Jogos MMORPGs

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 13:21

nuno_silva_pt Escreveu: Tipo, não é por nada, mas por exemplo no Fable, os NPCs eram MUITO mais emotivos connosco, e tinham mesmo vida propria.
Tu jogaste o mesmo Fable que a maioria das pessoas?
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » domingo 11 fev 2007, 14:07

Chris Escreveu:Mas a maior parte de MMORPGs que tu conheces são por turnos... Incluindo WoW, lá por não haver um botão a dizer "End Turn" não significa que a mecânica interna não funcione à base de turnos.
Quando falamos de turnos em RPG's normalmente ao tipo de combates do Final Fantasy e afins.

E like, nuno_silva_pt então estamos a ter uma conversa estúpida. Claro que a maioria dos MMORPG's grátis são maus. Acho que serem grátis diz logo isso. Os melhores MMORPG's são pagos,e é um bocado mau estar a comentar sobre o tipo de jogo quando nunca se jogou os melhores :-s

E por acaso também queria perguntar a mesma coisa Player-Zero. É que o Fable que eu joguei não era assim tão bom. Deve ser a versão uber especial feita para certos jogadores :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » domingo 11 fev 2007, 15:22

Player-Zero, joguei tanto o Fable e o Fable: The Lost Chapters, por isso a não ser que exista um 3º fable além do Fable 2, acho que joguei o mesmo que "o pessoal jogou".

No fable, os NPCs chegavam á nossa beira e dependendo do tipo de personagem que tinhamos, ou faziam festa ou fugiam a tremer, e isso não encontro em nenhum MMORPG.

E acredito que o Fable pode não ser um RPG "bom" para a maioria do pessoal, mas não deixa de ser algo com o qual nos conseguimos entreter de certeza, e eu gosto do Fable mesmo por isso.

DaRk_4n6eL, realmente tens razão, desculpa lá.

EDIT: também esqueci-me que, tal como as consolas, discussões de MMORPGs nunca têm final ou escolha comum, por isso vou parar de discutir isto ou discutir isto de maneira mais civilizada para não andarmos em yet another choice war...

Por isso, desculpem lá se pareci um anormal com isto tudo. Sorry! :(
Última edição por nuno_silva_pt em domingo 11 fev 2007, 15:27, editado 1 vez no total.
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » domingo 11 fev 2007, 15:24

nuno_silva_pt Escreveu:Player-Zero, joguei tanto o Fable e o Fable: The Lost Chapters, por isso a não ser que exista um 3º fable além do Fable 2, acho que joguei o mesmo que "o pessoal jogou".
ele estava a ser irónico lol é que as personagens não são assim tão emotivas como tentas vender (e têm vida própria? :P), e o jogo é muito bom sem dúvida, mas não uma pérola.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » domingo 11 fev 2007, 15:26

As personagens no fable estavam longe de ser emotivas. E enfim, tu tens que ver que é diferente de programar um jogo com o tamanho o Fable e um jogo do tamanho do WoW. Enquanto o Fable pode ter umas 1000 pessoas, que por acaso fazem a mesma coisa TODOS os dias, o WoW tem mais de 10 000 NPC's. É muito díficil comparar um RPG com um MMORPG. As pessoas não têm é a noção da dificuldade de fazer um MMORPG de jeito.
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 15:28

nuno_silva_pt Escreveu:Player-Zero, joguei tanto o Fable e o Fable: The Lost Chapters, por isso a não ser que exista um 3º fable além do Fable 2, acho que joguei o mesmo que "o pessoal jogou".
Não sei se percebeste o sarcasmo mas nunca vi algo de minima vivacidade nas personagens, porque as personagens deabularem pela cidade e não as encontrares sempre na mesma altura até o Harvest Moon tem. As personagens do Fable nunca tiveram o minimo de carisma na minha opinião.
Nem mostravam grandes emoções, que era mais do estilo ou fugiam de ti se fosses mau ou todas as gajas da aldeia ficavam automaticamente apaixonadas por ti por causa do aspecto (ás xs era mesmo directo pra coração vermelho).
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » domingo 11 fev 2007, 15:32

nuno_silva_pt Escreveu: EDIT: também esqueci-me que, tal como as consolas, discussões de MMORPGs nunca têm final ou escolha comum, por isso vou parar de discutir isto ou discutir isto de maneira mais civilizada para não andarmos em yet another choice war...

