Dúvidas

Para todos os problemas de software, hardware ou outros

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 29 jun 2006, 0:27

pedropaulo Escreveu:Obrigado;)
Mas eis que agora, fui avisado que os discos SATA fazem mais ruido que os IDE. Next question :)
SATA ou IDE? A perfomance justifica a troca? Samsung ou Seagate?
A performance justifica a troca se investires em RAID 0. Em vez de um porque não comprares dois discos sata de metade do espaço pretendido e ligá-los em RAID 0? Na teoria ficas com o dobro da velocidade de acesso, na prática não é bem assim mas não anda longe. Quando vires o windows a formatar 160GB em menos de 30 segundos percebes o porque :lol: .

Certifica-te que a tua motherboard suporta RAID caso contrário terás que comprar uma placa de expansão PCI, neste caso a escolha deverá recair num sistema RAID 0 SCSI.

Se esta for a tua opção aí sim irás precisar de uma diskete com os controladores RAID.

Quanto ao ruido isso é pura especulação eu não ouço os meus discos e mesmo que estes façam barulho são completamente abafados pelas ventoinhas que até são silenciosas. :wink:
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 29 jun 2006, 9:44

Hummm, Raid uma boa opção. A perfomance justifica o investimento em dois discos?
E é seguro a nivel de durabilidade e preservação de dados?
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » quinta 29 jun 2006, 14:33

Death Crow Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Sou o feliz possuidor de um robusto disco de, 40GB!!, é verdade todo ele um prodigio de espaço.
Chegou a altura de mudar para um disco maior e SATA.
Eis a questão tanto quanto sei, que é pouco, preciso de instalar controladores Sata na altura de instalar o disco. Só é possivel faze-lo usando uma diskette ou uma pen usb serve?
Agradecido :)
O Service Pack 2 resolve-te o problema das disquetes. Não é preciso usá-las já que vem resolver esse problema e já suporte discos SATA.
Isso não é bem assim, geralmente depende do Chip k te dá o SATA, muitos deles mesmo com o SP2 necessitam de driver's na altura da instalação do Windows. Por ex chips da Sillicon Image. 8)
pedropaulo Escreveu:Obrigado;)
Mas eis que agora, fui avisado que os discos SATA fazem mais ruido que os IDE. Next question :)
SATA ou IDE? A perfomance justifica a troca? Samsung ou Seagate?
Um disco SATA fazer + barulho k um IDE, depende, mas se forem ambos da mesma marca, capacidade e velocidade isso é treta.
A performançe justifica a troca se a diferença de preço não for muita, k hoje em dia é "quase" nula, ou mesmo inexistente ou até em alguns casos negativa, 3 exemplos práticos:
----- ----- -----
Exemplo: 1
Marca: ?XPTO? (não interessa muito desde k sejam ambas as versões a mesma marca)
Capacidade: 160GB
Velocidade: 7200RPM
Cache: 8MB
Versão SATA: 70€ (preço estimado +/-)
Versão IDE: 65€ (preço estimado +/-)
----- ----- -----
Exemplo: 2
Marca: ?XPTO? (não interessa muito desde k sejam ambas as versões a mesma marca)
Capacidade: 200GB
Velocidade: 7200RPM
Cache: 8MB
Versão SATA: 80€ (preço estimado +/-)
Versão IDE: 80€ (preço estimado +/-)
----- ----- -----
Exemplo: 3
Marca: ?XPTO? (não interessa muito desde k sejam ambas as versões a mesma marca)
Capacidade: 250GB
Velocidade: 7200RPM
Cache: 8MB
Versão SATA: 100€ (preço estimado +/-)
Versão IDE: 90€ (preço estimado +/-)
----- ----- -----
Por isso na minha opinião tudo se resume a uma questão de futuro, e nesse aspecto SATA é a escolha obvia. 8)

Em relação às marcas k enumeras eu diria por experiencia própria:
Samsung, já esteve muito pior do k está hoje em dia, actualmente considero-a uma boa marca.
Seagate, durante algum tempo foi do "best", actualmente já teve melhores dias, mas mesmo assim ainda mt boa.
Conclusão => Seja qual for a "norma" k escolhas certifica-te k o disco tem REALMENTE 8MB de cache e 7200RPM, alguns Seagate não tem 8MB, mas sim 2MB.
Caso vás para IDE não penses muito os Samsung são mt bons e tem preços excelentes.
Caso vás para SATA opta por Seagate, poderá ser um poukinho menos ruidoso.
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » quinta 29 jun 2006, 17:19

pedropaulo Escreveu:Hummm, Raid uma boa opção. A perfomance justifica o investimento em dois discos?
E é seguro a nivel de durabilidade e preservação de dados?
Tem em atenção que se um disco "for ao ar" perdes a informação nos 2 discos.
Há uma opção que é o RAID 1 senão me engano que te permite ter 2 discos a funcionar como 1 espelho. Tudo o que fazes num acontece no outro, uma especie de backup em tempo real já que se um disco se estragar tens as coisas no outro.

