Jogos MMORPGs

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 11 fev 2007, 20:38

Uma questão curiosa se os MMOG estã mortos. A ver pelo sucesso de Wow a resposta é um claro não mas o sucesso de WOW é quase único em números.
Ora ai está uma boa questão para debate , o presente e futuro dos MMOG.
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 20:39

Eu nao quero entrar em discucao denovo por causa do WOW, especialmente agora que nem estou a jogar. Mas e uma questao de ver as analises ( as analises nao sao tudo, mas quando pegas em todas as analises de todos os site e revista promimentes e reparas que o wow esta em primeiro em todas ) quando o wow e referido como genre breaker por todos. Quando o mitico criador do everquest diz que o wow e o mais importante jogo ja mais feito, quando e votado por um dos site com maior pretigio como melhor jogo da epoca XP....entao esse freawares oriantais, isso e o que ?

Bem de qualquer maneira eu detesto o wow agora... :twisted:


EDIT-Depois de ler o post do pedropaulo decidi colocar a entrevista que o Gamespy fez ao criador do Vanguard porque ele debate mesmo essas questoes. E bastante interessantes, deiam um olhade-la:

http://pc.gamespy.com/pc/vanguard-saga- ... 165p3.html
fica o link para a ultima pagina porque nas duas anteriores esta a falar exclusivamente do seu jogo.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
pedropaulo
Moderador||Moderadora
Mensagens: 3242
Registado: quarta 09 jul 2003, 22:20

Mensagem por pedropaulo » domingo 11 fev 2007, 20:44

Mas WOW é único. Não representa um género,pode-se quase dizer que é o género. Não se pode falar em variedade, riqueza quando um único jogo monopoliza todas as vertentes.
Obviamente não se trata de uma questão qualitativa, WOW tem para dar e vender , e tb tive oportunidade de dizer mais que uma vez a importância de WOW para os jogos.
Mas há ou não há crise? O futuro é igual ao presente o o presente vai mudar o futuro?As bolachas com agua e sal engordam ou não?
Esqueçam a ultima questão..
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 20:45

Bu77erCup242 Escreveu:Eu nao quero entrar em discucao denovo por causa do WOW, especialmente agora que nem estou a jogar. Mas e uma questao de ver as analises ( ahhh as analises nao sao tudo, mas quando pegas em todas as analises de todos os site e revista promimentes e reparas que o wow esta em primeiro em todas ) quando o wow e referido como genre breaker por todos. Quando o mitico criador do everquest diz que o wow e o mais importante jogo ja mais feito, quando e votado por um dos site com maior pretigio como melhor jogo da epoca XP....entao esse freawares oriantais, isso e o que ?

Bem de qualquer maneira eu detesto o wow agora... :twisted:
Ui, bora comparar um jogo feito por uma equipa que não está a ganhar um tusto com o jogo, com uma equipa que já tem milhôes, que tem um franchise que iria atrair milhões de jogadores e que está a cobrar 13€ por pessoa plus certos royatis que a pessoa quiser (mudar char de server e tal). Tiveram mais do que dinheiro pra investir naquilo a sério...
Acho bastante estranha a ideia de se fazer alto grinding pra chegares a uma altura em que fazes um raid a um boss e passas ao proximo e por ai adiante, isto se formos pelo PvE, porque depois o PvP é o normal de todos os jogos...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 20:45

Se meteres um fatia de marmelada entre duas, engordam :P
Player-Zero Escreveu:, bora comparar um jogo feito por uma equipa que não está a ganhar um tusto com o jogo, com uma equipa que já tem milhôes, que tem um franchise que iria atrair milhões de jogadores e que está a cobrar 13€ por pessoa plus certos royatis que a pessoa quiser (mudar char de server e tal).
Mas tu compras jogos como o Robin dos Bosques ? Para ajudar os pobres ? Eu sou diferente, eu tento comprar os melhores que posso...se em 10 criticas elas sao sujectivas...mas quando temos milhares que concordam. Bem nao vale a pena prolongar o debate, cada um temn a sua opiniao.[/quote]
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 11 fev 2007, 20:50, editado 3 vezes no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 20:48