Por isso, desculpem lá se pareci um anormal com isto tudo. Sorry! :(
É só para mostrar que editei o meu post, mas vocês postaram antes de eu acabar de editar... ^^;

Bem, anyhow, eu SEI a dificuldade que é de se fazer um MMORPG de jeito, apenas estou a mostrar o que se podia fazer melhor. Porque acham que muitas pessoas dizem que MMORPG é um genero "meio morto"?

E prontos, esta discussão nunca mais vai acabar, por isso provavelmente vou deixar de postar neste topico.

De qualquer maneira, mais uma vez, as minhas desculpas.
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » domingo 11 fev 2007, 15:52

DaRk_4n6eL Escreveu:Enquanto o Fable pode ter umas 1000 pessoas, que por acaso fazem a mesma coisa TODOS os dias, o WoW tem mais de 10 000 NPC's.
Lembrei-me de uma coisa ao ler isto outra vez.

Há uns meses tive a examinar uns files do Fable:TLC, e reparei que as animações de todos os modelos são partilhadas, ou seja, estão separadas em ficheiros proprios, fora dos modelos 3D.

Visto que as animações são por ossos (aka, bones, Skelectral animation), nos MMORPGs actuais mesmo que sejam free, podiam sempre ao menos adicionar mais animações aos NPCs assim, não acham?

Economizavam nas animações, logo não fazia diferença ter 1000 ou 10000 NPCs.

Mas é só a minha opinião, já não devo dizer mais nada.

Bem, os MMORPGs podiam ser muito melhores e ponto final, isso é que é bem verdade. E isso acontecerá um dia, temos e de nunca desistir.

E alem disso, portugal precisa de mais gamedevers! D:

Portugal for game development FTW!
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
DaRk_4n6eL
Veteran
Mensagens: 550
Registado: segunda 08 set 2003, 15:11
Localização: Aveiro

Mensagem por DaRk_4n6eL » domingo 11 fev 2007, 17:03

Player-Zero Escreveu: Não sei se percebeste o sarcasmo mas nunca vi algo de minima vivacidade nas personagens, porque as personagens deabularem pela cidade e não as encontrares sempre na mesma altura até o Harvest Moon tem. As personagens do Fable nunca tiveram o minimo de carisma na minha opinião.
Nem mostravam grandes emoções, que era mais do estilo ou fugiam de ti se fosses mau ou todas as gajas da aldeia ficavam automaticamente apaixonadas por ti por causa do aspecto (ás xs era mesmo directo pra coração vermelho).
Vamos lá ver a conversa, que o meu sonho é aparecer um Harvest Moon Online :mrgreen:
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » domingo 11 fev 2007, 17:24

nuno_silva_pt Escreveu:Porque acham que muitas pessoas dizem que MMORPG é um genero "meio morto"?
ai sim? e quem? é que nunca ouvi ninguém dizer que os MMORPGs era um género morto... correcção, ouvi-te a ti :P mas essa é nova é... género morto... :nono:
nuno_silva_pt Escreveu:Visto que as animações são por ossos (aka, bones, Skelectral animation), nos MMORPGs actuais mesmo que sejam free, podiam sempre ao menos adicionar mais animações aos NPCs assim, não acham?
claro que acho... acho eu e os criadores de jogos lol eles têm animações, não podes é estar a espera que eles as façam em LOOP :P isso iria parecer pouco ou nada natural. têm de ser quando eles estejam sem ninguém a interagir com os mesmos.
nuno_silva_pt Escreveu:Mas é só a minha opinião, já não devo dizer mais nada.
e não acho que não devas opinar sobre este tema... simplesmente acho que deves primeiro jogar mais MMORPGs, assim como RPGs, e depois sim, começar a dizer que X jogo faz Y ou Z.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Chris
Hardcore
Mensagens: 3088
Registado: sábado 19 jul 2003, 17:10

