MHz) + 1 GB PC3200 DDR (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) / (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) / (2.0-2-2-6 @ 133 MHz)
* VGA = MSI FX5600XT (MS-8911) @ GPU = 124 MHz / VRAM = 106 MHz
* RAM timings extra = CAS Latency (CL) 2.5T / RAS To CAS Delay (tRCD) 2T / RAS Precharge (tRP) 2T / RAS Active Time (tRAS) 6T / Row Refresh Cycle Time (tRFC) 12T / Command Rate (CR) 2T / Write Recovery Time (tWR) 3T / Write To Read Delay (tWTR) 2T

1> Diz aki ke o modulo de 512 so trabalha a 200Mhz e o outro trabalha a 200 a 166 e a 133, mas kuando eu vou a bios vejo ke eles estão a trabalhar os 2 a 166Mhz? alguem me sabe dizer como é ke isto acontece e como é ke faço para os por a trabalhar a 200MHZ?o de 512 nao devia de funcionar so a 200?

2> Eu com a tampa aberta tenho uma boa refrigeração, mas fechando a tampa a ventoinha do prossessador vai para 5800 +/- rpm quando o normal sao 3200 rpm mas a temperatura da board do disco e da CPU nao sobe kuase nada( sobe a da cpu 1 ou 2 ºC e as outras ficam iguais). isto é assim ke deveria de acontecer? nao deveria de haver uma subida da temperatura de maneira a haver uma resposta da ventoinha.

3> Diz tb k a minha memoria tem um clock efectivo de 200 e um real de 100. o ke ker dizer cada um destes valores?
e eu tive a ver aki e diz ke a minha memoria (DDR 400) dveria de ter Banda de 3200 Mb/s
e aki diz ke so tenho Banda 1600 Mb/s.

4> Alguem me pode esclarecer estas duvidas?

5> Ja pus tudo num post, desculpem ter feito Dp mas nao fiz 4, so fiz 2, nao sei onde viste os 4.

6> Ja agora se tiverem tempo para ver isto tudo e se virem alguma coisa esquesita (que nao deveria de ser assim) ou ke eu possa melhorar, avizem-me sff.

Brigadão.

editado como keres :)
Última edição por DesertStorm em quarta 06 set 2006, 22:10, editado 5 vezes no total.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 05 set 2006, 0:27

Claro k é + facil, mas se todos fossemos assim por a via do + facil só pra não editar um report ninguém lia ou ajudava ninguém neste fórum, por isso a menos k edites e faças o post decentemente nem seker vou olhar para ele... [xx(]

Já agora Quadruplo post! :shock: Éra mesmo necessário?!

PS: Algum mod por favor k apague plo menos 2 post's é k 3 deles são identicos...
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
sergio
Senior
Registado: quarta 05 mar 2003, 16:59
Localização: could be anywhere, maybe in your back with a knife!

Mensagem por sergio » terça 05 set 2006, 11:30

Newtomic Escreveu:
sergio Escreveu:...
- Em relação à VGA se é um OC estável é bom mesmo. 8) Mas certifica-te k é realmente estavel, pois OC's acima de 25% nas 5200 não costumam ser assim lá muito estáveis e por x's até produzem artefactos. :D

- O teu CPU é de origem a 133 (FSB) * 4.5 (Multiplicador) ~= 600MHz (Velocidade), o problema do teu PC não aguentar com o FSB a 150MHz não tem nada a haver com o teu CPU, pois este suporta 150 * 4.5 = 675MHz sem quaisquer problemas porke eu já consegui levar um PIII @ 600MHz a quase 700MHz sem nenhum problema e com o Stock-cooler, estás a pensar o k será, e eu digo-te são as tuas RAM's (Memorias SDRAM não DDR) k normalmente funcionam a 100 ou a 133MHz, tb existem algumas antigas k funcionam + lentas e outras tipo especiais k funcionam a 150MHz e até a 200MHz k cheguei a ter umas na mão, mas k nunca as testei.