Já ouvi falar no RAID 1+0 que supostamente conjuga os 2 RAID's mas não sei se existe mas era bom!
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Mensagem por ICE » quinta 29 jun 2006, 19:01

Death Crow Escreveu:
pedropaulo Escreveu:Hummm, Raid uma boa opção. A perfomance justifica o investimento em dois discos?
E é seguro a nivel de durabilidade e preservação de dados?
Tem em atenção que se um disco "for ao ar" perdes a informação nos 2 discos.
Há uma opção que é o RAID 1 senão me engano que te permite ter 2 discos a funcionar como 1 espelho. Tudo o que fazes num acontece no outro, uma especie de backup em tempo real já que se um disco se estragar tens as coisas no outro.

Já ouvi falar no RAID 1+0 que supostamente conjuga os 2 RAID's mas não sei se existe mas era bom!
Exacto o Raid 1 permite-te fazer backup automático no caso de falha de um disco. No entanto perdes performance e espaço. No RAID 0 terás o total dos dois discos e uma performance bem melhor no Raid um só terás o espaço de um disco o segundo é um mero espelho.

O RAID 1+0, conhecido por RAID 10 não é miragem existe mesmo :wink: , sendo o grande senão o facto de te obrigar a ter 4 discos. Dois em RAID 0 e dois em RAID 1. O que é escrito na Array 0 é copiado na Array 1, no entanto continuas a perder metade do espaço total. Não obstante é a melhor solução performance segurança.

pedropaulo um conselho, não te assustes com a suposta falta de segurança e fiabilidade do RAID 0. Após feita a Array o funcionamento é exactamente igual ao se tivesses um só disco e este só dará problemas se o teu controlador "pifar", ou como no meu caso te puseres a inventar e overclockares de tal forma que o SouthBridge marou. Mesmo assim com um programa de recuperação de dados fui capaz de recuperar mais de 75% dos ficheiros perdidos. Portanto o RAID 0 não só é um excelente investimento ao nível da performance como é tão seguro aos sistemas tradicionais. Se optares pelo RAID 10 terás um sistema rapidissimo e o mais seguro que existe.

Se tiveres disponibilidade não esites adquire um sitema RAID SCSI. Aí sim terás uma performance 3 vezes melhor do que um normal SATA e 2X melhor que Sata's em RAID. Basta dizer que um só disco SCSI é mais rápido que dois SATA em RAID 0.
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

ISP's

Mensagem por Warhead » quinta 29 jun 2006, 21:03

Estou com uma pequena duvida. Bem, o contracto da clix vai acabar, e eu simplemente fartei me de lagar em CS, e a fazer timed outs em serie. O desempenho nao vou mau, mas estas pequenas falhas ja me estragaram matchs historias em Civ IV, WC III nem falo, e CS, bolas, perid ja tanta treino. Mas vamos ao que interessa.

Aqui esta algumas da minhas escolhas ate agora.

OniNet- 5mbps (deve ser 4, nao chega a 5 aqui em Azambuja City), tem um trafego razoavel e um preco muito bom, 30 aerios.

Sapo- 4mbps, tudo ok aqui em Azambuja, por o que tenho ouvido em CS e isso, nao ha problems, mas o trafego eh mau, 4gb so mesmo para fazer downloads de documentos do word, 35 aerios.

Netcabo- 4mbps, eh o que tenho pensado em ter, devido a tv cabo, tem um trafego muito agradavel, mas ouvi dizer que tem bueda problemas, principalmente ca na zonam pk todos os totos de ca usa isto, 35 aerios.

Se nao se importassem, ver se podiam divulgar mais isp, eu sei estes pk tenho a certeza que funcionam ca. Obrigado por me ouvirem.

PS: Nao liguem aos possiveis erros tecnicos ou de escrita.
Avatar do Utilizador
ICE
Expert
Mensagens: 2037
Registado: sábado 18 fev 2006, 13:33
Localização: Leça da Palmeira

Re: ISP's

Mensagem por ICE » quinta 29 jun 2006, 21:17

Warhead Escreveu:Estou com uma pequena duvida. Bem, o contracto da clix vai acabar, e eu simplemente fartei me de lagar em CS, e a fazer timed outs em serie. O desempenho nao vou mau, mas estas pequenas falhas ja me estragaram matchs historias em Civ IV, WC III nem falo, e CS, bolas, perid ja tanta treino. Mas vamos ao que interessa.

Aqui esta algumas da minhas escolhas ate agora.

