Placas Gráficas

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » segunda 02 out 2006, 9:28

pedropaulo Escreveu:Sou só eu a achar ridiculo esta galopada das nova placas?
Não, eu também acho, mas aquilo cheira-me mais a GPU's duplos :-k E aquilo da ATI ter 64 pipes reais? :-k
ICE Escreveu:Consumos energeticos elevadissimos, arrefecimento a agua, tamanhos quase biblicos, de certeza que a ar devem fazer um barulho enorme....
O tamanho nem é tão grande assim... :-k Lembro-me de haver uma placa da série 7 que media 32cm ou assim...
ICE Escreveu:Quae tal seguir a via dos CPU´s?
Optimizar a arquitectura? Menos consumo, calor, barulho...
E já agora preços em condições que mesmo agora uma placa decente não custa menos de 200E.
Pois, com um bicho daqueles é natural que custe muito mais... :-k
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 02 out 2006, 12:47

pedropaulo Escreveu:Sou só eu a achar ridiculo esta galopada das nova placas? Consumos energeticos elevadissimos, arrefecimento a agua, tamanhos quase biblicos, de certeza que a ar devem fazer um barulho enorme....
Quae tal seguir a via dos CPU´s?
Optimizar a arquitectura? Menos consumo, calor, barulho...
E já agora preços em condições que mesmo agora uma placa decente não custa menos de 200E.
Concordo quase plenamente... :|
O tamanho é completamente ABSURDICO, mas isso já o acho à bastante tempo, desde as GeForce 4 Ti k acho k o tamanho das VGA's é absurdicamente grande, nestas ultimas os seus consumos tb o acho demasiado elevado, com o SLI então ainda +, e estas novas é k são mesmo uns "monstros" bolas o tamanho é mesmo absurdo! Mas isso já na 7950GX2 o é, no entanto o barulho não é assim tão elevado quanto o k possas pensar, basta pensares k 3fans de 120mm (silenciosas) fazem + barulho k uma 7950GX2. :?
Em relação a seguirem o caminho do CPU's depende de k CPU's estás a falar, ou já te eskeceste dos consumos absurdicos da arquitectura P4? :)

@ Morbus páh esse quotes #-o OMG estás mesmo mal! [xx(]
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » segunda 02 out 2006, 19:04

E ainda não sabem da melhor parte: o que se ouve é que tanto o G80 como o R600 vão ter energia externa, tipo um transformador.

Enquanto os fabricantes de placas conseguírem produzir chips desta forma, sem ter em grande conta a eficiência, vão continuar. E foi isto que a Intel fez com o P4. Enquanto deu para puxar os Mhz para cima, continuou, mas quando bateu na barreira do calor e da perda elevada de electrões teve de repensar a sua estratégia...o resultado foi voltar ao Pentium 3 e criar o Core Duo.
A justificação dos fabricantes de placas é que para o High End vale tudo, desde que dê vantagem sobre o rival.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » terça 03 out 2006, 10:09

Bahhh isso de ter transformador externo já começa a roçar o ridiculo, porke tipo até pode ser k assim dessa forma se consiga "poupar" a Fonte, mas teremos então de ter uma UPS faz favor. :|
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Specs finais das Geforce 8800

Mensagem por Winjer » quinta 05 out 2006, 8:31

he GeForce 8800 comes in two flavors, which we will get into more detail about over the course of the next few days. Both cards are dual-slot PCIe cards measuring a little less than nine inches in length. The first card, the GeForce 8800GTX, is the full blown G80 experience. The GeForce 8800GTS is a cut down version of the first.

The marketing material included with the card claims NVIDIA requires at least a 450W power supply for a single GeForce 8800GTX, and 400W for the 8800GTS. Top tier vendors in Taiwan have already confirmed with DailyTech that GeForce 8800 cards in SLI mode will likely carry a power supply "recommendation" of 800W. NVIDIA's GeForce 7950GX2, currently the company's top performing video card, carries a recommendation of 400W to run the card in single-card mode.
Pelos vistos os consumos de energia não vão ser assim tão astronomicos quanto se temia. Apesar de serem superiores ás geforce da serie 7000, estão ao nível dos consumos das series 6000. Pelo menos isto já é uma boa noticia.
NVIDIA’s GeForce 8800GTX will be the flagship product. The core clock will be factory clocked at 575 MHz. All GeForce 8800GTX cards will be equipped with 768MB of GDDR3 memory, to be clocked at 900 MHz. The GeForce 8800GTX will also have a 384-bit memory interface and deliver 86GB/second of memory bandwidth. GeForce 8800GTX graphics cards are equipped with 128 unified shaders clocked at 1350 MHz. The theoretical texture fill-rate is around 38.4 billion pixels per second.