- Seja como for o assunto RAM é simples, a menos k a tua MB dê pra mexer no FSB do CPU e da RAM independentemente, ou k tenha multiplicadores independentes para a RAM e CPU, algo muitissimo raro nessa altura, o k acontece e k me pareçe estar a acontecer é k ao aumentares a frequencia do FSB estás a aumentar tb a freq das RAM's, ou seja:
* FSB = 133MHz / RAM = 133MHz / CPU = ~600MHz »»» Tudo original.
* FSB = 140MHz / RAM = 140MHz / CPU = 630MHz »»» OC do FSB é suportado pela maioria das MB's e tb por muitos DIM's de RAM, o CPU facilmente atinge esta velocidade sem problemas.
* FSB = 150MHz / RAM = 150MHz / CPU = 675MHz »»» OC do FSB é suportado por algumas MB's, outra ficam instaveis e outras simplesmente não arrancam, mas a tua até pode suportar, este OC em DIM's normais é muito dificil de ser suportado, no CPU até com o cooler de origem ele funciona a 675MHz sem problemas.

Conclusão se as tuas memorias forem "normais" em principio não conseguirás atingir o FSB de 150MHz!
:D o OC da grafica e completamente estavel!!! ja corri testes de esforço!! \:D/

kuanto ao FSB, deve ser mesmo isso pk eu tenho tres placas de ram:
->DIMM 64MB 100mhz 16 pinos
->DIMM 128MB 133mhz 16 pinos
->DIMM 256MB 133mhz 32 pinos (nesta so reconhece 128mb)
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quarta 06 set 2006, 17:47

É páh nem era pra responder, mas pronto considera isto como uma abébia da minha parte e espero k não postes + testamentos destes porke muito sinceramente não ajudam nada de nadinha. A não ser a não ter vontade nenhuma de os responder... Seja como for vou editar o teu post pra veres como o poderias ter postado e sinceramente espero k depois o edites.
DesertStorm Escreveu:* SO = Microsoft Windows XP Home Edition 5.1.2600 (WinXP Retail) + SP2
* DirectX = 4.09.00.0904 (DirectX 9.0c)
* CPU = Intel Pentium 4, 3200 MHz (16 x 200) - 1MB (Cache L2)
* MB = ASRock P4V88+ (5 PCI, 1 AGP, 4 DDR DIMM, Audio, LAN)
* Chip7 = VIA Apollo PT880
* RAM = 512 MB PC3200 DDR + 1 GB PC3200 DDR (2.5-2-2-6 - 2T)
* RAM SPD = 512 MB PC3200 DDR (2.5-3-3-8 @ 200 MHz) + 1 GB PC3200 DDR (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) / (2.5-3-3-7 @ 166 MHz) / (2.0-2-2-6 @ 133 MHz)
* VGA = MSI FX5600XT (MS-8911) @ GPU = 124 MHz / VRAM = 106 MHz
* RAM timings extra = CAS Latency (CL) 2.5T / RAS To CAS Delay (tRCD) 2T / RAS Precharge (tRP) 2T / RAS Active Time (tRAS) 6T / Row Refresh Cycle Time (tRFC) 12T / Command Rate (CR) 2T / Write Recovery Time (tWR) 3T / Write To Read Delay (tWTR) 2T

1> Diz aki ke o modulo de 512 so trabalha a 200Mhz e o outro trabalha a 200 a 166 e a 133, mas kuando eu vou a bios vejo ke eles estão a trabalhar os 2 a 166Mhz? alguem me sabe dizer como é ke isto acontece e como é ke faço para os por a trabalhar a 200MHZ?o de 512 nao devia de funcionar so a 200?

2> Eu com a tampa aberta tenho uma boa refrigeração, mas fechando a tampa a ventoinha do prossessador vai para 5800 +/- rpm quando o normal sao 3200 rpm mas a temperatura da board do disco e da CPU nao sobe kuase nada( sobe a da cpu 1 ou 2 ºC e as outras ficam iguais). isto é assim ke deveria de acontecer? nao deveria de haver uma subida da temperatura de maneira a haver uma resposta da ventoinha.