OniNet- 5mbps (deve ser 4, nao chega a 5 aqui em Azambuja City), tem um trafego razoavel e um preco muito bom, 30 aerios.

Sapo- 4mbps, tudo ok aqui em Azambuja, por o que tenho ouvido em CS e isso, nao ha problems, mas o trafego eh mau, 4gb so mesmo para fazer downloads de documentos do word, 35 aerios.

Netcabo- 4mbps, eh o que tenho pensado em ter, devido a tv cabo, tem um trafego muito agradavel, mas ouvi dizer que tem bueda problemas, principalmente ca na zonam pk todos os totos de ca usa isto, 35 aerios.

Se nao se importassem, ver se podiam divulgar mais isp, eu sei estes pk tenho a certeza que funcionam ca. Obrigado por me ouvirem.

PS: Nao liguem aos possiveis erros tecnicos ou de escrita.
Depende muito da tua zona! Para além desses penso que existam poucos mais. Telepac talvez. O que te posso dizer como experiência pessoal é que no que toca à Netcabo eu estou extremamente agradado. Pago 4 e tenho perto de 8mb e tem-se mantido. Não tenho problemas de Lag e o tráfego é o melhor que se pode oferecer. Nacional ilimitado e internacional 10GB. Não obstante a minha zona é óptima, tendo poucos a ocuparem-me a linha. Mas a Netcabo tem melhorado bastante. Na cidade da Maia uma das principais cidades do Grande Porto um colega meu está na mesmissima situação que eu e aí existe várias pessoas a usarem o mesmo serviço que ele.
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » quinta 29 jun 2006, 22:01

Bem decidi-me por um meio termo.
Comprei um disco SATA e deixei assim em aberto a possibilidade de fazer RAID no futuro. Mas dada a minha inepcia para montar hardware, basta dizer que para colocar a drive de diskettes houve alicates e chaves de diversos tamanhos, alguns palavrões, dois gritos, um soco e 287 parafusos de diversos feitios, não deve ser tão cedo:)
Obrigado pela ajuda;)
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sexta 30 jun 2006, 13:45

Agora eu é que preciso de ajuda.

A minha televisão do quarto morreu! A pobre ainda era pequenina, tinha só 37 cm e era rechonchuda. Agora tou a pensar em adoptar uma modelo da Elite Models, maior e plana. Mas disseram-me para eu comprar uma placa de TV que ficava melhor servido já que podia passar as minhas K7 para dvd o que era bom.

1.Consigo ter tão boa qualidade numa placa de TV como numa TV?
2.Posso ligar a minha PS2 e jogar como se fosse numa TV?
3.era para escrever mais qualquer coisa mas esqueci-me :-k

EDIT: Como tenho um portátil tive a ver esta e esta.
Avatar do Utilizador
Rasga
Senior
Mensagens: 497
Registado: segunda 26 jun 2006, 1:05
Localização: odivelas

Mensagem por Rasga » sexta 30 jun 2006, 14:17

Death Crow Escreveu:Agora eu é que preciso de ajuda.

A minha televisão do quarto morreu! A pobre ainda era pequenina, tinha só 37 cm e era rechonchuda. Agora tou a pensar em adoptar uma modelo da Elite Models, maior e plana. Mas disseram-me para eu comprar uma placa de TV que ficava melhor servido já que podia passar as minhas K7 para dvd o que era bom.

1.Consigo ter tão boa qualidade numa placa de TV como numa TV?
2.Posso ligar a minha PS2 e jogar como se fosse numa TV?
3.era para escrever mais qualquer coisa mas esqueci-me :-k

EDIT: Como tenho um portátil tive a ver esta e esta.
1-Sim eu tenho plca de tv e n tenho razoes para me queixar!
2-não sei eu uso a tv pra isso.
3-eu tambem esquecime qnd lebrar te aviso lol
Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 01 jul 2006, 1:14