Mensagem por Chris » domingo 11 fev 2007, 17:27

Dizer que os MMORPGs são um género morto é no minimo estranho... WoW é o MMORPG mais jogado de todos os tempos e está em crescimento, estão a sair mais MMORPGs de alto perfil do que nunca com Warhammer Online, Age of Conan e Lord of the Rings online a sair em breve.
hax face
Avatar do Utilizador
nuno_silva_pt
Beginner
Mensagens: 36
Registado: terça 01 jul 2003, 9:54
Localização: Porto, Matosinhos
Contacto:

Mensagem por nuno_silva_pt » domingo 11 fev 2007, 18:27

Quoting from Self: Genero MEIO morto. Ou seja, não disse que está morto. Apenas digo que 99% dos MMORPGs out there, sejam pagos ou free, são apenas parte do que um MMORPG deveria de ser (ou seja, apenas alguns elementos de RPG basicos como skills, lvls, e magia, e o sistema de combate).
Os unicos jogos que são realmente bons são mesmo Guild Wars e WoW, visto que esses são realmente um sucesso.

Quoting from Cinemaniac:
"claro que acho... acho eu e os criadores de jogos lol eles têm animações, não podes é estar a espera que eles as façam em LOOP Razz isso iria parecer pouco ou nada natural. têm de ser quando eles estejam sem ninguém a interagir com os mesmos."

Não compreendo essa. Podes me explicar?

"e não acho que não devas opinar sobre este tema... simplesmente acho que deves primeiro jogar mais MMORPGs, assim como RPGs, e depois sim, começar a dizer que X jogo faz Y ou Z."

sim, tens razão, tenho de jogar mais RPGs e MMORPGs, o problema e que já desisti dos MMORPGs (free) visto serem todos o mesmo "clickar e esperar 30 mins para matar um inimigo", e RPGs não tenho visto nada de especial para PC ou GBA, e não tou pra gastar 250€ numa Wii, 400€ numa X360, e 600€ numa PS3.
http://www.gamedev-pt.net -> melhor site portugues de Game Development
http://ghostengine.lutherlink.de -> Wiki do GhostEngine, o meu game engine open-source (inacabado)
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » domingo 11 fev 2007, 18:37

nuno_silva_pt Escreveu:Quoting from Self: Genero MEIO morto. Ou seja, não disse que está morto. Apenas digo que 99% dos MMORPGs out there, sejam pagos ou free, são apenas parte do que um MMORPG deveria de ser.
Os unicos jogos que são realmente bons são mesmo Guild Wars e WoW, visto que esses são realmente um sucesso.

Quoting from Cinemaniac:
"claro que acho... acho eu e os criadores de jogos lol eles têm animações, não podes é estar a espera que eles as façam em LOOP Razz isso iria parecer pouco ou nada natural. têm de ser quando eles estejam sem ninguém a interagir com os mesmos."

Não compreendo essa. Podes me explicar?

"e não acho que não devas opinar sobre este tema... simplesmente acho que deves primeiro jogar mais MMORPGs, assim como RPGs, e depois sim, começar a dizer que X jogo faz Y ou Z."

sim, tens razão, tenho de jogar mais RPGs e MMORPGs, o problema e que já desisti dos MMORPGs (free) visto serem todos o mesmo "clickar e esperar 30 mins para matar um inimigo", e RPGs não tenho visto nada de especial para PC ou GBA, e não tou pra gastar 250€ numa Wii, 400€ numa X360, e 600€ numa PS3.
sim, então se formos a ver, meio mortos, queres dizer "que não fazem o que é esperado a 100%".. é isso? nesse caso, bem, até concordo contigo. há muitos jogos que prometem X e Y e por vezes fazem o Y e o X fica a meio, mas nos jogos grátis isso é compreensível, nos pagos depende de vários factores. mas até hoje já joguei vários jogos pagos:
Auto Assault
Guild Wars (que ainda jogo)
City of Heroes
City of Villians
World of Warcraft
ArchLord

E diga-se de passagem, que só o Guild Wars e o WoW realmente me cativaram.

Em relação aos gratuitos, já joguei por menos todos aqueles que estão mencionados no 1º reply, e o único problema deles é não terem o Factor Novidade ou o Factor Inovação. mas são bons jogos e não ficas à espera X tempo para fazeres uma acção ou o que for (por menos, não aqueles que estão no 1º reply).

em relação aquilo que não compreendeste, eu usei um tom irónico :P queria dizer que esses movimentos e essas animações que dão um ar mais natural aos NPCs existem, mas não podes estar à espera que os NPCs as façam sempre, se não a naturalidade desaparecia. Não é natural um NPC estar constantemente a coçar-se por exemplo, já que não é natural um humano coçar-se constantemente, pois isso é sinal de pulgas :P ou seja, os NPCs realmente têm essas animações, e os criadores dos jogos fazem com que eles as tenham, só que não podes é estar à espera que os NPCs as façam sempre, muito menos quando eles estão a interagir com jogadores.

podes não gastar 250€ numa Wii, ou 400€ numa Xbox360, ou ainda 600€ numa PS3, mas podes é escolher aquela que vai mais de encontro aos teus gostos tem termos de jogos. E olha que o PC tem muitos RPGs / MMORPGs.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Bu77erCup242
Expert
Mensagens: 1833
Registado: sexta 07 abr 2006, 14:37
Localização: Porto

Mensagem por Bu77erCup242 » domingo 11 fev 2007, 20:29

Diz que "MMORPG é um genero "meio morto"" e no minino estranho. Sabes quantas copias vendeu o WOW:BC no primeiro dia ? Sabes qual foi considerado o melhor joga da geracao XP, uma dica, nao foi o Fable....
Os MMOs sao dos genros em maior cresimento, tu nao gostas ? Mas o mundo nao es tu, e parace que o mundo esta rendido aos MMO que o novo fenomeno dentro do mundo dos jogos.
Mas tb te digo, se calhar ate fazes bem em manter-te afastado, porque depois de comecar...e mesmo dificil parar.
Mandem mp se-me quiserem adicionar na vossa Wii ou PS3 :anxious:
"My Mii has a tatoo that says whem Halo 3 is coming out"
Imagem
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Mensagem por Player-Zero » domingo 11 fev 2007, 20:35

Bu77erCup242 Escreveu:Diz que "MMORPG é um genero "meio morto"" e no minino estranho. Sabes quantas copias vendeu o WOW:BC no primeiro dia ? Sabes qual foi considerado o melhor joga da geracao XP, uma dica, nao foi o Fable....
Os MMOs sao dos genros em maior cresimento, tu nao gostas ? Mas o mundo nao es tu, e parace que o mundo esta rendido aos MMO que o novo fenomeno dentro do mundo dos jogos.
Mas tb te digo, se calhar ate fazes bem em manter-te afastado, porque depois de comecar...e mesmo dificil parar.
Os japoneses é que começam as tendências, porque ainda os MMOs não eram famosos pelo mundo e já praqueles lados eram bem populares....
A Blizzard é que soube aproveitar um franchise, mas não faz dele o melhor jogo do mundo....
E até é bem fácil de parar num MMO, porque qualquer MMO acaba sempre na repetição, e quem tem controlo apercebe-se disso e deixa de jogar...
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Responder