3> Diz tb k a minha memoria tem um clock efectivo de 200 e um real de 100. o ke ker dizer cada um destes valores?
e eu tive a ver aki e diz ke a minha memoria (DDR 400) dveria de ter Banda de 3200 Mb/s
e aki diz ke so tenho Banda 1600 Mb/s.

4> Alguem me pode esclarecer estas duvidas?

5> Ja pus tudo num post, desculpem ter feito Dp mas nao fiz 4, so fiz 2, nao sei onde viste os 4.

6> Ja agora se tiverem tempo para ver isto tudo e se virem alguma coisa esquesita (que nao deveria de ser assim) ou ke eu possa melhorar, avizem-me sff.

Brigadão.
É incrivel a quantidade de M***A k o teu post tem não é verdade? ;) Espero sinceramente k edites o teu post pra ficar assim como o tenho nesta minha suposta verdadeira citação, se não te importares. Seja como for vamos lá às respostas...

re1 Não ai só diz os timings e velocidades SPD das memorias, ou seja as definições Originais das das memorias e não as velocidades a que podem ou não trabalhar. Para meteres as RAM's a funcionarem ambas a 200MHz ou seja a 400MHz na realidade terás de definir isso na BIOS, onde e como já é outra história k não sei porke cada BIOS é um caso +/- isulado, mas se procurares deverá ser num sitio onde tb poderás alterar o valor do FSB, do CPU e isso. ;) É uma questão de procurares, e teres algum cuidado ao alterares o valor. 8)

re2 Ai é k está, a temperatura com a tampa fechada não sobe quase nada porke precisamente o teu cooler está a trabalhar + rápidamente, se ele se mantivesse à mesma velocidade ai sim é k notarias a temperatura a aumentar. ;) O aumento de temperatura dá-se disso podes ter a certeza, e é por isso mesmo é k a fan começa a rodar + rápido, talvez tu é k não consigas notar esse aumento de temperatura porke a fan começa logo a bombar + ar e reduz a temperatura rápidamente, ainda pra + os P4 são CPU's k neste segundo estão a 80ºC e no seguinte a 50ºC por isso não são simples de monotorizar a temperatura sem um programa que a mostre em tempo real. :)

re3 A velocidade a k as tuas memorias estão na realidade a funcionar não o sabes ao certo por o k me dá a entender, para isso podes sempre tentar com o CPUz por exemplo. Depois nessa tabela estão os valores máximos teóricos, algo irreais deixa-me k te diga, pois se realmente tiveres 1600MB/s já é um excelente valor já k a tua configuração não te permite teres as memorias a funcionar em Dual-Channel, aliàs quaisqueres memorias k funcionem a 400MHz DualC e k tenham um valor de 2000MB/s já são boas. Em relação às velocidades reais e efectivas é algo simples, por exemplo já deves ter ouvido falar k o teu CPU tem um FSB efectivo de 800MHz, mas na realidade ele é de apenas 200MHz (x4); nas memorias o caso é o mesmo, só por dizer k no caso das DDR, por exemplo é + assim na generalidade: Memorias a 400MHz = 200MHz (DDR). ;) Não sei se me explikei bem mas pronto. :)

re4 Eu plo menos tentei.

re5 Tinhas 3 post's identicos com as perguntas eu é k pedi a um moderador k apagasse 2 deles, algo k deve ter sido feito entretanto. ;)

re6 Está + k visto, agora espero k edites o teu post e k o metas como eu meti na citação, e espero muito sinceramente k não espetes + relatorios a não ser k estes te sejam realmente pedidos, pois quando keres esclarecer dúvidas aponta algo k interesse para as duvidas em questão, se a informação for a menos certamente te diremos pra nos dizeres + Y ou H sobre o assunto, e assim não fazes um post com 10km! ;)

PS: espero k relamente te tenha sido util e k não fikes lixado comigo, mas acredita k ler dump's não é nada de interessante a não ser mesmo quando andamos na nossa mákina a tentar descobrir uma issue complicada. ;)

Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » quarta 06 set 2006, 22:26

quanto a cena da memoria ja resolvi, era uma cena de campatibilidade das memorias ke eu tinha ke desactivar para elas corrrerem na velocidade maxima, e kuanto á velocidade maxima da memoria fiz o teste no everest e obtive 2900 Mb/s de leitura 1200 Mb/s de escrita.

so mais uma pergunta: sendo a minha ram
1 GB PC3200 DDR (3.0-3-3-8 @ 200 MHz)

eu posso forcar o primeiro valor a trabalhar a 3.0 a 2.0 ou 2.5 ciclos, eu tentei 2.0 e deu um erro de memória, e depois tentei 2.5 e a memória funcionou.
haverá algum problema se a deixar a trabalhar assim sendo ke ela é feita para trabalhar a 3?

nao fico lixado contigo, nao te preocupes, o ke se passa é ke eu ja ando por outros forum ha algum tempo e la o pessoal mete testamentos a vontade e faz DP se der jeito e o pessoal nao liga muito a isso, mas se aki no forum as regras sao essas( e eu acredito ke seja massador ler um post enorme) eu obedeço e cm muito gosto. so nao estava era avisado.( eu sei ke devia de ler as regras ai em algum lado :oops: por isso peço desculpa)

Obrigado por responderes.
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 07 set 2006, 0:44

DesertStorm Escreveu:so mais uma pergunta: sendo a minha ram
1 GB PC3200 DDR (3.0-3-3-8 @ 200 MHz)

eu posso forcar o primeiro valor a trabalhar a 3.0 a 2.0 ou 2.5 ciclos, eu tentei 2.0 e deu um erro de memória, e depois tentei 2.5 e a memória funcionou.
haverá algum problema se a deixar a trabalhar assim sendo ke ela é feita para trabalhar a 3?
Podes sim, mas nota k podes ter a memoria instavel sem o saberes, para aferires isso como deve de ser aconselho a usar MemTest ou então o Prime95 -> em Blend + uns 4 SuperPI ao mesmo tempo. ;) E no Prime95 tens de deixar passar plo menos umas 6 ou até + horas. ;)
DesertStorm Escreveu:nao fico lixado contigo, nao te preocupes, o ke se passa é ke eu ja ando por outros forum ha algum tempo e la o pessoal mete testamentos a vontade e faz DP se der jeito e o pessoal nao liga muito a isso, mas se aki no forum as regras sao essas( e eu acredito ke seja massador ler um post enorme) eu obedeço e cm muito gosto. so nao estava era avisado.( eu sei ke devia de ler as regras ai em algum lado :oops: por isso peço desculpa)

Obrigado por responderes.
No problem, e neste fórum não existe o problema de grandes testamentos, mas pensa um pouco se o pessoal for todo a postar dump's por aki o ppl k sabe pura e simplesmente deixa de responder, porke já estar a responder é bom porke está a tentar ajudar, agora se pra tentar ajudar tem antes de perder "10 minutos" a ler achas k lhe dá vontade de ajudar? ;)

Imagem
Winjer
Expert
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32

Mensagem por Winjer » sexta 08 set 2006, 22:42

Um dos meus objectivos deste ano para o meu PC era o de mudar para um Dual Core. Tal objectivo foi cumprido quinta feira passada.
Como a minha MB é para socket 939 e DDR1, e para não ter de gastar muito mais no resto do sistema dicidi comprar um X2 3800+ com o core Manchester.

Mal o instalei o primeiro problema com que deparei foi que a MB só me deixava dar no maximo 1.35 volts, que é pouco comparado com o vcore default deste CPU (1.31v).
Fiquei logo receoso que isto me fosse limitar no overclock. E foi isso que aconteceu, mas não foi tão grave quanto pensava.