Slotted right below the GeForce 8800GTX is the slightly cut-down GeForce 8800GTS. These graphics cards will have a G80 GPU clocked at a slower 500 MHz. The memory configuration for GeForce 8800GTS cards slightly differ from the GeForce 8800GTX. GeForce 8800GTS cards will be equipped with 640MB of GDDR3 graphics memory clocked at 900 MHz. The memory interface is reduced to 320-bit and overall memory bandwidth is 64GB/second. There will be fewer unified shaders with GeForce 8800GTS graphics cards. 96 unified shaders clocked at 1200 MHz are available on GeForce 8800GTS graphics cards.
Então temos a 8800GTX no topo com:
-GPU a 575Mhz
-768Mb (este numero estranho de memoria tem a ver com o uso da interface de 256bits + 128bits)
-GDDR3 a 900Mhz num bus de 384 bits (256+128), resultando numa memory bandwidth de 86Gb por segundo
-128 unified shaders com a velocidade de 1350mhz

depois temos a 8800GTS
-GPU a 500Mhz
-680Mb de GDDR3 a 900Mhz num interface de 320bits e com uma memori bandwidth de 64Gb por segundo
-96 unified shaders a 1200Mhz

Estas placas deverão estar disponiveis nas lojas na segunda semana de Novembro...mesmo a tempo de uma prenda de Natal :D
Pelas especificações estas placas parecem monstros de desempenho (não só de tamanho). Mas como se trata de uma arquitectura nova o melhor é esperar para ver algumas reviews.

Pessoalmente não me vou meter numa placa destas sem antes ver o que a ATI faz com o R600.

Consumos de energia
Especificações finais
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 05 out 2006, 9:57

Numeros, tecnicos, impressionantes.
Quero mesmo é ver reviews, não que importe muito só devo trocar de grafica para o Crysis e só depois de ver as diferenças entre DX9 eDX10.
Pois mas para jogar o Crysis em DX10 tb tenho de comprar o Vista.
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 05 out 2006, 10:29

E ainda não acabou :D
With the release of the G80, NVIDIA will also release a new engine dubbed Quantum physics engine. Quantum Effects Technology is similar (at least in spirit) to NVIDIA's PureVideo Technology -- a dedicated layer on the GPU for physics calculations. A few documents alluding to this new engine appeared on public FTP mirrors late last week.

Quantum utilizes some of the shaders from NVIDIA's G80 processor specifically for physics calculations. Physics calculations on GPUs are nothing new; ATI totes similar technology for its Stream Computing initiative and for the Triple Play physics.
Fonte

Mais um prego no caixão da Ageia...................talvez.
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Re: Specs finais das Geforce 8800

Mensagem por Newtomic » quinta 05 out 2006, 11:53

Winjer Escreveu:Então temos a 8800GTX no topo com:
-GPU a 575Mhz
-768Mb (este numero estranho de memoria tem a ver com o uso da interface de 256bits + 128bits)
-GDDR3 a 900Mhz num bus de 384 bits (256+128), resultando numa memory bandwidth de 86Gb por segundo
-128 unified shaders com a velocidade de 1350mhz

depois temos a 8800GTS
-GPU a 500Mhz
-680Mb de GDDR3 a 900Mhz num interface de 320bits e com uma memori bandwidth de 64Gb por segundo
-96 unified shaders a 1200Mhz
Ou seja então temos a GTX com na realidade, 512MB @ 256bits + 256MB @ 128bits, resultando em 768MB @ 384bits; E temos a GTS com 512MB @ 256bits + ???168MB??? :-s @ 64bits?, resultando em 680MB @ 320bits? Será mesmo não será antes a GTS com 512MB @ 256bits + 128MB @ 64bits, resultando em 640MB @ 320bits? :?