Bu77erCup242 Escreveu:Se meteres um fatia de marmelada entre duas, engordam :P
Penso que a questão era dirigida a uma unica bolacha. Se pusermos no prisma de uma bolacha, talvez não engorde. :-k
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 20:49

Podes partir a bolacha a meio e meter la a marmelada, le os reviews que vai ver que da :P
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 21:00

Bu77erCup242 Escreveu:Podes partir a bolacha a meio e meter la a marmelada, le os reviews que vai ver que da :P
Os reviews da marmelada?




Quanto ao que disse mais atrás, tava a comparar os jogos gratuitos aos jogos pagos e não os jogos com menos financeamento ao com mais finaceamento. Porque se fores a ver bem, jogos gratuitos sobrevivem da publicidade, enquanto que outros já terás que comprar o respectivo jogo e ai já estarás a gerar receitas.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 21:13

Player-Zero Escreveu:Os reviews da marmelada?

...estava a tentar brincar com o que eu estava a dizer, ja que usei os reviews em geral como argumento.
Última edição por Bu77erCup242 em domingo 11 fev 2007, 22:41, editado 1 vez no total.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 22:27

Bu77erCup242 Escreveu:
Player-Zero Escreveu:Os reviews da marmelada?

...estava a tentar brincar com o que eu estava a dizer, ja que usei os reviews em geral como argumento.
Também não estava propriamente a falar a sério xD

End of offtopic.
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » segunda 12 fev 2007, 13:00

Bu77erCup242 Escreveu:Diz que "MMORPG é um genero "meio morto"" e no minino estranho. Sabes quantas copias vendeu o WOW:BC no primeiro dia ? Sabes qual foi considerado o melhor joga da geracao XP, uma dica, nao foi o Fable....
Os MMOs sao dos genros em maior cresimento, tu nao gostas ? Mas o mundo nao es tu, e parace que o mundo esta rendido aos MMO que o novo fenomeno dentro do mundo dos jogos.
Mas tb te digo, se calhar ate fazes bem em manter-te afastado, porque depois de comecar...e mesmo dificil parar.
Olha, vamos falar saudavelmente por favor, não precisas de vir com indirectas pra cima de mim.

Primeiro de tudo: Que eu saiba NUNCA disse que o Fable É, ou será, um MMORPG, ou o melhor deles. Apenas falei do Fable por causa da forma de controlar a personagem e por causa de os NPCs do Fable serem muito mais vivos que 90% dos MMORPGs ai.

Alem disso, eu NUNCA disse que o genero tá morto, apenas disse MEIO morto, mas pelos vistos vocês andam com tanta raiva com o que eu digo que só leram meia palavra.

Sabem qual é a razão pela qual digo isto?

Há milhares senão milhões de MMORPGs, gratis ou pagos, e de quantos e que ouvem ser um sucesso?

WoW e GW?

Não é por nada, mas 2 em milhares não é muito. Como podem continuar a dizer que o género é assim tão bom, quando apenas 2 jogos conseguem explorá-lo ao maximo?

Todos os meses o GW e o WoW aparecem no top dos jogos online, e não vejo mais nenhum MMORPG a aparecer nesse top, apenas FPS ou RTS online.

O que se passa é que ainda não há "standard" do que é um MMORPG "bom", e por isso é que há poucas obras boas.

E não se ponham a dizer que é dificil fazer um MMORPG e por isso os desenvolvedores estão desculpados.

Para isso, nem sequer saiamos dos jogos 3D basicos como o Doom e Wolf3D, porque é "dificil" fazer shaders.

Sim, é verdade que é consideravelmente mais complicado fazer um MMORPG, mas isso não deve servir como desculpa.

Se querem fazer um MMORPG, ao menos tentem fazer algo mais que matar monstros sem parar e sistemas basicos de skills e de trading!

Agora uma coisa, eu ao exprimir a minha opinião, não tenciono "lutar" com nenhum de vocês, eu apenas quis falar sobre o que eu penso, e pelos vistos vocês não conseguem falar saudavelmente sem andarem a falar mal de mim só porque tenho uma opinião!

É verdade que o mundo não sou eu, mas por amor de deus! O género pode ser MUITO melhor!

E há alguem que inova?

Só a Blizzard e a NCSoft? isto é muito mau, isso digo-vos eu....

E lembrem-se do que quer dizer MMORPG. Massively Multiplayer Online Role Playing Game. Massively, que eu saiba, quer dizer massivo, ou seja, estarem 300 pessoas num server a jogar ao mesmo tempo NÃO é massivo.

Massivo é, como no WoW e GW, estarem mais de 10000 ou ainda mais que isso, a jogar online ao mesmo tempo!

Prontos, não digo mais nada porque tenho a sensação que vocês vão ficar chateados com o que digo, mas, tal como eu disse, é a minha opinião!
Se vos insultei, desculpem, não é a minha intenção! Só quero discutir saudavelmente sobre este assunto!

E isso de dizer que "se começo é dificil parar", digo-te que estás enganado.
Se te entretens a matar monstros sem parar sem sentido nenhum, visto todas as quests da maioria dos MMORPGs serem sempre do genero "mata <numero> <especie de monstro>", tudo bem contigo, mas eu prefiro ter algo mais, algo com sentido. E não sou só eu, todos os verdadeiros role players não se contentam em matar monstros sem sentido, mesmo que se ganhe XP!

Por isso é bastante facil eu ficar aborrecido depois de subir pro lvl 15 e já estar farto de matar.
Última edição por nuno_silva_pt em segunda 12 fev 2007, 17:18, editado 1 vez no total.
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » segunda 12 fev 2007, 14:13

O que mais me impressiona é que tu sabes isso tudo, e nunca jogaste nenhum MMORPG pago. Like, todos, e é mesmo todos, os MMORPGS têm mais de 300 jogadores num servidore. Isso têm os jogos grátis, e os mais fraquinhos.

Por favor, queres a lista de MMORPG's que estão a ser um sucesso incrível, que não sejam o GW (Que por acaso não gosto) e o WoW? Seja o SW Galaxies. Seja o Everquest 2. Seja o Lineage 2. Mas estamos aqui a brincar :-s ?
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » segunda 12 fev 2007, 14:24

Dark angel, então pensa também assim: provavelmente há mais jogos gratuitos que pagos que são MMORPGs. Pelo menos encontro umas 200x mais jogos free na net que os pagos.

Mas sim, realmente, há mais do que jogos free, e eu devo experimentar os pagos para ter uma opinião completa sobre isto, e realmente devo pensar um bocado melhor antes de julgar tudo.

Já agora, para os interessados, há um post na gamedev-pt, para qualquer um poder participar, para a discussão de elementos de design de (M)MORPGs, sendo que podem falar das vossas ideias e o pessoal do forum pode discutir convosco.
Pelo menos não conheço pessoal do forum que ande neste forum, além de mim e do Kvk.

Linkzita: http://www.gamedev-pt.net/forum.vertopi ... ag=1#11205

Hasta
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » segunda 12 fev 2007, 16:43

Epa, jovem, mas que discursao sem jeiteira nenhum, tens que jogar mais e vir postar menos (lol jk :mrgreen:). Anyway:

1-Mundo nao e Portugal, digo-te ja.
nuno_silva_pt Escreveu:Há milhares senão milhões de MMORPGs, gratis ou pagos, e de quantos e que ouvem ser um sucesso?

WoW e GW?
DaRk_4n6eL Escreveu:Seja o SW Galaxies. Seja o Everquest 2. Seja o Lineage 2. Mas estamos aqui a brincar Eh? ?
...Eve Online, Silkroad (Que se fores ao site da xfire e o que tem mais horas de jogo) e muito mais que nao me lembro agora. E tambem pensas que todos os jogos tem de estar no topo para serem bons ou terem muito pessoal a jogar. -.-" (Raios parta estes jovens capitalistas, so vem qualidade em quantidade...)

Ah e oh jovem, 10000 pessoas a jogar em GW? Tas parvo, maximos dos maximos e 32 nas Alliance Battles e mesmo assim isso nao e a maior parte do tipo de batalhas, o normal e quatro gajos a oito. Claro que o people pode se dar uma espreitadela nas cidades e isso, mas nada de massive nas partes importantes dum bom mmorpg. E em WoW se meterees mais do que 100 people junto em raids, o servidor vai abaixo lol

2- mmorpgs meio mortos? Entao e os restos dos generos? Estao o que? Mortos-vivos? Nao sei os numeros, mas uma boa parte da populacao jogadora, joga mmorpgs. Anyway:

3-

nuno_silva_pt Escreveu:E isso de dizer que "se começo é dificil parar", digo-te que estás enganado.
Se te entretens a matar monstros sem parar sem sentido nenhum, visto todas as quests da maioria dos MMORPGs serem sempre do genero "mata <numero> <especie de monstro>", tudo bem contigo, mas eu prefiro ter algo mais, algo com sentido. E não sou só eu, todos os verdadeiros role players não se contentam em matar monstros sem sentido, mesmo que se ganhe XP!
Pois, joga mais e fala menos. Ja jogaste Eve? Pois...

Vai jogar o trial e depois volta aqui para refutares o que acabaste de dizer.
Avatar do Utilizador
Newtomic
Master
Mensagens: 7198
Registado: sábado 06 nov 2004, 1:36
Localização: fim do Mundo!
Contacto:

Mensagem por Newtomic » segunda 12 fev 2007, 17:30

nuno_silva_pt Escreveu:Olha, vamos falar saudavelmente por favor, não precisas de vir com indirectas pra cima de mim.
Primeiro de tudo: Que eu saiba NUNCA disse que o Fable É, ou será, um MMORPG, ou o melhor deles. Apenas falei do Fable por causa da forma de controlar a personagem e por causa de os NPCs do Fable serem muito mais vivos que 90% dos MMORPGs ai.
Alem disso, eu NUNCA disse que o genero tá morto, apenas disse MEIO morto, mas pelos vistos vocês andam com tanta raiva com o que eu digo que só leram meia palavra.
Sabem qual é a razão pela qual digo isto?
Há milhares senão milhões de MMORPGs, gratis ou pagos, e de quantos e que ouvem ser um sucesso?
WoW e GW?
Não é por nada, mas 2 em milhares não é muito. Como podem continuar a dizer que o género é assim tão bom, quando apenas 2 jogos conseguem explorá-lo ao maximo?
Todos os meses o GW e o WoW aparecem no top dos jogos online, e não vejo mais nenhum MMORPG a aparecer nesse top, apenas FPS ou RTS online.
O que se passa é que ainda não há "standard" do que é um MMORPG "bom", e por isso é que há poucas obras boas.
E não se ponham a dizer que é dificil fazer um MMORPG e por isso os desenvolvedores estão desculpados.
Para isso, nem sequer saiamos dos jogos 3D basicos como o Doom e Wolf3D, porque é "dificil" fazer shaders.
Sim, é verdade que é consideravelmente mais complicado fazer um MMORPG, mas isso não deve servir como desculpa.
Se querem fazer um MMORPG, ao menos tentem fazer algo mais que matar monstros sem parar e sistemas basicos de skills e de trading!
Agora uma coisa, eu ao exprimir a minha opinião, não tenciono "lutar" com nenhum de vocês, eu apenas quis falar sobre o que eu penso, e pelos vistos vocês não conseguem falar saudavelmente sem andarem a falar mal de mim só porque tenho uma opinião!
É verdade que o mundo não sou eu, mas por amor de deus! O género pode ser MUITO melhor!
E há alguem que inova?
Só a Blizzard e a NCSoft? isto é muito mau, isso digo-vos eu....
E lembrem-se do que quer dizer MMORPG. Massively Multiplayer Online Role Playing Game. Massively, que eu saiba, quer dizer massivo, ou seja, estarem 300 pessoas num server a jogar ao mesmo tempo NÃO é massivo.
Massivo é, como no WoW e GW, estarem mais de 10000 ou ainda mais que isso, a jogar online ao mesmo tempo!
Prontos, não digo mais nada porque tenho a sensação que vocês vão ficar chateados com o que digo, mas, tal como eu disse, é a minha opinião!
Se vos insultei, desculpem, não é a minha intenção! Só quero discutir saudavelmente sobre este assunto!
E isso de dizer que "se começo é dificil parar", digo-te que estás enganado.
Se te entretens a matar monstros sem parar sem sentido nenhum, visto todas as quests da maioria dos MMORPGs serem sempre do genero "mata <numero> <especie de monstro>", tudo bem contigo, mas eu prefiro ter algo mais, algo com sentido. E não sou só eu, todos os verdadeiros role players não se contentam em matar monstros sem sentido, mesmo que se ganhe XP!
Por isso é bastante facil eu ficar aborrecido depois de subir pro lvl 15 e já estar farto de matar.
Antes de mais continua a opinar, pois é a tua opinião e eu mesmo tendo jogado muito muito pouco jogos online deste género também concordo que ainda é um género que tem muito por onde evoluir, e só vou dizer isto: Imaginem um MMORPG baseado num dos ultimos GTA's, seja o 3, o VC ou o SA, multipliquem o mapa do SA por 100x e depois digam-me o que é que isso poderia ser! Já imaginaram um MMORPG em que as guilds em x de lutarem contra o PC ou contra outras guld's de forma organizada pudessem ser tal como no GTA SA, ou seja em gangs sempre activos e a controlarem várias zonas ou mesmo cidades inteiras, isso sim era algo EXCELENTE, andar em várias cidades em constante movimento, seja de Humanos, seja de NPC's, tento o cuidado de existirem sempre certas zonas onde são os NPC's a mandarem para evitar o monopólio massivo, mas isto é a minha cabecinha que poderia "despejar" 20 palavras por minuto ou + a falar e a imaginar sobre as potenciabilidades deste mundo, mas keep-it eu pelo menos estou a gostar de ler as vossas divergências e opiniões. 8)

PS: já agora nuno_silva_pt evita as linhas em branco por tudo e por nada, pois torna os post's desnecessariamente grandes para nada. :|

PS2: resto do pessoal, tenham calma o rapaz coiso e tal falou muito ao desbarato mas também disse algo muito importante, pois o género está claramente aquem do que pode ser, tipo se compararmos os MMORPG's com os FPS's tipo quase todos os FPS's que estão a sair apresentam valores acima da média em relação a técnicismos e jogabilidade e principalmente grafismo, pois não podemos negar que quase tudo o que é FPS's relativamente recente é bastante jogável (não estou a falar de optimizações gráficas nem nada disso, estou a falar dos controlos) e bonito, já os MMORPG's é muito raro um que seja assombroso a nivel técnico no que diz respeito a gráficos e muitos deles resumem-se a pouco + do k matar, matar, matar, lvl up, matar matar matar, lvl up, etc... etc... etc... e o Chris que jogou até bastante ao WOW sabe o que estou a dizer, com isto não estou a dizer k o WOW ou outro qualquer são maus jogos nada disso, apenas que ainda tem muito terreno potencial para explorar! ;) Bem e já chega k já falei demais e isto era suposto ser um PS! #-o :-()~ :lol:
Gostos são gostos e estes não se discutem!
Mega Score “Rules ... but ... RGB “Sucks
Newtomic (Shit main page)Campeonato TrackMania NationsNtm FirefoxO Pessoal do Fórum e a sua Idade! (2007-03-22 09h59)

Imagem
Responder