Nota: Este CPU, veio novo da loja e não esteve na velocidade de origem nem meia hora. Para mim um CPU sem OC não é um CPU. :mrgreen:

Com um vcore tão baixo meti logo a 1.35v e não pensei mais na voltagem. A partir daqui foi andar sempre a aumentar o FSB até encontrar um limite de instabilidade.
Desejoso como estava de ver até onde o conseguia puxar, e sabendo como fazer um clear cmos, comecei a fazer aumentos á macho :mrgreen: . Foi logo de 10 em 10 no FSB, o que com um multiplicador de 10 significa que estava a aumentar a velocidade do CPU de 100 em 100Mhz.
Tendo conciência que o vcore ia ser limitativo pensei logo: " Se isto der 2400Mhz já é bom, com um pouco de sorte vai aos 2500Mhz".
E lá fui a aumentar......2100....no problem......2200.......tudo bem......2300.......tudo perfeitinho......2400......ainda sem problemas.......2500......comecei a ficar um pouco convencido........logo mais OC á macho :twisted: ........directo para 2700......consegui fazer o boot até ao windows......all right............corro um super pi e uns 5 minutos de prime95........nem um erro..........agora desconfiava de que tinha um bom CPU para OC............happy days..........mas não fiquei por aqui.......2800.......começa a carregar o windows..............BSOD..........instabilidade.....e da forte......de volta aos 2700.
Durante a noite para testar a estabilidade a um nivél mais elevado atirei-lhe com 2 torture tests de Prime95, um para cada core, ficando os cores a 100%. Correu durante 10 horas e não deu um unico erro. Este teste tambem serviu para burn-in, mas mesmo isto não permitiu depois por o CPU a 2800Mhz.

Imagem
Uma imagem dele a 2700Mhz.

O segundo problema foi que as minhas memorias não se dão bem com velocidades acima das default (200Mhz X 2 = 400Mhz) e por isso tive de meter um divisor. Com um FSB de 270 e um divisor de 133 significa que as memorias estão a 180Mhz X 2 = 360Mhz. Então se não consigo aumentar a velocidade da memoria dicidi apertar os timmings delas. Por default elas correm a 3-3-3-8 (sim são rascas, mas n dão erros e foram baratas 8) ) mas a 360Mhz consegui por timmings de 2.5-3-3-6. Tendo em conta que o A64 benificia muito mais de timmings apertados que de altos FSB até que nem é mau.

O proximo passo é fazer um voltmod para poder dar um pouco mais de voltagem ao CPU. Mas para isso tenho de arranjar uma caneta conductora, pois não me apetece andar com soldas em cima da motherboard.
Com mais voltagem creio que o consiga por sem problemas a 2800Mhz, e não me admirava muito se fosse atá aos 3000Mhz [-o<

Espero que tenham gostado deste descritivo do meu primeiro contacto com um A64 X2 e de como lhe fiz overclock. Se tiverem alguma duvida é só perguntarem.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
ZheadShot
Expert
Registado: terça 31 jan 2006, 17:55

Mensagem por ZheadShot » sexta 08 set 2006, 23:13

Tchiii. grande parte disso para mim é chines mas ainda que vou percebendo mais ou menos as coisas. nem quero imaginar o que conseguirias fazer com a minha sucata... até fumegava :lol:

isso foi uma descriçao bastante detalhada, vejo que andas empenhado nisso. boa sorte pros 3Ghz eh eh
Imagem
Imagem
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » sexta 08 set 2006, 23:14

Eu tb apanhei o "comboio" do dual-core. Mas sou um nabo no OC e apanhei uma mobo que me limita as memorias a nivel de voltagens, mas em stock está perfeitamente estavel.
A grafica porem é um forno, perto dos 85graus apos jogatana valente.
È complicado trocar o cooler da grafica? Requer algum conhecimento ou cuidado especial?
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » sexta 08 set 2006, 23:28