Seja como for até a versão GTS deve ser uma bomba, no entanto é um cortem bem grandito, não tanto pela velocidade do GPU, mas passar de 128 para 96 ainda é uma diferença bem grandita nos shader's, já pra não falar no decréscimo da velocidade. Mas a ver vamos depois quando elas chegarem. :|

Eu pessoalmente não devo comprar uma nova VGA tão cedo, até porke a minha desvalorizou imenso e mesmo k a vendesse não seria por muito, alem disso creio k a técnologia DX10 ainda agora está a chegar e como tem vindo a ser habitual quando chegam novas tecnologias as VGA's não são tão performantes quanto o k seria de esperar nessa mesma tecnologia, veja-se por exemplo o caso das FX com os shader's 3.0 e até mesmo as séries 6xxx da nVidia não são propriamente brilhantes em shader's 3.0, só as 7xxx essas sim é k se pode dizer k "manejam" bem os shader's 3.0. 8) (ina tantos shader's :mrgreen:)
Winjer Escreveu:E ainda não acabou :D
With the release of the G80, NVIDIA will also release a new engine dubbed Quantum physics engine. Quantum Effects Technology is similar (at least in spirit) to NVIDIA's PureVideo Technology -- a dedicated layer on the GPU for physics calculations. A few documents alluding to this new engine appeared on public FTP mirrors late last week.

Quantum utilizes some of the shaders from NVIDIA's G80 processor specifically for physics calculations. Physics calculations on GPUs are nothing new; ATI totes similar technology for its Stream Computing initiative and for the Triple Play physics.
Fonte

Mais um prego no caixão da Ageia...................talvez.
A ver vamos, eu pessoalmente não é por ser contra ou a favor, mas era bom k isto resultasse, pois muito sinceramente acho k é um absurdo andar-se a investir em cada x + e + placas dedicadas a isto e aquilo, por isso se as VGA's conseguirem dar conta do recado tanto melhor. 8)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » quinta 05 out 2006, 12:24

Eu acho bem que a Ageia morra e bem depressa. Porque se a moda pegar daqui a nada temos placas para renderizar as caras, outras os cabelos, outras o céu, outras para simular o vento. Bah!
hax face
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » quinta 05 out 2006, 12:46

Chris Escreveu:Eu acho bem que a Ageia morra e bem depressa. Porque se a moda pegar daqui a nada temos placas para renderizar as caras, outras os cabelos, outras o céu, outras para simular o vento. Bah!
LOL :mrgreen: é que só faltava mais essa. :mrgreen:
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

G80 no 3Dmark

Mensagem por Winjer » domingo 08 out 2006, 16:46

No mesmo site onde apareceram as primeiras imagens do G80 surgem agora números do desempenho do G80 no 3Dmark05 e 06.
O CPU usado foi um Conroe E6600 a 3.6GHz (400*9)
As drivers ainda não são as finais, por isso ainda há espaço para aumento de desempenho.

No 3Dmark05 o G80 obtém resultados na casa dos 19xxx
No 3Dmark06 obtém resultados na casa dos 12xxx

Fonte

A questão é que não se sabe se este G80 é a GTX ou a GTS. Mas mesmo assim não deve ser dificil ultrapassar os 20000 no 3dmark05
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
DesertStorm
Expert
Mensagens: 1477
Registado: domingo 19 fev 2006, 23:02
Localização: Aveiro

Mensagem por DesertStorm » domingo 08 out 2006, 17:41

Newtomic Escreveu: A ver vamos, eu pessoalmente não é por ser contra ou a favor, mas era bom k isto resultasse, pois muito sinceramente acho k é um absurdo andar-se a investir em cada x + e + placas dedicadas a isto e aquilo, por isso se as VGA's conseguirem dar conta do recado tanto melhor. 8)
assim como o pessoal prefere uma gráfica "normal" em vez de uma onboard, tambem vai preferir o sistema ke lhe der melhor desempenho, e ja reparaste que kuanto mais modular for um PC, mais pratico é para fazer upgreats.
Chris Escreveu:Eu acho bem que a Ageia morra e bem depressa. Porque se a moda pegar daqui a nada temos placas para renderizar as caras, outras os cabelos, outras o céu, outras para simular o vento. Bah!
e as boards tinham 2 metros para conter tantas slots.

isso tudo tem a haver com fisica, para optimizar a fizica desses componentes é preciso é ke a placa se torne cada vez mais potente
P4 3,2 HT
1 GB ram DDR400
XFX 6800 Extream 256 Mb 128 Bits
ASROCK P4V88+
Seageat 120 GB 7200 RPM(ou parecido)
Q-TEC PSU 650W Triple fan 24P
Avatar do Utilizador
Morbus
Master
Mensagens: 7635
Registado: terça 13 dez 2005, 11:17
Localização: Maia, Porto
Contacto:

Mensagem por Morbus » domingo 08 out 2006, 18:05

O vosso porblema é o problema da maioria das pessoas. Estamos no princípio rapazes. É bom que isto comece a haver coisas assim, placas extras e tal, porque é sinal que o tempo em que as placas gráficas fazem isso tudo está para vir. Quando apareceu o 3D também não era preciso uma placa específica ou coisa assim? É natural que estas coisas aconteçam, ao fim e ao cabo, ainda não está para perto o tal motor baseado exclusivamente em partículas que "encomendei" há uns tempos :mrgreen:

Vocês ides ser capazes de ver o barro dos tijos da cúpula da casa branca, ides poder arranhar as paredes e ver o estuque a cair, contar os grãos de arroz de um prato e coisas assim. Mas não se ponham com coisas com os custos de produção. Uma vez atinjodo esse estado de arte não há mais nada a fazer que usar vários jogos o mesmo motor gráfico. Claro que o motor tem que ser bem feito, mas eu acredito mesmo que um dia isso vai ser feito, não só (e muito menos) para os jogos, mas para todos em geral.
Há falta de água no mundo? A guerra alastrou a todo o globo? Tenho uma unha encravada? Só há uma solução: FORMAT C: - by SoRHunter
Eu digo mal de jogos que nunca joguei e dos quais não conheço nada. - foi o Bu77erCup242 que me disse
Para que raio queres tu uma namorada linda e inteligente? O que interessa é ter EDRAM... - by Chris

_____________________________________________________________________________________

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Winjer
Expert
Mensagens: 1300
Registado: segunda 03 fev 2003, 21:32
Localização: Santo Tirso

Mensagem por Winjer » sexta 27 out 2006, 13:24

Uma boa noticia para quem ainda tem um sistema AGP:
At least one add-in board manufacturing partner of ATI Technologies, a leading supplier of graphics processors, is planning to begin shipments of graphics cards for accelerated graphics port (AGP) bus that are based on the company’s latest Radeon X1950 Pro graphics processing unit.

Several online stores are currently taking orders on GeCube Radeon X1950 Pro for AGP 8x bus graphics cards. The novelty has the same specifications as its PCI Express counterpart: it has fully fledged Radeon X1950 Pro chip onboard, 256MB of GDDR3 memory, two DVI outputs and so on. Given that the code-named RV570 graphics processing unit (GPU) was designed to work with PCI Express bus, the new board is equipped with a special bridge chip to “converts” PCI Express signals into AGP signals.

UK-based Overclockers.co.uk online store is currently offering GeCube Radeon X1950 Pro AGP version for £187.99 ($350) including value added tax (VAT), meanwhile, numerous Germany-based stores offer to preorder the same board for €218 – €242 ($273 - $303).

ATI Technologies said that the AGP 8x version of the Radeon X1950 Pro graphics card was designed by itself and it provided reference designs to the add-in card suppliers. The official recommended price for the part is higher compared to PCI Express version of the product.
Fonte
A Jogar: Final Fantasy XII; Counter Strike Source; God of War 2
A ler: The Saphire Rose
A ver: Bleach; Naruto Shippuuden; Lost; Myth Busters
A ouvir: Dimmu Borgir - In Sorte Diaboli
A traduzir: Kimi ga Nozumo Eien
Imagem
Avatar do Utilizador
ricky_insane
Veteran
Mensagens: 635
Registado: terça 24 out 2006, 9:50

Mensagem por ricky_insane » terça 31 out 2006, 10:38

Eu tenho uma xfx GeForce 7600 GT e tenho uma dúvida que gostava de ver respondida. Eu instalo sempre os drivers que vêm no DVD Megascore, mas ao ir à página da XFX reparei que eles também têm um pacote de drivers no site.
Eu queria saber se são drivers especificas para as placas gráficas xfx ou se são iguais aquelas que a MegaScore distribui.
A jogar: Resident Evil 4; Serious Sam
A ver: Bleak House; Death Note; That 70s Show
A ler: A Irmandade do Santo Sudário (boring)
A ouvir: Saturnus; Silentium; Theatre of Tragedy
Responder