Death Crow Escreveu:Já ouvi falar no RAID 1+0 que supostamente conjuga os 2 RAID's mas não sei se existe mas era bom!
Existe e até é relativamente simples de o por em pratica, um exemplo disso é:
4x HDD's 80GB (por exemplo)
HDD A (80GB) + HDD B (80GB) => RAID 0 A (160GB)
HDD C (80GB) + HDD D (80GB) => RAID 0 B (160GB)
RAID 0 A + RAID 0 B => RAID 1 (ou seja um raid 1 de 2 raid's 0)
mas em x dessa solução o chamado Raid 5 é melhor. :|
ICE Escreveu:Exacto o Raid 1 permite-te fazer backup automático no caso de falha de um disco. No entanto perdes performance e espaço. No RAID 0 terás o total dos dois discos e uma performance bem melhor no Raid um só terás o espaço de um disco o segundo é um mero espelho.
Nota k em RAID 1 não perdes qualker performançe, pois os 2 discos vão funcionar como se apenas de 1 se tratasse, ou seja akilo k existe num existe no outro tal e qual, notem k o caso RAID 1 é muitissimo importante quando falamos a nivel de empresas, pois na grande maioria o RAID 1 é um bem essencial, já o RAID 0 é em casos + especificos, eu pessoalmente não aconselho ninguem a ter um RAID 0 se não tiver pelo menos um disco single onde possa por lá a info de back-up + delicada. 8)
ICE Escreveu:Se tiveres disponibilidade não esites adquire um sitema RAID SCSI. Aí sim terás uma performance 3 vezes melhor do que um normal SATA e 2X melhor que Sata's em RAID. Basta dizer que um só disco SCSI é mais rápido que dois SATA em RAID 0.
Ora vamos por pontos:
-1- SCSI (single) é + rápido k um disco SATA, sim sem a menor duvida.
-2- SCSI (single) é + rápido k 2 SATA em RAID 0, depende muito do HDD SCSI k estejamos a falar.
-3- Convem referir k geralmente os HDD's SCSI tem um preço bem acima da média, ou seja não se admirem k um SCSI de capacidade por volta dos 100GB seja + caro k 2 SATAS de 200GB cada!
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Avatar do Utilizador
Cyrax
Master
Mensagens: 5396
Registado: terça 23 mar 2004, 17:30
Localização: Between Heaven and Hell

Mensagem por Cyrax » sábado 01 jul 2006, 12:08

Bem, o portatil do meu irmão está com problemas e honestamente não sei como resolver (qual é a novidade? ) daí que...
Ora bem, segundo o que ele diz, existe lá teclas trocadas, ou seja, carrega na tecla "U" e aparece um 4 em vez do u, e por aí adiante... Alguem sabe o que se passa e como resolver?
Imagem
Imagem
Xbox Live Clan: 4Insignia
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » sábado 01 jul 2006, 12:33

rasga Escreveu:
Death Crow Escreveu:Agora eu é que preciso de ajuda.

A minha televisão do quarto morreu! A pobre ainda era pequenina, tinha só 37 cm e era rechonchuda. Agora tou a pensar em adoptar uma modelo da Elite Models, maior e plana. Mas disseram-me para eu comprar uma placa de TV que ficava melhor servido já que podia passar as minhas K7 para dvd o que era bom.

1.Consigo ter tão boa qualidade numa placa de TV como numa TV?
2.Posso ligar a minha PS2 e jogar como se fosse numa TV?
3.era para escrever mais qualquer coisa mas esqueci-me :-k

EDIT: Como tenho um portátil tive a ver esta e esta.
1-Sim eu tenho plca de tv e n tenho razoes para me queixar!
2-não sei eu uso a tv pra isso.
3-eu tambem esquecime qnd lebrar te aviso lol
Precisava mesmo de saber se dá para jogar PS2 no pc sem ter quebras de rendimento. Tenho que ver uma placa de tv em acção e depois escolho.
Avatar do Utilizador
sergio
Senior
Mensagens: 468
Registado: quarta 05 mar 2003, 16:59
Localização: could be anywhere, maybe in your back with a knife!

Mensagem por sergio » sábado 01 jul 2006, 13:29

eu tenho um problema, k passo a explicar:

-> o meu pc nao reconhece pen drives (e kk outro tipo de dispostitivos de armazenamento por usb), kuando eu ligo uma pen drive no meu pc ele reconhece e mete o icon na task bar, mas dps n aparece nenhuma drive no explorador do windows, sempre k kero aceder a pen tenho k ir - painel de controlo - Ferramenta de admistraçao - computer management.
e apartir dai vou ao disk management e acedo a drive,dps de mudar a letra e tentar aceder duas vezes, ate aki td bem, eu la me vou desenrascando...
eu tenho um epson stylus rx420, esta multifunçoes tem leitor de cartoes de memoria, e acontece o mesmo k acontece com a pen, mas nem apartir do disk management consigo aceder
ja tentei actualizar as drives, mas ele n me deixa, diz k tenho as ultimas actualizaçoes...
alguem me consegue ajudar?

PS: o meu sistema operativo e o WinXP SP2
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » sábado 01 jul 2006, 18:47

Cyrax Escreveu:Bem, o portatil do meu irmão está com problemas e honestamente não sei como resolver (qual é a novidade? ) daí que...
Ora bem, segundo o que ele diz, existe lá teclas trocadas, ou seja, carrega na tecla "U" e aparece um 4 em vez do u, e por aí adiante... Alguem sabe o que se passa e como resolver?
Verifikem se não tem o NumPad activado no portatil. ;)
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder