Haverá racismo nos videojogos?

Para falerem tudo sobre jogos e companhia

Moderadores: Redacção, Moderadores

Responder

Gostariam de ver mais personagens principais negras?

Sim
9
36%
Não
16
64%
 
Total de votos: 25
Avatar do Utilizador
The ruller
Junior
Mensagens: 80
Registado: sexta 11 mar 2005, 16:06
Localização: Lisboa
Contacto:

Haverá racismo nos videojogos?

Mensagem por The ruller » terça 18 jul 2006, 18:04

Este é um assunto que ninguém fala, mas que deveria ser abordado.
Já repararam que apenas um punhado de jogos é que nos coloca nos controlos uma personagem negra? Assim de repente, apenas me lembro do "GTA - San Andreas", "Blade 2", "True Crime - Streets of NY", "Enter the Matrix", e os de desporto (bem, estes não contam). Enfim, são apenas uma ínfima percentagem do total de jogos que saem todos os anos.

Onde estão os grandes jogos de acção com negros? Onde pára um survival horror com um negro jogável? Acho que já me fiz entender.

Será que a indústria é racista? Será que tudo não passa de marketing, se um jogo tem como personagem principal um negro, então não vende? Será a maioria dos jogadores racista? Será que se importam assim tanto com personagens negras jogáveis, ou até gostariam que as houvesse? :-k
Avatar do Utilizador
Player-Zero
Expert
Mensagens: 2400
Registado: segunda 02 fev 2004, 15:47
Localização: Évora

Re: Haverá racismo nos videojogos?

Mensagem por Player-Zero » terça 18 jul 2006, 18:08

The ruller Escreveu:Este é um assunto que ninguém fala, mas que deveria ser abordado.
Já repararam que apenas um punhado de jogos é que nos coloca nos controlos uma personagem negra? Assim de repente, apenas me lembro do "GTA - San Andreas", "Blade 2", "True Crime - Streets of NY", "Enter the Matrix", e os de desporto (bem, estes não contam). Enfim, são apenas uma ínfima percentagem do total de jogos que saem todos os anos.

Onde estão os grandes jogos de acção com negros? Onde pára um survival horror com um negro jogável? Acho que já me fiz entender.

Será que a indústria é racista? Será que tudo não passa de marketing, se um jogo tem como personagem principal um negro, então não vende? Será a maioria dos jogadores racista? Será que se importam assim tanto com personagens negras jogáveis, ou até gostariam que as houvesse? :-k
No Resident Evil Outbreak uma das personagens era um policia negro..
No Killer 7 um dos assassinos também é negro.
Há milhões de RPGs que deixam escolher a cor da pele, logo também podendo ser negros.
E há muitas outras coisas......
Diria que seria racista se fosses obrigado a matar pessoas num jogo só pela sua raça.
Mas a insdustria sempre foi preconceituosa (jogos são para rapazes, só os putos jogam, etc)
"Get a life! I am a gamer, i have many lives!"
Imagem
Imagem
Campeonato Trackmania Nations Mega Score
Avatar do Utilizador
The ruller
Junior
Mensagens: 80
Registado: sexta 11 mar 2005, 16:06
Localização: Lisboa
Contacto:

Mensagem por The ruller » terça 18 jul 2006, 18:15

"Há milhões de RPGs que deixam escolher a cor da pele, logo também podendo ser negros."

Sim, mas esses são excepções. É como o caso dos jogos de desporto. Eu refiro-me mais aqueles jogos que apenas têm um personagem principal, e que a pessoa apenas pode jogar com aquela. Nesses casos, quase não existem jogos com a personagem principal a ser negra. Pronto, os outros que referiste também contam, mas lá está, são apenas um punhado deles.
Avatar do Utilizador
Death Crow
Hardcore
Mensagens: 3431
Registado: sábado 22 mai 2004, 23:41
Localização: Ribeira de Frades

Mensagem por Death Crow » terça 18 jul 2006, 18:48

Já agora também se pode dizer que a industria é machista!
Avatar do Utilizador
Night F0x
Veteran
Mensagens: 850
Registado: quarta 29 mar 2006, 17:33
Localização: Aveiro

Mensagem por Night F0x » terça 18 jul 2006, 19:36

Mas eu não consigo perceber, se há mais brancos do que negros, qual é o mal de haver mais brancos nos videojogos?O mesmo critério seria usado se só houvessem negros nos videojogos, ou seja(para mim) todos os videojogos não se preocupam com isso.Aliás até o Postal2 tem uma personagem negra, claro que estou a falar do Gary Coleman.Penso que as pessoas se deveriam preocupar menos com o factor racismo e preocuparem-se mais com os gráficos, a jogabilidade, etc...do que nos jogos do que estarem sempre a dizer:
-Este jogo é racista, aquele também.
Isto não passa de uma opinião e não tem o intuito de ofender ninguém
José Pinto
Avatar do Utilizador
ninjalobo
Senior
Mensagens: 203
Registado: quarta 07 set 2005, 9:20
Localização: coimbra
Contacto:

Mensagem por ninjalobo » terça 18 jul 2006, 20:25

como voçes disseram pode ser que isso aconteçe por causa disso tudo(para resumir), eu tambem não me preocupo por isso, e se uma personagem é negra ou é branca qual é o problema, normalmente as pessoas que pensam muito nisso podem ser ou a vir ser racistas(sem ofença), o que entreça é jogar, como pinto disse o que eles se deviam preocupar é com os graficoes, jogabilidade e isso tudo.

mas continuo sem etender...

e isto é so a minha opinião!
Imagem
Avatar do Utilizador
GabMan
Junior
Mensagens: 75
Registado: quarta 14 dez 2005, 23:35

Mensagem por GabMan » terça 18 jul 2006, 20:43

Negras tipo Prince of Persia? Se forem tipo o homem pássaro não me importo! :mrgreen:
Eu acho que isso é mais uma questão de quem está por trás dos jogos, se a maioria dos artistas forem brancos e estiverem mais habituados a estar com pessoas brancas (Por exemplo, aquelas grandes produtoras no norte da europa ou as japonesas), provavelmente vão criar personagens com que se identefiquem mais.
Imagem
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » terça 18 jul 2006, 22:13

Além dos jogos já mencionados em cima (Resident Evil Outbreak, Killer 7, Enter the Matrix e os RPGs) ainda existem mais, e também dizeres que os RPGs e jogos de desporto nao contam é so mesmo para validares a tua "teoria", porque eles contam e tu podes realmente criar a personagem de cor negra, ou seja, já ai podem ser muitos os jogos que podem ter personagens negras. mas mesmo assim ainda existem mais:

Sin (a personagem principal é assim para o escura...nao é bem negra)
Obscure (uma das personagens com que jogas é negra)
Unreal Tournament (podes ou nao criar uma personagem negra)
The Suffering
True Crime: New York
Manhunt (nao me lembro se era negra ou nao...por isso este nao posso afirmar mm)

ou seja, nao há jogos nao é bem assim...basta é procurar e vendo bem, a maioria sao grandes exitos.

e nao se trata ou nao de querer jogos com mais ou menos personagens negras, trata-se de ver s realmente a personagem encaixa ou nao no jogo.
ninjalobo Escreveu:como voçes disseram pode ser que isso aconteçe por causa disso tudo(para resumir), eu tambem não me preocupo por isso, e se uma personagem é negra ou é branca qual é o problema, normalmente as pessoas que pensam muito nisso podem ser ou a vir ser racistas(sem ofença), o que entreça é jogar, como pinto disse o que eles se deviam preocupar é com os graficoes, jogabilidade e isso tudo.

mas continuo sem etender...

e isto é so a minha opinião!
concordo com o k dizes, tirando a ultima frase " o que eles se deviam preocupar é com os graficoes, jogabilidade e isso tudo." pois para mim, deviam era preocupar-se em contar boas histórias. claro que os outros factores sao mt importantes, mas sem história o jogo desce mt mt de nivel.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
MadnessJonny
Expert
Mensagens: 1481
Registado: terça 11 nov 2003, 15:18
Localização: Isso agora...

Mensagem por MadnessJonny » terça 18 jul 2006, 22:33

Bem, tal facto pode estar ligado com a cultura de raiz do país onde os jogos são feitos. Por exemplo o Japão, um país onde se fazem grandes jogos, é um país asiático tipicamente branco (ok prontos, há quem diga que são amarelos, mas não estamos a falar nesse aspecto) e a verdade é que nunca vi um chines negro na minha vida e nem sei se existe algum, é possível mas certamente que seria raro.
E, a verdade é que num jogo um dos objectivos é que o jogador se identifique um pouco com a personagem principal e a verdade é que a barreira da cor da pele é muito forte para que a maior parte das pessoas a ignore e se acabe por identificar com alguém que nada tem a ver com ele, logo numa cultura destas pode ser muito arriscado apostar numa personagem principal negra, embora por outro lado personagens secundárias dessa mesma cor possam dar um certo "exotismo".

Por outro lado nos Estados Unidos já temos uma população de negro bem maior, mas a vida não lhes corre muito bem. As sociedades negras são frequentemente retratadas como carenciadas e degradas e essa associação deverá ter algum fundamento, embora não seja tão linear assim. Logo, cria-se um estereótipo que todas as sociedades negras têm que ser assim, que todos os negros se comportam de determinada maneira e acaba por se tornar numa fórmula para os vários tipos de herois. Por exemplo em GTA:SA, com a ante-história que se queria introduzir, creio que seria muito difícil fugir à cor da pele e optar pela cor branca a menos que controlasse-mos um hispânico ou mesmo italiano esses sim também muito associados a este tipo de histórias.

Em resposta: os videojogos são racistas ? Não creio, prefiro pensar neles como um meio estereotipado que segue as fórmulas que vai criando. Se elas são correctas ou não isso já é outra história. :wink:
Imagem
"Anyone who believes his or her program will run correctly the first time is either a fool, an optimist, or a novice programmer"
Avatar do Utilizador
Wrong_Killer
Senior
Mensagens: 369
Registado: terça 09 nov 2004, 15:34
Localização: Setúbal

Mensagem por Wrong_Killer » quarta 19 jul 2006, 0:05

MadnessJonny Escreveu:
Em resposta: os videojogos são racistas ? Não creio, prefiro pensar neles como um meio estereotipado que segue as fórmulas que vai criando. Se elas são correctas ou não isso já é outra história. :wink:
Agora relativamente a essa frase e de já terem falado no gta-sa....
O jogo passa-se num contexto, o que se entende num videojogo por ''história'' que é um dos mais importatens factores.

Alguem acha que se a R* quisesse dar mais importância á história colocaria uma personagem branca? não... nos anos 90 na américa era a altura dos gangs e reconhecido (está na história n foi invenção) gangs de cor negra.

Por mim tudo bem e até acho que assim e´que deve ser mas quando vi um mod para o jogo que modifica o cj para ficar com a pele branca........... era capaz de chamar todos os nomes e mais alguns ao criador do mod.
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » quarta 19 jul 2006, 1:26

Acho que tambem e por uma questao de argumento e etc...

Por exemplo imaginem jogos como:

Metal Gear Solid (Japao):

Solid Snake negro? Clones todos pretos, big boss preto? Meteram la a Fortune, e o pai. O que ja e bom num jogo asiatico.

God Of War (Acho que e USA):

Bem, um heroi da antiga grecia negro? Se calhar, se fosse um escravo, e ate posso dizer, como ja vi parte dos making of e isso, a personagem principal do jogo era para ser negra, exacto, so que nao encaixava...

RPG's:

Es negro porque queres, se ninguem for negro nao e por culpas companhias.


Ponto em que vejo que ha falhas:

Nos jogos de guerra da segunda guerra mundial nao exister soldados negros nas tropas Americanas (que acho que houve na segunda guerra mundial, e milhares na guerra do Vietname e seguintes), mas acho que estas companhias de jogos nao sao racistas.

E tambem ha um ponto muito importante, negros e asiaticos sao muito dificeis de fazer modeling, bem podes ver em muitos jogos que e muito dificil distinguir, ja no Guild Wars, da para notar, mas mesmo assim se a gente meter ao lado verdadeiros asiaticos, nem se comparam. E como negros, ha muitos na Africa e la nao existem empresas de software especializadas neste sector, bem, existe falta de experiencia no assunto. Mas no Kotor eu escolhia sempre o tipo preto (como bomzito xD)
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 19 jul 2006, 1:33

Warhead Escreveu: Ponto em que vejo que ha falhas:

Nos jogos de guerra da segunda guerra mundial nao exister soldados negros nas tropas Americanas (que acho que houve na segunda guerra mundial, e milhares na guerra do Vietname e seguintes), mas acho que estas companhias de jogos nao sao racistas.
se te tas a falar d personagens principais...sim isso é verdade, mas se for de secundárias ou assim, existem soldados negros.
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » quarta 19 jul 2006, 2:05

cinemaniac Escreveu:
Warhead Escreveu: Ponto em que vejo que ha falhas:

Nos jogos de guerra da segunda guerra mundial nao exister soldados negros nas tropas Americanas (que acho que houve na segunda guerra mundial, e milhares na guerra do Vietname e seguintes), mas acho que estas companhias de jogos nao sao racistas.
se te tas a falar d personagens principais...sim isso é verdade, mas se for de secundárias ou assim, existem soldados negros.
No call of duty 2 ainda nao descobri nenhum, ou entao nao prestei atencao.

Outro exemplo, e meterem o L337 de CS, negro, isto e dizer que os jogadores negros sao n00bs xD
Avatar do Utilizador
cinemaniac
Hardcore
Mensagens: 3821
Registado: sábado 15 abr 2006, 23:10
Localização: Corroios

Mensagem por cinemaniac » quarta 19 jul 2006, 2:12

Warhead Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
Warhead Escreveu: Ponto em que vejo que ha falhas:

Nos jogos de guerra da segunda guerra mundial nao exister soldados negros nas tropas Americanas (que acho que houve na segunda guerra mundial, e milhares na guerra do Vietname e seguintes), mas acho que estas companhias de jogos nao sao racistas.
se te tas a falar d personagens principais...sim isso é verdade, mas se for de secundárias ou assim, existem soldados negros.
No call of duty 2 ainda nao descobri nenhum, ou entao nao prestei atencao.

Outro exemplo, e meterem o L337 de CS, negro, isto e dizer que os jogadores negros sao n00bs xD
ou entao mataste-os tao depressa que nem viste LOL jk

mas por acaso nesse nao posso falar pk n gsto, mas há mts por ai ;)
A JOGAR: GUILD WARS
A VER: HOUSE | HEROES
A LER:
A OUVIR: 30 SECONDS TO MARS
Imagem
Imagem
_____________________________________________
Marco
Avatar do Utilizador
Warhead
Expert
Mensagens: 1321
Registado: sexta 10 fev 2006, 16:56
Localização: Kitchen's Hell
Contacto:

Mensagem por Warhead » quarta 19 jul 2006, 2:26

cinemaniac Escreveu:
Warhead Escreveu:
cinemaniac Escreveu:
Warhead Escreveu: Ponto em que vejo que ha falhas:

Nos jogos de guerra da segunda guerra mundial nao exister soldados negros nas tropas Americanas (que acho que houve na segunda guerra mundial, e milhares na guerra do Vietname e seguintes), mas acho que estas companhias de jogos nao sao racistas.
se te tas a falar d personagens principais...sim isso é verdade, mas se for de secundárias ou assim, existem soldados negros.
No call of duty 2 ainda nao descobri nenhum, ou entao nao prestei atencao.

Outro exemplo, e meterem o L337 de CS, negro, isto e dizer que os jogadores negros sao n00bs xD
ou entao mataste-os tao depressa que nem viste LOL jk

mas por acaso nesse nao posso falar pk n gsto, mas há mts por ai ;)
No call of duty tenho quase a certeza ke nao havia negros. Nos axis tenho a certeza, mas ainda acho que akeles gordos de cabelo moreno eram bem parecido com judeus. No ingleses nao vi nada, nos russos muito menos (nem ao pe das garrafas de vodka e das soldadas russas. E nos americanos se houvesse, ja tinha visto, porque em veterano ves todos os soldados da tua equipa a morrer... (e tu tambem, principalmente quando tiras o butao do C :? )
Responder