pedropaulo Escreveu:Eu tb apanhei o "comboio" do dual-core. Mas sou um nabo no OC e apanhei uma mobo que me limita as memorias a nivel de voltagens, mas em stock está perfeitamente estavel.
A grafica porem é um forno, perto dos 85graus apos jogatana valente.
È complicado trocar o cooler da grafica? Requer algum conhecimento ou cuidado especial?
85ºC numa grafica não é motivo de grande preocupação. As placas graficas são feitas para suportar temperaturas muito superiores aos CPUs, chegando a suportar temperaturas perto dos 100ºC. Claro que temperaturas destas não são muito saudaveis para um GPU, diminuindo o tempo de vida.
Mudar o cooler de uma grafica é facil, mas tambem depende da grafica que tens e do cooler que vais colocar. Mas actualmente é um processo quase tão facil como mudar o cooler a um CPU. Além disso os coolers trazem um manual a explicar a colocação. Os unicos cuidados são o de não dobrar a placa, evitando causar danos, e caso se use uma pasta termica com prata (que é conductora) evitar deixar escorrer para fora da area de contacto entre o GPU e o cooler, evitando causar curtos circuitos nos componentes vizinhos.
Se precisares de ajuda no OC podes contar com a minha ajuda. :wink:
ZheadShot Escreveu:Tchiii. grande parte disso para mim é chines mas ainda que vou percebendo mais ou menos as coisas. nem quero imaginar o que conseguirias fazer com a minha sucata... até fumegava Laughing

isso foi uma descriçao bastante detalhada, vejo que andas empenhado nisso. boa sorte pros 3Ghz eh eh
O que não perceberes pergunta que eu explico, sem problemas. 8)
Imagem
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 09 set 2006, 0:35

@ Winjer
Bem isso é muito bom, já agora o k é k usas pra cooldown no CPU WC ou AC?
Sim este CPU com 1.35v dá-se muito bem plo menos até 2650 sem problemas, eu até poderia por o meu a 2700MHz mas assim como está tenho as memorias a 530 e com ele a 2700 teria de as baixar porke não ficam estáveis nos timmings k tenho. Seja como for acho k a sorte não esteve do meu lado em relação ao meu CPU, pois já vi vários X2 3800+ a chegarem aos 2800 sem problemas e o meu por + voltagem k lhe meta fica sempre instavel... :(

Já agora no Prime95 pra testares a 100% os X2 convem usares 4 Primes, 2 por cada core, um em blend e outro em maximum heat em cada 1 dos cores.
Outra coisa tem atenção ao SuperPI, pois mt's x's nos X2 mesmo com a memoria instavel ele faz 1 e mesmo 2 completos sem problemas. Eu pra o testar mesmo a 100% faço sempre 4 ao mesmo tempo cada um com 2M! :mrgreen:

PS: benvindo ao D-core. ;)

PS2: pedropaulo benvindo tb! :D

Imagem
DesertStorm
Expert

Mensagem por DesertStorm » sábado 09 set 2006, 22:54

Eu vejo no CPU-Z a voltagem do meu processador a variar muito entre 1,29V e 1,38V. isto é normal?
Winjer
Expert

Mensagem por Winjer » segunda 11 set 2006, 11:47

DesertStorm Escreveu:Eu vejo no CPU-Z a voltagem do meu processador a variar muito entre 1,29V e 1,38V. isto é normal?
É normal que haja variações na voltagem do CPU, mas não assim tanto.
Das duas uma: ou a bios está a ler mal a voltagem ou tens algum problema com a alimentação.
Que fonte tens? E que voltagem está definida na BIOS para o CPU?
Imagem
Newtomic
Master
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 11 set 2006, 12:41

Winjer Escreveu:
DesertStorm Escreveu:Eu vejo no CPU-Z a voltagem do meu processador a variar muito entre 1,29V e 1,38V. isto é normal?
É normal que haja variações na voltagem do CPU, mas não assim tanto.
Das duas uma: ou a bios está a ler mal a voltagem ou tens algum problema com a alimentação.
Que fonte tens? E que voltagem está definida na BIOS para o CPU?
Nota: tb pode ser por ter alguma definição de OC automatico/inteligente ligada na BIOS. ;)

PS: Winjer não me respondeste ao meu outro post... :|

Imagem
Responder